A industria do Entretenimento na pandemia
In order to argue about such a new and important topic, a bibliographic, exploratory, quantitative and qualitative research will be developed to understand how the Brazilian academic community researched the theme during March 2020 until July 2021. Keywords: Entertainment industry; Brazilian academy; bibliographic and exploratory research 1. INTRODUÇÃO Entretenimento é qualquer ação, evento ou atividade com o objetivo de entreter e despertar o interesse de um público. É a presença de uma audiência que transforma qualquer atividade privada de recreação ou lazer em entretenimento. O público pode desempenhar um papel passivo, como quando assiste a uma peça, ópera, programa de televisão ou filme; ou um papel ativo, como no caso dos jogos. Por causa da situação estabelecida pela Pandemia e, consequentemente, pelo isolamento social, o modo como as pessoas consumiam serviços e produtos precisou ser reinventado.
Com diversos estabelecimentos fechados e serviços inacessíveis, as empresas precisaram mudar a forma de comunicação e de entrega de seus serviços e produtos. Toda essa mudança estrutural no mundo aconteceu de uma maneira rápida e inesperada, fazendo com que as empresas e sociedade tivessem que se reinventar e readaptar-se ao chamado “novo normal”. Consequentemente, a indústria do entretenimento teve um impacto imensurável em suas receitas e na entrega de seus produtos, fazendo com que o processo criativo e de inovação fosse colocado a prova. Assim, diversas iniciativas devem ser implementadas para que as pessoas possam continuar consumindo entretenimento, de uma forma segura, responsável e divertida. FACH IN, 2017). Por isso, é um aspecto fundamental da ciência, visto que, trata-se de um universo com conhecimentos específicos e espalhados, que carecem de sistematização para o avanço dos questionamentos.
A constatação de que o desenvolvimento econômico é o principal condicionante para a produção de conhecimento, torna-se o motivo principal pelo qual se deve produzir e encaminhar pesquisas. Tal afirmação pode ser confirmada pelo novo modo de produção do conhecimento, movido pela articulação universidade-empresa-Estado que, dentre outros aspectos, caracteriza-se pela diminuição da influência da hierarquia acadêmica na condução da prática científico-tecnológica. Esta passa a ser pressionada pelo meio empresarial e orientada pela busca de resultados práticos e pela alteração dos critérios de qualidade acadêmica tradicionais que começam a ser definidos por espaços externos aos centros de pesquisa. Estes, por sua vez, necessitam de critérios claros e bem definidos que são constantemente avaliados e redefinidos à medida que se constrói a busca por soluções ao objeto de estudo proposto.
LIMA e MIOTO, 2007, p. Por conseguinte, serão feitos os gráficos sobre as abordagens trabalhadas por outros estudiosos sobre as temáticas, com intuito de entender seus métodos, seus conceitos e aspectos públicos, para propor caminhos para as pesquisas futuras, assim como assimilar as estratégias de marketing de entretenimento em tempos de Coronavírus. Essa tipologia de pesquisa é fundamental é fundamental na formação acadêmica porque traça panoramas sobre o campo da pesquisa como também produz conhecimento sistematizado sobre a temática e permite que outros pesquisadores conheçam o tema e formulem perguntas por meio da literatura sistematizada. Utilizar-se de um desenho metodológico circular ou de aproximações sucessivas no encaminhamento da pesquisa bibliográfica, permite, através da flexibilidade na apreensão dos dados, maior alcance no trato dialético desses dados, pois o objeto de estudo pode ser constantemente revisto, garantindo o aprimoramento na definição dos procedimentos metodológicos, como também a exposição mais eficiente do percurso de pesquisa realizado.
Este esforço tem como meta tornar um problema complexo mais explícito ou mesmo construir hipóteses mais adequadas. A pesquisa exploratória é usada em casos nos quais é necessário definir o problema com maior precisão e identificar cursos relevantes de ação ou obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem. Como o nome sugere, a pesquisa exploratória procura explorar um problema ou uma situação para prover critérios e compreensão. VIEIRA, 2002, p. Ressalva-se que essa pesquisa tem propósito inicial, por questões de tempo e espaço, pois essa é uma característica da pesquisa exploratória, visto que ela apresenta apenas generalizações sobre o tema, assim como proposições sobre os estudos possíveis, para um trabalho de conclusão de curso, esse é o caminho inicial de um tema, no âmbito cientifico, porém, é evidente que há uma definição do objeto estudado.
