ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EM FUSÕES E AQUISIÇÕES F&A: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Dra. Liana Holanda Nepomuceno Nobre Mossoró 2020 ©Todos os direitos estão reservados à Universidade Federal Rural do Semi-Árido. O conteúdo desta obra é de inteira responsabilidade do (a) autor (a), sendo o mesmo, passível de sanções administrativas ou penais, caso sejam infringidas as leis que regulamentam a Propriedade Intelectual, respectivamente, Patentes: Lei nº 9. e Direitos Autorais: Lei nº 9. O conteúdo desta obra tornar-se-á de domínio público após a data de defesa e homologação da sua respectiva ata, exceto as pesquisas que estejam vinculas ao processo de patenteamento. UFERSA) Membro Examinador DEDICATÓRIA AGRADECIMENTOS RESUMO O crescimento do número de fusões e aquisições no mercado brasileiro acompanhou o processo de liberalização econômica, assim como em muitas outras economias emergentes. O objetivo deste trabalho foi de analisar a produção científica brasileira em fusões e aquisições na última década (2010-2020) em periódicos de finanças qualificados nos estratos A1 a B3 pelo Qualis-CAPES.

O método de pesquisa foi uma análise bibliométrica com o auxílio de dois softwares: o Mendeley e o VOSviewer. A busca de artigos foi realizada em cinco revistas científicas brasileiras identificadas no sistema de avaliação de periódicos Qualis da Capes do quadriênio 2013-2016 com a temática de publicações em finanças. Foram realizadas buscas nas revistas com os termos: “fusões e aquisições” isoladamente ou em combinações, no singular ou plural nos periódicos: Revista Brasileira de Finanças; Revista Contabilidade & Finanças (Online); Revista de Finanças Aplicadas; Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade e Revista Evidenciação Contábil & Finanças. Key-words: Fusions; Acquisitions; Bibliometry; Qualis-Capes Journals. LISTA DE FIGURAS Figura 1 – Evolução das operações de F&A (2002 – mar/2020) 22 Figura 2 – Etapas da pesquisa 30 LISTA DE GRÁFICOS Gráfico 1 – Frequência das publicações por ano 34 LISTA DE MAPAS Mapa 1 – Autores 36 Mapa 2 – Palavras-chave 39 LISTA DE QUADROS Quadro 1 – Hipóteses que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições 23 Quadro 2 – Modalidades de aquisição 25 Quadro 3 – Periódicos e Núcleos da Lei de Bradford 27 Quadro 4 – Revistas cientificas selecionadas para a bibliometria 31 Quadro 5 – Busca de artigos 32 Quadro 6 – Instituições dos autores mais produtivos 37 Quadro 7 – Indicadores de produção bibliográfica dos autores mais produtivos 38 Quadro 8 – Artigos selecionados para a bibliometria 40 Quadro 9 – Quantidade de artigos por revista 43 Quadro 10 – Artigos da busca e revistas 43 LISTA DE TABELAS Tabela 1 – Características da autoria 35 Tabela 2 – Quantidade de artigos por autores 36 Tabela 3 – Palavras-chave mais frequentes 40 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS ANPAD Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração BM&F Bolsa de Mercadorias e Futuros CAPES Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CVM Comissão de Valores Mobiliários BOVESPA Bolsa de Valores de São Paulo F&A Fusões e Aquisições OPA Oferta Pública de Aquisição UFG Universidade Federal de Goiás UnB Universidade de Brasília USP Universidade de São Paulo SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 16 1.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 16 1. PROBLEMA DE PESQUISA 18 1. OBJETIVOS DA PESQUISA 18 1. Lei de Lotka 28 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 29 3. ESPECIFICAÇÃO DA PERGUNTA DA PESQUISA 29 3. DELINEAMENTO DA PESQUISA 29 3. COLETA DE DADOS 31 3. TÉCNICAS DE ANÁLISE DOS DADOS 32 4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 34 4. outro processo administrativo que deve ser devidamente organizado, visando o sucesso da mudança ocasionada pela fusão e aquisição, é o processo de gestão de pessoas, pois a fusão ou aquisição tende a trazer muitas incertezas e medos para os profissionais, o que pode garantir bastante desequilíbrio e conflitos durante a execução das atividades No que concerne às fusões, estas se classificam em três categorias, quais sejam: conglomeradas, ocasionadas quando empresas que atuam em ramos diferentes se unem, verticais, ocorre quando duas empresas se unem para melhorar suas necessidades, e horizontais, que se dá com junção de duas empresas concorrente (DIAS; PORTILHO, 2015).

