Análise da Viabilidade de Abertura de uma Esmalteria na Região do Barreiro
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
Se você não construir o seu sonho, alguém irá contratá-lo para ajudar a construir o dele. Tony Gaskins Sumário 1. INTRODUÇÃO 5 1. o problema 6 1. Justificativa 7 1. PLANO DE NEGÓCIOS 27 4. Logomarca da empresa 28 4. Descrição da empresa 28 4. Produtos e Serviços 29 4. Mercado e Concorrência 30 4. Neste projeto exploramos essa oportunidade especificamente na área de beleza, por meio de um plano de negócios de uma Esmalteria Express. Realizamos estudos, pesquisas de mercado, análises de viabilidade para que pudéssemos descobrir se a abertura deste empreendimento seria de utilidade e um destaque para a população da região do Barreiro em Belo Horizonte. Nosso foco neste empreendimento é a prestação de serviços de manicure e pedicure que sejam inovadores na tecnologia utilizada e principalmente no tempo de execução do trabalho.
Assim atingiremos um público alvo que preza por qualidade na prestação de serviços sem comprometer o seu tempo livre, seja após o trabalho, seja durante o horário de almoço, ou antes de ir pra faculdade. Nosso intuito é ser referência para mulheres que queiram estar com suas unhas bonitas e higienizadas, sem necessidade de marcar um horário com antecedência e sem a obrigação de passar mais de uma hora parada esperando o serviço ficar pronto. Completou em 2018, no dia 3 de agosto, seus 163 anos de idade, sendo mais antiga do que a própria cidade. São mais de nove mil empresas de comércio e prestação de serviços, bem como profissionais autônomos, indústrias de pequeno, médio, e grande porte, shopping e variadas instituições que dão um perfil de cidade à região, que distancia 15 km do centro de Belo Horizonte, mas pertence a esse município.
O bairro é uma das regiões administrativas de BH, faz divisa com os municípios de Contagem, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima. A região do Barreiro, de acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), é formada por 54 bairros e 18 vilas, com cerca de 70 mil domicílios que configuram por volta de 300 mil habitantes, caso fosse emancipado estaria entre as 8 maiores cidades mineiras. No site Bairros de Belo Horizonte, a região é enaltecida devido a sua extensão e complexidade comercial e administrativa, chegando a ter sua estrutura comparada a uma cidade. É um setor com grande potencial de crescimento e lucratividade. E as esmalterias estão em um nicho em franca expansão. O Brasil hoje é o segundo maior país consumidor de esmaltes do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Em uma matéria disponibilizada pelo Portal Sebrae, de acordo com o Euromonitor, em 2012, o consumo de “maquiagem para unhas” apresentou um faturamento de 1,7 bilhões de reais, equivalente a 25% da macro categoria maquiagem. Uma manicure pode ter ganhos médios que variam de R$1600 à R$2500. REFERENCIAL TEÓRICO Com tantas transformações no ambiente empresarial, surgiu a necessidade de repensar as metodologias que são utilizadas na administração de uma empresa. Já não se pode mais conduzir negócios como antigamente. O mercado está repleto de exemplos de empresas reconhecidas como líderes em diferentes setores e que foram lentas nas transformações, sendo obrigadas a fechar as suas portas, vendidas ou adquiridas por outras. Deve-se atentar pelas seguidas transformações, pelos métodos e novas técnicas, encontrando fórmulas adaptadas à nova realidade.
Os administradores estão percebendo mudanças em várias frentes, o marketing está sofrendo profundas transformações, assim como o setor de Recursos Humanos, de Finanças, da Teoria das organizações, Sistemas e métodos e ciências ambientais (Las Casas et al , 1999). Suas aplicações promovem o maior acesso às informações sobre produtos e fornecedores, aumentando o poder de barganha dos consumidores. Ao criar possibilidades de novas formas de atender necessidades e realizar funções, a Internet facilita a criação de produtos e serviços substitutos. A maior abertura e acesso à informação, além de trazer novos concorrentes, aumentam a rivalidade entre os competidores. A tecnologia da informação é o traço mais marcante da pós-modernidade. A principal função da tecnologia da informação é encurtar distâncias, aproximar as pessoas, facilitando a interação do conhecimento e das informações.
