A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NA EMPRESA TM TRANSPORTADORA E MONTAGENS
Tipo de documento:Relatório
Área de estudo:Administração
MÁRIO EUGÊNIO PAULA DE LIMA Coordenador: Prof. ª Dr. ª DANIELLE THAIS BARROS DE SOUZA. ARAPIRACA, 2019 MARCOS MIRANDA SILVA Relatório Final de Estágio Supervisionado I A LOGÍSTICA DE TRANSPORTE NA EMPRESA TM TRANSPORTADORA E MONTAGENS Orientador: Prof. Me. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA ONDE SE REALIZOU O ESTÁGIO. HISTÓRIA DA EMPRESA. ANÁLISE DA EMPRESA. RELAÇÕES DA TEORIA DO CURSO COM A REALIDADE OBSERVADA NA EMPRESA. RELAÇÃO DO SETOR ESTUDADO COM AS DEMAIS ÁREAS DA EMPRESA16 3. DENTIFICAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES DO SETOR ESTUDADO PARA A MISSÃO DA EMPRESA. DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA FORMAL DO SETOR SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES. SUGESTÕES E RECOMENDAÇÕES. Identificação da empresa onde se realizou o estágio Nome empresarial: Tamirys Souza da Silva Santos Nome fantasia: TM Transportadora e Montagens Endereço: SIT Povoado Salgado, sem número – Zona Rural – Taquarana – AL – CEP 57.
Telefone: (82) 8126-5913 E. mail: tamirys. inha@hotmail. com CNPJ: 33. Já os valores, de acordo com Costa (2007), podem ser representados pelo conjunto de crenças que delimitam as ações organizacionais em termos de ética e de bom senso no trabalho. A segmentação de mercado, para Kotler, Jain e Maesincee (2014) consiste em identificar estrategicamente quais são os consumidores potenciais com características em comum, como interesses e necessidades, inclusive com a identificação da concorrência e das políticas desenvolvidas com os clientes internos, externos e fornecedores. Missão, visão e valores A TM Transportadora e MOntagens apresenta a missão, a visão e seus valores, com base no respeito e na ética empresarial: • Missão: Exceder as expectativas dos clientes, com entrega de mercadorias com pontualidade e qualidade e a montagem de móveis dentro dos padrões exigidos pelos fabricantes, respeitando as diretrizes de seus contratantes.
• Visão: Ser referência na entrega de mercadorias e montagem de móveis na região de Arapiraca, estado de Alagoas, por meio de entregas pontuais e montagem de móveis com qualidade. • Valores: Ter ética em seus negócios, possuir comprometimento com prazos e horários, flexibilidade para atender as necessidades do mercado atual, trabalhar com profissionais motivados e capacitados. Análise SWOT Para Kotler (2014) a análise SWOT é a avaliação global das forças (strenghs), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats) e faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. A partir da análise SWOT é possível definir as estratégias para a empresa cumprir sua missão empresarial e se preparar para o futuro. A análise SWOT é um instrumento simples que ao mesmo tempo é muito valioso.
Tem como objetivo identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças para o negócio, a fim de torná-lo mais eficiente e competitivo, corrigindo suas deficiências (ROSA, 2007). Ao realizar esta análise, este mesmo autor explica que é necessário pensar nos aspectos favoráveis e desfavoráveis do negócio, seus proprietários e do mercado em que está inserido. Em 2017, ainda de acordo com o IBGE, a renda média dos trabalhadores era de 1,6 salários mínimos, para pouco mais de 17% da população economicamente ativa. Na região de Arapiraca não existe nenhuma empresa que execute o serviço de entrega concomitante ao serviço de montagem de móveis, porém, existem, separadamente, empresas de transportes que fazem o serviço de entrega de mercadorias, porta a porta, de outros magazines e lojas de departamento e também montadores de móveis, vinculados a estes magazines e lojas de departamento que realizam a montagem dos móveis por elas vendidos.
De acordo com o portal Transvias (2019) existem 14 empresas autorizadas pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres, a executar serviços de transportes de mercadorias na região de Arapiraca, estado de Alagoas. Nenhuma delas trabalha de forma concomitante com a montagem de móveis. As transportadoras que realizam serviços de entrega de eletrodomésticos e móveis na região de Arapiraca, quase sempre, precisam coletar os produtos na capital do estado, Maceió, que está localizada a aproximadamente a 120 quilômetros de Arapiraca, em vários depósitos e distribuí-los, de acordo com a quantidade e disponibilidade. Nesta mesma ótica, contrata seus fornecedores que possuam qualificações, ética e respeito ao meio ambiente. Oferece ainda garantia para possíveis falhas ou defeitos apresentados na montagem. Este serviço é realizado primeiramente pelo pós-venda, onde um funcionário da TM Transportadora e Montagens entra em contato com o cliente para realizar a checagem da prestação de serviço.