O crescimento de uma organização através desses processos requer dos profissionais envolvidos o entendimento cabível sobre os riscos que correm as empresas envolvidas, pois tanto a fusão quanto aquisição se relacionam a incertezas sobre os retornos positivos da transação e retornos, ou seja, valorização dos preços (FARIAS et al, 2015). A mudança acarretada pelas fusões e aquisições ainda requer dos envolvidos a desconstrução de seus papeis nas estratégias das empresas. Isso porque os colaboradores têm culturas profissionais distintas e precisam ser ajustadas ao novo modelo. Dessa forma, cabe trabalhar um novo conceito e envolver todos no mesmo. Objetivo Geral Analisar a produção científica brasileira em fusões e aquisições na última década (2010-2020) em periódicos de finanças qualificados nos estratos A1 a B3 pelo Qualis-CAPES.

Objetivos Específicos 1. Conhecer os pesquisadores que pesquisam sobre fusões e aquisições; 2. Identificar os temas relacionados a fusões e aquisições. JUSTIFICATIVA DA PESQUISA A pesquisa possui importância acadêmica porque irá mapear quais são os principais autores brasileiros sobre a temática de fusões e aquisições e qual tem sido a sua contribuição para a produção científica para a área em termos nacionais. está apresentado um breve panorama sobre as fusões e aquisições no Brasil. Na seção seguinte, que é a 2. é abordado sobre os ganhos nos processos de fusões e aquisições. Na seção 2. são trazidas as diferenças entre as modalidades de fusão ou aquisição. Já a aquisição acontece quando a compra da totalidade de uma empresa se dá sobre outra, de forma que a comprada deixa de existir legalmente, mantendo assim somente a identidade da firma que realizou a compra.

Na fusão, as empresas que estão envolvidas geralmente têm o porte análogo com a outra, elas fazem uma combinação entre si por meio de uma permuta de ações, assim, é criada uma nova empresa (FONSECA, 2018). Rocha (2018) acredita que a aquisição é uma maneira estratégica usada pelas empresas utilizadas para seu crescimento, onde as ações ativas da mesma passam a ser propriedade de um comprador, ou seja, aquisição é um termo secundário para indicar que aquela empresa terá uma mudança de proprietário. FUSÕES E AQUISIÇÕES NO BRASIL Segundo os dados da PwC (2015), a estratégia de fusões e aquisições no Brasil conseguiu bater recorde no ano de 2014, tendo um total de 820 operações realizadas, e ao se analisar o lucro dessas operações, foi contabilizado US$ 35 bilhões em movimento.

Segundo Wood Jr, Vasconcelos e Caldas (2004, p. OS GANHOS NO PROCESSO DE FUSÕES E AQUISIÇÕES As empresas que estão aptas para a prática de fusões e aquisições compreendem os benefícios do negócio, levando em consideração todos os riscos desta. Conforme Ferreira (2018) há hipóteses que discutem sobre a eficiência de um bom negócio, levando em consideração os riscos no processo de aquisição ou mesmo fusão. O quadro 1, a seguir, evidencia cada uma dessas hipóteses, apresentando os argumentos teóricos de cada um. Quadro 1 – Hipóteses que discutem a eficiência e os ganhos em fusões e aquisições Hipóteses Argumentos teóricos Hipótese da eficiência Uma F&A tanto pode melhorar o desempenho de uma empresa como produzir uma empresa mais eficiente, devido à obtenção de algum tipo de sinergia.