Segundo Gitman (1997) devido a economia cada vez mais globalizada ocorrem o surgimento de fatores que são determinantes e influenciam principalmente no sucesso das empresas. A economia globalizada traz consigo uma rápida evolução no mercado financeiro internacional, exigindo dos profissionais que atuam nessa área, agilidade no processo de tomada de decisões. Para Horne (1974) o administrador financeiro é responsável por levantar fundos adicionais sempre que a liquidez esteja insuficiente para atender as necessidades previstas o que está em conformidade com (SANVICENTE, 1987). O administrador financeiro deve gerir qualquer tipo de assuntos financeiros de qualquer tipo de empresas, financeiras ou não, privadas ou públicas, grandes ou pequenas, com ou sem fins lucrativos (GITMAN, 1997). De acordo com Martins (2003) o termo “custo” é utilizado de muitas maneiras na contabilidade gerencial, sendo definido como os gastos utilizados na produção de bens ou serviços.
Custo pode ser determinado como qualquer coisa como, por exemplo, produtos, linha de produtos, clientes, e tarefas da organização para a qual se deseja informação de custo (GARRISON et al , 2001). Para Dattoli (2001), um objeto de custo é aquilo de que se deseja obter as informações, seja ele bem ou serviço, será o ponto de convergência dos gastos e ainda, de onde, de certa forma será obtida a receita. O custo é o que os gerentes normalmente desejam saber para tomar as decisões e ou controlar o comportamento das pessoas dentro das organizações. O marketing tem desempenhado um papel fundamental no enfrentamento dos desafios das empresas pelo mundo. As finanças, operações, contabilidade e outras funções organizacionais não tem sentido se não houver uma demanda por produtos, bens e serviços, que seja suficiente para que a empresa obtenha lucro.
O plano de negócios é uma das ferramentas de gestão mais eficientes, pois, contempla o negócio desde a fase inicial de planejamento até o seu desenvolvimento. Se um empreendedor deseja ter seu próprio negócio é essencial que utilize essa ferramenta de gestão, pois, somente a razão e o raciocínio lógico não são suficientes para se determinar o nível de sucesso ou de fracasso de uma empresa. O grande diferencial está na forma como o empreendedor interpretará cada passo realizado e como agirá mediante os resultados do plano, a fim de que explore o máximo do potencial empresarial e para que entenda e/ou corrija erros que podem ser parte dos fatores de risco. De acordo com Dornelas (2001), todo plano de negócios deve ser elaborado respeitando um passo a passo, como regra básica.
Isso não significa que um plano de negócios seja estático, mas permite que o empreendedor utilize de meios criativos para que atinja seu público-alvo, enfatizando os aspectos mais interessantes do seu negócio para tais. O marketing é responsável por agregar valor de produtos, serviços, conceitos ou idéias diante das necessidades não atendidas dos possíveis consumidores. De acordo com o American Marketing Association, a melhor definição é que “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral. ” O conceito de marketing vai além da popular idéia de vender alguma coisa, na verdade envolve todo o processo conceitual do produto ou serviço, sua produção, logística, processos de vendas, entre outras.
Atualmente com as mudanças constantes e a evolução das tecnologias, empresas que investem e sabem utilizar o marketing, se destacam no cenário empresarial como referências na sua área de atuação. Isso se deve ao marketing definir um padrão e estratégias organizadas para atingir o cliente de forma eficiente e com êxito, sem se tornar maçante ou aleatório. Cobra (1991, p. ainda afirma que não é “necessário elaborar planos sofisticados, que muitas vezes não conduzem a lugar nenhum. O importante no planejamento é que se faça uma adaptação de recursos disponíveis na empresa”. De acordo com Dornelas (2008), as estratégias de marketing são as ferramentas que permitem ao empresário alcançar seus objetivos de vendas. Ele destaca o mix a utilização dos 4Ps, também denominado composto de marketing ou ainda de mix de marketing, que identifica o principal público alvo desejado e quais as melhores formas de alcançá-lo e de torná-lo fidelizado à marca.
O sistema de inteligência competitiva é composto pelas etapas de coleta e busca de dados, informações formais e informais (tanto do macro ambiente, como do ambiente interno da empresa), análise de forma filtrada e integrada, e a sua respectiva disseminação. Além disso, esse processo também auxilia a abertura e definição de um novo negócio e principalmente aumenta a qualidade das atividades de fusão, aquisição e alianças estratégicas, pois permite obter informações mais precisas sobre as empresas. CHIAVENATO, 2003, p. O benchmarking pode ser aplicado em todo tipo de empresa, independente do seu porte, e o resultado obtido será sempre o de forçar a empresa a se auto avaliar e promover a melhoria contínua em seus processos. A análise ou estratégia SWOT, é a sigla dos seguintes termos em inglês: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças).
