A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE RURAL PARA O PRODUTOR RURAL
Tipo de documento:TCC
Área de estudo:Administração
E para finalizar as análises é explanado a respeito dos critérios e estudos do emprego da contabilidade para os produtores rurais, verificando a importância do seu manejo. A metodologia desenvolvida no trabalho é realizada através de levantamento bibliográfico por meio de artigos científicos e livros que discutem e analisam a temática, buscando por meio do confronto das hipóteses buscarem possíveis soluções para os desafios a serem superados dentro da perspectiva que se apresentam. PALAVRAS-CHAVE: Agronegócio. Embrapa. Contabilidade Rural. Com os estudos desenvolvidos na área e o emprego de novas técnicas observa-se uma expansão do país e seu crescimento favorável em se tornar um dos principais fornecedores de alimentos do mundo. Em contraponto dentro do mercado interno pode-se observar, que o consumidor brasileiro busca uma melhor qualidade nos produtos que estão disponíveis para comercialização ao mesmo tempo em que anseia por novos.
Essa postura é fruto de melhores condições socioeconômicas da população bem como a difusão da informação. Com o incentivo das políticas públicas para o desenvolvimento de uma produção que visasse a sustentabilidade e as ações trazidas por meio dos ideais da ‘revolução verde’, em meados de 1960, é perceptível pequenas modificações perante o sistema rural brasileiro, onde são incorporadas as técnicas da inovação tecnológica inovando as atividades praticadas no meio rural. Assim, verificação a origem de instituições que desenvolvem pesquisas dentro do campo da agropecuária que visam o aprimoramento de técnicas, máquinas agrícolas, que estudam a relação entre a química e a biologia dos solos, visando à inovação em drenagens, irrigação, melhoramento genético animal e vegetal, desenvolvimento de fertilizantes e defensivos agrícolas.
O conjunto de atividades que compõem o agronegócio é responsável pelo fornecimento de insumos, de bens de produção até chegar ao consumidor final do produto. Representando assim um papel primordial dentro da economia brasileira e inserindo o país nos patamares de comercialização em nível internacional. Por meio do processo de industrialização no campo que se iniciou em meados da década de 90, pode-se observar o aumento da dependência da agricultura frente aos outros setores da economia. Assim, o agronegócio acaba por ultrapassar as fronteiras da propriedade rural envolvendo todos que estão ligados direta ou indiretamente com o processo de levar os alimentos e fibras aos consumidores. MENDES; TADEU, 2007). Por meio das técnicas desenvolvidas pela Embrapa a agropecuária do país atingiu o patamar das mais eficientes e sustentáveis do planeta.
Foi incorporada uma larga área de terra degrada os cerrados aos sistemas produtivos, sendo está região responsável por aproximadamente 50% de toda a produção de grãos do país. Logo, a Embrapa apresenta seu foco voltado para a inovação, desenvolvendo várias estratégias buscando uma diversificação da atuação do país na agricultura seja ela empresarial ou familiar, buscando por meio das inovações, manter as práticas ancestrais praticadas nas comunidades tradicionais brasileiras. O intuito da empresa é construir o conhecimento em conjunto dos vários segmentos. O desenvolvimento e a pesquisa apontam para um caminho buscando a promoção da sustentabilidade da agricultura brasileira, por meio do respeito à diversidade ambiental, étnica e cultural. Ética Trabalhamos para o bem comum, com respeito ao próximo e integridade.
Responsabilidade ambiental Buscamos soluções que possam devolver para a sociedade os investimentos realizados de forma comprometida com o meio ambiente. Transparência Nossas ações são pautadas pela publicidade e compartilhamento de informações para uma comunicação aberta com todos os interlocutores Fonte: Embrapa 2020 O orçamento da empresa é definido pela Lei Orçamentária Anual, na qual são definidas as prioridades do Plano Plurianual em relação às metas que deverão ser atingidas naquele determinado período. O cronograma realizado deve levar em conta as receitas e as despesas do governo federal para o exercício. No ano de 2020, a estimativa do orçamento era de R$ 3. Pode ser vista como uma ciência social que possui o objetivo de estudar o comportamento humano, individual e coletivo, em relação às necessidades de cada indivíduo bem como os recursos que estão disponíveis para atender a esta demanda.
