A GESTÃO FINANCEIRA EFICIENTE DE UMA FARMÁCIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Objetivos Específicos 5 1. JUSTIFICATIVA 5 1. MATERIAIS E MÉTODOS 6 2 O PLANEJAMENTO FINANCEIRO EMPRESARIAL 8 2. A GESTÃO FINANCEIRA DE UMA FARMÁCIA 8 2. Os Recursos de Entrada 9 2. Assim como em toda e qualquer organização empresarial, o gerenciamento financeiro de uma farmácia corresponde a todo o trabalho relacionado com as finanças da empresa, considerando as contas a pagar e a receber, o controle do caixa, as decisões de investimento tanto relacionados às melhorias bem como à aplicação do montante não gasto, os financiamentos, dentre outras atividades necessárias à gestão do negócio. Numa economia globalizada e em constante transformação até mesmo pelos avanços tecnológicos modernos, o desempenho empresarial é vital para a sobrevivência e competitividade das empresas no mercado, sendo que aquelas que não se aperfeiçoam são rapidamente substituídas pela concorrência, perdendo espaço para as que são rápidas em assimilar processos e modernas formas de gestão e tecnologia, considerando aí o gerenciamento financeiro eficaz.

Diante da característica de que independentemente do porte, o gerenciamento financeiro de uma farmácia é de vital importância para que a mesma consiga enfrentar os desafios que se apresentam neste setor muito competitivo, levanta-se o seguinte questionamento: Como desenvolver a gestão financeira de uma farmácia, levando em conta as abordagens necessárias na área, com a utilização das ferramentas disponíveis, visando o gerenciamento eficaz do setor? Segundo dados da Federação Brasileira das Redes Associativas de Farmácias – FEBRAFAR (GUIA DA FARMÁCIA, 2019), em 2018 o setor farmacêutico cresceu cerca de 12%, e o crescimento acima da média de mercado aconteceu pela “preocupação constante com a gestão das lojas, dando suporte em áreas cruciais como financeiro, administração e marketing”, sendo que esse incremento do setor demonstra que é possível, desde que haja profissionalização do setor, pois assim os direcionamentos estratégicos são mais assertivos.

De acordo com Araújo, 2004, (apud LIMA, 2009, p. a organização empresarial “é estruturada por diversas áreas que, juntas, ditam sua vida”. “Já na passagem da segunda para a terceira geração, em torno de 30% a 40% das empresas quebram ou são vendidas (FREITAS; KRAI, 2010 p. Visando a longevidade dos negócios, o ideal para uma boa gestão financeira é que todos os setores da empresa trabalhem em sintonia, conforme Moraes e Oliveira (2011), garantindo assim o controle e o desenvolvimento financeiro da organização. Para auxiliar os gestores da área, é possível usar as ferramentas financeiras que dão segurança quanto as atitudes empreendedoras a serem tomadas, visando diminuir os riscos decorrentes da atividade financeira, sendo que o Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultados as mais conhecidas e mais usadas.

MATERIAIS E MÉTODOS Este estudo é uma pesquisa bibliográfica, e conforme Lakatos e Marconi (2003, p. neste tipo de pesquisa existem fatores internos e externos que levam o pesquisador a desenvolver determinada pesquisa. Neste trabalho foi usado Documentação Indireta, mais especificamente a pesquisa bibliográfica, através do levantamento de estudos já publicados, composto de livros, artigos científicos e demais publicações a respeito do assunto. Para Lakatos e Marconi (2003, p. “a citação das principais conclusões a que outros autores chegaram permite salientar a contribuição da pesquisa realizada, demonstrar contradição ou reafirmar comportamentos e atitudes”. Assim, a pesquisa bibliográfica serve de base para os estudos, catalogando conceitos já estudados e divulgados. Este projeto está alicerçado no método de abordagem dedutivo, e dentro de suas características, ele parte da concepção universal para conclusões particulares.

Abaixo são demonstrados algumas medidas e técnicas necessárias para o gerenciamento das empresas em geral, servindo também para as farmácias, que vão manter o controle financeiro do negócio. Os Recursos de Entrada Conforme Salanek Filho (2011, p. “todo negócio necessita obrigatoriamente ter entrada de recursos financeiros para que seja viabilizado e tenha resultado positivo”. Alguns negócios, apesar de ser uma boa ideia, não conseguem gerar recursos no caixa inviabilizando assim, a sua permanência no mercado. Conforme o autor, gerar caixa significa viabilizar a proposta inicial da empresa, que é vender produto ou serviços para os seus consumidores. As despesas por sua vez, são relacionadas aos demais gastos não vinculados diretamente à produção de bens e serviços, mas sim a sua comercialização.

Com relação a uma farmácia, os custos variáveis são os decorrentes da aquisição de produtos para comercialização, do pagamento de profissionais especializados. Quanto às despesas fixas, são todos os gastos relacionados à operação da farmácia, incluindo aluguel, manutenção predial, custos administrativos como salários, insumos, luz, água e telefone. As despesas comerciais estão relacionadas à venda dos produtos, e aumentam toda vez que a as vendas aumentam, pois os impostos e as contribuições aumentam na medida que se vende mais. b) Controle dos Estoques O controle de estoques é de grande importância dentro das organizações, independentemente se grandes ou pequenas, pois é através dele que o administrador consegue prever a necessidade de reposição da mercadoria, além de obter diversas informações úteis, como as vendas da empresa, a necessidade de aumentar ou diminuir as compras, visando a otimização dos investimentos em estoque (MIOTTO; LOECKYI, 2008 apud SOUZA, 2011, p.

e) Ponto de Equilíbrio O ponto de equilíbrio corresponde ao valor onde os custos e despesas se igualam a receita da empresa. O cálculo deste método ajuda a levantar a quantidade de vendas necessárias para que as receitas igualem os custos e as despesas, retornando um lucro zero. Assim, o conhecimento do ponto de equilíbrio ajuda nas decisões gerenciais, como a eliminar determinada linha de produto a fim de sanar os prejuízos ou enxugar a estrutura operacional (PADOVEZE, 2015). O cálculo do ponto de equilíbrio econômico é dado da seguinte maneira: PEe = custos e despesas fixas + custo de oportunidade/margem de contribuição O custo da oportunidade se refere ao montante que o empresário poderia ganhar aplicando o valor correspondente em algum outro investimento.