Hipótese da informação Efeito de curto prazo causado na cotação das ações das empresas envolvidas no mercado, que tenta incorporar ao preço o resultado ou o desdobramento da união. A vertical trata-se de quando resulta na união entre firmas que constituem a mesma cadeia de produção podendo ser para cima (montante) em direção aos fornecedores, ou para baixo (jusante) aos distribuidores. E também pode ser classificado como conglomerado, sendo esta quando envolve firmas com ramos de atividades não relacionados, onde o principal objetivo é a diversificação de investimentos, visando reduzir os riscos e aproveitar as oportunidades de crescimento. Casa Grande (2013), destaca três modelos básicos de fusões e aquisições. A primeira classificação é a aquisição estratégica e este tipo de fusão envolve as sinergias classificadas como operacionais, ou seja, quando as duas empresas são mais lucrativas quando combinadas do que estando separadas.

Este modelo de aquisição é dominante nos dias atuais. No quadro 2 também é possível compreender quando houve maior popularidade de cada modalidade de aquisição. BIBLIOMETRIA Nos últimos anos, o cenário de pesquisas científicas e tecnológicas vem sofrendo grandes mudanças, exigindo assim o uso de novos métodos de mediação, e também um tratamento mais detalhado e coordenado das informações a serem disponibilizadas. Dessa forma, se faz necessário analisar as questões relacionadas à dinâmica e complexidade das pesquisas, demandando a produção de indicadores mais robustos, que permitam a compreensão e interpretação de novas metodologias para realizar a produção, disponibilização e transferência de conhecimentos científicos e, por outro lado, a caracterização de maneira detalhada das capacidades nacionais em ciência e tecnologia no atual cenário mundial de desenvolvimento científico e tecnológico (MOREIRA, 2005).

A bibliometria pode ser conceituada como um método quantitativo e estatístico utilizado para mensuração dos indicadores referentes à produção e a divulgação do conhecimento científico, ou seja, de todos os trabalhos científicos disponíveis, considerando questões demográficas ao avaliar a população. Esta metodologia surgiu no início do século XX como principal sintoma da necessidade do estudo e também da avaliação das atividades referentes à produção e comunicação cientifica (MARCELO; HAYASHI, 2013). Assim, compreende-se que a bibliometria tem sido uma metodologia utilizada na atualidade para a elaboração e análise quantitativa para pesquisas científicas. Os dados estatísticos elaborados auxiliam no complemento e compreensão do conhecimento oriundo das publicações em determinadas áreas. Esses dados podem ser utilizados na representação das atuais tendências de pesquisa e também para a elaboração de novas.

Lei de Bradford Na concepção de Silva et al (2017), a Lei de Bradford ou mesmo a Lei da Dispersão, estão direcionadas à pesquisa com foco em uma determinada temática e possibilitam selecionar uma quantidade de artigos capazes de fornecer informações específicas sobre um assunto. Os autores ainda afirmam que através da Lei de Bradford torna-se mais fácil encontrar o que se busca, sobretudo, em revistas especializadas a respeito da temática. Dessa forma, Araújo (2006, p. afirma que “a partir daí formulou a lei dos quadrados inversos: yx = 6/p²xª, onde yx é a frequência de autores publicando um número x de trabalhos e a é um valor constante para cada campo científico”. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Neste capítulo são apresentados os procedimentos metodológicos aplicados no desenvolvimento da pesquisa, trazendo a pergunta de pesquisa, o delineamento da pesquisa e as informações sobre como foram coletados e analisados os dados de forma a alcançar os objetivos da pesquisa.