De acordo com Kotler e Keller, o SIM é “um sistema constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações, de maneira precisa e oportuna, para o suporte à tomada de decisão” (2006, p. O plano de marketing é um documento que traz ao empreendedor os dados do mercado e suas tendências de uma forma resumida, clara e objetiva. O plano de marketing é o instrumento central para direcionar e coordenar o esforço de marketing. Ele funciona em dois níveis: estratégico e tático. O plano de marketing estratégico estabelece os mercados-alvo e a proposta de valor que será oferecida [. Para isso temos uma gama de indicadores de viabilidade de investimento, destacando os principais: o fluxo de caixa, o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR), a taxa mínima de atratividade (TMA) e o tempo de recuperação do capital (payback).
O fluxo de caixa, segundo definição de Assaf Neto e Silva (1997), é “um processo pelo qual a empresa gera a aplica seus recursos de caixa determinado pelas várias atividades desenvolvidas”. Na definição fornecida por Assaf (2005), fluxo de caixa “é o instrumento que possibilita a demonstração das operações financeiras a serem realizadas pela empresa, permitindo assim a análise e decisão sobre o comprometimento de recursos financeiros, a identificação das linhas de crédito menos onerosas e a quantidade de capitais próprios disponíveis”. O valor presente líquido (VPL) consiste no valor presente dos pagamentos futuros descontando uma taxa de custo de capital. Para encontrar esse valor é necessário fazer a projeção de caixa dentro do prazo do plano financeiro desejado. Ele pode ser calculado de duas maneiras, com o payback simples e o payback descontado.
O payback simples é o acompanhamento do fluxo de caixa acumulado. Para calculá-lo utilizamos o valor registrado no período do fluxo de caixa e quantos períodos serão necessários para equilibrar o caixa, deixando-o zerado. O valor obtido é o payback, ou seja, o período de tempo necessário para igualar as receitas ou ainda superar as despesas, tornado o caixa equilibrado. O payback descontado também é calculado levando em consideração o fluxo de caixa acumulado. Dessa maneira evidenciamos a importância da análise financeira dentro de um plano de negócios, fundamental para o sucesso do empreendimento. METODOLOGIA A metodologia consiste no estudo dos métodos ou da forma ou dos instrumentos usados para a realização de uma pesquisa científica. O conhecimento dos métodos é que auxiliam o pesquisador na elaboração do trabalho científico.
Podemos comparar a metodologia às placas de trânsito, ambas são responsáveis por fornecer informações, orientações e métodos pertinentes, no nosso caso ao pesquisador. A metodologia é que fornece os detalhes minuciosos de como a pesquisa foi realizada e de como chegamos aos resultados obtidos. A amostra não-probabilística é um tipo de amostragem simples, e neste caso será utilizada visto ser inviável e praticamente impossível aplicar a pesquisa na região e atingir 100% do nosso público-alvo. O Universo da pesquisa de campo corresponde às mulheres das classes A, B e C que utilizam o serviço de esmalteria e que trabalham ou moram na região. A análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetiva a compreensão e a explicação do problema pesquisado.
Seleção dos sujeitos A pesquisa será realizada de forma quantitativa com mulheres moradoras da região do Barreiro que trabalham e/ou estudam fora. Utilizaremos um pequeno questionário com perguntas e respostas objetivas que será aplicado de forma individual por meio da rede social Whatsapp. Gravaremos as conversas no celular para que os dados da pesquisa sejam o mais fiel possível. Posteriormente teremos condições de identificar seus diferenciais competitivos e seus pontos fracos. Vamos utilizar um roteiro para a conversa com os seguintes questionamentos: - Roteiro para pesquisa de cliente oculto 1 – Qual o tipo de serviço ofertado pelo salão? 2- Qual o tempo médio para fazer as unhas das mãos e dos pés? 3 – Qual a média de preço? Formas de pagamento? 4 – Qual o horário de funcionamento? 5 – O salão conta com serviços adicionais? 6 – Há algum agrado diferenciado para o cliente? 7 – Quais as marcas dos produtos que utilizam? 8 – Há alguma estratégia de fidelização do cliente? 9 – Existe flexibilidade na agenda caso a cliente decida marcar em cima da hora? 10 – Qual o grau de capacitação dos funcionários? 4.
