Diferenças Entre Judaísmo e Cristianismo: Símbolos e Origem

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 10 minutos

Ambas as religiões que veremos hoje remontam de anos atrás, tendo entre suas diferenças a conduta quanto à sua prática, porém entre elas há muita semelhança, até mais do que com outras religiões, isso porque ambas acreditam e seguem apenas um único Deus, ou seja, são monoteístas, o qual é considerado justo, punitivo, amoroso e também misericordioso. Ao longo deste artigo comentaremos mais semelhanças e diferenças entre ambas as religiões.

Afinal Cristianismo o que é?

O Cristianismo tem seus ideais baseados na doutrina do Novo Testamento, bem como têm na figura de Jesus Cristo o salvador dos pecados humanos. Jesus Cristo, também chamado de Messias, pregava aos seus seguidores, o povo judeu, que eles não eram melhores que nenhum outro povo, e que Ele falava em nome de Deus.

Quem conhece a história sabe que Jesus Cristo acabou sendo preso e crucificado em Jerusalém, local hoje considerado sagrado pelo povo cristão. Com a morte de Jesus seus seguidores foram perseguidos e atacados por anos a fio. Os judeus e cristãos acreditam que Deus tem um plano para os povos, o que os diferencia precipuamente é que os judeus não acreditam que Cristo era o Messias.

Cristianismo o que éFonte: unsplash.com

Enquanto que os cristãos acreditavam que Jesus era o enviado do reino dos céus para cumprir as profecias do Antigo Testamento, os judeus o consideram apenas um mensageiro, uma fonte de ensinamento, mas não o Messias em si. Vale ressaltar, que o Cristianismo é uma das religiões com mais adeptos no mundo todo.

CURIOSIDADES
Você sabia que o Cristianismo na verdade nasceu do Judaísmo? Sim, isso mesmo os primórdios do Cristianismo advêm do Judaísmo, mas com o advento da Era Cristã as religiões tomaram vertentes diferentes.
Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Origem do Cristianismo

A origem da religião veio do surgimento de Jesus, o qual para a religião foi enviado a Terra a mando de Deus, que enviou seu filho único para salvar os homens, este então seria o Messias. Além disso, deveria espalhar a palavra de Deus sobre a Terra. Com isso Jesus, juntou doze apóstolos que seriam os encarregados de difundir a crença ao maior número de pessoas.

A passagem de Jesus pela Terra foi pautada nos ensinamentos da palavra de Deus, no amor ao seu próximo, no perdão e aceitação, com isso conquistou milhares de adeptos que o seguiam no intuito de ouvir suas palavras e viver conforme os ensinamentos. A popularidade do Messias com o povo acabou desagradando a autoridade da época.

Assim, tanto Jesus como seus seguidores sofreram perseguições pelos romanos. Isso culminou com a morte de Jesus, que foi crucificado com 33 anos a mando do governador da Judéia Pôncio Pilatos. Sua ressurreição, no entanto, aconteceu três dias depois, no dia em que atualmente é comemorada a Páscoa e o renascimento de Jesus. Anos mais tarde, as doutrinas deixadas pelo filho de Deus foram propagadas e se tornou o conteúdo do Cristianismo que conhecemos hoje.

Com a disseminação do Cristianismo, surgiram algumas vertentes sua, são elas:

  • Catolicismo Romano: o papa é a figura de maior autoridade entre os católicos, é também uma Igreja Pentecostal, tem no Espírito Santo a sensação de paz, amor e sabedoria;
  • Igreja Ortodoxa: preserva a tradição aos cultos foi considerada ortodoxa justamente por manter as antigas tradições cristãs na luta contra as heresias.
CURIOSIDADES
O Islamismo também é monoteísta, acreditam na palavra de Deus, a quem chamam de Alá, e no profeta Maomé, se baseiam nos ensinamentos do Alcorão.

O Espiritismo, por sua vez, é uma doutrina que acredita na manifestação dos espíritos, o Livro dos Espíritos foi uma das primeiras obras publicadas por Allan Kardec.

Símbolos do Cristianismo: quais são?

Precipuamente, vale ressaltar que com relação a simbologia temos as imagens como representação gráfica e visual da fé cristã, e os textos, orações e práticas que orientam a vida dos cristãos, sendo esse último um sentido conceitual da doutrina. Entre os mais conhecidos e propagados estão a cruz, o peixe e o Pai-nosso.

Cruz

A cruz é a simbologia do sacrifício de Jesus, apesar de ter sido um ato brutal, também marcou a salvação, ela simboliza o encontro do humano com o divino. Os cristãos costumam carregá-la como uma lembrança de que deve renegar a si mesmo, seguir os ensinamentos da bíblia, e viver conforme os ensinamentos, para assim alcançar o eterno.

Símbolos do Cristianismo - quais sãoFonte: unsplash.com

Peixe

O símbolo do peixe na verdade era utilizado pelos cristãos como forma de reconhecer um ao outro. Isso porque, caso uma pessoa desenhasse o traço de meia lua formando o peixe e a outra viesse e completasse, ambos sabiam que eram cristãos. Essa simbologia foi muito utilizada enquanto os cristãos sofriam represália.

Símbolos do Cristianismo: pexeFonte: swncdn.com

Oração do Pai-nosso

Considera-se o Pai-nosso uma representação da oração ensinada por Jesus na montanha, conhecido como o sermão da montanha. A oração está descrita no capítulo de Lucas na bíblia, 11: 2-4.

Credo

O Credo Apostólico é um texto que professa bastante a fé dos cristãos, viver conforme os ensinamentos das palavras do credo é viver como filho do homem, respeitando os ensinamentos. A versão da Igreja Católica está descrita logo abaixo:

Cristianismo: credoFonte: Wikipedia

Características do religião Cristianismo

  • O livro sagrado do Cristianismo é a Bíblia que deve ter seus ensinamentos respeitados e seguidos;
  • É considerada a religião que mais tem adeptos no mudo;
  • Acreditam na existência de um único Deus, onipresente e onipotente, justo e misericordioso;
  • Tem Jesus como o salvador;
  • No dia do juízo final, Jesus voltará a Terra;
  • Acreditam na vida eterna após a morte.
CURIOSIDADES
Para os adeptos da Igreja Católica Apostólica Romana, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que fica entre Rio de Janeiro e São Paulo, é um dos lugares sagrados, recebendo milhares de fiéis todos os anos, onde ocorre a realização de missas e uma festa. Para os judeus, o Muro das Lamentações, na cidade de Jerusalém é um local de muita reflexão e adoração.

Afinal Judaísmo o que é?

Segundo o Wikipedia:

Judaísmo o que é

Para os judeus, Deus revelou seus planos no Monte Sinai, para Moisés, o qual ficou incumbido da ação de propagar a palavra e os desejos de Deus. Para a religião, se uma mãe é judia, automaticamente o filho é judeu, eles dividem entre quem nasceu judeu e quem se converteu judeu. Estima-se que haja quase quatorze milhões de judeus no mundo, sendo que a maior parte vive em Israel.

Existe a circuncisão no Judaísmo, a qual no oitavo dia de nascimento do recém-nascido é realizada a cerimônia religiosa, na qual realiza-se a circuncisão simbolizando a relação do povo de Israel e Deus, ela é conhecida como Brit Milá, esse é um dos rituais do Judaísmo.

Judaísmo o queFonte: unsplash.com

CURIOSIDADES
O Judaísmo é uma das religiões monoteístas mais antigas. A maior parte das pessoas da religião judaica vivem nos Estados Unidos, estima-se que milhares de judeus vivem lá atualmente.

Origem do Judaísmo

A existência do Judaísmo remonta a milhares de anos atrás, eles acreditam que Deus revelou seus planos a Abraão, tornando este pai do povo judeu, bem como o primeiro judeu a existir. Abraão deveria espalhar a palavra de Deus ao povo, e como recompensa seu segundo filho, Isaac, herdaria a Terra de Israel.

Acontece que tempos depois os descendentes do filho de Isaac, Jacó, foram escravizados, só sendo liberados quando Deus ordenou a Moisés que libertasse a escrividão do Egito. Acredita-se que no Monte Sinai foi uma das fontes mais importantes para o povo judaico, a Torá.

Eles acreditam que a Torá foi escrita por Deus e que nunca deve ser modificada. Portanto seguem os ensinamentos dela e da Bíblia Hebraica. Quando o povo foi levado de volta a Canaã, deu continuidade aos ensinamentos do Judaísmo, perpassando as informações até os dias de hoje.

