A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL
Tipo de documento:Artigo acadêmico
Área de estudo:Administração
ABSTRACT The importance of developing skill and competence for organizational success gains strength with the performance appraisal system that has been used a lot by several companies in order to get to know each of their employees better and thus be able to identify training and development needs. and invest effectively in training and professional development to meet personal needs, greater satisfaction, motivation and professional growth. This bibliographic analysis research seeks to understand the importance of developing skills and competences for organizational success, through a well-structured evaluation method that can help the company achieve success in the organizational scope, with the problem of identifying which type assessment can prove professional performance for organizational success. KEY WORDS: Skills; Skills; Organizational Success. introdução No contexto organizacional é bastante importante analisar o desenvolvimento dos colaboradores, sendo que precisa ser realizada em um cenário que aplique os padrões da gestão por competências e habilidades, sendo que os relacionamentos entre o líder e sua equipe devem está respaldado em confiança, parceria e confidência entre ambos os envolvidos dando prioridade a uma relação saudável que compreende os momentos de vitórias e mais ainda dialogam nas derrotas, para fortalecimento recíproco.
As competências organizacionais estão relacionadas aos valores individuais da empresa, são características primordiais das pessoas as quais foram recebidas por meio de herança genética e desenvolvidas por intermédio do conhecimento e da convivência social de cada uma. Também são consideradas competências requeridas e comuns a todos os funcionários da empresa (KNAPIK; JANETE, 2012, p. No contexto apresentado na citação acima é necessário desenvolver um trabalho bem alinhado, onde caberá às empresas definir suas competências organizacionais, através de indicadores como missão, visão, valores estratégias, pois o fortalecimento da parceria entre RH e gestores é preciso para preparação da empresa e implementação de uma metodologia que se torna mais fácil, iniciando com a devida sensibilização e conscientização da alta direção.
O desenvolvimento das habilidades no âmbito organizacional de sucesso foca em proporcionar a consciência das ações tomadas e desenvolvimento de suas práticas, ou seja, os conhecimentos obtidos para realizar determinadas práticas com excelente desempenho são caracterizados como habilidades (RUAS, 1998). A Gestão das Habilidades e Competências para Sucesso Organizacional O gerenciamento por habilidades e competência é um modelo de gestão que permitirá aos gestores e diretores da indústria ter uma visão mais abrangente das exigências estabelecidas pelos espaços organizacionais, como forma de executar suas atribuições, sendo que através das metodologias estabelecidas torna-se viável alcançar os objetivos desejados junto aos colaboradores da empresa. A realidade organizacional na sociedade contemporânea vivencia o gerenciamento dos recursos humanos segundo suas habilidades e competências, portanto precisam desenvolver estas no contexto da organização como um todo, sendo que após defini-las, aplica-se então a avaliação de desempenho que identificará a competência e habilidades de cada funcionário.
“A transição para o conceito de competências pode ser ligada aos impactos das transformações recentes no ambiente de negócios e a necessidades da área de gestão de pessoas de adaptar-se a mudanças estruturais da organização do trabalho, tais como flexibilidade, multifuncionalidade, mudanças na natureza do trabalho. contornos, sendo ora a mola mestre de todo o sistema de gestão de pessoas, ora apenas todo o sistema de gestão de pessoas, ora apenas um instrumento a mais na gestão” (FLEURY; LACOMBE, 2003, P. Na citação acima apresentada pelos autores verifica-se que na sociedade contemporânea as transformações no âmbito dos negócios têm provocado impactos na gestão de pessoas, sendo assim torna-se necessária aplicação da gestão das habilidades e competências para satisfazer as estruturas presentes na organização do trabalho no cenário atual.
De acordo com André Fischer (2002, p. os indivíduos possuem características que permitem desenvolver suas atividades, e a qualidade atingida no processo é caracterizada como as competências e habilidades desta pessoa, isto conforme a compreensão do senso comum. A motivação dos colaboradores no espaço organizacional é um aspecto considerado crítico, porém essencial para processo de relacionamentos que gera uma maior produtividade, pois contribui com uma série de vantagens no sistema produtivo, sendo que se as pessoas não estiverem motivadas dificilmente será possível alcançar o sucesso almejado pela organização no cenário produtivo e comercial contemporâneo. Nos espaços organizações vivenciam-se uma realidade onde se trabalha a motivação da equipe pensando no aumento da produção nos aspectos qualidade e quantidade, mais enquanto principalmente as grandes organizações estão preocupadas em investir no estímulo aos ambientes organizacionais existe uma grande maioria das pequenas e médias empresas que tratam essa temática com pouca atenção e/ou preocupação por considerarem desnecessárias.
No contexto contemporâneo a realidade das organizações que demonstra ter uma preocupação com a motivação dos funcionários é bastante produtiva, porém mesmo essas instituições enfrentam dificuldades em lidar com essa motivação, pois são grandes os desafios de entendimento sobre esse fator primordial na elevação dos padrões produtivos e de relacionamento nos ambientes organizacionais. O autoconhecimento é considerado um fator importante que colabora com o processo de motivação no ambiente organizacional. “O objetivo da gestão por competências é substituir o tradicional levantamento das necessidades e carências de treinamento por uma visão das necessidades de longo prazo do negócio, assim como o modo como as pessoas poderão agregar valor às empresas" (Chiavenato, 2005). O autor ressalta na citação acima que a realidade que direciona as organizações a desenvolver a gestão por competência fundamenta-se nas habilidades e busca suprir as carências existentes no âmbito dos treinamentos sobre as atividades da empresa que aconteciam em longo prazo.
