A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇA E MULHER: COMO EVITAR QUE A VIOLÊNCIA CONTINUE SENDO PARTE DOS PRINCIPAIS NOTICIÁRIOS

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Saúde coletiva

Documento 1

Sentir que os níveis de crimes contra a criança, contra o jovem (adolescente), contra a mulher (feminicídio) estão alarmantes,  é de extrema relevância para os estudiosos que pretendem recorrer a métodos eficazes para inibir o quanto antes o elevado numero de violências consideradas "mortais", agir de imediato e de prontidão; ao momento que for trazido o fato. É nosso direito enquanto cidadão, pessoa, criança, adolescente, mulher, idoso, enfim; que possamos "ir e vir" sem dificuldades. Que tenhamos a melhor e com a maior qualidade possível nossa segurança; seja publica ou privada (aqui, coloco-nos a disposição do pensamento em que consideramos a necessidade de preservar nossa integridade seja física e ou psicológica, assim como trato a segurança publica: como advento generalizado à segurança de todo o ser vivo; saliento que como a privada: cada pessoa ou ser vivo seja respeitado na sua intimidade) O conceito mais básico da palavra violência dá ao sentido de "uso indevido da força: seja ela de forma bruta (física) ou psicológica"; ou seja, todo e qualquer sentido que eleve o nome da violência como objeto de "poder" sobre o outro, nos faz deduzir que ela veio sendo explorada no decorrer da nossa trajetória histórica.

O que queremos dizer com isso é que, não é de agora que temos a violência como produto de incansáveis estudos, seja na área de humanas, biológicas, psicológicas, sociais, ou quaisquer outras áreas; todas elas têm uma forma de contribuição para os níveis de conhecimento e inibição de qualquer espécie de violência. Além disso, e de acordo com a ONU (Organização das nações unidas); a violência refere-se ao:  "uso intencional de força física ou poder, por ameaça ou ação, contra si mesmo, outra pessoa ou um grupo ou comunidade, que resulta ou tem alta probabilidade de resultar em ferimento, morte, sofrimento psicológico, mal desenvolvimento ou privação”. Começamos, pois, indicando a violência contra a criança, porem dessa a vários entendimentos que precisam ser compreendidos em primeira mão, pois; o que consideramos ser violência aquilo que decorre de ferimentos físicos nem sempre são os principais fatores aliados a violência.

Há diversos tipos de violência cujas consequências podem ser imediatas ou latentes e durar por muitos anos além do abuso inicial". De acordo com a ONU temos duas ementas importantes, a primeira esta relacionada com: 1 Embora a violência seja distinguida de eventos não intencionais que levem a danos, a presença da intenção de usar força não necessariamente indica a intenção de causar dano. É o caso de adolescentes brigando (socos na cabeça podem causar ferimentos prolongados) ou pais que chacoalham crianças para que parem de chorar (correndo o risco de dano cerebral). Algumas pessoas intencionam machucar as outras, mas, baseadas em suas crenças culturais, não percebem seus atos como violentos (é o caso de maridos que batem em mulheres para ensiná-las como agir adequadamente).

De acordo com o que pesquisamos para a produção deste texto explicativo e de punho critico/reflexivo é que a violência esta moldada em diversas caracterizações; o que queremos dizer com isso é que a violência esta na pratica do bullying; do racismo; do preconceito; do abuso de poder; no trabalho infantil / exploração infantil; no feminicidio (violência contra a mulher); entre muitos outros que no decorrer iremos pontuando. A ONU em seus relatórios dividem a violência sob o olhar de três categorias, e de acordo com características especificas do autor da violência; segue pois: • Violência auto-infligida; • Violência interpessoal; • Violência coletiva. A interpretação para esses três itens é que a primeira esta relacionada ao ato de cometer violência a si próprio; o segundo trata-se do ato cometido por outro sujeito (individuo) seja sozinho ou em grupos menores; e por ultimo, trata-se da violência causada por grupos maiores, esses que tem relação com milícias, organizações terroristas, grupos estatais, políticos etc.

Além desses que são os pilares da compreensão para o sentido da violência, resumidamente; colocamos outros itens como: • Violência contras crianças e adolescentes: Essa é de extrema importância e relevância, pois; o abuso infantil seja ele físico ou psicológico esta cada dia mais em alta e em pauta. O abuso físico e ou psicológico contra as crianças são elementos alarmantes.   PRINCÍPIO 9º: Nenhuma criança deverá sofrer por pouco caso dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem será levada a fazer atividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.   PRINCÍPIO 10º: A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social.

Toda criança deverá crescer em um ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal. No que diz respeito aos direitos da mulher; temos a "Maria da penha", hoje a lei do ato do feminicidio; onde a mulher deve ter sua segurança preservada e assegurada, Assim a ONU2 (Organização das Nações Unidas) determina que, sobre o direito das mulheres, deve-se garantir: • Direito à vida • Direito à liberdade e a segurança pessoal • Direito à igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminação • Direito à liberdade de pensamento • Direito à informação e a educação • Direito à privacidade • Direito à saúde e a proteção desta • Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua família • Direito à decidir ter ou não ter filhos e quando tê-los • Direito aos benefícios do progresso científico • Direito à liberdade de reunião e participação política • Direito a não ser submetida a torturas e maltrato Concluímos nosso pensamento reflexivo acerca do tema violência que, a violência só deixara de existir quando executarmos uma boa metodologia de prevenção, assim, "para prevenir a violência, primeiro precisamos entender o que ela significa".

  Todavia, sabemos que a violência esta diretamente ligada as ementas que aparecem na televisão; no entanto, não e somente essas as tidas como atos de violência. A noção de violência defendida pela ONU inclui também modalidades invisíveis, sistêmicas, cujos impactos são mais difíceis de mensurar".   Um exemplo vivo das consequências futuras do ato violento esta, na dor de passar uma infância sem reconhecimento, sem carinho, sem a atenção devida dos pais e ou familiares, assim como pessoas ligadas a ela. Ou aqueles casos de crianças que são criados por pais distantes e como resultado (ainda que estes tenham tido tudo na infância - materialmente falando) não tiveram a base para formar seus ideais; reflexões criticas sobre o certo e errado, bom e ruim, entre outros.

  Aqui, fechamos esse inicio de um capitulo que não é finito e que portanto, ficara a disposição para próximos pensamentos reflexivos acerca das descobertas que também não são finitas. gov. br/modules/conteudo/conteudo. php?conteudo=16 http://www. cedm. pr.

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