A importância do Monitor Disciplinar no ambiente escolar
Linha de Pesquisa: 5 Formação e Condução do Ensino 5 1. Tema: 5 1. Problema 5 1. Hipótese 5 1. Justificativa 6 1. Mas o foco de estudo principal não são as escolas militares, mas sobre um agente importante existente nesses espaços: o Monitor Disciplinar. Função que é assumida por um militar, tem um papel fundamental na construção e formação humana, pois é através dele que se pode montar ações e planos de ensino que atendam melhores a formação e necessidade dos alunos. Isso porque ele está por perto de todos os estudantes, ouvindo-os e encaminhando para suas responsabilidades. Como protagonista desse estudo, o Monitor Disciplinar por muitos anos foi visto apenas como um auxiliar na construção de ações metodológicas e didáticas, mas ele é um profissional que também tem seu papel na formação dos alunos.
Para isso, precisa aparelha-lo com formação e capacitação na área. Foi assim que aconteceu com a última eleição para presidente da República em 2018, que declinado ao militarismo, o representante executivo máximo da República deixou claro que seu governo daria abertura para as escolas cívico-militares. A construção pedagógica dessas instituições de ensino militar incorpora além da aprendizagem prevista nas bases curriculares do país, valores até então esquecidos pela sociedade e escola. Pela crescente onda de indisciplina nas escolas e baixo rendimento escolar, tem feito muitos pais migrarem para as escolas militares. Toda a sua composição funcional é militar e disciplinadora, sobretudo os profissionais que irão trabalhar nessa instituição são militares. Um deles, fundamental para a construção de ensino, está o monitor escolar.
Monitor disciplinar Silva (2019) diz que a partir do ano de 2019 com a postura de um presidente com declinação ao militarismo, muitas escolas do país adotam diretrizes e implantação de escolas cívico- militares, ou aquelas que já existiam ganharão sobre elas maior visibilidade. Isso porque, parte da sociedade brasileira pensa numa formação educacional mais conservadoras abarcadas nos regimes de gestão por militares. As escolas públicas militarizadas estão sendo mais procuradas pelo fato de apresentarem nos exames de proficiência resultados melhores das demais instituições. Isso tem levado pais a escolherem essas instituições não somente pelo rigor disciplinar importantes na formação dos estudantes, mas a rotina de estudos muito mais qualificada das demais (SILVA, 2019). Conforme os Colégios Cívicos Militares do Distrito Federal da Rede Pública de Ensino / CCMDF (2019) em seu regimento escolar demonstra que a construção da aprendizagem e seus fatores associados são de responsabilidade de inúmeras pessoas, sendo uma delas o monitor educacional.
Antunes (2015) diz que a indisciplina quando não monitorada com cuidado pode fazer com que a criança na fase adulta apresente os mesmos comportamentos e isso a faz, na transgressão de regras sociais, a construir uma imagem negativa sobre si. Isso corrobora para distanciá-la de círculos de amizades e na busca de um trabalho ou formação profissional. Iavelberg (2011) que para a ajuda desses espaços de conflitos surge um profissional importante: o monitor escolar. Esse profissional tramita em todos os espaços escolares. Tem contato direto com todos os gêneros, interesses, pensamentos e perspectivas dos alunos. Bernardo (2019) diz que a diferenciação e posterior desqualificação entre professores e monitores acarretam num empobrecimento do ensino, pois separar professores como promotores de ações metodológicas e pedagógicas de ensino e monitores apenas cuidadores é distanciar as crianças de um trabalho mais efetivo com outros profissionais que estão sob sua responsabilidade.
Para Azevedo (2018): O monitor é um atuante na educação com carga horária de 6 a 8 horas diárias no processo educativo da criança. Porém ele não possui o mesmo reconhecimento social que um professor, e muitos carregam uma imagem de sua função de forma inferiorizada. Não afirmo aqui que o professor no Brasil recebe toda a valorização constante em lei e que deveria, por ser essa uma profissão com tamanha responsabilidade política, mas nesse quesito, o monitor de educação consegue ainda superar essa imagem de profissional desvalorizado. É possível encontrar monitores que ouvem de colegas de trabalho coisas para que se sintam inseguros pela própria instabilidade decorrente dos processos de seleção aos editais. Esses instrumentos farão parte de toda a busca de assuntos pertinentes ao tema.
Deve enfatizar que a compreensão dos elementos analisados devem ter relevância científica e documentos reais. Sobre ele as interpretações devem contextualizar o caminho de proposições estabelecido pelos autores que declinaram grande tempo em comprovar ou desmitificar um assunto ainda em embates ou novos à sociedade. Conforme Gil (2010) toda a pesquisa bibliográfica busca leitura de documentos já publicados pelo meio científicos. A leitura por ela construída não se pode construir novas problemáticas, mas sim discutir o que já foi elaborado e publicado. Há pretensão de realizar um estudo mais amplo com três capítulos. Sendo que no primeiro serão construídos os conceitos sobre a ordem histórica e o surgimento das escolas militares no país, bem como suas diretrizes e formação humana.
Numa segunda seção serão retratados quais os agentes importantes na construção do conhecimento, que será trazido a figura do Monitor Disciplinar e por fim será retratado os desafios que ele enfrentará em toda a sua atividade de trabalho. Espera-se que esse estudo acrescente além de conhecimento acadêmico, ações que versem construir sobre todos os profissionais da educação, principalmente sobre o monitor, reconhecimento importante e fundamental de sua função na construção de um indivíduo melhor. CRONOGRAMA 5. Impactos da Criação do Cargo de Monitor de Apoio à Educação no Município de Governador Valadares: Reflexões a partir das Legislações Educacionais. Disponível em https://www. univale. br/wp-content/uploads/2019/09/PEDAGOGIA-2018_2-IMPACTOS-DA-CRIA%C3%87%C3%83O-DO-CARGO-DE-MONITOR-DE-APOIO-%C3%80-EDUCA%C3%87%C3%83O. LUZIELY. pdf.
Acesso em 09 de julho de 2020. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. br/secretaria/imprensa/noticias/30515-escolas-civico-militares-comecam-a-abordar-regulamentos-com-a-comunidade. Acesso em 09 de julho de 2020. IAVELBERG, C. O papel do monitor, inspetor ou bedel na formação dos alunos. Nova Escola Gestão. ISSN:2448-0959 PESSÔA, V. L. S; Pesquisa qualitativa: aplicações em Geografia (Organizadores). – Porto Alegre: Imprensa Livre, 2017. SANTOS, L. Câmara Legislativa do Distrito Federal, Brasília, 2019.
75 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes