Quais são os tipos e formas de conhecimento

Publicado em 27.03.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 11 minutos

Cada um possui uma forma de interpretar o mundo que o rodeia, essa percepção da realidade muda de um ser para o outro, a depender das características básicas de cada um. Isso é basicamente o que denominamos de conhecimento, e existem diversos tipos de conhecimentos, os quais veremos um pouco neste artigo.

O que é conhecimento?

De uma maneira que facilite o entendimento, podemos dizer que o conhecimento é simplesmente o ato de conhecer, de aprender determinadas coisas e desenvolver o entendimento sobre elas. Ter conhecimento e poder de interpretação só é possível para os seres humanos, os animais desenvolvem experiências através da prática, o que é outro mecanismo diferente.

O conhecimento é o ato de ter compreensão sobre as coisas, o entendimento das informações que são passadas e processadas através da mente humana.

Podemos configurar a formação do conhecimento através de três elementos para facilitar a compreensão, são eles:

  • Representação: que nada mais é do que o entendimento que o ser humano faz do objeto em questão;
  • Sujeito: àquele que é capaz de obter o conhecimento;
  • Objeto: aquilo em que se pode conhecer.

E agora, você já conseguiu entender o que é o conhecimento humano? Não? Então, vamos explicar de uma forma ainda mais simples, o conhecimento é tudo aquilo que o ser pode interpretar de um determinado objeto.

EXEMPLO

Para entender o que é conhecimento, imagine o cenário:

Você é o ser humano em questão, este artigo é nosso objeto, e o que você aprende do artigo é o conhecimento que obtém.

O conhecimento é uma ideia volátil, uma vez que cada pessoa pode ter uma percepção diferente sobre determinado objeto, ou seja, o resultado de cada observação altera a realidade de cada ser humano. Nesse passo, mais abaixo vamos verificar os tipos de conhecimentos e entender melhor sobre esse instituto.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

A importância do conhecimento

Agora que entendemos o significado de conhecimento através de suas definições, é possível se ter uma ideia da sua vitalidade para a existência humana. Afinal, tudo o que sabemos hoje é decorrência do conhecimento passado através de gerações, são inúmeras descobertas advindas de reflexões e inquietudes que nos levaram ao avanço em diversas áreas.

Não seria possível a vida humana na sociedade como conhecemos hoje se não houvesse o conhecimento passado por antigas gerações, é através da observação que colhemos informações e podemos implementar resultados que alteraram a realidade.

Veja como exemplo a monarquia, apesar de alguns países ainda a manterem, outros através de um estudo aprofundado dos fatos passados puderam colher informações que mostraram que aquele método não seria mais apropriado para aquela localidade, existindo então a necessidade de alterar a interação entre os governantes e o povo.

Há vários tipos de conhecimento, como o conhecimento científico, o qual necessita de uma comprovação científica sobre o tema para que só assim possa ser passado, há também o conhecimento religioso, que aquele passado através dos ensinamentos da religião e fé religiosa, fato é que todos esses conhecimentos contribuem para o avanço da sociedade e das pessoas.

Os diversos tipos de conhecimento

Desde que o mundo é mundo, os seres humanos buscam entender o sentido das coisas, além de tentarem entender o sentido existencial, como isso não é tarefa fácil, desenvolvemos ao longo dos anos métodos de categorizar o entendimento sobre os objetos, facilitando, assim sua compreensão.

O homem sempre buscou entender o significado da vida, para que então pudesse sair do seu estado de ignorância, através de reflexões sobre o sentido de tudo, acabou criando formas conhecer e explicar o sentido da vida, formas essas que conhecemos como teorias.

Bem como, tipos de conhecimento que pudessem explicar a diferença de pensamento e relação do ser humano. Nesse passo, estabeleceu-se a base do conhecimento, e através deste algumas formas de apreender esse conhecimento. Assim, se perguntarem quais os tipos de conhecimento, são eles:

  • Conhecimento científico;
  • Conhecimento tácito;
  • Conhecimento empírico;
  • Conhecimento teológico ou Conhecimento religioso;
  • Conhecimento mítico;
  • Conhecimento filosófico.

Mais adiante, faremos um estudo aprofundado de cada categoria, permitindo assim que você entenda melhor sobre a explicação de cada instituto do conhecimento, suas semelhanças e diferenças, tendo em vista a necessidade de separar e categorizar os tipos de conhecimento para apreender seu conteúdo.

