Tipos de argumentos e exemplos de argumentação para redação do Enem

Publicado em 27.03.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 10 minutos

Os estudantes que estão prestes a encarar o desafio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm inúmeras dúvidas com relação à prova de redação. Dentre elas, o de como desenvolver de uma forma objetiva os diversos tipos de argumentos possíveis dentro de um texto dissertativo-argumentativo. Apesar de parecer uma tarefa complexa, podemos dizer que, a partir de um bom direcionamento e com a prática da escrita, é possível ter excelentes resultados e conquistar a tão sonhada nota 1000.

Você vai encontrar aqui:

Por meio deste artigo, vamos apresentar explicações e dicas sobre os diferentes tipos de argumentos que podem ser desenvolvidos na prova de redação do Enem. Você vai compreender como a prova é estruturada, quais os argumentos que você poderá escrever e poderá contar com alguns macetes do que fazer e não fazer com relação à sua argumentação.

A prova de redação do Enem

Muitos alunos que estão se preparando para realizar o vestibular se vêem com dúvidas de como fazer uma redação. No caso do Enem, a redação solicitada na prova é do tipo dissertativo-argumentativo, ou seja,

Trata-se de uma produção em que um autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos.

Fonte: Brasil Escola

Como forma de organizar as ideias e argumentos, as provas dissertativas-argumentativas seguem como base:

Introdução Nessa seção, o aluno deverá introduzir o tema a ser discutido, contextualizando a discussão que virá a seguir.
Desenvolvimento Aqui, o autor deverá expor seu posicionamento sobre o tema, elaborando seus argumentos com ajuda dos materiais de apoio e citações. Podem ser usados de dois a três parágrafos.
Conclusão Neste último parágrafo, o estudante irá concluir, fazendo uma breve recapitulação das ideias mais importantes colocadas e finalizar com alguma solução crível para o problema colocado (conhecida como "proposta de intervenção").
Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Os argumentos em uma redação ou artigo de opinião

Para a elaboração da redação na prova do Enem, é proposto aos candidatos uma frase-tema relacionada a um problema da sociedade. Já passaram como propostas dessa prova os seguintes assuntos: os estigmas das doenças mentais, democratização do acesso ao cinema no Brasil, controle de dados na internet, intolerância religiosa, violência contra a mulher, entre outros.

A ideia é avaliar como o candidato compreende o assunto proposto, articula as diferentes perspectivas sobre o tema, cria uma linha de argumentação sobre o ponto de vista definido e escreve sua tese por meio de uma introdução, desenvolvimento e conclusão.

Para que o estudante construa seu argumento, a prova fornece sobre o tema um conteúdo de apoio (quadrinhos, ilustrações, notícias). Normalmente, é a partir deste material de apoio que o candidato começa a reunir informações para a construção das suas argumentações.

Os tipos de argumento

Para convencer o leitor-avaliador do seu ponto de vista, é imprescindível que você conheça todas as possibilidades de construção de um argumento, adequando-o de acordo com o seu propósito ou necessidade de persuasão. Na tabela a seguir, incluímos os principais tipos, com alguns exemplos de argumento.

Tipos de argumentos Definição
Argumento de autoridade/ Argumentação por citação Condicionar o argumento a um especialista ou autoridade na temática debatida, dando maior credibilidade e fundamento ao texto. Podem ser usadas citações diretas ou indiretas.
Exemplo: "De acordo com Aristóteles, a poética se trata de..."
Argumento por comparação Utilizar elementos para ilustrar um determinado assunto por meio da comparação.
Exemplo: "A jornada do herói é a fórmula narrativa usada em grande parte dos filmes de ação, como a trilogia Star Wars..."
Argumento por exemplificação Usar um exemplo com o intuito de ilustrar um determinado ponto de vista.
Exemplo: "Sistemas públicos de saúde são constituídos como forma de garantir atendimento a toda população de um país. Podemos citar como exemplo o SUS do Brasil."
Argumento de causa e consequência Revelar as possíveis relações de causa e consequência por trás de fatos da atualidade.
Exemplo: Em decorrência da pandemia da Covid-19, a taxa de desemprego se elevou, intensificando a crise econômica e aumentando o fosso social entre pobres e ricos no Brasil."
Argumentação por comprovação Utilizar estudos, dados e estatísticas com o objetivo de fortalecer uma ideia ou tese. Vale ressaltar que, neste tipo de argumento, é imprescindível que você utilize os textos de apoio ou faça referência das fontes dos dados.
Exemplo: De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o Brasil conta com mais de 65% de sua população totalmente imunizada contra a Covid-19.

Como fazer um argumento

Como fazer um argumento - foto

Argumento histórico, argumento de princípio, contra-argumento: todas são maneiras de defender a sua tese em seu texto. Fonte: unsplash.com

Para escrever argumentos na sua redação, é importante que você tenha uma estratégia, ou seja, que estruture o seu processo de escrita dentro da prova, com o fim de escrever um bom texto no tempo hábil previsto. Nos itens abaixo, enumeramos um passo a passo de como fazer argumentos coringas, capazes de deixar a sua redação robusta o suficiente para o gênero dissertativo-argumentativo.

Leia os textos da prova com atenção

Antes de começar um argumento em si, procure ler bem a frase-tema, o enunciado da prova e os textos de apoio. Pode parecer elementar, mas no início da prova o estudante pode estar ansioso e deixar passar elementos importantes que poderão depois ser chave para a elaboração dos argumentos.

