Análise semiótica de embalagens de produtos de emagrecimento

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Fisioterapia

Documento 1

Para isso, estas embalagens utilizam-se do uso de signos, estabelecidos culturalmente para atrair o cliente, isto é, do conjunto de imagens, informações, cores e formatos que a compõem. Assim, o objetivo geral desta pesquisa consiste em identificar os signos comuns utilizados na comunicação de embalagens de produtos de emagrecimento conforme a proposta teórico-metodológica de Charles Peirce. Para tanto, a fim de alcançar os objetivos aqui propostos, a metodologia de estudo consistiu em uma revisão bibliográfica, utilizando-se dos ensinamentos teóricos e estudiosos que se dedicam ao tema. Por fim, constatou-se a relevância no que tange ao comportamento do consumidor frente aos estímulos semióticos das embalagens de alimentos, sobretudo na busca pelo emagrecimento, evidenciando a necessidade da análise crítica do discurso verbal e não verbal apresentado nas embalagens, de forma a interpretar e entender as mensagens que elas buscam passar através do uso de signos estabelecidos culturalmente.

Dentre as principais contribuições deste estudo, ressalta-se a sua finalidade em endossar a teoria apresentada, além de alertar para a importância da análise dos signos dos produtos a serem consumidos. Para responder ao problema de pesquisa proposto, a metodologia usada neste estudo foi a Referência Bibliográfica que, apoiada no levantamento bibliográfico de artigos científicos, monografias, livros, etc. busca qualitativamente responder a problemática dessa pesquisa baseando-se nos estudos de pesquisadores que se dedicaram ao tema, tais como Canelas et al 92017), Reis, Almeida e Ferneda (2020), Sena (2019), Maciel, Thiago e Gonçalves (2022), dentre outros. De forma a atingir seu fim, este trabalho está estruturado em seis sessões, presente esta introdução, na qual se busca contextualizar o tema de pesquisa, justificando-o e apresentando os objetivos gerais e específicos a serem trabalhados.

Posteriormente, a segunda seção será responsável pelo desdobramento do tema através referencial teórico sobre o assunto, apresentando assim o comportamento do consumidor, a semiótica Peirciana, a importância da embalagem, bem como destacar para as embalagens de produtos voltados para o emagrecimento. A terceira seção, por sua vez, descreve a metodologia aplicada para elaborar esta pesquisa, traçando a abordagem utilizada, seus objetivos e aos procedimentos técnicos utilizados para sua execução. Dessa maneira, afirma-se que entender o simbolismo ajuda na compreensão do comportamento do consumidor, sendo de suma relevância entender como a simbologia pode influenciar na preferência e no processo de tomada de decisões pelo consumidor. Isto posto, afirma-se que o consumo consiste em um momento em que ocorre diversas trocas simbólicas, responsáveis por determinar e reproduzir o código social dos consumidores.

Para o autor supracitado, este é um momento primordialmente social, em que significados simbólicos, códigos sociais, ideologias e relacionamentos são produzidos, transmitidos e reproduzidos (WOLFF, 2002). Assim, a palavra semiótica deriva da palavra grega semeion que significa signo, isto é, corresponde a qualquer coisa que se organize, ou tente se organizar, sob a forma de linguagem, seja esta realizada de forma verbal ou não verbal. Desta forma, de acordo com Maciel, Thiago e Gonçalves (2022), a semiótica considera o ser humano como um ser simbólico apto a carregar um signo de sentidos, de forma que o consumo consiste em uma atitude preenchida de significados. SILVA; ALMEIDA, 2006). A Semiótica consiste, dessa forma, na ciência que busca investigar o sistema de signos e as diversas formas de representação que transmitem sentimentos, pensamento, ideias, ideologias, etc.

