Uma apresentação com slides (slideshow) é um material elaborado para apresentar visualmente a mensagem principal de uma aula, reunião ou trabalhos. Este documento é normalmente elaborado pelo próprio palestrante, mas sua elaboração também pode ser terceirizada para uma pessoa do seu time ou empresa parceira.
Cada slide de uma determinada apresentação deve ter a identidade visual do profissional ou empresa a qual o material diz respeito. Ou seja, as cores e as fontes que compõem um conjunto de slides devem estar padronizados em todas as páginas do arquivo.
Há também a possibilidade de se usar elementos visuais como imagens, vídeos e animações como forma de atrair a atenção do público para o conteúdo abordado. Saber como fazer apresentação de slides e criar apresentações inovativas são habilidades de destaque no ambiente educativo e corporativo.
A apresentação de slides tem como objetivo:
-
Servir como guia para o apresentador de determinado discurso, para que ele não se perca em sua fala ou se esqueça de algum assunto importante;
-
Suportar a linha de raciocínio das pessoas que estão acompanhando o discurso, fazendo com que elas mantenham a sua atenção e compreendam todo o conteúdo exposto, seja por meio de texto ou imagem;
-
Compartilhamento (normalmente via e-mail) com todas as pessoas presentes no evento como maneira de manter o histórico do que foi falado e também ser objeto de acesso à informação e leitura futura a respeito do tema exposto.
Isso encerra a sessão sobre o objetivo das apresentações de slides.
Um pouco de história sobre as apresentações de slides
As apresentações de slides são a evolução de outras ferramentas de apoio em discursos. Anteriormente, as pessoas que iriam se apresentar usavam elementos visuais físicos tais como cartazes ou flipchart como forma de atrair a atenção da audiência. Não havia tanto uso de imagem por se tratar uma dificuldade adicional na elaboração desses materiais, inviabilizando as apresentações de slides.
Posteriormente, essas ferramentas foram substituídas pelos slides de retroprojetor, ou seja, lâminas em plástico transparente nas quais eram impressas as informações a serem usadas nas apresentações e que eram projetadas por meio de um dispositivo formado por luzes e lentes. Criar apresentações passou a ser mais fácil.
Com o advento do computador, surgiram recursos específicos para a criação de slides tais como o Powerpoint, Google Slides e o Keynote. A cada dia, surgem novidades em termos de programa (página de internet Canva e Prezi, por exemplo) e opções de design para tornar o slide mais atrativo, com o mínimo de esforço para quem o fará.
Objetivos de uma apresentação
Trata-se de um material simples cujos objetivos são, basicamente:
-
Criar uma apresentação a ser usada como "prestação de contas" ao apresentar tabelas e gráficos com resultados financeiros e comerciais.
-
Mostrar novidades em termos de projetos e iniciativas por meio de elementos visuais como vídeos, fotos, imagem, layouts, textos e palavras.
-
Tornar a comunicação mais abrangente e transparente, garantindo que todos os participantes e não-participantes da reunião tenham o mesmo nível de compreensão sobre o assunto tratado.
-
Criar um histórico dos principais assuntos discutidos em determinada reunião ou comitê.