PLANO DE NEGÓCIOS O plano de negócios permite identificar possíveis acertos e erros ainda na fase de planejamento de uma empresa, tornando as correções e considerações a serem feitas mais seguras, em vista que se os fizesse atuando no mercado. Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que estes objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Esta esmalteria terá como diferencial o atendimento rápido e sem hora marcada para atender a demanda do público moderno que possui pouco tempo e que reside, trabalha e/ou estuda na Região do Barreiro. Este é um serviço novo na região, que se caracteriza por ser especializado apenas no atendimento de manicure e pedicure, que oferece comodidade e agilidade para um público que tem uma rotina intensa, precisa cuidar da casa, filhos e ainda trabalhar fora, mas que não abre mão de cuidar da beleza, este perfil busca a mesma prestação de serviço rápida e de qualidade em ambiente calmo, aconchegante e especializado.
Missão Oferecer um serviço de qualidade e rápido para os clientes, no modelo de atendimento “express” sem hora marcada, proporcionar leveza e felicidade aos clientes, gerando satisfação para o corpo e mente. Localização e porte da empresa A Nail Artes Esmalteria Express estará localizada estrategicamente entre os bairros Teixeira Dias e Diamante, na região do Barreiro em Belo Horizonte. É uma micro empresa segundo classificação por faturamento (utilizando como base na classificação do Sebrae e do Simples Nacional). Manicure/ Pedicure tradicional 3. Alongamento de unhas (gel e fibra) 4. Unhas decoradas 5. Blindagem de unhas 6. Nail básico (sem esmaltação) Fonte: Elaborado pela autora Os profissionais são constantemente treinados, aplicando técnicas avançadas e utilizando o auxilio de novas tecnologias para alcançar um único objetivo: Ótimos resultados com satisfação total de nossas clientes.
Os grupos são: Grupo I – faixa etária de 16 a 25 anos Grupo II – faixa etária de 26 a 40 anos Grupo III – faixa etária de 41 a 54 anos Grupo IV – acima de 55 anos Após a definição dos grupos de trabalho, enviamos individualmente um questionário via Whatsaap. Neste questionário as perguntas foram mais especificas e permitiram uma interpretação mais objetiva e clara no nosso estudo para aplicarmos este plano de negócio. O questionário utilizado foi baseado no roteiro apresentado anteriormente, no subitem de pesquisa quantitativa. Desenvolvemos algumas alternativas de respostas para facilitar a demonstração dos resultados posteriormente, por meio de gráficos. Em algumas questões a resposta é discursiva e livre para o entrevistado poder explanar melhor suas expectativas e necessidades. Os resultados para a pesquisa serão demonstrados pergunta a pergunta, a seguir: 1 – Qual a sua idade? Gráfico 1 – Faixa etária dos participantes da pesquisa Fonte: elaborado pela autora De acordo com o gráfico acima podemos verificar que o grupo de maior presença entre as entrevistadas é o grupo II com 68 entrevistadas, seguido pelo grupo IV com 51.
O grupo de menor presença as entrevistadas é o grupo I com 35 entrevistadas. Dessa forma a média de idade da maioria das entrevistadas está compreendida na faixa de 26 à 40 anos, período que a grande maioria tem vida profissional ativa. Seguido pelo grupo acima de 55 anos que compreende o período em que muitas estão se aproximando do perído de aposentadoria de suas funções trabalhistas, podendo desfrutar de mais tempo livre. Qual a sua relação com a região do Barreiro? Gráfico 2 – Relação das entrevistadas com a região Fonte: elaborado pela autora De acordo com o gráfico acima, podemos verificar que ente as entrevistadas 69 trabalham na região do Barreiro. O que você acha das esmalterias? Já utilizou esse serviço? (Como essa resposta foi livre, agrupamos o que cada uma achou da proposta de esmalteria em algumas palavras chaves, que são: interessante, legal, desinteressante, não gostei, não sei opinar.
