A importância da comunicação nas organizações

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

INTRODUÇÃO No mundo organizacional é possível verificar que o sucesso das empresas depende de diversos fatores como criatividade, tecnologia, contribuição dos colaboradores em desenvolver sua atividade com qualidade, comprometimento, lealdade, tanto depende do consumidor como dos colaboradores, enfim são diversos aspectos envolvente para que haja sucesso organizacional, mais para que esse procedimento aconteça é necessário ter uma comunicação eficaz na organização, entre os colaboradores com a empresa e com os clientes. Diante desse contexto percebe-se que quando as organizações consideram a comunicação de suma importância para melhor andamento da empresa, esta pode atingir um maior nível de excelência tantos dos produtos como dos serviços. Dessa maneira este artigo tem como objetivo analisar a importância da comunicação nas organizações.

Pois em meio a um mundo globalizado com diversas tecnologias, as organizações necessita considerar a comunicação como algo fundamental para propor eficiência no procedimento da mesma. Percebe-se que a comunicação é importante e a falta dela pode propor desequilíbrio no processo produtivo, stress, baixa produtividade, nenhuma motivação, insatisfação no ambiente de trabalho. Ainda segundo Chiavenato (2016) comunicar não é somente transmitir uma informação mais essa informação deve ser de forma que o outro compreenda o que está sendo relatado. Desta forma se a pessoa não compreende a mensagem transmitida esta não está em processo de comunicação. Pois a comunicação deve ser clara e objetiva. De acordo com Neves (2015) a comunicação está diretamente ligada a liderança, pois está vinculada ao relacionamento interpessoal.

Pode-se compreender que a comunicação é um instrumento estratégico para que haja uma ótima liderança. Para Curvello (2015) a comunicação organizacional pode ser vista como um fenômeno, que constitui um processo que desenvolver a organização de forma produtiva. No entanto percebe-se que a comunicação deve ser de qualidade para propor melhores resultados. E conforme ainda apresenta Curvelho (2015) a comunicação nas organizações só ocorrera quando a direção dispuser de informações necessárias para todos, dando credito a uma gestão participativa, fazendo os mesmos se interagir de maneira mais favorável possível. Segundo Marchiori (2015, p. “a comunicação organizacional possuem uma ligação direta no planejamento e nos processos de gestão que determinam as estratégias da organização”. Como por exemplo o telefone, meios eletrônicos, memorandos, rádio, televisão, o jornal entre outros.

Decodificação: é o entendimento de uma mensagem pelo receptor. Receptor: é aquele que recebe e decodifica a mensagem. Feedback: compreende uma resposta do receptor ao emissor da mensagem; ou seja, é a verificação de que a mensagem foi entendida. Desse modo é necessário conhecer esse processo de comunicação para poder adquirir habilidade. Percebe-se segundo Marques (2015) que quando os funcionários estão insatisfeitos com as condições de trabalho este irão fazer contra propaganda da empresa. Dessa maneira percebe-se que as empresas devem cuidar do ambiente interno, e diante de um mercado cada vez mais competitivo as empresas devem investir na comunicação interna da melhor forma, considerando que os colaboradores não são maquinas, e nem pode ser visto como somente mão de obra mais como capital humano que podem causar impactos grandes para a organização.

Sendo assim a empresa que se preocupa com seu futuro, cuidara de investir nessa interação, para que os objetivos da mesma sejam alcançados. Segundo Chiavenato (2016) para que a comunicação interna seja eficaz, é necessário compreender seu público interno, pensando nessas muitas organizações investem periodicamente em cursos, workshops, para promover o diálogo entre dirigentes e colaboradores, estimulando o relacionamento, a troca de informações e a troca de ideias. COMUNICAÇÃO EXTERNA Outra ramificação da empresa é a competência para a comunicação externa. Segundo Marques (2015) quando a comunicação é bem estruturada pode gerar resultados fantásticos, este desempenho mais efetivo se deve a três fatores básicos que serão apresentados a seguir: 1) Integração Segundo Marque (2015) Quando se fala em interação está se referindo construção de relações mais duradoras, dando estabilidade, empatia no ambiente interno.

Proporcionando um ambiente com um clima organizacional agradável. E com essa interação na comunicação está possibilita uma troca de conhecimento e melhor aprendizado entre os colaboradores. Estratégia Outro aspectos considerado é a estratégia, e com essa permite que os clientes internos conheçam como tem se desenvolvido a organização, conforme apresenta Marques (2015) quando a comunicação é bem programada a estratégia e especificas, com isso os clientes interno dever obter uma interação para que possam entender melhor a cultura organizacional, e este conheçam os objetivos da empresa, e assim possam melhor os processos e conheçam melhor a empresa onde trabalham. Dessa forma é importante usar uma linguagem que possa ser entendida por todos os colaboradores. Em qualquer âmbito profissional, a comunicação deve ser bem clara e confortante.

É necessário que seja possível a expressão emocional para o progresso de cada indivíduo. De acordo com Robbins (2015), a comunicação dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus participantes expressem suas satisfações ou suas insatisfações. – Informação: Segundo Robbins (2015) a informação é função utilizada para facilitar a tomada de decisões. As pessoas necessitam a todo o momento que dados sejam transmitidos para todos os integrantes da organização para que seja possível tomar alguma providência. Dessa maneira a empresa necessita considerar a comunicação como uma estratégia para a melhor procedimento para a empresa. Segundo Chiavenato (2016) é muito importante que a empresa se preocupe me frisar em manter um compartilhamento de informações para propor uma melhor política de comunicação estratégica.

A empresa pode adquiri sucesso quando se tem uma estratégia na comunicação, pois possibilita uma organização com transmissões especificas que atendera em suas respectivas áreas. Sendo assim a estratégia tem que está em todo o lugar e em todo aspectos de uma organização. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES A comunicação dentro da organização é importante, pois é a partir dela que se utiliza a troca de informações, no esclarecimento e na explicação das decisões e na orientação do desempenho de tarefas, para que o colaborador esteja informado e tenha um maior desempenho e sintam-se motivados por saberem que o seu esforço contribui com a organização em alcançar seus objetivos. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos.

…) Fenômeno inerente aos agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade. ” (KUNSCH, 2015, p. Dessa forma estudar sobre a comunicação torna-se fundamental para o processo e sucesso de uma organização. A EXISTÊNCIA DAS RELAÇÕES HUMANAS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL Atualmente o mundo necessita de relacionamentos e no ambiente organizacional não é diferente. No ambiente organizacional as pessoas precisam dialogar-se para poder conhecer o trabalho, as estratégias, e os objetivos das organizacionais para que as mesmas possam produzir para que sejam alcançados com sucesso. No mundo organizacional as empresas necessitam alcançar excelência em seu segmento, através da busca da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, porem dever ter como um diferencial uma ótima comunicação, para que os colaboradores sejam motivados, satisfeitos, e como resultados os seus desempenhos serão melhores.

Percebe-se que a comunicação não é função que é estabelecida apenas a um ou de outro departamento específico, pois é função de todos na organização, ou seja envolve todo o conjunto, desde a administração aos subordinados, até os clientes finais, tendo que ser praticada com responsabilidade e ética pelos envolvidos para gerar os resultados almejados. Como uma empresa que possuem uma gestão eficaz da comunicação interna e externa melhora o clima organizacional, ajuda a motivar as pessoas para que passam confiar mais na empresa em que trabalham, melhora os processos, as decisões são participativas os clientes tornam-se satisfeitos, enfim uma organização que sabe a essencial de uma comunicação eficaz, irá fazer com que a mesma seja feita com toda modalidade possuem para trazer bons Resultados.

REFERENCIA BALDISSERA, Rudimar. Introdução á comunicação empresarial. Rio de Janeiro: Mauad. CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016. Acesso em: 20 de Junho de 2019. DEETZ, S. Comunicação organizacional: fundamentos e desafios. São Caetano: Difusão, 2015. MARCHIORI, M. NEVES, Roberto de Castro. Comunicação empresarial integrada. Rio de Janeiro. KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org. A comunicação como fator de humanização das organizações. Comportamento organizacional. São Paulo: São Paulo, 2015. RABACA, C. e BARBOSA, G. Dicionário de comunicação.

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