Já o cálculo do ponto de equilíbrio financeiro é dado a seguir: PEf = despesas e custos fixos – despesas não desembolsáveis / %margem de contribuição Neste caso as despesas não desembolsáveis correspondem as depreciações dos ativos da empresa. Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) Segundo Dornelas (2001), o fluxo de caixa é a reunião de todas as entradas e saídas de recursos do caixa da empresa em determinado período que pode ser diário, mensal ou anual, sendo reconhecidamente, uma das maiores ferramentas para auxiliar o empreendedor. Zdanowicz (2004) também cita que o fluxo de caixa é um instrumento que registra todas as entradas e os desembolsos financeiros das empresas, em determinado período. Para estimar o fluxo de caixa projetado do negócio, Cecconello e Ajzental (2008, p.

lembram que são necessárias as seguintes informações: a) resultado operacional por período; b) valores da depreciação e amortização; c) geração operacional do caixa; d) investimentos iniciais do empreendimento; e e) TMA. O Quadro 1 demonstra um modelo de fluxo de caixa, de periodicidade mensal, com a possibilidade de anotar os ingressos e desembolsos do período. Segundo Cecconello e Ajzental (2008), à qualidade do DRE deve-se primar pelas informações iniciais, das premissas, pois assim há um detalhamento melhor das projeções e consequentemente, melhor tomada de decisão. Zdanowicz (2004) diz que para manter saldo positivo em caixa, é necessário dimensionar os estoques e projetar valores recebíveis. O saldo em caixa possibilita pagar as contas, sem ter que reter grandes somas em caixa, deixando de investir em outra conta ou de realizar outro investimento.

ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO Para Padoveze (2010, p. o processo de gestão de um negócio á o conjunto de processos decisórios que compreendem algumas fases que vão desde o planejamento, passando pela execução do que se planejou para a empresa, culminando com o controle dos processos e dos resultados, considerando as diversas áreas envolvidas dentro das empresas. Conforme os autores Tavares, Pacheco e Almeida (2015, p. o financiamento para as empresas podem ser: a) financiamento interno, que é por autofinanciamento, proveniente da retenção de lucros obtidos pela atividade da gestão, e b) financiamento externo, que compreende capital de terceiros, como fornecedores, bancos, aumento de capital dos sócios ou mercado de capitais. Carneiro (2017) cita que o financiamento de um negócio deve primar pelo equilíbrio financeiro, com as necessidades de médio e longo prazo sendo financiadas nos médio e longo prazos, e as de curto prazo financiadas num igual período de tempo.

Segundo a autora, num projeto de investimento deve-se identificar quais as necessidades de capital e quais fundos de financiamento serão necessários para a compra das instalações, do maquinário e do investimento inicial para o tal projeto, e quando o negócio já está em funcionamento, como no caso de uma farmácia, os financiamentos servem para aumentar a capacidade de atendimento, de vendas e de serviços oferecidos. Segundo Puccini (2011), em vigência de inflação, os financiamentos normalmente contém cláusulas com correção monetária, e são considerados dois modelos: a) modelo pré-fixado, onde a taxa de juros é previamente definida considerando a taxa de juros real e a inflação futura presumida e b) modelo pós-fixado, onde a taxa do financiamento é considerada a níveis reais, sendo que o valor financiado é corrigido monetariamente ao longo do período vigente do empréstimo.

Metodologia do trabalho científico, 2000. Disponível em: <http://biblioteca. virtual. ufpb. br/files/metodologia_do_trabalho_cientifico_1360073105. Porto: 2017. P. Disponível em: <http://recipp. ipp. pt/bitstream/10400. São Paulo: Saraiva, 2008. DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001. FREITAS, Ernani Cesar de; KRAI, Lucas Saldanha. FARMARCAS atinge faturamento superior a R$ 2 bilhões em 2018, 2019. Disponvível em: < https://www. febrafar. com. br/farmarcas-atinge-faturamento-superior-a-r-2-bilhoes-em-2018/>. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: <http://books. scielo. org/id/cbyx4/pdf/lima-9788579830372-03. pdf>. n. Araras: São Paulo, 2011, p. MORAIS, Szabo. Administração financeira: princípios, fundamentos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. administradores. com. br/artigos/economia-e-financas/o-novo-papel-do-gesto r-financeiro-nas-empresas-de-xerife-a-treinador-fora-de-serie/66551/>. Acesso em: 28 fev. OLIVEIRA, Adriana A. Acesso em: 02 mar. OLIVEIRA, H.

C; DELELLI, T. C. F. html>. Acesso em: 02 mar. PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: Um enfoque em sistema de informação contábil. ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <http://www. feevale. br/Comum/midias/ 8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho% 20Cientifico. Disponível em: < http://proedu. rnp. br/bitstream/handle/123456789/957/Administrcao%20Financeira. pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 04 mar. PACHECO, Luis; ALMEIDA, Emanuel F. Financiamento das pequenas e médias empresas: análise das empresas do distrito do Porto em Portugal. Rev. Adm. v. com. br/farmarcas-atinge-faturamento-superior-a-r-2-bilhoes-em-2018/>. Acesso em: 04 mar.

1607 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download