ESPECIFICAÇÃO DA PERGUNTA DA PESQUISA O objetivo desta pesquisa busca responder a seguinte questão: Qual o cenário da produção científica brasileira em fusões e aquisições no período de 2010 a 2020? 3. DELINEAMENTO DA PESQUISA A pesquisa é do tipo descritiva, ou seja, tem como finalidade descrever um fenômeno, estabelecer relações entre as variáveis e explicitar o problema (MARCONI; LAKATOS, 2002). A pesquisa teve sua execução em etapas representadas na figura 1, a seguir. Figura 2 – Etapas da pesquisa Fonte: o autor (2019). Conforme visualizado na figura acima, a primeira etapa foi de elaboração do projeto de pesquisa, que compreendeu a definição do tema, dos objetivos e a escolha da metodologia que seria usada. Com as definições anteriores decididas, partiu-se para a coleta de dados, que compreendeu a identificação e seleção das revistas a serem incluídas na bibliometria para as buscas de artigos e a coleta de informações desses artigos.

A terceira etapa compreendeu a análise dos dados, que iniciou pela triagem dos artigos selecionados para a bibliometria e a organização do conteúdo para possibilitar a realização da última etapa. Quadro 5 – Busca de artigos Nome da revista Quantidade de Artigos Revista Brasileira de Finanças 0 Revista Contabilidade & Finanças (Online) 4 Revista de Finanças Aplicadas 7 Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade 2 Revista Evidenciação Contábil & Finanças 0 Fonte: elaborado pelo autor. Como a Revista Brasileira de Finanças não teve nenhum retorno nas buscas, também foram buscados os termos em inglês “merger” e “acquisition”, já que a revista aceita trabalhos em português e inglês, mas também não houve retorno nessa busca. Após as buscas, foram baixados os PDFs de todos os artigos para analisar os dados, conforme será detalhado a seguir.

TÉCNICAS DE ANÁLISE DOS DADOS Para auxiliar nas análises dos dados foram utilizados dois softwares: o Mendeley que é um programa para gerenciamento de referências e o VOSviewer que é uma excelente ferramenta para análise bibliométrica. Esse software serve para a visualização de redes bibliométricas contendo dados sobre periódicos, pesquisadores ou publicações individuais. RESULTADOS GERAIS DA PESQUISA Os dados desta bibliometria foram coletados em abril de 2020 e o resultado das buscas retornou 13 artigos relacionados a fusões e aquisições com datas de publicação entre 2010 e 2020, conforme o gráfico 1. Gráfico 1 – Frequência das publicações por ano Fonte: dados da pesquisa. Por meio da análise do gráfico 1, percebe-se que as publicações sobre fusões e aquisições começaram em 2013, com 3 artigos na Revista Finanças Aplicadas, que também é a revista com mais artigos publicados, sendo 7 no total.

Em 2014 teve o maior número de publicações com 4 artigos, ou seja, 31% das publicações somente neste período, e em todas as revistas pesquisadas. Também ficou evidenciado pelo gráfico que não foram encontradas publicações em 2015 e 2016, sendo que a média de publicações é de 2 artigos por ano. No que diz respeito à Lei de Lotka, na tabela 2 está informada a quantidade de artigos por autores, sendo que “x” corresponde ao número de trabalhos publicados, “y” o número de autores com x trabalhos publicados e “%” é o percentual de autores com x trabalhos publicados. Tabela 2 – Quantidade de artigos por autores x y % 1 2 3 19 2 1 86,4% 9,1% 4,5% Somatório 22 100% Fonte: dados da pesquisa. Segundo a tabela acima, 86,4% dos autores são responsáveis por 53,84% dos trabalhos publicados, enquanto a elite representada por 13,6% dos autores publicou 46,16% de todos os artigos nos periódicos analisados nesta bibliometria.