Assim, de acordo com Charles Peirce, a semiótica é baseada em categorias universais de percepção, bem como na assunção de que todo pensamento consiste em um signo (REIS; ALMEIDA; FERNEDA, 2020). Isto posto, o objeto de estudo da Semiótica é tudo aquilo que é representado em uma mente, a exemplo das imagens, sons, pinturas, frases e fotos, sendo repletos de signos que se reporta a algo e, dessa forma, este algo nos quais eles denotam também é representado no próprio signo, de forma que um compõe o significado do outro (SILVA; ALMEIDA, 2006). Assim, as mensagens são compostas pela seleção de um conjunto de signos por um emissor, de forma que este signo possui como função representar os objetos. Por sua vez, a secundidade consiste nas ideias de dependente, dualidade, ação e reação, conflito, surpresa, etc.

Assim, a secundidade refere-se à reação em relação a uma realidade cotidiana, sendo a materialização da qualidade. Já a terceiridade é responsável pelo aspecto da generalidade, continuidade, crescimento, traduzindo-se na camada pela qual o mundo é interpretado, sendo assim a junção das suas primeiras categorias em uma síntese intelectual. De forma sucinta, a primeiridade consiste na apresentação do signo, a secundidade na representação do signo e, por fim, a terceiridade no poder interpretativo do signo (MACIEL; THIAGO, GONÇALVES, 2022). Roriza (2013) aduz que a primeiridade refere-se a um pensamento que expressa uma sensação, isto é, está relacionada ao acaso, a um sentimento, à originalidade. O símbolo, ainda uma subclassificação da segunda tricotomia, se refere à mente, ao pensamento, ou seja, à razão. Para Peirce, o símbolo é um signo que se refere ao objeto que normalmente representa uma associação de ideias gerais que conjuntamente fazem com que símbolo seja interpretado como se referindo àquele objeto.

Dessa forma, normalmente, o símbolo é criado ao longo do tempo, por convenções estabelecidas culturalmente ou hábitos com forma de lei, sendo assim, arbitrário (RORIZA, 2013). Por fim, a terceira tricotomia dos signos se refere ao signo em relação ao interpretante, de forma que se considera o efeito interpretativo que o signo produz em uma mente real ou meramente potencial. Essa tricotomia é classificada em rema, isto é, o signo é compreendido sem um contexto, não sendo passível, portanto, de julgamento; em dicente, que expressa as ideias passíveis de julgamento, representada em frases simples e diretas, não envolvendo conclusões lógicas; e, em argumento, que consiste em definições precisas de constatações, a exemplo das leis matemáticas (RORIZA, 2013). De acordo com Gárran e Serralvo (2012), em muitos casos a embalagem consiste no principal mecanismo de transformar um produto simples em um produto funcional e que atraia o interesse do consumidor, além de permitir que o consumidor identifique rapidamente o produto que precisa, diminuindo a sua sensação de confusão.

Destarte, afirma-se que a embalagem possui múltipla função, servindo como conveniência ou serviço, conservação e proteção de um produto, transmite informação nutricional, explica a procedência no que tange a estocagem doméstica, orienta a forma de utilizar e preparar um produto, além de se comunicar com os consumidores no momento da compra, determinando a sua escolha no processo de tomada de decisão (CANELAS et al, 2017). Portanto, a embalagem pode ser um fator decisivo para a competitividade de determinado produto ou empresa, apresentando uma grande variedade de formas, modelos e materiais que se apresentam no dia a dia das pessoas, sendo conscientemente reconhecidas em alguns momentos ou mesmo proporcionando uma influência sutil em outros, proporcionando benefícios que justificam sua existência.