Para sabermos da utilização do serviço, elaboramos um gráfico). Gráfico 3 – Opinião das entrevistadas sobre esmalterias Fonte: elaborado pela autora De acordo com o gráfico acima, podemos verificar que mais de 100 entrevistadas consideram interessante esse modelo de empreendimento, seguido por 43 que cosideram legal esta iniciativa. Essas entrevistadas representam o público-alvo aberto para utilizar este modelo de serviço, sendo possíveis clientes em potencial para nossa esmalteria. Dentre as entrevistadas verificamos que 18 delas não conhecem este tipo de serviço, pois, não sabem opinar. A falta de qualidade no atendimento foi apontada por 25 entrevistadas que sugeriram técnicas de qualidade no serviço. – O que você acha de uma Esmalteria Express, onde você pode fazer suas unhas sem necessidade de marcação e em no máximo 30 minutos? (Classificamos as respostas semelhantes para melhor apresentação dos resultados).
Gráfico 7 – Opinião das entrevistadas sobre esmalteria express Fonte: elaborado pela autora De acordo com o gráfico acima, podemos verificar que 130 entrevistadas consideram esse tipo de negócio excelente, assim podemos inferir que estas tem uma grande probabilidade de experimentarem nosso serviço e se tornarem clientes. entrevistadas disseram que o serviço Express não as influenciaria, estas são provavelmente clientes que estão acostumadas com o serviço de salão tradicional e para atingi-las deveremos elaborar estratégias específicas. entrevistadas consideram esse fator como indiferente para elas. Entre nossas entrevistadas 130 disseram que pagariam entre R$ 35,00 e 40,00; 35 pagariam de R$ 40,00 até R$ 45,00; 12 pagariam até R$ 50,00 e 23 não considerariam pagar nenhum valor acima da média tradicional. Dessa maneira, devemos estudar e elaborar estratégias para atender com o valor máximo de R$ 40,00; para que assim possamos ter uma aceitação maior entre as possíveis clientes.
Análise da concorrência Avaliamos cinco estabelecimentos comerciais com potencial competitivo ao nosso empreendimento, localizados nos bairros Diamante e Teixeira Dias (regiões ao Sul do Barreiro) com a proposta de cliente oculto. São estes: 1. Instituto de Beleza Estrela: localizado na rua José dos Santos Lage, 425, bairro Teixeira Dias; 2. Instituto de Beleza Estrela - Respostas da pesquisa de cliente oculto 1 – Qual o tipo de serviço ofertado pelo salão? Manicure e pedicure, serviços capilares, penteados. Qual o tempo médio para fazer as unhas das mãos e dos pés? Cerca de 1 hora e meia para os dois. – Qual a média de preço? Formas de pagamento? Manicure + pedicure = R$ 35,00 Apenas manicure = R$ 19,00 Apenas pedicure = R$ 20,00 Pagamento apenas em dinheiro. – Qual o horário de funcionamento? Funciona de terça à sábado das 9h às 19h.
– O salão conta com serviços adicionais? Não. Pontos fracos: Não atende sem hora marcada exceto se houver desistência de outra cliente. A fachada da empresa está gasta, precisando de pintura, sem um logo que chame atenção. Não apresenta nenhum programa de fidelização do cliente e não oferece serviços adicionais à cliente (como alongamento de unhas, etc. O horário de fechamento é muito cedo para os padrões metropolitanos (19h). Apesar de a manicure ter feito um curso profissionalizante, esta não participa de capacitações, feiras de beleza e palestras de inovação na área. – Há alguma estratégia de fidelização do cliente? Sim. O salão oferece cupons de desconto no site Groupon e Peixe Urbano para clientes que adquirirem mais de três tipos de serviços diferentes.
– Existe flexibilidade na agenda caso a cliente decida marcar em cima da hora? O salão realiza encaixes se a cliente ligar pelo menos 48 horas antes do dia desejado. Realizam uma vaga de encaixe apenas a cada dois horários disponíveis. – Qual o grau de capacitação dos funcionários? As manicures são certificadas pelo Instituto Embelezze. Apenas esmaltação tradicional. – Há algum agrado diferenciado para o cliente? Caso a cliente queira inclui uma decoração simples de cortesia. – Quais as marcas dos produtos que utilizam? Hinode, Impala, Risqué, Colorama, Avon. – Há alguma estratégia de fidelização do cliente? Sim. No primeiro atendimento a cliente recebe um cartão fidelidade, ao completar dez serviços utilizados ela ganha uma aplicação de unhas postiças. – Qual o horário de funcionamento? De terça à sexta das 10h às 18h e aos sábados das 8h às 12h.