Como fazer um slide passo a passo
Para Criar apresentações é necessário senso estético e um bom texto da parte de quem vai elaborar o material. Confira agora um passo a passo de como fazer uma apresentação de slides:
Defina qual o seu objetivo com a apresentação e o seu público |
Para que e para quem será destinada essa apresentação? Qual deve ser a linguagem a ser utilizada: uma linguagem formal ou semelhante à das redes sociais? Definir esses parâmetros é o primeiro passo para iniciar sua apresentação. |
Escolha as mensagens e dados principais |
Faça um esboço em um papel em branco ou seu computador, anotando as principais ideias que serão colocadas como texto em cada slide. Se já tiver artigos ou documentos prontos em seu editor de texto com os assuntos a serem apresentados, assinale o que for mais relevante para seu público. |
Defina um bom título para o seu material |
Essa vai ser a primeira informação que as pessoas verão ao ter acesso ao seu arquivo de apresentação ou durante o seu discurso. Pense em uma frase de impacto, capaz de estimular a curiosidade de sua audiência para o restante da apresentação. |
Escolha o layout a ser usado |
Escolha o programa que você utilizará para fazer seus slides (powerpoint e keynote, por exemplo) e selecione o layout a ser usado em sua apresentação. Há alguns modelos pré-definidos para o slide mestre (slide de referência), mas se quiser, defina você mesmo o plano de fundo, os modelos e tamanho das fontes, as cores e os elementos que comporão o modelo. |
Inclua os dados |
Agregue a cada slide as informações mais importantes, por meio da inclusão de uma caixa de texto, cuja opção está situada no menu do programa. Você pode usar um título que caracterize a informação que está sendo adicionada àquela página. Cada slide deve conter a exposição de um tema por vez, para garantir coerência da apresentação como um todo. Aproveite bem os espaços livres do slide, distribuindo bem o conteúdo a ponto de parecer harmonioso. Ao mesmo tempo, não inclua muitos dados no slide sob o risco de deixá-lo muito poluído. |
Imagem e Vídeo (design de conteúdo de recursos visuais) |
Você pode usar recursos visuais como fotos, vídeos e áudios nos slides, mas antes faça uma pesquisa prévia e vá adicionando tais arquivos ao slide. Muitas vezes, a experiência do público pode ser ampliada por meio desse tipo de recurso, desde que haja coerência entre o conteúdo do texto e da imagem contidos na tela em questão. |
Ensaie sua apresentação junto com os slides |
Simule como seria a apresentação ao apertar o ícone de apresentação na janela inferior do Powerpoint. Anote o tempo que você levará para passar por todos os slides do material e verifique se será necessário fazer seu discurso de maneira mais rápida ou com mais tranquilidade. Tenha em conta também suas possíveis falhas e esquecimentos para que possa fazer qualquer mudança ou trabalhar melhor sobre esses pontos até a data da apresentação final. Tenha em conta também suas possíveis falhas e esquecimentos para que possa fazer qualquer mudança ou trabalhar melhor sobre esses pontos até a data da apresentação final. |
Quais softwares usar para criar apresentações?
Há alguns programas de design de apresentação de slides que são mais difundidos que outros, como por exemplo o Powerpoint, da Microsoft. No entanto, há outras alternativas no mercado, como o Keynote, o Google Slides, o Canva e o Prezi. A escolha depende, basicamente, da preferência e conhecimento de cada usuário.
Como montar slides e criar apresentações no Powerpoint?
Normalmente, esse é o software mais utilizado para se fazer conteúdo em slides. Para fazer um slide, basta clicar em "novo slide" e ir incluindo os diferentes tipos de recurso de acordo com a necessidade: caixas de texto, figuras, alterar fontes, etc.
Como fazer slides no Word?
Você também pode usar o Word para a elaboração de slides. Não há tantos modelos e layouts prontos, mas é útil e simples. É necessário apenas configurar o layout para o formato paisagem, redefinir os campos de largura e altura para o formato 4:3 (largura 25,4 cm e altura 19,5 cm), configurar as margens para 2 cm.
Como montar slides e criar apresentações de sucesso em 2021?
Saber como montar slides que possam ser usados a seu favor em uma apresentação, é imprescindível para o sucesso de um discurso público. Atente-se às seguintes dicas de como fazer slides no power point:
Para criar uma apresentação em 2021, utilize o bom-senso
Use sua criatividade para combinar as cores e fontes, de forma a criar um design interessante e de bom gosto para chamar a atenção do público. Evite usar efeitos muito chamativos, descoordenados entre si e sem capricho com os detalhes.
Como montar slides: muito ou pouco texto?
