A IMPORTANCIA DAS ATIVIDADE DE ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Titulação Nome do Professor(a) Prof(a). Titulação Nome do Professor(a) Cidade, dia de mês de ano (Fonte Arial 12) Substitua as palavras em vermelho conforme o local e data de aprovação. Dedico este trabalho. OPCIONAL) (Fonte Arial 12) AGRADECIMENTOS (OPCIONAL) Elemento opcional. Texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho. The child from zero to six years old needs a set of routine school activities that, when developed in a playful way, help in the process of seizing habits, building autonomy, strengthening social relations and the child's global learning. Key-words: Word 1; Word 2; Word 3; Word 4; Word 5. Obs. Siga as mesmas considerações do Resumo) LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 – Desenvolvimento infantil 14 Figura 2 – Desenvolvimento e Inclusão 16 Figura 3 – Hora da Roda 20 Figura 4 – Hora das Atividades 21 Figura 5 – Hora do Lanche 22 Figura 6 – Hora da higiene 23 LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS RCNEI Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil SUMÁRIO 1.

INTRODUÇÃO 12 2. De acordo com a empresa Portal Educação (2018, p. o desenvolvimento da criança seguira regras, onde se organiza dentro do seu horário de aula. Cabe observar e registrar, por exemplo, nos momentos: • Da entrada e saída: a desenvoltura da criança, sua segurança em ir e vir, o diálogo que estabelecem com quem as deixa e recebe na escola, a maneira como interagem com o espaço e as pessoas que a cercam; das atividades: O desenvolvimento da linguagem, da motricidade, da afetividade, das relações que estabelece com o objeto de aprendizagem e com os colegas e professor, como expressa e entende as orientações do professor para os momentos de falar, de ouvir, de organizar os espaços, o cuidado com os materiais, identificar as dificuldades da criança e em quais atividades tem maior domínio; • das refeições: A autonomia em se alimentar, em se servir, a postura à mesa, a utilização dos utensílios, a mastigação; • da higiene: O reconhecimento de seu corpo, do asseio, a manipulação dos instrumentos de higiene, o prazer com a higiene, a agilidade ao despir-se e vestir-se; • o descanso: acompanhar o sono: O comportamento durante o período de repouso, se a criança aceita quando um colega quer dormir e não quer brincar, se atendem as orientações do professor ou monitor quanto à organização do espaço, dentre outros aspectos.

De acordo com a empresa Portal Educação (2018), O professor deve, a partir das observações realizadas, identificar os problemas referentes a fala, escrita e desenvolvimento e trabalhar isso de criança para criança, sem fugir do cronograma educativo. Promover momentos para cantar, ouvir músicas, ler histórias, parlendas, poemas, assistir filmes, dramatizar. No entanto, as diferentes aprendizagens somente ocorrerão por meio de sucessivas reorganizações do conhecimento, concretizadas pelas crianças quando estas vivenciam experiências que lhes forneçam conteúdos apresentados de forma não simplificada e associados a práticas sociais reais, bem como ao contexto a qual estão inseridas. Afinal, não há aprendizagem sem conteúdo. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) foi elaborado com o intuito de contribuir com a melhoria da prática pedagógica dos professores que atuam nesse nível de ensino, socializando e ampliando informações e pesquisas nessa área.

Esse documento foi criado por um conjunto de especialistas e profissionais da área em parceria com o MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de programar medidas na área da Educação Infantil para crianças do 0 aos 5 anos da idade que possam gerar futuras mudanças em vista da melhoria dessa etapa escolar e na vida das crianças. BRASIL, 1998). O movimento surge desde o nascimento e com o passar dos anos a criança vai adquirindo cada vez mais o controle de seu corpo, expressando seus sentimentos, emoções e pensamentos. Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos a criança se apropria do repertório da cultura corporal na qual está inserido. Por isso, as instituições de ensino devem criar um ambiente físico e social propício para a realização de diversas atividades de movimento, para que a criança se sinta protegida e acolhida, ao mesmo tempo, confiante para se arriscar e vencer desafios.

BRASIL, 1998). Em relação a música, podemos dizer que a mesma é traduzida em formas sonoras, capaz de expressar, comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, a partir do som e do silêncio. Em relação a linguagem escrita, a criança deve ser livre para manusear livros, revistas, gibis, etc. familiarizando com estes tipos de materiais. Além disso, o professor deve proporcionar um ambiente gostoso e prazeroso que incentive a leitura. O documento relacionado a natureza e a sociedade aborda as questões sobre o mundo natural e social onde a criança vive. É por meio dessa linguagem que a criança aprenderá sobre o mundo que a cerca, por meio de perguntas e respostas. De acordo com Mantagute (2008), as atividades de rotina como aquelas que devem ser realizadas diariamente.

Isso não significa que devemos transformar o dia-a-dia escolar em uma planilha com atividades rígidas e inflexíveis, mas sim adequar as atividades diárias ao ritmo da instituição, das crianças e do professor. Portanto, a rotina pode e deve sofrer modificações e inovações quantas vezes forem necessárias durante o ano letivo. BARBOSA (2006, p. afirma que: A rotina é compreendida como uma categoria pedagógica da Educação Infantil que opera como uma estrutura básica organizadora da vida cotidiana diária em certo tipo de espaço social, creches ou pré-escola. MASSENA, 2011). Figura 4 – Hora das Atividades Fonte: Albuquerque (2017, p. Hora do Lanche: momento essencial para desenvolvimento saudável da criança, pois é elaborado pela instituição de ensino um cardápio onde a criança de alimente com uma gama de nutrientes que permite melhor desenvolvimento para desenvolverem as atividades, além de fazer parte do processo educativo.

Durante as refeições, a criança tem a oportunidade de relacionar-se com o outro, adquirir muitos conhecimentos e ao mesmo tempo desenvolver sua autonomia. Comer não é apenas uma necessidade do organismo, mas também uma necessidade psicológica e social. Trabalhar com o movimento e expressão corporal significa proporcionar à criança o conhecimento do próprio corpo, experimentando as possibilidades que ele oferece. Para isso, o professor deve proporcionar atividades, fora e dentro da sala de aula, onde a criança possa se movimentar, isso também ajuda a criança a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio. MASSENA, 2011). Hora das Atividades Extraclasse: O professor deve estar atento à vida da comunidade e da cidade onde atua, buscando oportunidades interessantes, que se relacionem com os projetos desenvolvidos na turma, ou que possam ser o início de novos projetos, o professor pode programar passeios ao zoológico, cinema, teatro, hortas, circo, no bairro, na biblioteca, etc.

Podemos perceber que existem inúmeras atividades que podem ser incluídas na rotina da Educação Infantil. REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, Gustavo. Uma aula!. Disponível em: < http://globoesporte. globo. com/rj/blogs/especial-blog/torcedor-do-fluminense/post/uma-aula. curriculosemfronteiras. org/vol6iss1articles/barbosa. pdf. Acesso em 31 de Mar. de 2019. eduqa. me/rotina-pedagogica/por-que-a-rotina-e-essencial-na-educacao-infantil/>. Acesso em 01 de Abr. de 2019. GRUPO LER E APRENDER, Imagem de crianças estudando. de 2019. MASSENA, Renata S. Entrelaçamentos Entre as Concepções do Educar e do Cuidar na Educação Infantil. Disponível em: http://www. uneb. PORTAL EDUCAÇÃO, Organização do Tempo na Escola - A Importância da Rotina. Disponível em: <https://www. portaleducacao. com. br/conteudo/artigos/educacao/organizacao-do-tempo-na-escola-a-importancia-da-rotina/42290> Acesso em 31 de Mar. net/noticia/dentista-ensina-ao-alunos-da-ebv-pratica-correta-da-higiene-bucal/> Acesso em 31 de Mar. de 2019.

471 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download