No quadro 6 estão indicadas as instituições às quais os autores mais produtivos estão vinculados. Quadro 6 – Instituições dos autores mais produtivos Autores Título dos artigos Ano Instituição Daiana Paula Pimenta Fatores determinantes das fusões e aquisições bancárias no mercado brasileiro 2014 Doutoranda em Administração pela UnB Atividade de Fusão e Aquisição Bancária e a Vulnerabilidade na Crise Financeira do Subprime 2018 Professora na UFG Doutora em Administração pela UnB Eduardo Kazuo Kayo Teoria da Agência e Governança Corporativa: Um Estudo de Evento em Fusões e Aquisições de 2000 a 2012 2013 Professor de Administração de Empresas da FEA/USP Internacionalização de Empresas Brasileiras por Meio de Aquisições e Geração de Valor para o Adquirente 2014 Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP Ivan Ricardo Gartner Fatores determinantes das fusões e aquisições bancárias no mercado brasileiro 2014 Professor de Finanças na UnB Reação do mercado de ações a eventos de fusões e aquisições bancárias no Brasil 2019 Condições de liquidação e de fusão na indústria bancária: o caso Itaú-Unibanco 2020 Fonte: dados da pesquisa.

Quadro 7 – Indicadores de produção bibliográfica dos autores mais produtivos Tipo de produção Daiana Paula Pimenta Eduardo Kazuo Kayo Ivan Ricardo Gartner Artigos Completos Publicados em Periódicos 25 47 39 Trabalhos Publicados em Anais de Evento 34 69 43 Resumos Publicados em Anais de Eventos 1 4 Livros 4 Capítulos de Livros 5 4 Outros 1 4 Fonte: plataforma Lattes (2020). Ao consultar os índices de produtividade da própria plataforma Lattes dos autores mais produtivos segundo a busca desta bibliometria, verifica-se que todos possuem maior quantidade de artigos publicados em anais de evento do que em periódicos, conforme os dados de indicadores de produção bibliográfica da plataforma Lattes, consultados nos currículos de cada autor em maio de 2020. Contudo, convém ressaltar que como os indicadores da plataforma Lattes são gerados a partir dos dados que estão preenchidos nos currículos, esses números dependem de que os autores mantenham seus currículos atualizados na plataforma.

Ainda se ressalta que nos números considerados do quadro 7 constam todas as produções bibliográficas, e não aqueles referentes ao tema fusões e aquisições. PALAVRAS-CHAVE As palavras-chave servem como ferramentas de buscas de artigos nas bases de dados e, em geral, são informadas pelos autores, que costumam escolher as palavras que indiquem o assunto no trabalho (ARAÚJO, 2006). e Kayo (2014) Internacionalização de Empresas Brasileiras por Meio de Aquisições e Geração de Valor para o Adquirente Analisar a internacionalização de empresas brasileiras por meio de aquisições, bem como medir os retornos gerados por tais transações Piva e Sanvicente (2017) Análise dos Retornos e Características da Estratégia de Risk Arbitrage no Brasil Analisar os retornos de um portfólio investido na estratégia de risk arbitrage no Brasil entre 2004 e 2014, determinando se esta estratégia proporciona retornos anormais Silva e Montezano (2018) Aquisição de controle empresarial no Brasil: um estudo sobre o desempenho de empresas compradoras Identificar e descrever mudanças econômicas e financeiras enfrentadas por empresas adquirentes de controles acionários de outras empresas Oliveira e Pimenta (2018) Atividade de Fusão e Aquisição Bancária e a Vulnerabilidade na Crise Financeira do Subprime Analisar a influência das fusões e aquisições e da crise financeira de 2008 no risco de falência dos bancos, durante o período de 2000 a 2012 Souza e Gartner (2019) Reação do mercado de ações a eventos de fusões e aquisições bancárias no Brasil Investigar a reação do mercado de ações a eventos de F&A de bancos no Brasil ocorridos em momentos de aquecimento do mercado Beuren e Santos (2019) Sistemas de controle gerencial habilitantes e coercitivos e resiliência organizacional Examinar os reflexos dos SCGs habilitantes e coercitivos na resiliência organizacional, pautado no estudo de Adler e Borys (1996), que exerce influência na resiliência organizacional ante a mudanças ocorridas no contexto organizacional Azevedo e Gartner (2020) Condições de liquidação e de fusão na indústria bancária: o caso Itaú-Unibanco Apresentar a circunstância que sinaliza uma iminente liquidação de um banco comercial e a condição na qual fusões são vantajosas para um potencial adquirente Fonte: elaborado pelo autor.