Além do mais, Gil (2019) estabelece que as pesquisas exploratórias proporcionam uma gama de problemas existentes sobre as temáticas, esse panorama geral torna explicito a necessidade da construção de saber cientifico sobre a temática, com isso, é necessário que se adote ferramentas diversas para esse tipo de pesquisa. No caso, da pesquisa futura escolheu-se a abordagem quantitativa e qualitativa por entender que essas ferramentas facilitaram a demonstração do panorama sobre a temática que se desenvolverá. Outrossim, concorda-se com Gil (2019) que essas ferramentas trarão também caráter flexíveis de abordagem, necessário na pesquisa exploratória. Essa flexibilidade, porém, não significa descompromisso com a organização racional e eficiente frente à tarefa, pois a pesquisa bibliográfica requer do realizador atenção constante aos ‘objetivos propostos’ e aos pressupostos que envolvem o estudo para que a vigilância epistemológica aconteça.
LIMA e MIOTO, 2007, p. Esse tipo de estudo serve para dar uma ideia geral de determinado caso e fenômeno para outros pesquisadores. Eles podem ser quantitativos e qualitativos devido a quantidade de informações, necessário a sistematização, com procedimentos flexíveis sobre a amostra. No caso desse trabalho, adota-se procedimento específicos de coletas de dados, conforme foi supramencionado, assim como uma sistematização por meio de software pré-definido, para que haja o desenvolvimento de ideias acerca da temática de modo que haja uma análise concatenada das ideias existentes, a fim de desenvolver conhecimentos posteriores com produção de conhecimento sobre as escolhas teóricas sobre o entretenimento em tempo de pandemia, como também, como a ciência entendeu as estratégias digitais utilizadas pela indústria do entretenimento durante a pandemia, desde seu início até julho de 2021.
Por fim, destaca-se que essa metodologia é importante porque pretende traçar um panorama sobre esse tema e como ele está sendo debatido no âmbito cientifico para preencher as possíveis lacunas devido aos recentes acontecimentos. Justificativa O presente trabalho é importante porque propõe-se a preencher uma lacuna acadêmica de sistematização sobre os estudos da indústria de entretenimento durante a pandemia, de março de 2020 a julho de 2021. Observa-se, especialmente nesta última década, que a parceria entre mídia e consumo tem dado origem a formatos e modelos inovadores de comunicação entre marcas e seu público, especialmente no contexto da cultura digital. Num ambiente cada vez mais saturado de mensagens publicitárias dentro e fora de seus espaços mais tradicionais, o desafio para os profissionais de mercado está em procurar oferecer conteúdo relevante que seja capaz de capturar a atenção sempre fugaz do cliente em potencial.
O mercado de entretenimento gera uma receita global gigantesca e, desta forma, temos cada vez mais iniciativas e ideias para que as pessoas possam desfrutar seus momentos de lazer da melhor forma possível (PWC, 2020). Um exemplo que justifica analisar essas inovações na pandemia, é uma das estratégias que vem sendo utilizadas por pessoas e empresas nas mídias sociais tem sido a utilização de lives, que são transmissões online e ao vivo através de perfis públicos sobre diversos assuntos. No setor de entretenimento, viu-se, durante o mês de março de 2020, a criação de projetos de lives por parte de cantores e gravadoras no Instagram, porém a grande mudança de cenário aconteceu a partir da transição das transmissões para a plataforma de vídeos Youtube.
VIEIRA, 2020, p. Com isso, destaca-se a amplitude do tema tanto do ponto de vista público, como do ponto de vista privado e como esses dois pontos de vista coadunam-se, pois as marcas podem se beneficiar das políticas públicas de difusão da internet devido a esse novo panorama do entretenimento, portanto conforme estabelece Pessoto e Carvalho (2020) “Serão necessárias investigações futuras que avaliem a incorporação das estratégias elencadas nesta pesquisa pelo domínio do audiovisual e suas consequências pós-pandemia. PESSOTTO e CARVALHO, 2020, p. Justifica-se também a importância da pesquisa exploratória porque ela permite familiarizar os cientistas com fenômenos, relativamente, desconhecidos, como também unir informações que se encontram dispersas no contexto da amplitude acadêmica, identificar novos problemas, conceitos, variáveis com possibilidades de sucesso, assim como prioridades de pesquisas futuras (que é o intuito desse trabalho).