Símbolos do Judaísmo: quais são?

Entre os símbolos mais importantes para o Judaísmo estão a Menorá, o Torá, a Estrela de Davi e outros. Alguns desses símbolos são utilizados até hoje pelos adeptos da religião e possuem um forte significado para eles. São eles:

Menorá

O Menorá tem a aparência de um candelabro com sete pontas, sendo uma principal e seus braços de cada lado, mas ao contrário do candelabro, ele não serve de suporte para velas, mas sim significa a luz da Torá.

Judaísmo - menoraFonte: unsplash.com

Estrela de Davi

Um símbolo muito conhecido e utilizado pelos judeus. Era um símbolo gravado nos escudos dos guerreiros do rei Davi, acreditavam que esse símbolo os trazia proteção. Além disso, acreditam que representa a união dos opostos.

Símbolos do Judaísmo - estrelaFonte: unsplash.com

Torá

Considerada a Bíblia Hebraica é o livro sagrado do Judaísmo, onde acreditam que foi escrita por Deus e jamais deve ser modificada, bem como os seus ensinamentos e preceitos devem ser seguidos.

Símbolos do Judaísmo - ToraFonte: unsplash.com

Semelhanças entre Cristianismo e Judaísmo

Algumas são as semelhanças entre essas religiões que podemos descrever, pois vale lembrar que podemos até mesmo dizer que o Cristianismo “derivou” do Judaísmo, uma vez que ambas costumavam seguir a mesma linha, tendo alterado os pensamentos com a vinda de Jesus para a Terra. Assim, as similaridades, são:

JUDAÍSMO

CRISTIANISMO

⭄ Monoteísta acredita na existência de apenas um Deus; ⤗ Também monoteísta, considera Deus onipotente e onipresente;
⭄ Baseada no texto sagrado do Torá; ⤗ Baseada no livro da Bíblia;
⭄ Considera Jerusalém sagrada; ⤗ Considera Jerusalém um local de devoção e sagrado;
⭄ Acreditam no poder do jejum e das orações; ⤗ Acreditam que através da oração e jejum receberão uma resposta de Deus;
⭄ Considera o Velho Testamento sagrado; ⤗ Respeita os textos do Velho Testamento;
⭄ Figuras como Noé e Moisés são respeitadas; ⤗ Consideram Noé e Moisés como figuras de extremo respeito;
⭄ Surgiu no Oriente Médio. ⤗ Surgiu no Oriente Médio.

Comparação de diferenças entre o Judaísmo e Cristianismo

Como mostramos mais acima, a relação entre essas duas religiões é de proximidade e respeito. Existem, porém, algumas diferenças que devem ser mencionadas para o melhor entendimento sobre essas duas religiões.

JUDAÍSMO

CRISTIANISMO

⭄ Segue as orientações do Antigo Testamento; ⤗ Incluiu as orientações do Novo Testamento com a chegada de Jesus;
⭄ Reconhece Jesus como um mestre, bom ensinador das palavras de Deus; ⤗ Considera Jesus o Messias, salvador dos homens e cumpridor das palavras do Antigo Testamento;
⭄ Não reconhece que o sacrifício de Jesus de dar sua vida era necessário; ⤗ Acredita que Jesus deu sua vida para salvar a dos homens do pecado;
⭄ Nega totalmente a hipótese de Deus ter assumido uma forma carnal. ⤗ Acredita que Jesus era Deus na carne, para que pudesse nos salvar dos pecados.

Bem, essas são algumas distinções básicas sobre as duas religiões. A verdadeira diferença entre elas está nos ensinamentos de Cristo, que uma considera como o salvador e cumpridor da profecia, enquanto a outra não. Mas no geral as duas religiões são bem similares e até mesmo possuem alguns conceitos e definições parecidos.

Esperamos que tenham apreciado nosso conteúdo, dicas e curiosidades. Em nossa plataforma você encontrará artigos com diversos conteúdos que poderão auxiliar você em suas pesquisas. Caso necessite de ajuda profissional não hesite em nos contatar.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Recapitulação rápida das religiões monoteístas

 
 
 
 
 
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.8/5 (13 votos)