Conforme visto no quadro 8, três trabalhos realizaram pesquisas sobre fusões e aquisições em bancos. O primeiro estudo desta bibliometria que aborda a F&A em bancos é de Daiana Paula Pimenta e Ivan Ricardo Gartner, realizado em 2014. Os autores buscaram identificar os fatores determinantes das F&A no mercado bancário brasileiro, durante o período de 2000 a 2013. A partir da análise de informações sobre 30 bancos e 82 processos de F&A, segundo dados do BACEN, os resultados da pesquisa de Pimenta e Gartner (2014, p. No entanto, verificou-se que para o tema escolhido, de fusões e aquisições há pouca quantidade de pesquisas publicadas, sobretudo no horizonte dos 10 últimos anos. Quadro 9 – Quantidade de artigos por revista Nome da revista Qualis Quantidade de Artigos Revista Brasileira de Finanças B1 0 Revista Contabilidade & Finanças (Online) A2 4 Revista de Finanças Aplicadas B3 7 Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade B2 2 Revista Evidenciação Contábil & Finanças B3 0 Fonte: elaborado pelo autor.

No quadro 9 pode-se visualizar as revistas, seus respectivos Qualis e a quantidade de artigos encontrada. A Revista de Finanças Aplicadas foi a que mais retornou artigos sobre o tema desta bibliometria, mas possui Qualis B3, enquanto a Revista Contabilidade & Finanças (Online), com a melhor posição Qualis (A1) teve 4 artigos ficando em segundo lugar. Quadro 10 – Artigos da busca e revistas AUTORES E ANO TÍTULO DO ARTIGO REVISTA Nakayama e Salotti (2014) Fatores Determinantes do Nível de Divulgação de Informações sobre Combinações de Negócios com a Entrada em Vigor do Pronunciamento Técnico CPC 15 Revista Contabilidade & Finanças Beuren e Santos (2019) Sistemas de controle gerencial habilitantes e coercitivos e resiliência organizacional Revista Contabilidade & Finanças Souza e Gartner (2019) Reação do mercado de ações a eventos de fusões e aquisições bancárias no Brasil Revista Contabilidade & Finanças Azevedo e Gartner (2020) Condições de liquidação e de fusão na indústria bancária: o caso Itaú-Unibanco Revista Contabilidade & Finanças Ferreira e Cals (2013) Efeito no preço das ações com o anúncio de ofertas subsequentes de ações de empresas brasileiras Revista de Finanças Aplicadas Nascimento (2013) Análise das metodologias aplicadas em avaliação de empresas no contexto brasileiro: um estudo sobre as ofertas públicas de aquisição (OPA) Revista de Finanças Aplicadas Krieck e Kayo (2013) Teoria da Agência e Governança Corporativa: Um Estudo de Evento em Fusões e Aquisições de 2000 a 2012 Revista de Finanças Aplicadas Noda, Oliveira Jr.

Também identificou-se os periódicos com maior publicações que foram a Revista de Finanças Aplicadas (Qualis B3) com 7 artigos, sendo 2 sobre bancos e a Revista Contabilidade & Finanças (Qualis A1), com 4 artigos ficando em segundo lugar e também com 2 artigos sobre F&A em instituições bancárias. Conclui-se, portanto, que esta pesquisa atingiu plenamente todos os objetivos e apresentou uma análise da produção científica brasileira em fusões e aquisições na última década (2010-2020) em periódicos de finanças qualificados nos estratos A1 a B3. Como limitações da pesquisa estão o recorte de periódicos, que restringiu bastante a quantidade de dados coletados, já que apenas 5 periódicos avaliados pelo Qualis Capes possuem foco em finanças, e dentre esses periódicos 2 não retornaram artigos com o tema de F&A.