O que é conhecimento filosófico

A busca do ser humano pela verdade e dos fatos o levou a sempre se incomodar com conceitos e o senso já pré-estabelecido. Assim, na busca por encontrar uma explicação que fosse lógica e racional para os objetos que o rodeavam que o homem desenvolveu o conhecimento filosófico.

Ele vem para explicar de uma forma lógica a definição dos conceitos e descobertas, bem como o modo de vida que antes era atribuídos aos mitos. Esse tipo de conhecimento não deve ser confundido com a mitologia, e sua interpretação da realidade e das relações são únicas e peculiares.

Para se ter uma ideia, alguns exemplos de conhecimento filosófico são os pensamentos sobre se há vida em outros planetas, se há outro mundo além do que vivemos, e se ele é habitável, se pergunta bastante de onde nós viemos, como ocorre a contagem do tempo e etc. Como não possui uma verificação ou necessidade de observação para comprovação científica, esse tipo de conhecimento não precisa de testes para ser comprovado.

Não se deve confundir o conhecimento filosófico com a mitologia. O conhecimento filosófico utiliza a razão e a lógica para interpretar as experiências e os conceitos das relações.

Assim, o conhecimento filosófico nasceu justamente da inquietação do homem em aceitar as histórias da mitologia como verdadeiras. Dessa forma, buscando uma explicação lógica para as suas inquietudes e os fenômenos que rodeavam a vida humana é que adveio o conhecimento filosófico.

Certo e errado sobre a forma de conhecimento filosófico

CERTO ERRADO
✔️ Advém da inconformidade com a Mitologia ❌ Vem da Mitologia
✔️ É conhecimento lógico ❌ Vem do senso comum
✔️ Não tem ligação com religião, prefere questionamentos ❌ É religioso

Conhecimento teológico diz respeito às religiões?

Sim, pois o conhecimento teológico também chamado de conhecimento religioso, se baseia nas doutrinas religiosas para obter as respostas às suas perguntas. Não necessita de estudos e nem comprovações, baseando-se inteiramente na fé religiosa como uma verdade absoluta e inabalável.

Esse tipo de conhecimento tem como filosofia que tudo acontece em razão das vontades de entidades superiores sobrenaturais, dispensando qualquer pesquisa científica, bem como fatos, sendo composto por uma verdade absoluta que não pode ser rebatida.

Algumas características do conhecimento religioso, também chamado de conhecimento teológico:

BASEAMENTO Baseia-se em subjetividade, em fatos que não foram comprovados e na vontade de seres que são supremos e sobrenaturais, não possui método científico, nem comprovação.
COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA Dispensa, uma vez que é baseado na filosofia de algo superior que preceitua como as relações e o modo vida das pessoas deverão ser. A fé no ser superior é a base para a confiança nesse conhecimento.
SEM QUESTIONAMENTOS Esse modo de conhecimento, explica os questionamentos do sujeito através de verdades absolutas, as quais não permite questionamentos por parte das pessoas que seguem a fé.
SIMILARIDADES Apesar de cada religião ter seu conteúdo próprio e sua forma de interação diferenciada, há similaridades em todas elas, e acabam se complementando.
DISPENSA A CIÊNCIA O conteúdo desse conhecimento é todo baseado em fenômenos sobrenaturais e em suas leis, dispensando qualquer tipo de comprovação e atestado de veracidade.

Exemplos de Conhecimento Religioso

Como dissemos o conhecimento religioso é baseado na doutrina da fé, dispensando a razão lógica e o método científico para comprovar seus fatos, assim qualquer religião pode ser encaixada como exemplo de conhecimento religioso, veja alguns exemplos:

  • Cristianismo, onde há o catolicismo, o protestantismo e outros;
  • Espiritismo;
  • Islamismo;
  • Religiões de matriz africana;
  • Judaísmo.

Conhecimento Empírico

Uma forma simples e rápida de descrever o conhecimento empírico, também chamado de senso comum, é dizer que ele advém da observação que o espectador faz de determinadas interações. Ele não possui um sistema pré-determinado, uma vez que depende da realidade de interpretação de cada um.

O conhecimento empírico e o científico não devem ser confundidos, pois o primeiro não depende de comprovação da ciência, ele simplesmente observa fenômenos ao longo dos anos e passam essas informações de sujeito a sujeito. O conhecimento empírico pode ser testado, haja vista que se trata de senso comum sobre coisas do cotidiano.

