A GESTÃO EMPRESARIAL COMO ESTRATÉGIA NORTEADORA NO PROCESSO EMPREENDEDOR DE UMA AÇAITERIA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Tratamos a respeito das decisões estratégicas e de como é possível garantir vantagem competitiva por meio do diferencial dos produtos ou serviços comercializados no ramo alimentício por meio de uma gestão empresarial eficaz e eficiente. PALAVRAS-CHAVE: Gestão empresarial, estratégia, processo empreendedor, vantagem competitiva, açaiteria. Sumário 1. INTRODUÇÃO 5 2. REFERENCIAL TEÓRICO 6 2. INTRODUÇÃO Com as constantes mudanças no cenário mercadológico, as organizações empresariais têm acompanhado todo este processo de mudança e alterações na forma de atuação no mercado. Para garantir sua sobrevivência no cenário altamente competitivo, os gestores têm buscado estratégias e ações que projetem sua marca e empresa no mercado de forma consistente e forte. Dessa maneira para um gestor saber aplicar as ferramentas necessárias para a tomada de decisões assertivas mediante a essa crescente concorrência é indispensável que haja embasamento e conhecimento específico aliado a atitudes de forma prática.

Neste contexto a chamada estratégia empresarial oferece este conhecimento e sua aplicabilidade no processo de tomada de decisões a nível gerencial. Segundo Rabelo (2005) a estratégia empresarial é o “modo pelo qual a empresa procura distinguir-se de maneira positiva da concorrência, usando seus pontos fortes para melhor atender às necessidades dos clientes. a gestão empresarial é caracterizada pela: (. atuação em nível interno da empresa que procura otimizar as relações recursos-operações-produtos/serviços, considerando as variáveis dos ambientes externo e interno que impactam 26 nas atividades da empresa, em seus aspectos operacionais, financeiros, econômicos e patrimoniais. PEREIRA, 2001). Assim, é possível apontar que uma gestão empresarial competente é alicerçada em fundamentos administrativos que visam a organização da estrutura organizacional para que obtenha maximização dos lucros por meio da atuação da rotina da equipe, das ações de marketing, dos planos estratégicos de diferenciação da produção ou da prestação do serviço, da redução dos custos e de outras decisões concernentes a um gestor.

Falconi, 2009). Para Porter (1999) é muito importante que a gestão empresarial seja orientada de acordo com as duas diferentes posturas estratégicas existentes: a do estudo de mercado e a estudo da percepção gerencial. O estudo do ambiente de mercado, ou seja, realizando uma análise de como os pontos fortes ou forças da concorrência podem interferir na estratégia da organização e demonstrando qual a postura estratégica mais adequada para se adotar e assim combater a concorrência, garantindo a sua participação na fatia de mercado. O estudo da percepção gerencial de uma visão específica em relação ao problema estratégico identificado, ou seja, demonstrar para a empresa qual patamar de produção ou serviço esta precisa alcançar para se tornar diferenciada da concorrência e inatingível, distinguindo-a de todas as demais e garantindo sua vantagem competitiva nessa linha de raciocínio.

Assim, é possível inferir que a estratégia empresarial conciliada como ferramenta de vantagem competitiva no mercado depende de que seja criada uma posição favorável e única para a organização em relação aos serviços ou produtos desenvolvidos por seus concorrentes, como define Porter (1999, p. a estrutura e evolução dos setores e as maneiras como as empresas conquistam e sustentam a vantagem comparativa nas respectivas áreas de atuação é o cerne da competição. Dessa maneira, Dornelas (2008) considera interessante que no processo empreendedor de uma organização sejam utilizadas tais ferramentas estratégicas como norteadoras para a aplicação de planos e de ações que gerem valor agregado para os interesses empresariais da mesma. RESULTADOS E DISCUSSÃO De acordo com as implicações teóricas apresentadas, foi pesquisada a aplicação da estratégia como norteadora no processo empreendedor de uma empresa em processo de abertura, utilizando a gestão empresarial.

O objeto de pesquisa é um micro empreendimento de vendas de açaí e combinações, ou seja, se enquadra no ramo de alimentação: a Açaiteria Self Service, na cidade de Itajubá – Minas Gerais. A comercialização de açaí na cidade é muito popular em todos os bairros, além do comércio na região central. O produto vendido é o açaí batido com xarope de guaraná, numa textura cremosa. Promoção: • Propaganda no Facebook e Instagram; • Carro de som anunciando a nova loja; • Distribuição de folders; • Evento de inauguração; • Ação acerte o peso e ganhe seu açaí ou sorvete (se o cliente acertar o peso exato do seu produto este sai de graça). • Anúncio nas rádios da cidade. Dessa maneira temos planejado como será o mix de marketing, contendo as principais informações sobre a comercialização dos produtos da Açaiteria.

Análise SWOT Para podermos mensurar os possíveis riscos para o negócio, aplicamos o quadro da matriz SWOT que avalia o cenário interno e o externo da empresa, avaliando em cada um deles suas ameaças e oportunidades. Quadro 1 – Análise SWOT da Açaiteria Análise Interna FORÇAS - Localização da empresa - Self Service - Inovação na prestação de serviços - Produto diferenciado - Sabores diferenciados - Exclusividade no tipo de serviço - Preço acessível FRAQUEZAS - Não ser conhecida no mercado devido a sua recente abertura - Resistência de clientes tradicionais por esse novo conceito de negócio Análise Externa OPORTUNIDADES - Grande mercado consumidor do produto; - Inexistência de concorrência com essa abordagem; - Mercado alimentício sempre em alta.

Dessa maneira, a exclusividade será mantida restrita à Açaiteria, ou seja, seus clientes não conseguirão consumir este produto na concorrência. A terceira vantagem competitiva identificada é em relação às combinações diferenciadas. Oferecer cremes e opções diferentes do comum no Self Service permite que a empresa se fortaleça competitivamente. Dessa forma verificamos que por meio da definição do mix de marketing e da análise SWOT é possível estabelecer qual o tipo de gestão empresarial será aplicada quanto à essência do empreendimento, que é a venda direta do açaí para o mercado consumidor, passível de grande sucesso neste mercado. CONCLUSÃO A utilização da estratégia no processo de tomada de decisão de gestão empresarial no contexto organizacional permite que uma empresa se reestruture ou reinvente de acordo com as necessidades de mercado.

APPIO, J. VIEIRA V. A. Uma aplicação prática da matriz BCG e análise SWOT: um estudo de caso. Revista de Ciências Empresariais da UNIPAR, Umuarama, v. Disponível emhttp://www. scielo. br/scielo. php. Acessado em 28/11/2018. p. LOBATO, D. M. et. al. Controladoria estratégica. ed. São Paulo: Atlas, 2010. PEREIRA, Carlos Alberto. Ambiente, empresa, gestão e eficiência.

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