Como as pesquisas exploratórias não um fim em si mesmo, elas demonstram as tendências e possibilidades, essa pesquisa vem para cobrir essa lacuna acadêmica que é importante do ponto de vista privado. Por essa razão, o que mais comumente ocorre é a pesquisa na Internet e em bases de dados que possuem credibilidade científica, usando mecanismos de busca para localização do material bibliográfico. Pizzani et al, 2012, p. Justifica-se também o uso das plataformas Excel e SPSS para mensurar os dados e fazer as estatísticas porque apresentam funcionalidades de fácil acesso e desenvolvem cálculos estatísticos dos mais simples aos mais complexos. RAMOS, 2013). Assim sedo, “Se acreditarmos que existe uma realidade para ser descoberta (mesmo se essa realidade nunca seja totalmente distinta de nossas teorias), qualquer método que forneça informações novas sobre essa realidade é bem-vindo” (RAMOS, 2013, p.
Sabendo que a escolha teórica é essencial para o discorrer da ciência, destacaremos nesse projeto artigos iniciais sobre o tema, porém será feita uma pesquisa bibliográfica mais aprofundada no decorrer do trabalho, vale salientar que: Pode-se considerar a metodologia como uma forma de discurso que apresenta o método escolhido como lente para o encaminhamento da pesquisa. O primeiro passo se caracteriza pela escolha de determinada narrativa teórica que veiculará a concepção de mundo e de homem responsável pela forma como o pesquisador irá apreender as condições de interação possíveis entre o homem e a realidade. Significa que existem diferentes modos de entender a realidade, como também há diferentes posições metodológicas que explicitam a construção do objeto de estudo, a postura e a dinâmica que envolvem a pesquisa, dando visibilidade aos movimentos empreendidos pelo pesquisador nessa direção.
LIMA e MIOTO, 2007, p. Dessa maneira, a pesquisa sobre o comportamento das pessoas é fundamental porque ele mudou e, por conseguinte, os tipos de produto que eles consomem também. ou até mesmo a indústria cinematográfica que transforma a nossa realidade em mundos ficcionais e fantásticos. Na maioria dos casos, o desenvolvimento de toda essa indústria se dá através da interação entre pessoas, num esforço colaborativo, onde cada pessoa tem papel chave na construção deste universo enorme. Por conseguinte, percebe-se que essa indústria, assim como a humanidade está em constante transformação, desse modo corrobora-se com PESSOTO e CARVALHO, 2020 “o vídeo foi responsável por flexibilizar a fronteira com o cinema, o que permitiu que um se tornasse potencializador do outro (BANTES, 2003).
Em um fuxo semelhante, a internet e a imagem digital também foram e são fatores de transformação do audiovisual. ” (PESSOTO e CARVALHO, 2020, p. As lives foram marcadas pela qualidade de definição reduzida, por depender da qualidade de conexão, entretanto, com grandes equipes e orçamentos. PESSOTO e CARVALHO, 2020, p. É evidente que essa maneira de entender o momento da indústria do entretenimento não é a única. Há autores que adotam uma perspectiva crítica dos acontecimentos, tais como: Lobo e Santos (2020); Maiorino (2020); ou perspectivas legalistas sobre o tema, como argumenta Vieira (2020). Maiorino (2020) afirma que a sociedade consumista, neoliberal e adoecida pelo sistema capitalista tornou a pandemia um fenômeno biológico maior do que ele é porque não é só a doença que matou as pessoas, mas as formas propostas para lidar com ela que agravou a pandemia.
Afinal o lucro do investidor não está ligado à venda imediata e direta de mercadoria cultural ou artística, mas sim a um status social que o irá diferenciar dos demais. Se no modelo tradicional de mecenato a liberdade criativa do artista era questionada, nos parece fundamental questionarmos o mesmo dentro do nosso recorte. O espetáculo é uma mistura de interesses do artista, do produtor e nesse caso especificamente do patrocinador investidor. Logo o show que é apresentado deve atender mais do que o que o artistadeseja mostrar, mas sim o que a indústria espera de retorno. Nas lives esse retorno vem na forma de audiência, e a audiência vem através de uma escolha de músicas conhecidas do público, na exibição da vida privada do artista, nas performances exuberantes.
Esse parecia ser um fenômeno inusitado, nesse palco aparentemente improvisado, a vida espontânea parece ser explicitada, humanizando os atores sociais, que se mostraram entre rotinas, riqueza e a rudeza da desorganização da vida. Corpos e rostos aparecendo muitas vezes, nus, sem grandes edições fotogênicas. Enfim, será que a live tornar-se-ia o lugar da criação e da disrrupção, no modo como nos tornamos visíveis? (MAIORINO, 2020, p. Enquanto que Maiorino tem essa perspectiva crítica do fenômeno das lives como forma de disrrupção da realidade e do abismo social que cercam o mundo, Andrade e Da Silva (2020), por sua vez, entendem as lives como uma oportunidade de encontro por meio do recurso virtual, oferecido pelas redes sociais, com transmissões ao vivo em tempo real, as autoras destacam que existe a possibilidade de interação entre produtores e telespectadores através de curtidas e comentários, o que torna a experiência mais humana e interessante.