Nesse sentido, Rocha-Pinto (2007, p. afirma que o modelo de gestão por competências requer que: A gestão de competências pressupõe que a empresa consiga discernir os resultados que almeja atingir no longo prazo e, mais do que isso, adote uma estratégia coerente e possa identificar e desenvolver, em seus funcionários, as competências para alcançar os propósitos organizacionais (ROCHA-PINTO, 2007, p. Na gestão por competência e habilidades existe a necessidade de diagnosticar entre os colaboradores quais são seus pontos positivos e negativos no desenvolvimento de suas funções para que seja possível realizar intervenções que venham suprir as deficiências e potencializar os resultados. O funcionário pode ser motivado dependendo dos vários fatores do dia a dia onde se necessita manter sobre controle, sendo que o gestor precisa treinar sua equipe com muito cuidado e valorizando a comunicação, além de realizar avaliações no desenvolvimento das atividades cotidianas, portanto a motivação intrínseca é uma realidade particular de cada indivíduo, ou seja, uma força interior e outro tipo de motivação são as extrínsecas que estão relacionadas aos fatores externos ao indivíduo e neste a empresa tem o poder agir na identificação e estimulação.
Figura 3: Tipos de competências consideradas na gestão Fonte: RABAGLIO (2001). A realidade das competências na gestão dos recursos humanos exige o desenvolvimento de técnicas diversas, portanto na figura acima se apresenta alguns tipos de características e/ou competências essenciais para que um gestor possa desenvolver seu trabalho a partir de suas habilidades que constituem as competências na sociedade contemporânea. O desenvolvimento organizacional de sucesso A missão de desenvolver uma administração de pessoal, diante dos variados desafios cotidianos das instituições obriga-nos a perceber a responsabilidade de gerenciar, coordenar e avaliar o conhecimento neste campo que para os profissionais que precisam de capacitação e possivelmente práticas de diálogo no desenvolvimento profissional. O desenvolvimento das competências e habilidades no âmbito organizacional de sucesso é monitorado pela avaliação bem-feita oferecendo muito mais benefícios do que dificuldades, pois como afirma McCastshy, S.
Para o autor a “cultura organizacional não muda com discursos, cartazes ou quadros. Muda com fatos”. Essa cultura precisa ter “líderes com energia suficiente para motivar a si próprios e entusiasmar os outros”, transmitindo o sentido do trabalho assumido. “As pessoas gostam de receber feedback positivo, mas também gostam desesperadamente de saber a verdade [. “É muito difícil liderar pessoas se elas não compreendem perfeitamente para onde estão indo e o que se espera delas” (Kaplan, R. CONSIDERAÇÕES FINAIS A gestão de competências e habilidades a partir da avaliação do desempenho é uma realidade bastante relevante de acordo com o material analisado neste trabalho, portanto para o ambiente organizacional que está em processo de expansão é necessário ter um olhar para o seu capital humano, sendo que o primeiro passo é compreender a importância de investir nos seus colaboradores, pois é fundamental para construção do crescimento empresarial.
No contexto discutido verifica-se que é necessário realizar um mapeamento do que o setor industrial julga necessário como competência para cada setor e colaborador, sendo que através da avaliação de desempenho de competência será possível realizar um feedback avaliando com propriedade os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada um dos seus colaboradores. De acordo com avaliação de desempenho por escala gráfica de Marras (2000) a gestão de competências permite que a indústria tenha êxito nas avaliações de desempenho, sendo que os colaboradores podem ter conhecimento do desempenho de suas funções exercidas de forma fácil, por isso a importância dos feedbacks na empresa, pois através desta apresenta-se a possibilidade dos profissionais melhorarem seu desempenho. No contexto organizacional o planejamento financeiro e estrutural é favorecido na medida em que se desenvolve a avaliação do desempenho dos colaboradores, sendo uma realidade que permite potencializar e qualificar os resultados da empresa.
A empresa que promove a avaliação do desempenho possibilita que os colaboradores tenham condições de serem motivados e preparados para desenvolver suas atividades com maior vigor, desta forma as possibilidades para concretizar as metas estabelecidas são bastante favoráveis com base nas competências e habilidades. pp. BOSSIDY, L. A receita da execução. HSM Management, v. n. Rio de Janeiro: Editora Elsevier. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. DUTRA, Joel Souza. Gestão por competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. São Paulo: Editora Gente, 2001. DUTRA, Joel Souza. Competências: Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. org. As pessoas na organização.
São Paulo: Editora Gente, 2002. FLEURY, Maria Tereza Leme. A gestão de competência e a estratégia organizacional. M. B. A Gestão por Competências e a Gestão de Pessoas: um balanço preliminar de resultados de pesquisa no contexto brasileiro. III encontro da Iberoamerican Academy of Management, São Paulo, 2003. KNAPIK, Janete. Avaliação de desempenho com foco em competências. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006. p. MARRAS, J. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. T. C. JOHANN, S. L. Dimensões funcionais da gestão de pessoas.
144 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes