A INFLUÊNCIA DAS SOFT SKILLS NO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA X
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Administração
Diante disso, verifica-se que o desenvolvimento da liderança juntamente com a influência das soft skills irá melhorar ou piorar o desempenho da empresa e seus resultados, a representação social e as motivações de cada colaborador irá ter relação direta com essa melhoria, o que impõe a constatação de que é preciso desenvolver um programa de qualidade de vida no trabalho, aplicar técnicas de endomarketing e fazer um treinamento das habilidades sociais. Palavras-chave: Soft Skills no trabalho. Influências nas relações. Liderança. INTRODUÇÃO A liderança é algo extremamente importante, visto que estará relacionada com o estimulo, a motivação e o desempenho das equipes que são lideradas. Então é dentro dessa realidade de vivências e da rotina que vai ser construída com outras pessoas dentro das organizações que vai formar o clima organizacional daquele setor ou de uma determinada empresa.
Sobre o clima organizacional é importante salientar que: “Entende-se por clima organizacional a qualidade do ambiente de uma empresa, ou seja, como é a percepção e as expectativas dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho em que atuam [. o estudo do clima organizacional busca em sua razão principal entender as necessidades, preocupações e, sobretudo a percepção que os colaboradores possuem em relação da empresa em que estão trabalhando” (NASCIMENTO; MOLINA, 2020, p. – 122) Dessa forma, se o clima organizacional é a percepção e a sensação da boa ou da péssima qualidade das relações construídas dentro daquele ambiente e o estudo do clima vai estudar todas essas conjunturas de necessidades e preocupações. Logo, se essas questões também vão influenciar os resultados da empresa, então é importante que um bom clima organizacional venha a ser estimulado via endomarketing e pelo treinamento de habilidades sociais, pois o comportamento irá afetar definitivamente a logística, a comunicação, o varejo, as vendas, as negociações e várias outras questões.
Já na perspectiva de Del Prette e Del Prette (2018) para evitar esses problemas e também para manuseá-los de uma melhor forma, existe um treinamento de habilidades sociais, que vai fazer o uso de procedimentos, observações, materiais constituindo todo um plano de atendimento considerando a variabilidade das habilidades sociais, a autonomia e a análise de contingências, a questão do conhecimento e autoconhecimento, além da ética e dos valores de convivência. DEL PRETTE; DEL PRETTE, 2018) Implementar esse tipo de programa é muito importante, principalmente quando a empresa está diretamente relacionada com o mercado de varejo, atendimento ao cliente ou o fato de grande parte dos colaboradores lidarem constantemente com pessoas. Ademais, ao mesmo tempo que estará melhorando a sua gestão de pessoas no tocante ao clima organizacional, a empresa estará também trabalhando questões voltadas para o endomarketing ao treinar as habilidades sociais dos seus colaboradores.
Outra questão que também, por um outro lado, juntamente com as soft skills dos colaboradores que irá contribuir de forma efetiva em prol da melhoria do clima organizacional são as ferramentas do endomarketing. Isso porque para Nascimento e Molina (2020) quando se investe no endomarketing, isto é, o marketing interno, para os funcionários da empresa, é demonstrado que o compromisso e a lealdade desses colaboradores aumentem. É importante que os colaboradores, como professores, coordenadores, diretor e vice-diretor tenham a capacidade de resolver problemas com agilidade e tenham pensamento crítico, exatamente porque eles terão que tomar decisões que precisam de respostas, a exemplo de problemáticas relacionadas a estudantes, ter também o pensamento crítico tanto para melhorar a qualidade da educação dos estudantes, bem como, instigar os estudantes a pesquisa ao mesmo passo que ambas habilidades auxiliam de uma melhor forma para elaborar um plano educacional, por exemplo.
Segundo Tang (2018) essas serão importantes e vão influenciar os resultados, porque vai garantir uma entrega efetiva na qualidade do ensino por parte da organização, vai fazer com que a comunicação entre os líderes, professores e estudantes seja mais efetiva e assertiva, auxiliará os professores a lidarem da melhor forma com as particularidades de cada estudante, o que também vai colaborar na própria construção de um endomarketing efetivo. Isso demonstra que todos esses fatos relacionados ao endomarketing e as soft skills influenciam e são importantes em prol da melhoria da qualidade de vida, no desenvolvimento da liderança e pela manutenção de um bom clima organizacional no ambiente de trabalho entre colaboradores e lideres em instituições de ensino. As representações sociais e a motivação no trabalho nas instituições Dentro da psicologia social e da psicanálise, encontra-se o efeito conhecido como representações sociais.
Segundo Moscovici (1978) a Teoria das Representações Sociais estuda como as pessoas de um determinado meio social se compreendem e enxergam o outro sujeito do qual ele está convivendo. Já com relação a motivação dentro da organização, é evidenciado que vai existir a motivação extrínseca e dentro desse tipo de motivação vai existir quatro divisões com relação a motivação, isto é, algumas especificações, sendo elas a motivação externa, integrada, interna e identificada. ZANELLI; BORGES-ANDRADE; BASTOS, 2014) A motivação externa vai ser aquela que vai ser baseada na realidade externa do sujeito, a integrada será a junção entre aquilo que há dentro dele de crença e toda sua ancoragem e experiência de vida somado com os fatores que estarão fora do controle do sujeito visto que vai considerar questões externas e a realidade que os outros apresentam como bem o clima organizacional.
A interna vai considerar apenas as questões internas do colaborador ou líder enquanto que a identificada vai está baseada nas normas e nos valores que o sujeito possui e se identifica naquele momento de sua vida. Kotler (2000) destaca que deve ser construído uma rede de relacionamentos efetivos, fazendo todo um marketing de relacionamento interno entre os colaboradores. Ao mesmo tempo que esses relacionamentos devem estar relacionados com questões sociais, técnicas e questões econômicas. Com isso, será possível com auxilio e colaboração de cada grupo a empresa poderá ver as necessidades e as principais motivações de cada grupo, assim, as estruturas politicas serão mudadas com algumas dificuldades, mas provavelmente terá uma boa melhoria. Diferentemente, a cultura organizacional praticamente é impossível de ser mudada, segundo o autor, essa cultura “se desenvolve organicamente e é transmitida aos funcionários da empresa diretamente pela personalidade e pelos hábitos do diretor-presidente.
” (KOTLER, 2000, p. logo, o autor destaca que os gestores devem ter em mente o que poderia acontecer dentro de cada cenário. Por fim, é importante pontuar que segundo Lopes (1980) quando o trabalho se torna monótono o colaborador tem menores chances de se sentir muito motivado, por isso é crucial que as empresas construam um plano de cargos e salários, adote sempre a comunicação através da verdade e com o diálogo. A maior parte da aderência pela a pesquisa foi de colaboradores do baixo escalão da instituição, ao mesmo tempo em que a maior parte do público que respondeu a pesquisa é do sexo feminino e apresenta em média 30 anos de idade. O estudo de caso foi realizado entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021.
ANÁLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO Identificando o comportamento do líder e dos colaboradores e suas interferências no meio e nos resultados Até então foi visto que o clima organizacional será influenciado pelo endomarketing e pelas soft skills dos colaboradores, e posteriormente, essas questões irão se refletir na motivação dos colaboradores que também vai depender bastante da representação social de todos que fazem parte do ambiente. Consequentemente, pela influência de todas essas questões, o desenvolvimento da liderança juntamente com a influência das soft skills irá melhorar ou piorar o desempenho da empresa e seus resultados. Dada estas constatações, será necessário identificar como o comportamento do líder e dos colaboradores terão um papel fundamental para o resultado da escola.
Entretanto é importante destacar que essas questões vão depender muito da personalidade, da subjetividade e da reputação do líder para com os liderados. Ao ser perguntando se os colaboradores confiavam nele(a), ele(a) respondeu que confiam sim, e destacou que a equipe sabe que pode contar com ele para a resolução de conflitos e de demais problemáticas. Nessa mesma linha, ao ser perguntado(a) se os colaboradores, diante da demanda das problemáticas a serem resolvidas, se essas problemáticas eram resolvidas pelo líder na maioria das vezes ou se o líder dividia as tarefas, foi respondido que todos os problemas são resolvidos com a parceria da coordenação, ou seja, é um trabalho multou. Isso evidencia que o líder entrevistado possui habilidades interpessoais o suficiente para assumir o cargo em que ocupa.
Também se comprova que a representação social que o líder entrevistado tem para com os seus colaboradores e colegas de trabalho é positiva. Com relação as representações sociais dos colaboradores, o líder apoia a colaboração do time, reconhece e elogia os esforços dos colaboradores. Foi identificado que colaboradores do nível auxiliar não contribuem com opiniões, entretanto colaboradores como os professores estão sempre ajudando com opiniões sempre que são solicitados, visto que estão constantemente se relacionando com estudantes. Foi relatado que não há oportunidade de crescimento profissional, mas que existe sim um crescimento pessoal ao se trabalhar na instituição, visto que de acordo com a maioria existe uma generosidade e humanismo muito forte entre as relações.
Sobre a motivação dos colaboradores foi possível constatar que: Fonte: Autoria própria (2021) 66% dos entrevistados estavam se sentindo motivados, 34% revelaram que estão desmotivados. Com a presença ou não do líder no ambiente os seus colegas de trabalho são responsáveis o suficiente ao ponto de não produzirem menos quando o líder está distante, visto que cada um é responsável pelas suas atribuições e possuem um compromisso pelo próprio nome e pela empresa, já que o modelo de gestão é participativo. Acredita-se que em um período de médio prazo mais colaboradores estariam motivados e com melhorias na comunicação. Por fim, constatou-se que as relações interpessoais dentro da empresa são razoavelmente boas. CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir do estudo realizado, concluiu-se que o perfil dos colaboradores e líderes da escola difere em alguns aspectos e são muito semelhantes em outros, sendo que houve identificação da representação social de ambos e foram destacados os fatores que influenciam a motivação e a influência que as habilidades interpessoais tem no desenvolvimento da liderança em prol da qualidade e melhoria constante dos resultados das interações sociais.
Percebeu-se que existe uma forte relação entre os conceitos de afetividade e motivação. O que realmente traz a importância de desenvolver as habilidades requisitadas pelos teóricos, principalmente as soft skills e um pensamento crítico aguçado, a capacidade de resolver problemas e lidar com pessoas. Comunicação no ambiente de trabalho: 6 habilidades sociais urgentes para os profissionais de alta performance. Maringá: Viseu, 2019. KOTLER, Philip. Administração de marketing. LOPES, Tomas de Vilanova Monteiro. I. FERRAMENTAS DE ENDOMARKETING PARA A MELHORIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL. Facit Business and Technology Journal, v. n. NOGUEIRA, Adriano Araújo; FRANCISCO, Fernanda Ellen; LEMOS, Washington. AMGH Editora, 2014.
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