Assim, o produto e a embalagem estão inter-relacionados, de forma que muitas vezes se torna difícil distingui-los ou separá-los. Muitas vezes, a embalagem de um produto se torna tão concreta e firmada que se torna impossível idealizar tal produto sem considerar sua embalagem (MALHEIRO, 2008). Salienta-se que, muitas vezes, a escolha por uma embalagem considera aspectos subjetivos e, assim, o consumidor transfere o conteúdo da imagem externa para o seu inconsciente, formando sua percepção e modelando o seu comportamento (STEFANO; FILHO, 2012). Por fim, salienta-se que o design de uma embalagem é diretamente responsável pela imagem transmitida ao consumidor que, embora este consumidor possua percepção apenas do conjunto, esta é criada pela somatória de diversos signos individuais. Assim, as cores, formas, diagramações, tipologias, fontes de letras e objetos escolhidos para representar algo, possuem uma significação imediata e também inconsciente, provocando nas pessoas, desta forma, interpretações e diversas reações (XAVIER, 2006).

Capítulo 4 – As embalagens dos produtos de emagrecimento Serralvo e Ignácio (2004) defendem que a alimentação possui um papel central na vida dos consumidores, visto que consiste em uma fonte de experiências hedônicas e também de nutrição, além de refletir suas funções sociais e culturais. Ademais, ressalta-se que o comportamento alimentar é influenciado por diversos fatores inter-relacionados, isto é, o consumo de um alimento resulta da interação entre a forma como se apresenta e a pessoa em um determinado momento. Portanto, os pesquisadores dessa área utilizam uma ampla variedade de práticas interpretativas interligadas na esperança de sempre conseguirem compreender melhor o assunto que está ao seu alcance (DENZIN; LINCOLN et al. p. Em relação aos seus objetivos, essa pesquisa é considerada descritiva, uma vez que, sob a ótica de Gil (2008), consiste em descrever as características, fenômenos ou experiências de uma população utilizando-se de técnicas padronizadas.

No que concerne à fonte de dados utilizada para a confecção deste trabalho, a fonte é secundária, utilizando-se de trabalhos acadêmicos, artigos científicos, livros, entre outros. Quanto ao procedimento técnico, esta pesquisa utilizou-se da revisão bibliográfica que, de acordo com Gil (1991, p. Resultados e discussão Este capitulo busca apresentar os resultados encontrados no desenvolvimento desta pesquisa e estabelecer uma discussão em torno das contribuições teóricas que embasaram o desenvolvimento do estudo. Atualmente, a beleza física, sobretudo a feminina, está relacionada a magreza, parâmetro este muito estimulado pelos meios de comunicação em massa e pela indústria da moda, que busca vender seus produtos através da criação de uma mentalidade na sociedade, que a propaga e reforça, utilizando-se de diversos instrumentos para isso.

Na busca pelo alcance desse padrão considerado ideal de beleza, muitas pessoas acabam sendo influenciadas, no que tange aos seus hábitos e comportamentos em relação a, por exemplo, prática de dietas, exercícios físicos, consumo de suplemento, entre outros. Dessa maneira, as embalagens deixaram de ser apenas recipientes e conservadores de produtos e passaram a ser, também, dispositivos de estímulo ao consumo e um dos importantes meios de comunicação em massa, presentes no dia a dia da sociedade. Assim, de acordo com Pereira (2017), as embalagens constituem em um suporte de comunicação presente no ato da compra, e importante veículo de promoção de marcas e produtos. Geração Superior. Emagrece e Firma Pele, busca demonstrar que o produto sofreu evolução e constitui um produto de superioridade, ressaltando ainda a eficácia do produto ao especificar que o mesmo emagrece e firma a pele.

Por fim, ocupando posição central na embalagem e em cores contrastantes, encontra-se o nome do produto Diet Shake, destaque este que faz com que o nome do produto seja lembrado posteriormente pelos consumidores. Por sua vez, o produto Shake Health, de acordo com sua descrição, consiste em um alimento para redução de peso com foco na dieta, sendo substituto parcial de refeições, visto que é feito com ingredientes que possuem os nutrientes necessários para uma alimentação equilibrada. A Figura 2, abaixo, apresenta a sua embalagem: Observa-se que na embalagem do Shake Health aparece a imagem de uma silhueta feminina de uma mulher considerada magra buscando diminuir seu peso, o que pode ser confirmado pela fita métrica. Pereira (2017) explica que é necessário que as embalagens comuniquem não só as qualidades materiais dos alimentos, como também os aspectos imateriais, isto é, não só os aspectos biológicos, mas também a origem e tradição dos produtos, a sua confiabilidade, os aspectos ligados à satisfação das necessidades psicológicas, emocionais e culturais dos consumidores, etc.