Tendo em vista esses resultados, sugere-se como proposta de pesquisas futuras, que as palavras-chave sejam buscadas em Bases de Dados que indexem periódicos na área de Administração, Contabilidade ou Finanças, como a base SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), mantida pela ANPAD e que possui uma grande quantidade de periódicos classificados no estrato B5 ou superior da área de Administração Pública e de Empresas, Contabilidade e Turismo. REFERÊNCIAS AMORIM, Jacy de. Influência da lei de Zipf na escolha de senhas. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. n. p. AZEVEDO, Monique De Abreu; GARTNER, Ivan Ricardo. Sistemas de controle gerencial habilitantes e coercitivos e resiliência organizacional. Revista Contabilidade e Financas, [S. l. v. n. Fusões e aquisições de empresas brasileiras: criação de valor e sinergias operacionais.

 Revista de Administração de Empresas, v. n. p. CÂNDIDO, Ricardo Batista et al. Acesso em: 15 fev. CASA GRANDE, M. A união faz a força. Gestão & Negócios, v. CRESWELL, John W. DAVI, M. G. Fusões e aquisições: Estudo e analise em diferentes setores da economia brasileira. f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração de Empresas) – Departamento de Ciências Administrativas, Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2010. ELLWANGER, K. Fusões e aquisições de empresas transnacionais: um estudo de eventos sobre o retorno ao acionista. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, v. n. p. Monografia (Bacharelado em Administração) - Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

FERREIRA, Leonel Carlos Dias; CALS, Bruno. Efeito no preço das ações com o anúncio de ofertas subsequentes de ações de empresas brasileiras. Revista de Finanças Aplicadas, v. p. P. S et al. Criação de Valor em Fusões e Aquisições além de Fronteiras: Uma análise empírica do caso brasileiro. f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração) - Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, São Paulo, 2012. HAYASHI, R. C. M. SILVA, M. R. cnpq. br/6629229841222438>. Acesso em: 08 maio 2020. KRIECK, Piter August; KAYO, Eduardo Kazuo. Teoria da agência e governança corporativa: um estudo de evento em fusões e aquisições de 2000 a 2012. I. Estudo bibliométrico sobre a produção científica no campo da Sociologia da Ciência.

Informação & Informação, Londrina, v. n. p. n. p. NAKAYAMA, Wilson Kazumi; SALOTTI, Bruno Meirelles. Fatores determinantes do nível de divulgação de informações sobre combinações de negócios com a entrada em vigor do pronunciamento técnico CPC 15. Revista Contabilidade & Finanças, v. OLIVEIRA, Rafael Manoel De; PIMENTA, Daiana Paula. Atividade de fusão e aquisição bancária e a vulnerabilidade na crise financeira do subprime. Revista de Finanças Aplicadas, v. n. p. PIVA, Rafael Fernandes; SANVICENTE, Antônio Zoratto. Análise dos retornos e características da estratégia de risk arbitrage no Brasil. Revista de Finanças Aplicadas, v. n. p. Disponível em:<pwc. com. br/pt/estudos/servicos/assessoria-tributaria-societaria/fusoes-aquisicoes/2020/fusoes-e-aquisicoes-no-brasil-marco-20. html>. Acesso em: 15 maio 2020. Disponível em: <http://www. ucs.

br/etc/conferencias/index. php/mostraucsppga/xviimostrappga/paper/viewFile/5604/1868>. Acesso em: 15 fev. SOBRINO, M. I. M. CALDES, A. I. p. TIRSO, Cesar et al. Fusões e aquisições no Brasil ea desnacionalização da produção nos anos 2000. REOESTE-Revista de Economia do Centro-Oeste, v. n. Fusões e aquisições no Brasil. GV EXECUTIVO, v. n. p.

4919 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download