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Aferir a satisfação de cada ser humano com os seus porque e poréns relacionados aos eventos que ocorrem em sua vida é o método utilizado para medir os sentimentos de uma pessoa em relação a sua vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional; além de relacionamentos sociais; saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve, no entanto, ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica o nível de satisfação e quantidade de bens/serviços disponíveis.

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A avaliação para apuração dos níveis ou level da qualidade e satisfação de vida no mundo costumam ser feitas pela OMS. Ela, a Organização Mundial da Saúde, desenvolveu um questionário para aferir a satisfação de vida, que possui duas versões validadas para o português, o 100 (composto por 100 questões) e o composto por 26 questões. Nosso curso trabalhará também as questões que são trazidas neste relatório. Ele é composto por seis domínios, quais sejam:

  • O físico,
  • O psicológico,
  • O do nível de independência,
  • O das relações sociais,
  • O do meio-ambiente, e
  • O dos aspectos religiosos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa de riqueza, alfabetização, educação, esperança mediana de vida, natalidade e outros fatores. É uma maneira padronizada de avaliação e medida do bem-estar de uma população, especialmente o bem-estar infantil.

Existem diversas interpretações para qualidade/satisfação de vivência no ambiente laboral: desde o foco médico da ausência de doenças da pessoa, até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação, compondo amplos programas e sistemas de satisfação ou qualidade de vivência no trabalho (QVT).

De maneira genérica, pode-se dizer que qualidade de vivência no trabalho (QVT) é um conjunto de ações que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização da atividade laboral.

A sociedade vive novos paradigmas sobre modos de vivência dentro e fora do trabalho, construindo novos valores relativos às demandas de QVT. Desse modo, diversas ciências têm dado suas contribuições, tais como:

  • Saúde: Busca preservar a integridade física/mental/social da pessoa. Está indo além do controle de infecções/lesões em vista de avançar em dimensões biomédicas e proporcionar maior expectativa de vida;
  • Ecologia: Atribui ao homem responsabilidade pela preservação do sistema dos seres vivos e dos insumos da natureza;
  • Psicologia: Demonstra a influência das atitudes internas de cada pessoa em seu trabalho e a importância do significado das necessidades individuais para seus desenvolvimentos no trabalho;
  • Administração: Procura aumentar a capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados, em ambiente cada vez mais complexo, mutável e competitivo;
  • Engenharia: Elabora formas de produção voltadas para a flexibilização da manufatura, armazenamento de materiais, uso da tecnologia, organização do trabalho e controle de processos.

É para aprender a lidar com cada um destes tópicos que oferecemos o melhor Curso Qualidade de Vida no Trabalho que os Brasileiros e podem encontrar, bem como dicas de como entrar para o mercado de trabalho, que também é tópico integrante do curso.

Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano e com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo ou comunidade tenha saúde. A Carta de Ottawa - um dos documentos mais importantes que se produziram no cenário mundial sobre o tema da saúde e qualidade de vida - afirma que são recursos indispensáveis para se ter saúde:

  • Paz
  • Renda
  • Habitação
  • Educação
  • Alimentação adequada
  • Ambiente saudável
  • Recursos sustentáveis
  • Equidade
  • Justiça social

Isto implica no entendimento de que a saúde não é nem uma conquista, nem uma responsabilidade exclusiva do setor saúde. Ela é o resultado de um conjunto de fatores sociais, econômicos, políticos e culturais, coletivos e individuais, que se combinam, de forma particular, em cada sociedade e em conjunturas específicas, daí resultando sociedades mais ou menos saudáveis. Na maior parte do tempo de suas vidas, a maioria das pessoas é saudável. Isto significa que, na maior parte do tempo, a maioria das pessoas não necessita de hospitais, CTI ou complexos procedimentos médicos, diagnósticos ou terapêuticos.

Durante toda a vida, todas as pessoas necessitam água e ar puros, ambiente saudável, alimentação adequada, situações social, econômica e cultural favoráveis, prevenção de problemas específicos de saúde, assim como educação e informação. Isto quer dizer que fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer, como prejudicar a saúde. Para se melhorar realmente as condições de saúde de uma população - um objetivo social relevante em todas as sociedades -, são necessárias mudanças profundas dos padrões econômicos no interior destas sociedades e intensificação de políticas sociais, que são eminentemente políticas públicas. Ou seja, para que uma sociedade conquiste saúde para todos os seus membros, são necessárias uma verdadeira ação inter-setorial e as chamadas políticas públicas saudáveis, isto é, políticas comprometidas com a qualidade de vida e a saúde da população.

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