– O salão conta com serviços adicionais? Não, apenas esmaltação tradicional. – Há algum agrado diferenciado para o cliente? Água e revistas disponíveis para o cliente na recepção. – Quais as marcas dos produtos que utilizam? Colorama, Avon, Impala e Risqué. – Há alguma estratégia de fidelização do cliente? Não. – O salão conta com serviços adicionais? Sim. Conta com serviço de alongamento de unhas (fibra e gel). – Há algum agrado diferenciado para o cliente? O salão promove uma promoção toda terça e quarta para quem agendar o pacote de unhas completo (manicure + pedicure) por R$ 25,00. Na recepção há água e pufs com revistas para as clientes. – Quais as marcas dos produtos que utilizam? Risqué, Impala e Colorama. Com o nosso conceito de Esmalteria Express, as clientes não terão a necessidade de agendamento prévio, assim se houver uma brecha de tempo na sua rotina diária, estas poderão ir até à Esmalteria que serão atendidas com certeza.
O tempo total para a execução do serviço também é crucial, em salões tradicionais verificamos um tempo médio de 1 hora a 1 hora e meia, na Esmalteria Express o tempo total será de 30 minutos. Reduziremos o tempo de execução drasticamente, atraindo para esse tipo de serviço quem tem pressa e uma agenda diária apertada. Estes fatores nos tornarão exclusivos diante das propostas da concorrência. Também identificamos que falta na região o serviço adicional na área. Trabalhamos com o alongamento em gel e em fibra. O alongamento em gel ou de silicone promove naturalidade às unhas e é moldado sobre a unha da cliente. O alongamento em fibra são as unhas com aspecto natural e já moldadas e fixadas sobre a unha da cliente.
Ambas são duráveis, resistentes e de aspecto natural; - Unhas decoradas: este serviço consiste na decoração das unhas realizado pela máquina profissional de pintar e decorar unhas (que realizada todo o processo de decoração das unhas em no máximo 7 minutos); - Blindagem de unhas: consiste no processo de aplicação de uma solução profissional de gel ou acrílico e utilizada para fortalecer unhas fracas e quebradiças; - Nail básico: consiste no serviço de retirada de cutículas e lixamento das unhas das mãos e dos pés por uma profissional capacitada, sem esmaltação. Preço Para determinação dos preços dos serviços e produtos, consideramos a média de preços praticados no município, a média de preços dos concorrentes, o preço que as clientes estão dispostas a pagar por um serviço de protocolo diferenciado e os custos com a mão de obra e produtos utilizados durante a prestação de serviço.
Criaremos uma página da Esmalteria no Facebook e no Instagram, para divulgação dos produtos e promoções. Impulsionaremos as postagens por meio de recurso pago para as plataformas do Facebook e do Instagram por 15 dias, a um custo total de R$ 200,00. Publicaremos um anúncio de inauguração no jornal Notícias Diárias, de tiragem mensal de 50. unidades, a um custo de R$ 110,00. Utilizaremos o serviço gratuito de cadastramento da empresa nas páginas amarelas e no Guia Fácil. Estimativa do investimento inicial Os valores apurados para o início das atividades da Nail Artes Esmalteria Express foram orçados em sua maioria por e-mail. Por se tratar de um trabalho acadêmico, trabalhamos com alguns dados estimados considerando uma margem de 5% a fim de não comprometer o resultado final da análise financeira do negócio.
Para a criação deste projeto, dispomos de um capital de R$ 120. em recursos financeiros que serão convertidos em investimentos diretos para compra de mobiliário e equipamento, o restante será aplicado em investimentos de liquidez imediata, em contas bancárias para alguma eventualidade necessária pela empresa no futuro. Planilha 1 – Investimento Inicial Nail Artes Esmalteria Express Móveis e utensílios em geral Descrição Qntd x valor unitário = valor total cadeira para escritório 1 x R$ 180,00 = R$ 180,00 cafeteira (café expresso) 1 x R$ 280,00 = R$ 280,00 material para escritório 1 x R$ 450,00 = R$ 450,00 Purificador de água 1 x R$ 180,00 = R$ 180,00 Poltronas 4 x R$ 150,00 = R$ 600,00 Mesa escritório 1 x R$ 350,00 = R$ 350,00 Lustre 1 x R$ 380,00 = R$ 380,00 Utensílios em gereal 1 x R$ 1. Aparelho de telefone 1 x R$ 90,00 = R$ 90,00 Instalação de alarme e câmeras 1 x R$ 700,00 = R$ 700,00 margem de erro no orçamento (5%) 1 x R$ 233,00 = R$ 233,00 SUBTOTAL R$ 4.