Exemplo de conhecimento empírico:

- Saber exatamente em que época do ano plantar determinada semente; - Não colher uma determinada fruta antes da hora; - Saber quando o fruto ainda está imaturo. O conhecimento empírico tem como característica ser algo passado de geração em geração, quase sempre pelo boca a boca, com base em tradições e costumes.

Conhecimento Científico

O conhecimento científico como o próprio nome já pode remeter é aquele inteiramente baseado nas leis da ciência, qualquer informação ou fato para se tornar uma verdade deve ser realizados testes e ser cientificamente comprovados antes de serem disseminados.

Ainda que seja um conhecimento passível de ser comprovado, o método científico é passível de falhas, uma vez que a ciência está em constante avanço e novas descobertas são feitas todos os dias. Apesar disso, é um sistema lógico, que usa a razão e constatação racional sobre o mundo.

O conhecimento científico se afasta dos outros tipos de conhecimento, uma vez que busca sempre comprovar suas teorias com base na ciência. Não deve ser confundido com o conhecimento empírico, ou senso comum, uma vez que para estes naõ é necessário nenhum tipo de comprovação.

Assim, dizer que há tipos de conhecimentos científicos está errado, o que há na verdade são elementos que são utilizados para que haja a comprovação do conhecimento científico, esses elementos como as pesquisas, os experimentos e até mesmo a observação, passam por rigorosos controles pré-estabelecidos, para daí então chega-se ao resultado.

Conhecimento Mítico

O conhecimento mítico advém dos mitos que eram compartilhados de pessoas a pessoas, perpetuando estórias com experiências fantasiosas e de seres sobrenaturais que eram capazes de dizimar povos inteiros, caso estivessem em um dia ruim. Tanto na Grécia, como em alguns outros países era comum difundir esse tipo de conhecimento.

Diziam que tudo que existia e da forma como existia era obra dos deuses mitológicos e que o mundo era assim porque esses deuses queriam. Era comum atribuirem tempestades a Zeus está irritado, mares agitados a Poseidon e etc. Existe também a mitologia Nórdica, a qual é constituída por outros deuses, mas segue o mesmo padrão de filosofia.

Conhecimento Tácito

Esse conhecimento diferente dos demais, não envolve uma comunidade, uma vez que o conhecimento tácito advém das experiências pessoais e individuais do ser. Assim, como se trata de algo pessoal é muito difícil ensinar e explicar esse conhecimento para outras pessoas.

Não se trata de uma ciência exata de maneira nenhuma. Mas sim, de experiências pessoais que moldam a vivência de determinado ser. Exemplos de conhecimento tácito podem ser incluídos como andar de moto, aprender a andar de bicicleta, de carro ou praticar determinados esportes. E mais, a facilidade ou dificuldade nessas tarefas, vai depender do conjunto de capacidade do ser e somente dele.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Vídeo sobre tipos de conhecimento

Algumas questões sobre os quatro tipos de conhecimento

O que é conhecimento e seus tipos?

O conhecimento é a interpretação do ser sobre determinado objeto. Ele pode ser conhecimento científico, empírico, filosófico, religioso e outros.

O que é o conhecimento racional?

Esse tipo de conhecimento é baseado na razão, e procura usá-la para responder questões que possam vir a surgir, utiliza-se então o método dedutivo para se chegar a respostas consideradas satisfatórias.

Senso comum e conhecimento científico são iguais?

Não, pois enquanto o senso comum se apoia em tradições e costumes populares sem a necessidade de comprovação, o conhecimento científico é baseado em provas e testes a fim de se chegar a comprovação da verdade através da ciência.

Um resumo dos tipos de conhecimento

Bem, como já vimos existem alguns tipos de conhecimento que foram desenvolvidos pelo homem no intuito de dar sentido à vida, bem como aos questionamos que o afligiam. Entender porque determina coisa funcionava daquele modo, ou como se dava a relação do homem com o mundo sempre foi algo que aflingiu a humanidade e isso fez com que fosse necessária uma explicação.

Assim, desenvolveu-se o conhecimento empírico para explicar as coisas através do senso comum, o conhecimento científico para explicar através da ciência, o religioso para explicar através da religião, e o filosófico através da filosofia.

Checklist

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.