A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). RESUMO: No decorrer da vida o desenvolvimento motor é essencial para uma pessoa, pois são utilizados padrões e habilidades motoras para sua sobrevivência, tais desenvolvimentos servem para andar, correr, chutar, brincar, alcançar, dentre outras. Através da presente pesquisa buscou compreender a contribuição da Educação Física no desenvolvimento motor. Para alcançar os objetivos propostos por este trabalho, optou-se pela análise exploratória e para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, através de artigos, revistas, teses e dissertações. Observou-se que, o desenvolvimento motor e intelectual através da Educação Física é extremamente importante e devem estar interligados. DESENVOLVIMENTO 2. A Importância da Educação Física Escolar É de ampla importância frisar que a educação física, a partir da década de 30, foi entusiasmada pelo Movimento dos Pioneiros da Escola Nova, que procuravam integrá-la como disciplina educativa trocando o exercício realizado por obrigação pelo realizado por prazer.

Posteriormente, com a tendência tecnicista, a educação física passou a privilegiar o desporto de alto nível e o treinamento desportivo, pois com esta visão, o esporte era conteúdo a ser trabalhado nas escolas, onde os alunos eram vistos como atletas e o professor como treinador (ROSSETTO; BLECHER; MATTOS, 2008). Deste modo, pode-se falar que em aversão as tendências citadas acima passam a existir os movimentos Renovadores da Educação, que procuravam alternativas para formar novas propostas e intenções para aproximar a educação física da realidade dos estudantes e da escola. Em meio a esses Movimentos Renovadores estão: a psicomotricidade, que apresenta como alvo o desenvolvimento do estudante em seu ato de apreender, levando em apreço os processos cognitivos, afetuosos e psicomotores; a expectativa construtivista, que acarreta a construção do conhecimento a partir da influência mútua do sujeito com o mundo, num procedimento estabelecido durante toda a sua vida; a abordagem desenvolvimentista, que analisa o movimento como o fundamental meio e fim da educação física, tendo em vista à saúde e a aptidão física dos sujeitos, em um aspecto sociocultural (THOMAS; NELSON, 2012).

“A psicomotricidade pode definir-se como um ensino e uma reabilitação, principalmente idealizadas para atender as precisões únicas de indivíduos, normais e excepcionais”. Deste modo, pode-se dizer que diferentes autores assim como Villwock e Valentini (2007), destacam que, crianças com elevada base motora sejam elas de experiências motoras vivenciadas, em diversas situações possuem vantagens, como para aprendizagem de habilidades mais complexas e também quanto à precisão nos movimentos, isso acaba por um lado favorecendo para otimização na percepção quanto a sua competência. Entende-se desta forma que, a área de psicomotricidade necessita ser vista com bons olhos pelo profissional, por exemplo, da educação física, pois ela vem oferecer assistência ao desenvolvimento motor e intelectual do estudante, sendo que o corpo e a mente são meios associados para seu desenvolvimento.

Contribuição da Educação Física para o Desenvolvimento Motor Um dos grandes incentivadores da Educação Física para tanto, foi Freire Scaglia (2009), pois em seu entendimento, considera-se que o movimento corporal necessita ser aproveitado como recurso pedagógico do ensino, sobretudo no primeiro segmento de ensino, já que algumas crianças exibem dificuldades motoras, sendo que o desenvolvimento motor necessita sempre prevalecer. O desenvolvimento motor, por exemplo, na infância diferencia-se pela aquisição de um vasto espectro de habilidades motoras, que possibilita a criança um vasto domínio do seu corpo em dessemelhantes posturas (estáticas e dinâmicas), locomover-se pelo meio ambiente de variadas formas (andar, correr, saltar, etc.   No entendimento de Freire e Scaglia (2009, p. o ensino da Educação Física na escola, por exemplo, necessita apresentar como finalidade, capacitar o estudante para utilizar, de forma autônoma, sua potencialidade para mover-se, compreendendo como, quando e porque realizar atividades.

Consequentemente, o professor de Educação Física na escola necessita respeitar as mais variadas formas de movimento do aluno, desenvolvendo cada vez mais seu repertório de forma que a criança perceba o porquê da prática de cada movimento ou atividade e que compreenda seus significados para a sua vida. Sendo assim, destaca-se que, por meio das atividades físicas, dentro ou fora da escola, é que a criança desenvolve os aspectos psicomotores, afetivos e cognitivos e ao mesmo tempo através dela a criança contrai habilidades exclusivas, servindo estas, para outros ramos de sua vida. Quando a aula de educação física é bem estruturada e bem orientada ela torna-se uma mola propulsora para os alunos, servindo de incentivo para que eles exerçam atividades físicas também fora da instituição escolar, podendo deste modo usufruir forma mais vasta dos benefícios da atividade física (LAPIERRE; AUCOUTURIER, 2012).

Para alcançar os objetivos propostos por este trabalho, optou-se pela análise exploratória e para tanto foi realizada uma revisão bibliográfica com abordagem qualitativa, levando em consideração a constituição do quadro teórico, do conjunto de definições, princípios e de categorias de análises, entre outros aspectos. Para a coleta de dados considerou-se publicações científicas tais como artigos, revistas, acrescidas de resultados de trabalhos como teses e dissertações já produzidos sobre o tema. CONCLUSÃO Através da presente pesquisa buscou-se compreender a contribuição da Educação Física no desenvolvimento motor, e observou-se que o trabalho desenvolvimento através da Educação Física para que haja um desenvolvimento motor e intelectual é extremamente importante e devem estar interligados para que esses aspectos de fato sejam melhorados.

  Constatou-se ainda que, a psicomotricidade trabalhando junto com a área de educação física em sua magnitude procura liberar chances e desenvolver relações sociais, educacionais, ambientais, econômicas e culturais, para que o educando possa alcançar a maturidade de modo processual, consciente e integrado. Conclui-se que as aulas de Educação Física, irão contribuir para o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno, tendo em vista que o fator educacional durante esse processo causa um impacto em sua vida de forma contínua, fazendo assim com que o mesmo tenha uma vida mais saudável e principalmente mais produtiva. Jan/Dez. BASSO, L. Aumento de complexidade na aprendizagem motora: Efeitos dos níveis de estabilização e dos canais de desempenho. Tese apresentada á Escola de Educação Física e Esporte, Universidade de São Paulo, 2010.

Disponível em: www. A. Educação física na escola. Apud MOURA, Diego Luz; BARBOZA, Liliane de Brito; ANTUNES, Marcelo Moreira. Entrando na roda: uma análise das dificuldades e facilidades da inserção da capoeira em escolas da rocinha. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – v. Psicomotricidade teoria e prática. São Paulo: Lovise, 2013. p, 536. CASTELLANI FILHO, Lino et. al. p. FREIRE, João Batista; SCAGLIA, Alcides José.  Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2009. GALLAHUE, David L. MATTOS, Mauro Gomes de; NEIRA, M. G. Educação Física Infantil: construindo o movimento na escola. ed. São Paulo: Phorte, 2009. ROSSETTO Jr. AJ, Blecher S, Mattos MG. Metodologia da pesquisa em Educação Física. ed. São Paulo: Phorte, 2008. VILLWOCK, G.

C. VALENTINI, N. C. Percepção de competência atlética, orientação motivacional e competência motora em crianças de escolas públicas: estudo desenvolvimentista e correlacional.

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