A INFLUÊNCIA DE NOVAS IDEIAS NA GESTÃO DE PESSOAS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

páginas. Trabalho de conclusão de curso de administração da Faculdade Anhanguera. Jundiaí – SP. RESUMO Essa pesquisa buscou analisar como a gestão pessoas pode influenciar na inovação. E para alcançar esse objetivo, o procedimento técnico adotado foi através da pesquisa bibliográfica, que permitiu o acesso a fontes primárias e secundárias tais como a utilização de artigos, revistas e livros, e os resultados revelaram que as organizações que pretendem ser um diferencial no mercado, precisam investir em seus colaboradores, para que estes possam fazer as coisas acontecerem, tornando-se mais atrativas e inovadoras, e quando existe uma gestão de qualidade, a inovação pode contribuir para o melhor desenvolvimento organizacional, desta forma esta empresa tem esse conhecimento, e investir em inovação em pessoas tem sido um dos seus focos principiais, garantindo assim um crescimento constante para as empresas.

It is considered that people management must focus on goals and results in order to guarantee success in a progressive way. Given this perspective, the organization will only develop when all sectors are interconnected in order to obtain better results. Keywords: People management; innovation and organizations. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO. Saber administrar uma organização com criatividade e competência requer conhecimento e habilidade de diversos setores, voltando-se para a área de gestão surgem então um questionamento será que com uma boa gestão de pessoas existe a possibilidade de se obter uma influência de novas ideias em prol do benefício das organizações? Com base nisso esse trabalho irá responder esse questionamento para garantir que vale a pena buscar um diferencial para as organizações. Dessa maneira esse trabalho tem como objetivo analisar como a gestão pessoas pode influenciar na inovação, onde o objetivo especifico são descrever os principais conceitos de gestão de pessoas; identificar a influência na inovação nas organizações e destacar como a gestão de pessoas influencia na inovação dentro das organizações.

Para obter essas informações a metodologia utilizada será a bibliográfica, através de pesquisa em artigo, livros, site sobre o assunto em questão. Para melhor aproveitamento e entendimento do tema, este artigo está estruturado em capítulos, sendo este a Introdução, na sequência apresenta-se o referencial teórico abrangendo o capitulo 1 sobre o conceito de gestão de pessoas, 7 gestão de pessoas uma ferramenta fundamental para a organização inovadora, capitulo 2, gestão de pessoas como vantagem competitiva, a moderna gestão de pessoas, e o capitulo 3 importância da inovação para as organizações, e pôr fim a conclusão. GESTÃO DE PESSOAS E SEUS CONCEITOS 2. P. “a competência é a junção de três elementos: saber fazer, como adquirir informações, conhecimento e experiências; querer fazer que esteja relacionado com a motivação, vontade e comportamento; e o poder fazer que tratem das ferramentas, equipamentos e local de trabalho”.

Considera-se que, a gestão de pessoas deve focalizar nas metas e nos resultados para garantir sucesso de forma progressiva. Diante desta perspectiva á organização só irá se desenvolver quando todos os setores estiverem interligados para assim obter melhores resultados. A gestão de pessoas é tão importante e indispensável para a organização, pois está possuem um envolvimento com várias atividades. Compreende que a gestão de pessoas é muito importante para toda organização independentemente qual seja o tamanho seja ela de grande ou médio porte. A EXISTÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Atualmente o mundo necessita de relacionamentos e no ambiente organizacional não é diferente. Segundo Chiavenato (2016) as relações humanas são primordiais para o desenvolvimento individual e intelectual de cada ser humano, já que graças a estes laços se constituem as sociedades, quer as mais pequenas (por exemplo, nas aldeias) quer as maiores (nas cidades).

As relações humanas implicam, necessariamente, pelo menos dois indivíduos. Desta maneira a relação torna-se indispensável. “As empresas públicas, sociedades de economia mista, autarquias, fundações e algumas secretárias ou ministérios estão tão avançados quanto na iniciativa privada. ” Ou seja, os setores públicos estão se adaptando as mudanças do mercado, pois obter funcionários satisfeitos e motivados só obtém bons resultados, e no setor público não pode ser diferente. Um dos segredos na obtenção de funcionários com uma ótima gestão de pessoas está na profissionalização dos mesmos. E isso causa um grande impacto na administração sendo ela pública ou privada. De acordo com Gil (2014, p. Um dos fatores que tem se destacado na Gestão de pessoas é a forma como está tem trabalhado em prol do benefício pessoal, profissional na vida do ser humano.

Segundo Pereira (2019, p. “o mundo empresarial cada vez mais exige a necessidade dos trabalhadores estarem motivados no desempenho de suas atividades de forma que facilite nos resultados das empresas que deste método temse utilizados”. Atualmente o mundo corporativo está a cada dia mais competitivo, e a administração está voltada para um contexto globalizado, e cada vez mais exigente, pois as pessoas estão em busca de uma organização que atendam às suas necessidades, e a motivação tem sido um dos destaques especial para as empresas que querem se tornar um diferencial no mercado. Segundo Pereira (2019, p. ser humano possuem desejos, e tem seus objetivos, e se sentir bem, confiante e útil interfere na sua produtividade. De acordo com GIL (2014, p. “à medida que obtém retorno satisfatório, torna-se necessário valorizar o empregado, já que ele é o parceiro mais íntimo da organização”.

É muito importante que as empresas reconheçam a importância de cada colaborador. Por isso a gestão de pessoas precisa está apta para buscar, manter e prepara funcionários para um crescimento continuo e progressivo na organização, tornando-se um diferencial competitivo no mercado. O ser humano possui desejos, e tem seus objetivos, e se sentir bem, confiante e útil interfere na sua produtividade. Dessa maneira é possível identificar que os seres humanos sempre estão em busca de melhoramento, e quando este trabalha em um ambiente que promova qualidade, bem estar, confiabilidade a tendência é que os mesmos trabalham com mais dedicação, com mais êxito, favorecendo a empresa ao maior índice de produtividade e crescimento. Dessa forma a vantagem competitiva envolve pessoas, e são elas que contribuem para o crescimento da organização.

De acordo com Araújo (2016) as empresas que tem um diferencial no mercado têm sido valorizadas, pois são estas que as pessoas estão em busca para ser admitidas, pois é prazeroso trabalhar em uma organização que é um diferencial das demais. Desta forma isso gera reconhecimento e fidelidade das pessoas com a empresa de produtos ou serviços. Este programa se preocupa com o bem-estar geral do trabalhador desde o aspecto físico, psicológico, e também com o desempenho de suas tarefas desenvolvidas na empresa. Desta forma a empresa e funcionários serão beneficiados ao oferecer uma boa condição de trabalho, pois obterá resultados positivos para ambos. Chiavenato (2016). Considera-se que a qualidade de vida no trabalho tem como objetivo proporcionar o bem-estar para os funcionários, ou seja, essa qualidade de vida referese ao conjunto de práticas e condições de trabalho, tratando-se da motivação e satisfação dos colaboradores.

Sendo, portanto, uma estratégia de melhoria para o processo produtivo da organização. Isto significa que, para satisfazer os clientes externos, as organizações precisam antes satisfazer seus colaboradores responsáveis pelo produto ou serviço oferecido”. Assim estando todos satisfeitos terão bons resultados para a organização. Afinal a gestão de qualidade total depende exclusivamente da otimização do potencial humano, isso vai depender como está o nível de satisfação das pessoas que trabalham na empresa. A organização necessita conhecer quais são as reais necessidades dos funcionários como o propósito de que ambos objetivos sejam alcançados tanto o pessoal como a organizacional. Na concepção de Chiavenato (2015, p. Ou seja, é preciso está bem para produzir melhor, pois o estado físico e também emocional tem forte poder de influenciar o ser humano nas suas atividades diárias.

De acordo com Gil (2014, p. “à medida que obtém retorno satisfatório, tornase necessário valorizar o empregado, já que ele é o parceiro mais íntimo da organização”. É muito importante que as empresas reconheçam a importância de cada colaborador, por isso a Gestão de Pessoas precisa está apta para buscar, manter e prepara funcionários para um crescimento contínuo e progressivo na organização, tornando-se um diferencial competitivo no mercado. E normalmente as pessoas só trabalham no setor com desempenho quando há qualidade de vida no 19 trabalho e motivação. INOVAÇÃO COMO ESTRATEGIA Segundo Marruff (2014) a inovação começa com a criatividade e experimentação e implementação de novas ideias onde possibilita um diferencial competitivo para a organização. Sendo no entendo vista uma inovação como estratégia de mercado.

Desta forma compreende-se que quando a empresa investe 21 em seus colaboradores a tendência é obter funcionários mais motivados, satisfeitos e principalmente participativo na melhoria da organização. Conforme apresenta o autor Marruff as empresas necessitam obter sempre da inovação para se tornar uma organização competitiva no mercado. Desta forma compreende-se que a inovação é algo importante, que pode causar um diferencial, e pode também diminuir custos, com criação de novos processos e além de obter um melhor índice de lucratividade a gestão também torna mais perceptível e favorável. Isso significa que o trabalhador necessita obter sua renumeração de preferência nos dia certo do pagamento. Considera-se a motivação como algo indispensável para os colaboradores. Afinal são eles uns dos principais motivos que tem contribuído para o crescimento da organização.

RENUMERAÇÃO ESTRATEGICA Utilizar da renumeração tem sido uma das estratégias que as organizações têm adotado como o propósito de obter um melhor crescimento na organização. Segundo Araújo (2016) a renumeração estratégia trata-se de um conjunto de renumeração para diferentes formas que está relacionado a renumeração por habilidade, por competência e entre outros aspectos relacionados. Segundo Robbins (2013, p. “as pessoas motivadas dedicam um esforço maior ao seu desempenho do que as desmotivadas”. Em outras palavras a motivação é o que move o ser humano principalmente quando se trata do âmbito profissional, pois pessoas motivadas produzem com maior qualidade e dedicação. É um desafio muito grande para os líderes das grandes e pequenas empresas administrarem promovendo sistemas motivacionais para os seus colaboradores, no entanto deve procurar o que realmente pode motivá-los, e assim criar a possibilidade de se ter um ambiente propício que promova satisfação, pois quanto maior o nível de motivação, maior será a produtividade e a qualidade no desenvolvimento das suas atividades.

Segundo Robbins (2013, p. Lidar com pessoas é uma tarefa difícil de desenvolver, pois cada uma tem sua forma de expor suas tarefas, e a gestão de pessoas precisa obter profissionais preparados, para assim propor ao ambiente de trabalho pessoas capacitadas para exercer suas atividades de forma eficiente, mais para isso é preciso motivá-los. COMPETITIVIDADE NA ORGANIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO INOVADOR Vivemos no mundo onde as pessoas são competitivas desde de cedo, seja na escola, na brincadeira entre os amigos, até mesmo no esporte, tanto na aula como principalmente no ambiente de trabalho. Conforme apresenta Marques (2015) quando se fala em competitividade está se refere ao desempenho ou a eficiência técnica que o indivíduo busca para obter novas oportunidades e está hábito para superar os obstáculos e aplicar seus novos conhecimentos.

Para que as empresas cresçam é necessário que as equipes, ou seja os funcionários se esforcem para dar sempre o seu melhor. A competição entre os colaboradores diante de um mundo cooperativo é considerado como estimulação boa e inovadora, porém o ambiente torna-se cheio de conflitos. Hoje quem querem obter lucratividade, sustentabilidade, e crescimento contínuo necessita saber o que realmente fazer para alcançar esses propósito seja eles um investimento nas pessoas que na empresa trabalham como também no consumidor. Considera-se portanto que quando existe uma gestão de qualidade, a inovação pode contribuir para o melhor desenvolvimento organizacional, desta forma esta empresa tem esse conhecimento, e investir em inovação em pessoas tem sido um dos seus focos principiais, garantindo assim um crescimento constante para as empresas.

REFERÊNCIAS ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. Natal: Edunp 2011. ELIAS, Osvaldo; PASSOS, Luciana e CAVALCANTI, Marly. Empreendedorismo, estratégia de sobrevivência para pequenas empresas. São Paulo. Acessado no dia 18 de setembro de 2019. FISCHER, A. L. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. ª ed. MARUFF, A. R. Abordagem por processos segundo o Modelo de Excelência da Gestão para microempresa. Disponível em: http://www. ufjf. jrmcoaching. com. br/blog/competicao-no-trabalho-pontospositivos-e-negativos/. Acessado em 09 de maio de 2020. MARINHO, C. Comunicação Empresarial – Sem Complicação. ed. Barueri: Manole, 2015. QUEIROZ, Ana Carolina S; ALBUQUERQUE, Lindolfo Galvão; MAILIK, Ana Maria gestão estratégica de pessoas e inovação. Disponível em: http://www. Funcionário motivado: um bem imensurável. R&H. com.

br, Artigo, n. RODRIGUES, F.

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