Faça marcações e anotações

Uma vez compreendida a proposta, releia os textos, dessa vez fazendo marcações em trechos e termos relevantes. Anote possíveis articulações entre esses vocábulos e alguma ideia que, posteriormente, possa entrar na sua justificativa.

Defina a sua tese

Com base no que você marcou e anotou, escolha qual será o seu caminho de argumentação, isto é, qual vai ser a abordagem que dará ao seu texto. Isso é importante para que a sua redação não fale de tudo e ao mesmo tempo de nada, o que pode fazer com que você perca pontos na avaliação.

Use o seu repertório

Tente recordar de toda a bagagem cultural e escolar que você foi tendo ao longo dos anos para complementar o seu texto com informações e dados relevantes. Os seus estudos e experiências te ajudaram a chegar no momento da prova, utilize tudo isso a seu favor.

Seja sintético e objetivo

Use como recurso-chave a sintetização: prefira as frases objetivas, claras e que façam com o que o leitor-avaliador se interesse pelo seu argumentar. Não faça uso de argumentos prontos e clichês, isso pode passar a impressão de que você decorou técnicas de argumentação.

Releia seu texto

Observe como a sua argumentação se encontra dentro de um todo, ou seja, se há coerência entre as frases, se o texto está coeso, se os conectivos de redação estão utilizados de forma correta e se não há erros com relação à norma culta da língua portuguesa.

Dicas do que fazer e não fazer na hora de escrever seus argumentos

O que fazer e não fazer na hora de escrever seus argumentos

Aprender estratégias argumentativas ajudam (e muito!) na hora da redação. Fonte: unsplash.com

Depois de compreender as explicações e as técnicas de se elaborar argumentos para a prova de redação, confira agora algumas dicas do que você deve fazer e o que não fazer para que a sua redação seja um sucesso!

O que fazer O que não fazer
  • Criar uma disciplina de leitura de textos jornalísticos de fontes confiáveis para se atualizar e compreender as relações de causa e consequência dos fatos contemporâneos
  • Esperar pelas aulas de redação como fonte única de informação
  • Ler textos nota 1000 de vestibulares e Enem anteriores para compreender como os candidatos articulavam suas ideias e expunham seus pontos de vista
  • Não fazer estudos de testes anteriores, pois "cada prova é uma prova"
  • Criar o hábito de escrever e também de simular as condições da prova como forma de se preparar para o "grande dia"
  • Não fazer treinos de redação, afinal de contas "é muito difícil adivinhar o tema que cairá na prova"
  • Explorar novas formas de usar os conectivos a fim de enriquecer o estilo da sua argumentação
  • Não se esforçar para aprender e usar novos vocábulos

Vídeo com mais ideias sobre os tipos de argumentos para redação

Você precisa de ajuda com a redação?

Por acaso você está na fase do vestibular e precisa de um apoio na hora de corrigir suas redações? Você pode contar com o nosso apoio profissional!

Somos uma empresa formada por um time de profissionais com ampla experiência na correção de redações nos moldes das provas do Enem ou de vestibulares. Independentemente do assunto, podemos apontar quais são as oportunidades de melhorar a sua escrita por meio de sugestões e correções. Além disso, prestamos serviços de elaboração de trabalhos escolares e acadêmicos de acordo com a sua necessidade de temática, tipo de trabalho, prazo e formatação.

Caso queira esclarecer dúvidas ou pedir um orçamento, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa equipe por meio de nosso e-mail, disponível em nossa plataforma na internet.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Elaborar argumentos é exercitar o seu raciocínio crítico

Quando você se propõe a escrever uma redação dissertativa-argumentativa e toma contato com o tema a ser discutido, inevitavelmente começa a pensar nos impactos da referida problemática em termos econômicos, sociais, culturais ou políticos. Dessa forma, ao definir um ponto de vista e uma linha de argumentação, você exercita o seu pensamento crítico acerca dos problemas relevantes para a nossa sociedade e busca compreender de que forma transmitir de uma forma clara e objetiva suas ideias no papel.

Procure tornar um hábito a leitura de jornais, revistas e textos escritos a partir de fontes confiáveis como uma forma de estar atualizado sobre os principais temas e compreender como esses veículos trabalham a linguagem e a escrita. Além disso, realize exercícios periódicos de redação como forma de treinar a escrita e a estrutura da dissertação.

As perguntas mais frequentes quando o assunto é tipos de argumentos

Quais são os 5 tipos de argumentos?

Os 5 principais tipos são: por autoridade ou citação, exemplificação, causa e consequência, comparação e comprovação. Cada um deles tem uma função específica que pode facilitar a tarefa de expor seus pontos de vista e argumentar na prova.

 

Qual a importância dos argumentos em um debate?

Os argumentos podem auxiliar um autor a convencer o leitor a respeito de seu ponto de vista e abrir as possibilidades de reflexão sobre um determinado assunto. A partir daí, é possível a criação de um debate saudável e expansão do conhecimento como um todo.

 

Como criar bons argumentos para uma redação?

É importante que o estudante se dedique no estudo e construção periódica de textos dissertativos, leia textos opinativos, que se atualize por meio de jornais, revistas e periódicos; que leia literatura, vá a museus e exposições e tenha curiosidade para conhecer mais sobre o mundo ao seu redor.

 

Que argumentos usar na redação?

Utilize a seu favor os textos de apoio, fornecidos no enunciado da sua prova. Eles poderão dar os dados necessários para possíveis citações ou exemplificações. Além disso, não se esqueça daquilo que você já estudou ao longo do seu percurso escolar e do seu repertório cultural, que podem enriquecer qualquer texto.

 

Checklist na hora de escrever seus argumentos

 
 
 
 
 
Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.