A ÉTICA PROFISSIONAL PARA OS EMPREENDIMENTOS
Tipo de documento:Revisão Textual
Área de estudo:Administração
A ética empresarial também está unida a responsabilidade social e de sustentabilidade, fazendo com que as pessoas tenham uma boa imagem da empresa, garantindo, portanto, maior constância e conformidade entre seus colaboradores. O artigo procura salientar a aplicabilidade da Ética profissional, identificando ainda seus deveres e responsabilidade acoplado às companhias e seus cooperadores. PALAVRAS-CHAVE: Ética, Profissionais, Empresas, Organizações, Sustentabilidade. RESUME The purpose of this scientific article is to evaluate the need for the use of Ethics for Professionals within organizations, a subject that has been discussed steadily by professionals in the field, both from public and private companies. This article will provide data and knowledge on a very relevant subject in the business world. Atrai a meditações sobre dados pertinentes às disposições e recomenda sugestões a administrantes e engenheiros de produção.
São frequentes as lamentações sobre ausência de ética na coletividade, na política, nas organizações e até ainda nos meios esportivos. a sociedade atual aprecia condutas que praticamente abandonam qualquer probabilidade de produção de relações éticas. Um dos ambientes mais desprovidos no que diz referência à aplicação da ética, é o do trabalho profissional. por esta causa, administradores e estudiosos em administração, regressaram a se questionar sobre temas éticos. Conceito de Ética e Moral Segundo Pedro (2014), os termos ética e moral geralmente estão sendo usados como se fossem a mesma coisa ou melhor dizendo sinônimos, e desta forma vem confundindo os usuários destes termos trazendo então transtornos no ato de expressar e na elaboração de pensamentos. Barros (2010), nos explica que esses termos geralmente são usados juntos, e produzem uma certa confusão, mas que na realidade são coisas distintas.
Para Barros (2010) Ética é a teoria ou o estudo do caráter dos indivíduos na sociedade, já a Moral é o costume, ou conjunto de normas ou regras adquiridas com o passar do tempo. Para Vásquez (1995, p. a ética é a teoria ou a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Para Moreira (2007), a ética empresarial é "o comportamento da empresa - entidade lucrativa - quando ela age de conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade (regras éticas). Montani (2007) nos explica que para haver um sucesso empresarial faz necessário o comprometimento das pessoas que as constitui, pois elas que transformam os objetivos, metas e projetos, Todos da organização devem estar empenhados em um único objetivo para que possam ser éticos em todos os sentidos possíveis, só assim terão informações confiáveis e crescimento empresarial saudável.
É de responsabilidade da ética empresarial avaliar os costumes e validar as ações morais ás quais norteiam a valorização dos princípios que preservam a vida. De acordo com Ferrel (2001), uma das preocupações mais importantes no mundo das organizações é a ética empresarial, as vezes ela trata sobre questões difícil de ser compreendida, no entanto são questões que definem se tais atitudes empresariais são éticas ou não. Srour (2003) contribui nos informando que toda e qualquer organização tem uma imagem a zelar, uma notabilidade e uma marca que são considerados inestimáveis ativos imateriais e que para serem produzidos é necessário investir tempo e dinheiro. O individualismo amplo, diversas vezes fica associado à ausência de ética pessoal, tem caminhado uns profissionais a proteger-se seus interesses particulares acima dos interesses das companhias em que trabalham, colocandoas em perigo.
acredita-se que excelentes efeitos profissionais e empresariais devem proceder de escolhas morais ou éticas e que ter modelos éticos pode constituir negócios vantajosos a grande prazo. O investidor que alcança um acelerado lucro financeiro extraindo vantagens de compradores, fornecedores ou servidores pode acusar ganho a curto tempo, mas a confiança que perdeu no procedimento nunca será consertada em suas relações de negócios. o freguês desapontado acertará a consumir os produtos da concorrência assim que nascer uma oportunidade. Fracassos éticos destrói a imagem da companhia e a desvirtua a perder fregueses e fornecedores necessários, impedindo o estabelecimento de sociedades. Dessa maneira, este trabalho apoiar a evidenciar as formas pelas quais a empresa pode contribuir com a sociedade. CONCLUSÃO O tema ético vem sendo abordado com mais frequência devido aos grandes escândalos em diversas áreas: exemplo na política e na econômica, os consumidores estão cada vez mais exigentes e por isso cabe as empresas dar uma atenção maior ao desenvolvimento da ética nas organizações.
Por isso é muito necessário dar ênfase ao que se trata sobre ética e deixar claro que sua contribuição para as empresas faz com que as mesmas possam ter informações confiáveis. Administrar pessoas é uma jornada de difícil cumprimento. Por essa razão a gestão de pessoas vem buscando novos métodos de aprimorar a vida dos seus funcionários e manter a ética nas organizações. Ética empresária na prática: liderança gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Inter saberes, 2013. BARROS, M. F. R. Ética Empresarial: dilemas, tomadas de decisões e casos. Rio de Janeiro: Reichmann& Affonso, 2001. HEEMANN, Ademar. O corpo que pensa: ensaio sobre nascimento e legitimação dos valores. Ed. com. br/noticia3. html Acesso em: 26/01/2021. MOREIRA, Joaquim Manhães. A Ética Empresarial e o Novo Código Civil.
PEDRO, A. P. Ética, moral, axiologia e valores: confusões e ambiguidades em torno de um conceito comum. Kriterion: Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. n. SROUR, Robert Henry. Ética empresarial: a gestão da reputação. Rio de Janeiro: Campus,2003. ª reimpressão.
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