Reformas em Geral Descrição Qntd x valor unitário = valor total Ar condicionado (aparelho e instalação) 1 x R$ 1. R$ 1. Reforma no banheiro 1 x R$ 5. R$ 5. margem de erro no orçamento (5%) 1 x R$ 2. R$ 2. SUBTOTAL 56647,00 Móveis e equipamentos de trabalho Descrição Qntd x valor unitário = valor total Mesa de manicure 5 x 110,00 = R$ 550,00 Cadeiras para cliente 5 x R$ 135,00 = R$ 675,00 Banquetas de manicure 5 x R$ 89,00 = R$ 445,00 Carrinho de estocar esmaltes 3 x R$ 95,00 = R$ 285,00 Máquina de pintar e decorar unhas 3 x R$ 1. R$ 4. Máquina de secagem de unhas 1 x R$ 600,00 = R$ 600,00 Decoração em geral 1 x R$ 2. temos um valor restante de R$ 13. será aplicado num fundo de investimento bancário de CDB a fim de render juros por um período de 2 anos. Na planilha 2 de fluxo de caixa projetado anual, verificamos que na simulação realizada a esmalteria cresce rapidamente, atraindo grande visibilidade no mercado devido ao seu composto de produto express.
Projetamos a contração de uma nova funcionária em maio/19, aumentando assim a produtividade e consequentemente os lucros finais. Na planilha 3, temos uma projeção de caixa ao longo dos 5 primeiros anos da empresa, considerando um crescimento de mercado variável em torno de 10% ao ano. Análise do projeto pelo valor presente líquido (VPL): Para verificarmos a viabilidade do projeto utilizando como indicador o valor presente líquido (VPL), utilizamos a fórmula: Fonte: Dicionário Financeiro Ou no nosso caso como já temos os dados em planilhas podemos calcular o VPL utilizando o Excel. Consideramos como taxa mínima de atratividade o valor de 4% ao ano. Assim temos: Planilha 5 - VPL TMA 4% Período Fluxo de caixa Início -R$ 120. º ano R$ 149. º ano R$ 304. Assim temos um payback de 9,6 meses.
Ou seja, ainda no primeiro ano de funcionamento a empresa já terá recuperado o seu valor de investimento inicial e a partir do 10º mês já considerará o recebimento de lucros. Considerando este indicador a empresa também é viável economicamente. Resultado geral dos indicadores Considerando os indicadores de viabilidade econômica de payback, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR), a empresa Nail Artes Esmalteria Express é considerada como um investimento viável no mercado. Riscos Para podermos mensurar os possíveis riscos para o nosso negócio, aplicamos o quadro da matriz SWOT que avalia o cenário interno e o externo da empresa, avaliando em cada um deles suas ameaças e oportunidades. E assim realizar o seu tão esperado sonho de empreender com sucesso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS APPIO, J. VIEIRA V. A. Uma aplicação prática da matriz BCG e análise SWOT: um estudo de caso. CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva, 2004. Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. C. B. Sistema de custos do banco central: um estudo de caso. Brasília, abril 2001 – disp. http:. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001. DOLABELA, F. Oficina do Empreendedor. São Paulo: Cultura Editores Associados. Rio de Janeiro LTC, 9ª ed. GITMAN, Lawrence J. Princípios da administração financeira. ª ed. São Paulo: Editora Harbra Ltda, 1997. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. HIRISCH, Robert D. PETERS, Michael P. Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing.
Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. P. LONGENECKER, Justin G. MOORE, Carlos W. PETTY, J. Willian. Administração de pequenas empresas. Pregão Presencial e Eletrônico. Curitiba: Zenite, 2004. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceito, metodologias e práticas. ed. br/pbh/ecp/comunidade. do?evento=portlet&pIdPlc=ecpTaxonomiaMenuPortal&app=regionalbarreiro&lang=pt_BR&pg=5500&tax=7829. Acesso em 26 de setembro de 2018. ROSA, C. A. São Paulo: Editora Atlas, 1987. SEBRAE - http://www. sebrae. com. br/sites/PortalSebrae/artigos/esmalterias-um-negocio-em-franca-expansao-no-brasil,1fe8d62b2b886410VgnVCM1000003b74010aRCRD>.
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