Elas definem que: O formato destes encontros depende dos recursos que cada plataforma oferece e de como os artistas e sua recepção lidam com eles. Dessa forma, sugere novas pesquisas acerca da investigação da temática com o objetivo de ampliar os resultados e as discussões para que assim se trace medidas para o enfretamento dos efeitos do isolamento durante e depois da pandemia do novo Coronavírus. Sousa Carvalho et al, 2020, p. De Sousa Junior et al (2020) adota uma perspectiva diferente de análise, segundo ele a indústria do entretenimento foi a que mais sofreu mediante as mudanças causadas pelo Coronavírus, dessa maneira, ele explica que as ferramentas disponíveis na web 2. foram fundamentais para esse seguimento, que adotou lives, ou seja, shows ao vivo exibidos na internet para manter-se funcionando.
Para analisar essa asserção ele utiliza dados secundários disponíveis nas diversas plataformas online, de forma a concluir a estratégia adotada foi um sucesso. Engajamento das lives também comprova o sucesso expressivo dessa estratégia. A transmissão da cantora Marília Mendonça (que aconteceu das 20h às 23:30h do dia 08 de abril de 2020) contava, na noite de 13 de abril (cinco dias depois), com 52. cinquenta e dois milhões, quinhentos e trinta e quatro mil, e vinte e oito) acessos no Youtube. Somam-se a esse número, 2,9 milhões de curtidas e mais de 13 mil comentários no vídeo. O vídeo ficou em 1º lugar nos mais assistidos do dia na plataforma do Youtube Brasil. Para fundamentar essa análise ele faz um estudo sobre a compreensão do progresso na sociedade contemporânea com os conceitos desenvolvidos por Bauman de modernidade líquida, para pensar os paradoxos da sociedade trazidos pela pandemia e isso influencia diretamente na forma como as pessoas se divertem.
Desse modo, Alves (2020) concluí que: Para tanto, ancora-se em fundamentos filosóficos, históricos, geográficos e socioculturais que envolvem o tema. Como principais resultados, evidencia que diante do contexto pandêmico, adotado como caso empírico de análise, se faz necessário: (re)pensar os atributos inerentes a uma “modernidade líquida”, os quais, paradoxalmente, estão vinculados à noção daquilo que se idealizou por chamar de progresso e/ou visão de futuro; desvelar a falsa consciência de seres autossuficientes e a importância que possui o sentimento de alteridade em qualquer sociedade; e romper com a ilusão de que o homem é, em si, o único responsável por sua própria existência. Conclui-se defendendo uma complementariedade entre a sentença aristotélica sobre a natureza social humana e os postulados hegelianos acerca da ontologia do Ser.
ALVES, 2020, p. Lives que salvam vidas: Nos embalos de Teresa Cristina. In: 3º Congresso Internacional Media Ecology and Image Studies-Democracia, meios e pandemia. ANDRADE. Maria Margarida de. Introdução a Metodologia do Trabalho Cientifico. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. Pedro A. DA SILVA. Roberto. Metodologia Científica 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. DE SOUSA CARVALHO, Leilanir et al. O impacto do isolamento social na vida das pessoas no período da pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, v. n. p. S3o Paulo: Atlas. FILHO, William Helai. de março de 2021. Disponível em: <https://blogs. oglobo. n. SPE, p. LOBO, Janaina Campos. SANTOS, Boaventura de Sousa.
A cruel pedagogia do vírus (Pandemia Capital). Sao Paulo: Atlas, 2017. MAIORINO, Fabiana. OS MODOS DE PRESENÇA NA ERA PANDÊMICA: REFLEXÕES SOBRE OS REGIMES DE VISIBILIDADE NAS LIVES. Brazilian Journal of Policy and Development-ISSN: 2675-102X, v. n. p. PWC. Mercado global de mídia e entretenimento vai movimentar US$ 2,23 trilhões em 2021. de novembro de 2020. Disponível em: <https://www. Londrina, PR. Vol. n. jan. jun. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Cientifico. ed. Sao Paulo: Cortez. SHAUGHNESSY. C. et al. “Social media marketing communication: effect of interactivity and vividness on user engagement”. Revista Brasileira de Marketing, vol. n. “O Consultor em Marketing Digital na Perspectiva de Consultores e Empresários”. Revista Pesquisa em Administração – UFPE, vol. n. VIEIRA, Andréa Marília Demetrio Gaia. O DIREITO FUNDAMENTAL AO LAZER NA PANDEMIA DE COVID-19.
700 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes