A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA REVERSA NA REDUÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 8 2. GESTÃO DE PESSOAS 9 2. metodologia científica 10 3 CONCLUSÃO 11 4 REFERÊNCIAS 13 1 INTRODUÇÃO O objeto de pesquisa delimitado no presente estudo é a Logística Reversa, procedimento capaz de reduzir os impactos ambientais causados pelo modelo produtivo dominante, ou seja, o modelo de produção linear. Este modelo de produção consiste no não aproveitamento do resíduo utilizado na cadeia produtiva. Deste modo, a adoção de procedimentos de Logística Reversa permite que o resíduo sólido retorne à cadeia de produção ou obtenha outro destino ambientalmente adequado. No plano da discussão sobre a importância da gestão de pessoas na parceria com ações ambientais, são lançadas contribuições atinentes ao compromisso dessa área com o treinamento e capacitação dos funcionários acerca do Sistema de Gestão Ambiental.
Por fim, é explicitado o aporte metodológico da pesquisa, que esteve relacionada à pesquisa bibliográfica. DESENVOLVIMENTO Uma das principais preocupações que cercam a atualidade é a questão da preservação ambiental. Inúmeros especialistas criam discordâncias entre si acerca da existência ou não da tão discutida mudança climática. À revelia de qualquer interpretação que demonstre a maior ou menor gravidade das mudanças climáticas, entendemos que a necessidade de zelar pela preservação ambiental deve ser compreendida por toda sociedade. Portanto, de acordo com Santos (2013), a preocupação com a utilização consciente dos recursos naturais aumenta a responsabilidade relacionada ao processo logístico, no que diz respeito à organização dos fluxos com reduzidos custos econômicos, sociais e ambientais (SANTOS, 2013). No contexto brasileiro, a preocupação com a redução dos impactos ambientais resultou na aprovação da Lei Federal nº 12.
e na criação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Esta política propõe expandir a responsabilidade ambiental para todos os setores da sociedade, principalmente para os agentes das cadeias produtivas, fornecendo maior relevância a processos anteriores ao descarte, como a redução na geração, a reciclagem do material, a integração de catadores nos serviços de coleta seletiva, como estratégia de combate à desigualdade social (FOSTER; ROBERTO; IGARI, 2016). De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12. De acordo com Chiavenato (2004), a eficiência é realizar as coisas da forma adequada, saber resolver os problemas que surgem, zelar pelos recursos disponíveis e reduzir gastos. Entende por eficácia, a produção de alternativas criativas, a maximização da utilização dos recursos, obtenção de resultados e elevação dos lucros.
Por fim, para o autor, a efetividade pressupõe a apresentação de resultados globais ao longo do tempo, coordenação de esforços e energias sistematicamente. Conforme aponta Almeida (2001), as grandes empresas, mesmo que não tenham o planejamento estratégico formal, normalmente desenvolvem atividades ligadas ao processo, enquanto as pequenas empresas dificilmente realizam reflexões estratégicas e, quando fazem, para a surpresa do pequeno empresário, muitas vezes descobrem que as pequenas mudanças de rumo podem alterar completamente o resultado. Assim, o autor considera o planejamento estratégico de grande importância para as pequenas empresas. Muitos gastos que a empresa executa em favor da redução dos impactos ambientais trazem benefícios para a sociedade externa, proporcionando um maio ambiente onde predomina maior conservação dos recursos naturais; porém, esses gastos não necessariamente proporcionarão benefícios futuros para a entidade empresarial, mas apenas despesas decorrentes do período.
Por conta dessa realidade, alguns contabilistas defendem que os gastos sociais devem ser associados aos do produto através do custo padrão, orçamentos e provisões, além de ser anexados aos custos de estudos de novas plantas e locações (RIBEIRO, 2017). Considerando a nova conjuntura política, o descumprimento das normas ambientais estabelecidas acarreta o pagamento de compensações ao governo, a particulares e à sociedade. Tais obrigações compreendem os chamados passivos ambientais (CARVALHO, 2012). Para Kraemer (2000, p. Com a aplicação da Logística Reversa, as organizações contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico e social, através de um conjunto de procedimentos voltados para a viabilização da coleta e restituição dos resíduos sólidos, que de acordo com a Lei nº 12. podem ser reaproveitados em seu ciclo ou outros ciclos produtivos, ou outra destinação ambientalmente adequada (BRASIL, 2010).
Podemos exemplificar essa experiência na atividade agropecuária. Neste sentido, a atividade proveniente da suinocultura apresenta consequências danosa para o meio ambiente. Sendo um setor agropecuário vastamente explorado no Brasil, a adoção de sistemas tecnológicos para a redução de seus impactos constitui iniciativa relativamente recente. Programas de treinamento organizacional bem estruturados devem promover estes fatores. Portanto, o investimento em capacitação ambiental e no desenvolvimento humano dos funcionários amplia sua visão em relação ás mudanças organizacionais, e representa uma importante vantagem competitiva. metodologia científica A pesquisa utilizou como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica. Marconi e Lakatos (2003, p. explicam: A pesquisa bibliográfica é um apanhado geral sobre os principais trabalhos já realizados, revestidos de importância, por serem capazes de fornecer dados atuais e relevantes relacionados com o tema.
Os graves impactos ambientais advindos do processo de industrialização e da modernização da agricultura requerem a delimitação de estratégias para o seu equacionamento. Neste sentido, o estudo abordado em tela constitui uma importante iniciativa para o reaproveitamento dos resíduos sólidos na cadeia produtiva ou em outro tipo de aproveitamento ambientalmente sustentável. O recente aproveitamento do potencial dos resíduos dos animais para a geração de energia e produção de biofertilizantes através de biodigestores mostra-se de suma relevância para a preservação do meio ambiente e para a geração de economia no meio rural. A adequada operacionalização desse sistema permite o cumprimento do tripé da sustentabilidade ao proporcionar benefícios para a sociedade, ecossistema e para o âmbito econômico.
Constatamos que as organizações empresariais brasileiras demonstram o compromisso com a implantação de ações voltadas para a redução de impactos ambientais, sobretudo, através da implantação do Sistema de Gestão Ambiental. de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9. de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Brasília, DF, 2010. CARVALHO, Gardênia Maria de Braga. KRAEMER, Maria Elizabeth Pereira. B) Contabilidade Ambiental – Passaporte para Competitividade. Universo ambiental (2000): 51 par, 52 par. Disponível em: <http://www. universoambiental. ISSN: 2359-1048, 2016. FRYXELL, G. E. SZETO, A. The influence of motivations for seeking ISO 14001 certification: an empirical study of ISO 14001 certified facilities in Hong Kong. São Paulo: Editora Atlas SA, 2003. MARTINE, G. Êxodo rural, concentração urbana e fronteira agrícola.
In: MARTINE, G. GARCIA, R. Assessing the impact of environmental management systems on corporate and environmental performance. Journal of Operations Management, v. n. p. MINAYO, Maria Cecília de Souza. PINHEIRO, C,R,M,S. Implantação de Sistemas de Gestão ambiental ISO 14001: uma contribuição da área de gestão de pessoas. Gestão de Produção, São Carlos, v. n. p. REFAS: Revista FATEC Zona Sul, v. n. p. Santos, E. D.
98 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes