A EMPRESA SUBWAY

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Gerenciamento de Projetos

Documento 1

Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma entrevista com o gestor de uma das unidades franqueadas. Os resultados da pesquisa apontam que a Subway é uma das maiores redes de franquias de alimentos do mundo, e a marca possui uma forte preocupação com a gestão de sistemas, uma vez que a própria franqueadora determina quais sistemas serão utilizados no estabelecimento e a mesma se encarrega de treinar os interessados em abrir uma unidade. Por meio do estudo também foi possível verificar que a empresa é bastante engajada em associar sua imagem a uma forma de alimentação saudável. Palavras Chave: Subway, Sistemas de Informações Gerenciais, Gestão Sumário 1. INTRODUÇÃO 3 2. Conforme o último estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (2017), as franquias alimentícias correspondem a 34% do total de franquias presentes no Brasil, e este segmento representa a maior fatia do mercado de franquias.

Nesse tipo de atividade, os franqueados operam com base em estratégias de negócios, manuais que indicam cada detalhe, desde o layout, até os equipamentos utilizados, estrutura do comércio e principalmente os sistemas que serão utilizados. Nesse contexto, a Subway tem se tornado uma das maiores franquias do setor de fast-food do mundo. A empresa possui mais de 44 mil lojas em todo o mundo e está presente em 112 países (SUBWAY, 2018). Tal sucesso deve-se, sobretudo a preocupação que a marca tem de transmitir seus valores e sua estratégia de gestão aos empreendedores que se tornam seus franqueados. Uma das mais famosas estratégias de venda da empresa é o “Barato do Dia”, onde cada dia da semana há um tipo de sanduíche com preço mais baixo (SUBWAY, 2018).

A rede Subway foi fundada no ano de 1965 nos Estados Unidos por Fred DeLuca e inicialmente se chamava Pete’s Super Submarine. No início dos anos 70, o empreendimento já possuía 16 estabelecimentos e com o intuito de expandir ainda mais os negócios, o fundador decidiu se estabelecer por meio de franquias: uma estratégia que alavancou os negócios. Já no ano de 1982, a rede possuía 300 unidades. No Brasil, a Subway surgiu pela primeira vez em 1994, mas até o ano de 2002 possuía apenas duas lojas. Estes sistemas são capazes de apresentar o cenário interno da empresa, como por exemplo, informar aos gestores o volume de vendas, seu estoque, a variação de preços dos insumos em diferentes períodos, o quanto a empresa deve e quanto tem a receber, dentre outros recursos.

Nesse sentido, dispor de um bom sistema de gestão é fator fundamental para o progresso da empresa. Sem conhecimento do nível de estoque, do grau de endividamento e de uma previsão de receitas, é impossível determinar o caminho que a empresa irá traçar e principalmente será difícil estabelecer metas de médio e longo prazo. De acordo com Stair (1998), os sistemas empresarias são importantes para a tomada de decisão dos gestores por sua eficiência na integração das informações: “Sistemas empresariais ajudam as organizações a realizar e integrar tarefas importantes, tais como pagamento de funcionários e fornecedores, controle de estoque, envio de faturas e pedidos de suprimentos. No passado, as empresas executavam essas tarefas utilizando sistemas tradicionais de processamento de transações.

Assim sendo, fornecer alimentos frescos é um dos símbolos da maioria das ações de marketing da Subway. A empresa busca sempre associar seus produtos a um estilo de vida saudável, especialmente em tempos onde as pessoas têm mais consciência sobre o consumo saudável. Há uma forte preocupação com a boa gestão da cadeia logística e de suprimentos e tal preocupação pode ser percebida pelo fato de que a empresa adota uma criteriosa seleção dos seus possíveis franqueados e após esta etapa, ainda os treina em todas as rotinas do negócio a fim de transmitir a estes, os seus princípios e estratégias. Sistemas de Informações Gerenciais da Empresa Subway A Subway estabelece no manual dos franqueados quais sistemas estes podem usar.

São oferecidas duas opções de sistemas que não o Swfast e o Bematech Chef. É também por meio desse sistema operacional que são geridos não só os recursos materiais, mas também os recursos humanos da empresa. A importância do Sistema de Informações Gerenciais da Subway A Subway adota como estratégia de expansão a padronização de sistema. Isso significa que todas as franqueadas devem operar apenas com sistemas operacionais autorizados pela Subway e que constam no manual do franqueado. Tanto o sistema SWFast como o Bematech Chef, ambos os únicos admitidos pela franqueadora para a gestão da loja, oferecem suporte em todos os módulos (SUBWAY, 2018). Significa que por meio destes sistemas o estabelecimento gerencia a parte financeira, administrativa, de pessoal, estoque, dentre outros recursos.

No sistema nós sabemos a quantidade de cada item e quando está acabando, já podemos providenciar. ” 4) Quem são os responsáveis pelas análises dos relatórios emitidos pelo sistema? “São analisados na loja, mas na matriz eles também acompanham as nossas vendas pois a matriz envia periodicamente uma pessoa para auditar a loja e são elaborados relatórios com os pontos positivos ou não conformidades. ” 5) Existem treinamentos para gerenciamento e manutenção do sistema? “Sim, eles dão o treinamento quando no início do negócio, quando compra a franquia. Na pasta técnica, que é uma espécie de manual que eles nos entregam, tem tudo, e tem uma parte que trata apenas de orientar sobre o sistema que vamos utilizar e eles ensinam como operar.

” 6) Quantos colaboradores são responsáveis pelas informações gerenciais sobre o processo produtivo? “Aqui no estabelecimento as informações financeiras são acompanhadas três pessoas, mas como eu disse, na matriz eles também acompanham o desempenho das franqueadas. Os estudos sobre franchising no Brasil indicam que esta empresa obteve uma alta taxa de crescimento nos últimos sete anos, pois está presente em todos os estados e em muitos municípios mais distantes. Seu crescimento exponencial se deu devido à sua adaptabilidade em diferentes regiões do país, onde as logísticas são diferentes, a matéria prima, o tipo de consumidor, dentre tantas outras peculiaridades. Estes fatos mostram a experiência que a empresa tem em implantar seus estabelecimentos em diferentes tipos de espaços, desde quiosques até escolas e aeroportos.

Também é possível verificar que a empresa é muito comprometida com a qualidade dos insumos utilizados na preparação de seus produtos. Por meio da entrevista com um gestor de uma das unidades da Subway, constatou-se que a rede possui uma cooperativa parceira que administra toda a aquisição de insumos tais como carnes, verduras, pães, molhos e bebidas. Não há dúvidas que a padronização de um sistema de informações gerenciais seja o caminho para uma correta e assertiva gestão dos ativos de uma empresa. Essa padronização sistemática é como uma linguagem única que a empresa adota com todas as unidades franqueadas e percebe-se que é vista por estes adquirentes de forma muito positiva. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Associação Brasileira de Franchising. Números do Setor.

Disponível em: <https://www. LORANDI, J. A. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: (SCM) uma Estrutura Conceitual. Curitiba: Rev. FAE, 2011. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. a ed. Rio de Janeiro: Campus, 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas de Informações Gerenciais: Estratégicas Táticas Operacionais. Faça parte de uma equipe vendedora com a franquia #1. Disponível em: < http://goo. gl/GDnvaq> Acesso em: 01 jun 2018. Promoções. Disponível em: <http://www. ª Edição. Atlas 2008.

1143 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download