Assim, ressalta-se que os alimentos são carregados de significações e, por isso, exercem funções simbólicas e sociais. Dessa maneira, ao consumi-los, os indivíduos buscam atribuir si mesmos as características que a embalagem que os acondiciona veicula, passando a impressão de que no ato do consumo são transferidos, também, as características imateriais, incorporando e vinculando, assim, a identidade coletiva e o sentimento de pertencimento a um grupo em especifico (PEREIRA, 2017) Por último, a embalagem do Cereal da Nesfit apresenta símbolos pertencentes a Segunda Tricotomia de Peirce, visto que estão atrelados a generalidade da lei, isto é, aos hábitos ou convenções nas quais ele porta (SANTAELLA, 1995). Assim, como exemplo deste símbolo pertencente à segunda tricotomia peirciana, a embalagem do Cereal Nesfit apresenta um zíper, que constitui em um atributo simbólico, estabelecido culturalmente como um vilão para quem faz dietas para emagrecimento.

Na abertura deste zíper, há uma tarja preta contendo a seguinte mensagem: "Operação Biquíni – 14 Dias”. Ademais, ressalta-se a importância do estudo desta temática, visto que consiste em um assunto tão atual e pouco abordado na literatura brasileira. Buscando demonstrar a influência dos signos no comportamento do consumidor, este trabalho objetivou identificar os signos comuns utilizados na comunicação de embalagens de produtos de emagrecimento, sob a proposta teórico-metodológica de Charles Peirce. Assim, o trabalho alcançou seu propósito ao exemplificar duas embalagens de produtos de emagrecimento presentes no mercado, tangenciando, assim, com a teoria na qual foi embasado. Ao analisar semioticamente algumas embalagens de produtos voltados para o emagrecimento, constata-se que as embalagens destes produtos se utilizam de diversos recursos e signos que buscam chamar a atenção do consumidor, despertando gatilhos psicossociais e, assim, moldando seu comportamento para a aquisição do produto.

Todavia, dentre as principais dificuldades e limitações encontradas no desenvolvimento deste trabalho, destaca-se para o baixo número de trabalhos publicados relativos ao tema, sobretudo no que tange aos produtos direcionados para o emagrecimento. CANELAS, Amanda Antunes da Silva et al. Percepção do consumidor em relação aos produtos diet e light. DENZIN, Norman K. LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. pdf. Acesso em: 19 agosto 2022. GÁRRAN, Vanessa Gabas; SERRALVO, Francisco Antonio. A influência dos aspectos visuais das embalagens na formação das atitudes: um estudo no setor de alimentos. Revista Administração em Diálogo-RAD, v. Redes, 7(4), 9-27. org/10. redes. v7i4. Acesso em 09 agosto 2022. A influência do design da embalagem na melhoria da competitividade em empresas alimentares. Tese de Doutorado.

NASCIMENTO, Francisco Paulo do. Classificação da Pesquisa. Natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. PEREIRA, Carla. O preto como signo de qualidade e distinção na comunicação da embalagem de alimentos. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, v. n. REIS, Marcia Cristina; DE ALMEIDA, Carlos Cândido; FERNEDA, Edberto. n. p. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. Ed. XAVIER, Larissa Costa. Mito da beleza: como a publicidade reforça o padrão feminino de beleza vigente. WOLFF, Fabiane. Simbolismo no comportamento do consumidor: a construção de uma nova escala.

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