IMPACTO DAS TELECOMUNICAÇÕES NO MEIO AMBIENTE

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Couto et al. Moraes, Silva e Rabelo (2008), Puc-Rio (s. d. e Silva e Henkes (2014). A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico. Buscando adequar esse contexto, várias organizações e fábricas, a partir de políticas ambientais, procuram diminuir esses conflitos, que podem resultar até melhoria financeira. Essa mudança de pensamento tem acontecido baseada em dois comportamentos que o mercado no Brasil tem demonstrado: grande concorrência entre certos tipos de instituições na parte de serviços, onde a qualidade do atendimento é norteadora do processo e as políticas econômicas do Estado que resultam em uma atmosfera instável e problemática para as organizações do país, de modo geral (COUTO et al. O crescimento das tecnologias de informação e comunicação e da Engenharia tem possibilitado conjunturas jamais observadas e imprevisíveis.

Quando se considera que há a aplicação dos conhecimentos científicos para transformar recursos naturais em produtos que atendam à necessidade humana (BRITO; BEIRIZ, s. d. O objetivo geral é discutir e expor aspectos sobre as influências dos sistemas de telecomunicações no meio ambiente. Esta pesquisa justifica-se pela relevância em que o meio ambiente tem para toda a sociedade, para o planeta e, também, pela grande utilização de tecnologias ligadas à telecomunicação que, por serem difundidas, merecem a atenção dos indivíduos quanto aos impactos que provocam em diferentes localidades. A metodologia deste trabalho é a pesquisa exploratória, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico, a partir a partir da análise de trabalhos e artigos científicos disponíveis na literatura. Desenvolvimento A utilização maciça dos dispositivos de telecomunicações, causada pelos avanços das tecnologias de informação e comunicação (TIC), mesmo sendo ainda considerada uma tecnologia limpa, tem trazido várias inquietações na interação com o ambiente (PUC-RIO, s.

d. Os fatores ambientais não são considerados e, em grande parte das vezes, são ignorados ou desconhecidos. Outro aspecto relevante é que nem sempre existe uma política de descarte apropriada. Em alguns países, existem leis que responsabilizam o fabricante e/ou comerciantes de produtos eletrônicos pela destinação do lixo eletrônico resultante no fim de seu ciclo de vida (MORAES; SILVA; RABELO, 2008). O destino da sucata é um processo difícil e complexo. A reutilização, seja de componentes, peças ou do próprio aparelho é possível e ainda existe a possibilidade da utilização em segunda mão ou do uso de peças para a manutenção. Estima-se que existem mais de três bilhões de celulares funcionando no mundo e que os consumidores trocam de bateria a cada dois anos, mostrando o quão grande é o problema para a destinação apropriada para elas (MORAES; SILVA; RABELO, 2008).

Os cabos de telefonia utilizados para interligar os sistemas de telecomunicações são compostos de diversos materiais, entre eles, o alumínio e o chumbo, além de diversas peças contendo polietileno, além dos circuitos que os compõem, são feitos de diversos materiais já citados, além de ouro, platina e rutênio, todos com potencial para causar problemas a diversos ecossistemas. Os cabos de fibra óptica têm sido utilizados em muitas aplicações em substituição aos cabos metálicos em diversos casos, como em enlaces de distâncias grandes e entroncamentos da rede pública, mas como são revestidos dos mesmos materiais que compõem os cabos utilizados anteriormente, continuando impactando o meio ambiente (PUC-RIO, s. d. A instalação da fibra ou do par metálico em águas oceânicas também tem a sua parcela de influência neste meio.

São usados diversos compostos sintéticos em que seus restos são jogados no meio ambiente, de qualquer maneira. Quando um foguete, é lançado, ele libera a queima de milhares de litros de combustível. Mais do que os satélites que não funcionam mais e restos de aeronaves, no espaço, existem vários pedaços que se desprenderam dos satélites, objetos abandonados pelos astronautas, como câmeras, ferramentas, luvas, ou seja, no espaço, existe todo tipo de lixo, vagando pelo espaço com possibilidade de se chocar com o que estiver no seu raio de ação (PUC-RIO, s. d. Como já se sabe, a própria instalação dos sistemas de comunicação já causa problemas nos ecossistemas próximos, como a derrubada de árvores, erosão do solo, problemas nas águas dos lençóis, possíveis acidentes e a probabilidade da eliminação do habitat de alguns animais.

Com o aumento da capacidade de transmissão, da qualidade da aplicação e, certamente, da exigência por parte dos clientes, a instalação de armários para que os equipamentos fiquem alojados, é uma necessidade. Eles, normalmente, estão colocados nas calçadas e não demonstram nenhuma preocupação com a arquitetura da localidade onde foram colocados (MORAES; SILVA; RABELO, 2008). Isso poderia ser resolvido com a mudança do local do armário, que ficaria perto do local que a operadora precisa, mas dentro de uma estrutura edificada. Isso ajudaria na proteção do armário, bem como, colaboraria para a melhoria estética e, dessa forma, menos poluição visual. Resolver ou diminuir a poluição visual provocada por infraestruturas de telecomunicações compete às prefeituras de cada localidade, tendo que encaixar todas as instalações do município dentro do Plano Diretor de Construções e Paisagismo (MORAES; SILVA; RABELO, 2008).

Com tantas melhorias, uma delas, a internet, trouxe diminuição de custos, liberdade, flexibilidade, conforto, velocidade, conectando pessoas e países. Houve também a melhoria das redes telefônicas fixas, com melhor qualidade das conversas e atendimento a diversos países. A televisão, agora, ainda mais digital do que nunca, traz notícias em tempo real, além de qualidade em alta definição de vídeo e voz. Esse é realmente o objetivo dos sistemas de comunicações: trazer benefícios para as pessoas. No entanto, as vantagens não surgem do nada, é necessário infraestrutura para o atendimento das necessidades e da implementação de possibilidades que ainda não foram conseguidas. Impacto dos sistemas de telecomunicações no meio ambiente. Disponível em: < http://www. inovarse. org/filebrowser/download/9122 >.

Acesso em: 06 set. S. RABELO, P. F. R. Impactos ambientais provenientes das novas tecnologias de telecomunicações. Acesso em: 06 set. RIBEIRO, P. P. M. Concentração de metais contidos em placas de circuito impresso de computadores descartados. ambient. Florianópolis, v. n. p. out.

136 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download