A IMPORTANCIA DA GESTÃO À VISTA PARA GANHO DE PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE ABSENTEÍSMO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Os métodos utilizados para a realização desta pesquisa, foram a pesquisa básica, descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa, e a exposição de um estudo de caso referente ao tema da pesquisa. Palavras-chave: Gestão à Vista. Ganho de produtividade. Redução de absenteísmo. INTRODUÇÃO Independente do ramo de atuação no qual as organizações estão inseridas, o mercado de trabalho está se tornando cada vez mais competitivo e complexo, exigindo mudanças rápidas e fazendo com que novas estratégias sejam desenvolvidas no intuito de melhorar o desempenho dos seus colaboradores e, consequentemente, gerar vantagem competitiva. DESENVOLVIMENTO 2. GESTÃO Nesta seção, iremos tratar dos conceitos de Gestão através da visão de diferentes autores, dos seus objetivos, e das características que envolvem esse processo organizacional.

Nesse contexto, mostraremos que a gestão é um fator fundamental para a existência das organizações, pois sem ela não seria possível alocar corretamente os recursos organizacionais – humanos, financeiros, materiais – para alcançar os objetivos e garantir a perpetuidade e crescimento da organização. Assim, podemos conceituar gestão como o processo de conseguir obter resultados (bens ou serviços) através do esforço de terceiros, utilizando os recursos organizacionais disponíveis. Dessa forma, se pressupõe a existência de uma organização, isto é, várias pessoas que desenvolvem uma atividade em conjunto para melhor atingirem um ou vários objetivos comuns (TEIXEIRA, 1990). ” A gestão, gerenciamento, ou administração, existe onde há uma organização de qualquer tipo para ser administrada, e possui o objetivo de fazê-la crescer, por intermédio do esforço das pessoas, visando alcançar como resultado um objetivo comum.

Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida ou administrada. O objetivo é de crescimento, estabelecido pela empresa através do esforço humano organizado, pelo grupo, com um objetivo especifico. As instituições podem ser privadas, sociedades de economia mista, com ou sem fins lucrativos. Para o mesmo autor, o objetivo da gestão é interpretar os objetivos organizacionais e transformá-los em ação empresarial, através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir esses mesmos objetivos. Gestão é lançar mão de todas as funções e conhecimentos necessários para através de pessoas atingir os objetivos de uma organização de forma eficiente e eficaz.

” 4 Em outras palavras, gestão é administração, seja em qualquer organização, é ela que torna possível alcançar os resultados e objetivos desejados. Utilizando e integrando os recursos disponíveis, ela torna possível crescimento, desenvolvimento e motivação: A chamada gestão organizacional nada mais é do que a administração de um negócio, empresa ou organização com o objetivo de alcançar metas e conquistar resultados positivos e rentáveis. A função desse tipo de conceito de gestão tem como finalidade conduzir pessoas e processos de forma eficaz, promover melhorias, criar um ambiente colaborativo, motivado, propício ao autodesenvolvimento e, consequentemente, à conquista de resultados. E para que essa gestão seja executada, é preciso que um profissional com as habilidades e competências necessárias atue nesse processo, e esse profissional também é conhecido como gestor.

E para garantir e facilitar a acessibilidade das informações, alguns métodos de gestão se mostram mais favoráveis a isso. É o que conheceremos na próxima seção. GESTÃO À VISTA OU GESTÃO VISUAL Nesta seção trataremos dos conceitos, objetivos, benefícios e oportunidades que as empresas se beneficiam ao adotar o método de Gestão à Vista ou Gestão Visual na organização. Também, tendo em vista a necessidade de informações constantes para guiar a realização das atividades organizacionais e acompanhar o desenvolvimento do mercado, veremos que a Gestão à Vista se mostra como um método de gestão altamente eficaz, por permitir maior difusão da informação e participação dos colaboradores, de acordo com as pesquisas realizadas.

De acordo com a Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, a Gestão à Vista, como o próprio nome sugere, é uma ferramenta de administração que leva mais transparência ao dia a dia organizacional. Nas palavras de Lima (2017): Todas as informações estratégicas para a empresa – que aprimoram a cultura organizacional, moldam o comportamento e fornecem uma visão holística do negócio aos colaboradores – devem estar expostas, à vista de todos continuamente e não escondidas em uma pasta qualquer na intranet da empresa, esperando para ser encontrada, ou em um e-mail, esperando para ser aberto. Pode-se considerar também a Gestão à Vista como uma forma de gestão participativa, pois todos os colaboradores têm livre acesso e podem interagir através das ferramentas usadas no método.

Para Maximiano (1995), gestão participativa é considerada aquela onde os processos são compartilhados entre gestor e colaboradores. Já para Fogari e Teixeira (2012), a administração participativa é uma filosofia de administração de pessoas, que tem como objetivo ampliar e facilitar a capacidade de decidir e solucionar problemas. Porém, segundos os autores, a administração só se torna efetivamente participativa quando envolve os funcionários nas atividades de geração de ideias, contribuindo com opiniões. Especificamente, há alguns passos que podem ser considerados fundamentais para aumentar substancialmente as chances de eficácia do método. Podemos dizer que as etapas que devem ser respeitadas na aplicação do método de Gestão à Vista consistem em 7: • Definir o objetivo e o público alvo receptor das informações; • Planejar a implementação, que consiste na confecção de quadros, elaboração de documentos, identificação de áreas, etc.

• Executar as alterações e/ou implementações previstas no planejamento; • Treinar a equipe, garantindo a compreensão das informações disponibilizadas e interpretação das sinalizações realizadas; • Se a Gestão à Vista for relacionada à indicadores de desempenho, como por exemplo, uso de dashboards, que mudam ao longo do tempo, deve ser claramente definido quais colaboradores serão responsáveis por atualiza-lo, pois a manutenção de informações é fundamental para manter a atenção da equipe ao que é importante. Para Greif (1991) apud Milnitz (2013, p. a Gestão à Vista, acima de tudo, se mostra um ponto extremamente importante na cultura organizacional da empresa, pois torna o ato de compartilhar informações um hábito. Alguns exemplos de aplicabilidade da Gestão à Vista a serem considerados de acordo com a empresa de consultoria Nortegubisian são8: • Kanban: Ferramenta desenvolvida por Taiichi Ohno, ex Vice-Presidente da Toyota Motors, inspirado em supermercados, em que as prateleiras eram reabastecidas somente quando vazias.

Geralmente, o Kanban é um dispositivo que sinaliza instruções para a produção no momento certo em que um novo lote deve ser produzido, e cada etapa do processo só deve produzir um bem ou serviço quando um processo posterior, ou o cliente final, o solicite. • Dashboard: Pode ser definido como um painel que possui conjuntos de indicadores, agrupados por determinada necessidade (departamento, data, área, máquina), capazes de facilitar a compreensão e a interpretação de informações, e que também pode funcionar como um comparativo de desempenho dos colaboradores e dos objetivos a serem alcançados. Demandam atualização constante, demonstrando coerência aos conceitos de gestão à vista e assegurando o valor das informações, devendo ser, quando possível, preenchidos automaticamente por sistemas de informação, garantindo a rapidez no acesso aos indicadores.

• Reuniões de Cadência: São reuniões feitas pela equipe para discutir o andamento das ações, debater dificuldades, definir novos compromissos, avaliar os indicadores de desempenho, e a Gestão à Vista (placar) é essencial para demonstrar a evolução dos indicadores de desempenho e o andamento das atividades previstas nos planos de ação, motivar e direcionar os colaboradores rumo aos objetivos almejados. A metodologia de Gestão à Vista é extremamente eficaz para divulgar e dar fácil visibilidade às informações relevantes relacionadas ao desempenho da empresa, de forma clara e direta, assim como também às informações do setor na qual está inserida. E são exatamente as informações que alinham os colaboradores aos valores da organização. Uma das tendências deste método de gestão é o compartilhamento e apresentação dos indicadores do negócio de uma forma mais visual e de fácil observação.

A Gestão à Vista amplia o senso de responsabilidade dos colaboradores em função dos indicadores apresentados, e como consequência, o engajamento das pessoas para melhora-los irá aumentar (LIMA, 2017). Exposto acima, podemos concluir que o acesso a informações de forma simplificada no processo de gestão torna os colaboradores mais participativos, engajados e produtivos. Para Veyrat (2015), a Gestão à Vista possui três benefícios principais ao ser adotada. São eles: Ilustração 1: Benefícios do método de Gestão à Vista Fonte: Elaborado pelo autor, dados de Veyrat (2015) • Centralização de dados: Os dados dos processos são unificados e impressos em conjunto para os gestores, que podem acompanhar seu desempenho em tempo real, permitindo tempo hábil para tomada de decisões críticas e correção de falhas; • Comprometimento: Devido ao conhecimento que passam a ter sobre metas e outras informações relevantes da empresa, enxergam a gestão como mais transparente e idônea, e assim o comprometimento com o trabalho aumenta; • Gestão baseada em dados: Com a implementação do método, é criada uma cultura de gestão que se baseia em fatos e dados reais e confiáveis, permitindo que os colaboradores entendam melhor os motivos e direções das decisões tomadas.

No entanto, para um método de gestão tão simples quanto a Gestão à Vista, é incrível que ela possibilite que a empresa seja contemplada com um número tão relevante de benefícios. De acordo com artigo publicado pela empresa Mais Consultoria (2017), alguns outros benefícios diretos da Gestão à Vista que podemos citar são: • Atualização: A atualização constante permite saber exatamente o que acontece na empresa, facilitando a identificação de processos críticos, tendências positivas e negativas e pontos de controle; • Integração: Corresponde à integração das áreas que compõem o negócio, por meio da união de dados financeiros, resultados de vendas, estoque, prazos, custos e indicadores de gestão de pessoas; • Monitoramento: Todos os colaboradores conseguem acompanhar os resultados e a performance das suas equipes, podendo visualizar de forma clara a relevância do trabalho de todos para o alcance das metas; • Cultura forte: A cultura de gestão ganha força com base em informações e fatos, eliminando qualquer risco relativo à falhas de gestão do conhecimento; • Prevenção: Através da análise de tendências dos indicadores e suas variáveis, é possível agir na correção de desvios, ajustes de processos, correção de falhas em operações, e assim, minimizar problemas e retrabalhos.

Assim, podemos concluir que o método de Gestão à Vista possui diversos benefícios para a organização que a utiliza, de uma forma geral, pois motiva os colaboradores, facilita o processo de tomada de decisões, e melhora os resultados do negócio, entre outros. O gestor do projeto teve o cuidado de dividir todas as informações em planilhas individuais vinculadas a uma planilha base que somente ele possuiria acesso irrestrito e também criptografada com senha, uma vez que somente o gestor tivesse acesso total a todas as informações contidas no banco de dados, o processo de tomada de decisão passaria a ser realizado de forma mais imediata e com maior assertividade. A equipe do projeto também ficou encarregada de criar os indicadores que seriam pontuados para a premiação do TOP Performer e um novo painel foi disponibilizado apenas para o gestor com a pontuação geral de cada contribuinte, o trabalho do gestor seria apenas o de monitorar os resultados individuais e comunicar sua equipe quem seria contemplado com as folgas todos os meses.