Para que seja possível uma boa visualização do texto na tela, evite escrever demais no slide. Coloque apenas o essencial na tela para que seu público esteja também atento ao seu discurso.
Use fontes que permitam uma boa visualização
Use um tamanho de fonte que seja legível mesmo às pessoas que estiverem mais distantes da projeção. Evite também as fontes com muitos detalhes ou arabescos, ou ainda evite usar cores muito claras, de maneira a garantir uma boa leitura ao público.
Como montar slides: cuidado com o tamanho do arquivo!
Normalmente, a apresentação de Powerpoint é enviada às pessoas por meio de e-mail. Dessa forma, evite usar muitos recursos gráficos pesados em seu material, como por exemplo, um vídeo muito longo ou uma imagem pesada, sob pena de sobrecarregar as caixas de e-mail dos destinatários.
Como fazer um slide com direitos e referências no slide?
Faça as devidas referências à origem das informações e imagens, logo abaixo das informações, respeitando os direitos quando necessário.
Como criar slide seguro: use senha como um fator de segurança
Caso vá elaborar slides com conteúdo confidencial e informações sensíveis, a sugestão é a de converter o arquivo em formato PDF, simples, que garante que as informações não serão editadas. Além disso, é possível incluir a necessidade de uma senha para ter acesso ao conteúdo do material. Posteriormente, basta compartilhar a senha de forma segura (por e-mail, por exemplo).
Como montar slides perfeitos: revise seu material
Leia atenciosamente a sua apresentação e ajuste possíveis erros de gramática e ortografia. Revise também os dados numéricos e as informações apresentadas de forma de que nada possa haver dúvidas durante seu discurso. Faça ajustes em possíveis falhas de padronização visual: fonte do título, fonte dos textos, modelos dos gráficos, referências dos dados e direitos das imagens.
Slideshow, como fazer: modelo de slides para apresentações
Seguem alguns sites com modelo de slides disponíveis, seja por meio de criação de conta na plataforma ou exportação dos modelos para uso nos programas de criação de apresentação de slides:
-
Modelo de apresentação: site Slides Carnival (slide power point gratis)
https://www.slidescarnival.com/pt-br/category/modelos-gratuitos-apresentacoes
-
Modelo de Apresentação: site Venngage
https://pt.venngage.com/blog/fundo-para-slide/
Como fazer slides no Word para uma apresentação da escola
Em uma apresentação Powerpoint para trabalhos escolares, a lógica de execução é semelhante ao das apresentações profissionais. Confira algumas dicas específicas para esse material:
-
Faça uma pesquisa extensa sobre o tema e elabore seu texto a partir dela.
-
Use bastantes imagens para ilustrar seu texto.
-
Faça referência a todo o site pesquisado.
-
Use sua criatividade e novidades gráficas para criar um modelo de design condizente com o seu tema.
-
Crie um título de impacto para atrair o interesse de seu público.
-
Peça ajuda a seus colegas para revisarem sua apresentação.
-
Crie uma conta de e-mail para enviar a apresentação de slides.
Slides, como fazer: não basta apenas uma apresentação bonita, tem que ter conteúdo
Muitas pessoas ainda não sabem como montar slides e não se dedicam a aprender novas técnicas. No entanto, às vezes é difundida no Brasil e em outros países, uma crença de que a apresentação deve ser tão bonita ao ponto de que o público se "contente" com a opção visual e se esqueça do conteúdo.
No entanto, é essencial que o tema e o texto sejam relevantes ao público. Sem esses fatores, a apresentação fica vazia e supérflua, o que pode prejudicar a percepção sobre a qualidade da apresentação e a própria imagem e credibilidade do apresentador. Portanto, relembre as nossas dicas de como criar slides e o passo a passo contidos neste artigo para ter sucesso em suas próximas apresentações e slides.
Fique atento a nossos artigos no site da Studybay para mais dicas.