Na visão de Arruda (2017), a economia é um estudo da alocação dos recursos que se encontram escassos na produção de bens e serviços, logo, pode-se dizer que para satisfazer as necessidades sociais é necessário verificar os recursos que estão disponíveis para a produção do mesmo. Por meio desse aspecto, chega-se a caracterização da economia rural, sendo esta o emprego técnico, administrativo, recursos produtivos nos empreendimentos agrícolas e pecuários, ou seja, é analisado especificamente o sistema produtivo que engloba o meio rural. ARRUDA, 2017). A contabilidade surgiu de uma necessidade, advinda dos gestores de patrimônio de instituições empresariais, de identificar e controlar seus ativos (bens e direitos) e passivos (obrigações), conhecer os resultados operacionais e não operacionais (lucros ou prejuízos), obter dados sobre produtos e serviços com maior rendimento, fixar custos e preços dos produtos ou serviços oferecidos pela instituição e analisar a evolução de seu patrimônio (lucros ou prejuízos).
Por fim, o Patrimônio Líquido são as obrigações da empresa, e é representado juntamente com o Passivo, como as origens de recursos da empresa: patrimônio líquido positivo é sempre creditado, e seu saldo é sempre credor; e o patrimônio líquido negativo é sempre debitado, e seu saldo é sempre devedor. ARRUDA, 2017, p. Segundo as orientações da autora Arruda (2017), pode-se perceber que a associação de positivo ou negativo se faz por meio da natureza distintiva dos conceitos de crédito e débito. Se uma conta possui a característica de ser um bom ou até mesmo um direito ela é tida como um Ativo. Agora, por outro lado, se esta conta é uma obrigação ela se enquadra como Passivo. Tudo que a propriedade rural obteve por meio da venda de produtos e serviços, como por exemplo, venda de leite, hortaliças, suínos, frangos, é deduzido das despesas contraídas para a produção dos mesmos.
Diferentemente das outras organizações, a contabilidade da produção agrícola possui um calendário específico em relação aos seus fechamentos, uma vez que, a produção agrícola apresenta diferentes períodos de colheitas sendo fixado o ano agrícola em relação às colheitas de predominância econômica. Ainda realizando análises em relação à importância da contabilidade para o produtor rural, deve-se levar em consideração a legislação condizente a declaração de imposto de renda, Lei nº 7. de 23 de dezembro de 1985, que torna obrigatório sua declaração para todas as empresas, instituindo assim o exercício social juntamente com o ano civil. Logo, foi necessário realizar adaptações em relação ao meio rural uma vez que o mesmo possui suas peculiaridades em relação ao seu calendário.
Grupo de Ativos Biológicos: é o conjunto de animais ou plantas vivos semelhantes. Colheita: extração do produto ativo biológico ou cessação da vida desse ativo biológico. Assim, pode-se concluir que a empregabilidade da contabilidade nas propriedades rurais acaba por buscar atendar as necessidades de cada produtor considerando os aspectos específicos de sua produção e atividade desenvolvida, mostrando ao mesmo uma visão comparativa das atividades que são desenvolvidas quais os seus ganhos e despesas e o que é necessário fazer para que seu gerenciamento seja mais eficaz. Contudo um bom monitoramento das operações financeiras faz com que o produtor rural consiga resolver melhor suas problemáticas financeiras, compreender quais são as suas despesas e lucros em relação a uma determinada atividade sendo de suma importância estas atribuições, uma vez que, as atividades rurais acabam por movimentar o setor do agronegócio no Brasil, e seu impacto é tão significativo economicamente para o país que acaba por refletir na competitividade em relação ao cenário mundial, com superávit comercial e exportações com recordes históricos, como nos casos dos produtos agrícolas: milho, soja, algodão, cana-de-açúcar, cacau, entre outros, exportações de origem animal (carne bovina, suína, etc.
e diversos produtos agroindustrializados que configuram inúmeras empresas agroindustriais no cenário mundial. BRASIL. Lei nº 7. de 23 de dezembro de 1985. Disponível em: https://www. jusbrasil. Acesso em: 18 fev. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. ed. São Paulo: Atlas, 2006. MIRANDA, Silvia Helena Galvão de; XIMENES, Valquiria Prezotto; BADEJO, Marcelo Silveira. Agronegócios. Curitiba: InterSaberes, 2015.
120 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto
Apenas no StudyBank
Modelo original
Para download
Documentos semelhantes