O design thinking começou a tomar corpo nessa etapa, pois começou a ser estudado uma nova metodologia de controle de resultados, dando vida a um novo e moderno dashboard que seria capaz de absorver informações cruciais da operação diária da equipe e os resultados em tempo real do que estava sendo executado pelos colaboradores, cada colaborador passaria a ter acesso aos seus resultados individuais e ao da equipe como um todo, sendo possível também incluir campos específicos ao qual os colaboradores poderiam identificar qual seria sua parcela de contribuição para o atingimento do resultado em equipe. Como parte fundamental na segurança da informação e controle de privacidade adotado pela empresa, todos os dados disponíveis no dashboard deveriam obrigatoriamente ser criptografados com senha individual, evitando que pessoas pudessem ter acesso aos resultados individuais de outras pessoas e comprometessem a segurança dos dados.

Juntamente com o dashboard disponibilizado aos colaboradores, a equipe de projeto incluiu uma pequena informação que faria total diferença para o alcance da premiação do TOP Performer, o resultado pessoal obtido naquele mês e a pontuação mínima necessária para ganhar a premiação, fazendo com que cada colaborador pudesse se auto refletir aonde estava pecando e ajustar sua performance para o próximo mês, para os vencedores restavam o trabalho de manter a performance para permanecer no topo e continuar sendo beneficiados por uma folga extra. Por fim, sabemos que alguns gestores baseiam suas tomadas de decisão no feeling. Porém, nem sempre a intuição é capaz de levar a empresa a obtenção de metas e resultados. Com os painéis de gestão a vista, foi possível basear as decisões em indicadores e números, tornando assertivo e profissional cada decisão tomada.

Por isso, se a sua empresa precisa de uma guinada na produtividade, pode ser o momento de repensar em uma nova forma de distribuição das informações, transparência nos processos, motivação de funcionários e mensuração dos resultados. As empresas têm novos desafios ao desenvolver uma força de trabalho qualificada para encontrar caminhos de inovação para o sucesso, cada colaborador que atua no processo no dia a dia, pode contribuir com pequenas ideias em cada etapa do fluxo. E para isso, o papel do líder é fundamental na orientação desse processo. Conclui-se que o líder deve permanecer em constante adaptação ao novo, verificando as dificuldades de seus liderados e transformando-as em oportunidades de desenvolvimento e ganho de produtividade. Esse profissional deve permanecer aberto a si próprio e a novas propostas do grupo, mudando a direção e conduta sempre que necessário para melhor desempenho da instituição e do trabalho em equipe.

E a Gestão à Vista permite que todos os colaboradores tenham voz e possam expressar suas ideias, além de facilitar as tomadas de decisão pois muitas mentes estarão juntas em busca da melhor solução, e o gestor deve ter o papel de facilitador em todo esse processo. Enfim, a Gestão à Vista permite a equipes de trabalho serem mais engajadas e comprometidas. São Paulo: Atlas, 2006. CHIAVENATO, Idalberto. Administração, teoria, processo e prática. São Paulo: Makron Books, 1994. CHIAVENATO, Idalberto. M. NICKEL, D. C. Gestão do Capital Humano. p. Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. O que é Gestão à Vista? 2017. Disponível em: < http://www. fnq. org. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. KOUZES, J. M. e POSNER, B. com. br/site/gestao-a-vista/> Acesso em: 16 de fev.

de 2018. MARTINS, Rogério. O líder e seu papel como gestor de mudanças. NORO, Greice. A maturidade em gerenciamento de projetos logísticos: o caso América Latina Logística. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria - Centro de Tecnologia - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, 2006. Orth, Afonso Inácio. RIBEIRO, A. L. Gestão de Pessoas. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. Disponível em: <http://www. venki. com. br/blog/gestao-a-vista/> Acesso em: 18 de fev. de 2018. É sinônimo de propriedade, posse ou domínio. Esse termo é utilizado para que as pessoas se sintam donas nos mais diferentes níveis. Dono por ser o dono daquela máquina. Dono daquela área financeira. Daquele projeto.

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