Caso o cliente entre em contato, o serviço de reparo é agendado e realizado dentro do menor prazo possível. Organograma da organização, destacando o setor onde se realizou as atividades do estágio A TM Transportadora e Montagens conta com um organograma matricial para demonstrar a sua estrutura e a hierarquia dos departamentos e cargos. Controle de entrega Acompanhamento da coleta e da entrega de mercadorias. Gestão de viagem, análise de planilha de faturamento, preenchimento de planilhas de controle diário. Controle de montagem de móveis Acompanhamento dos serviços de montagem de móveis. Gestão de tempo de montagem, análise de planilha de montagem, preenchimento de planilhas de controle diário. Informática Desenvolvimento de planilhas em Excel e apresentações em Power Point.
Dentro do planejamento de coleta e entrega de mercadorias, dimensiona os custos envolvidos e supre as demandas dos funcionários e parceiros, como pagamentos de salários, notas de prestação de serviços, recolhimento de impostos, taxas e tributos, além de organizar todo o ambiente para que as atividades sejam realizadas dentro dos padrões exigidos pelos interessados. A Diretoria Comercial tem ligação direta com a Diretoria de Operações Logísticas, uma vez que é a responsável por manter e ampliar os negócios da TM Transportadora e Montagens, utilizando os mapas de entregas e montagens de moveis, demonstrando a qualidade e a seriedade da empresa. Identificação da importância das atividades do setor estudado para a missão da empresa A missão da TM Transportadora e Montagens é exceder as expectativas dos clientes, com entrega de mercadorias com pontualidade e qualidade e a montagem de móveis dentro dos padrões exigidos pelos fabricantes, respeitando as diretrizes de seus contratantes.
Desta forma, a Diretoria de Operações Logísticas é vital para que a missão se concretize, uma vez que o cliente espera receber seu produto dentro do prazo combinado e, no caso de montagens de móveis, que ocorra sem nenhum problema. Para o magazine, que fornece a totalidade dos trabalhos de entrega de mercadorias e montagem de móveis, o cumprimento da missão é fundamental para a manutenção dos negócios e também para sua expansão, uma vez que a qualidade e a pontualidade faz com que os consumidores voltem a comprar e indiquem novos compradores para seus produtos. Recomenda-se que as contratações sigam um rigor maior, no que diz respeito ao cumprimento de normas e regras, aplicando testes de conhecimento e de empatia com o trabalho.
Para o motorista, que atua como entregador de mercadoria e montador de moveis, são necessários treinamentos para que possam extrair o máximo de seus conhecimentos principalmente com atendimento ao cliente. Treinamento para técnicas de montagem, desenvolver a consciência do senso de limpeza e organização, principalmente quando estão em serviço na residência dos clientes. Pode ser feito por treinamento nas equipes, separadamente ou em momentos que antecedem as jornadas de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi possível participar de todas as etapas do negócio da TM Transportadora e Montagens, desde a contratação dos serviços de entrega e montagem de móveis pelo Magazine, passando pela coleta e entrega de mercadorias aos consumidores finais, bem como a montagem de móveis.
Lei nº. de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre estágio de estudantes. Diário Oficial da União, 26 dez 2008. Disponível em www. COSTA, E. A. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. São Paulo: Saraiva, 2007. FIDELIS, Gilson Jose. gov. br/brasil/al/arapiraca/panorama>. Acesso em 25 set. ROSA, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócio. Arapiraca, __de_______________de ______. AUGUSTO MAURICIO SANTOS SILVA DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE POR CITAÇÕES Eu, AUGUSTO MAURICIO SANTOS SILVA, aluno regularmente matriculado no Curso de Administração, modalidade a distância, da Universidade Tiradentes (UNIT), declaro para os devidos fins que todo o conteúdo do meu trabalho é de minha autoria e responsabilidade, isentando a Universidade Tiradentes (UNIT), a Coordenação do Curso de Administração, o Coordenador de Estágio EAD e o Professor/Orientador da disciplina Estágio Supervisionado I, de toda e qualquer responsabilidade acerca de cópias (plágio) apresentadas no meu Projeto de Estágio Supervisionado I, de acordo com o Regulamento de Estágio Supervisionado para o Curso de Administração, modalidade a distância, da Universidade Tiradentes (UNIT).
Arapiraca, __de_______________de ______. AUGUSTO MAURICIO SANTOS SILVA.
274 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes