Você sabe o que é um texto descritivo? Um dos tipos textuais objeto de estudo durante o ensino médio e requerido em provas de acesso e outros exames, ele tem um conteúdo único. Entenda o que é e suas principais características.
Você vai encontrar aqui:
- O que é um texto descritivo
- Características do texto descritivo
- Características especificas dos textos descritivos
- Estrutura do texto descritivo
- Tipos de textos descritivos
- Outros elementos
- Vídeo sobre texto descritivo no vestibular
- Diferença entre os textos descritivos e narrativos
- Nós podemos te ajudar
- Perguntas frequentes
- Checklist
O que é um texto descritivo
Na nossa gramática, possuímos cinco tipos de texto, que são eles o narrativo, descritivo, expositivo, dissertativo e injuntivo. Nesse artigo falaremos do texto descritivo.
O texto descritivo está presente em grande parte do nosso dia a dia, seja no noticiário, nas redes sociais, nas provas e em outros tipos de conteúdo. Em linhas gerais, ele retrata algum acontecimento ou objeto.
Ele é o que se faz uma descrição das características de pessoas, paisagens, ambientes, animais, objetos, sensações, acontecimentos, transmitindo características e formando uma imagem mental do que foi detalhado.
Um bom exemplo disso é o retrato falado de um crime, feito através da descrição do tipo de roupa, mochila, pele, olhos, formatos e outros detalhes do suspeito. Certamente é uma descrição subjetiva, a partir do ponto de vista de uma pessoa que pode não ter prestado muita atenção a aspectos mais sutis.
Características do texto descritivo
As características do texto descritivo são bem claras e marcadas pela presença de adjetivos e detalhes em aprofundados com a finalidade de descrever algo, seja um objeto, um acontecimento ou até mesmo uma sensação.
Esse tipo de texto costuma aparecer em reportagens, biografias, relatos e anúncios. Claro que também faz parte do dia a dia de toda pessoa que conviva em sociedade, sendo útil para os mais diversos fins.
Imagine, por exemplo, uma pessoa que precisa acessar o portal do aluno para fazer a pré matrícula e não tem ninguém para ajudar. Ela pode descrever o que encontra na tela e, quando citar a área de login (insira sua senha), será avisada de que encontrou.
Dessa forma, o gênero descritivo pode ser utilizado, não apenas no tipo textual descritivo, mas também no cotidiano. Basta adequar a estrutura ao objeto e meio da mensagem e pronto. Mas vamos falar aqui sobre como fazer um texto descritivo, em maiores detalhes.
Características especificas dos textos descritivos
A estrutura do texto descritivo permite que o objeto a ser analisado tenha sua descrição das mais variadas formas. Além disso, existem especificidades que pertencem à tipologia textual descritiva. Saiba quais são!
Estrutura do texto descritivo
Na estrutura do texto descritivo é fundamental utilizar os elementos descritivos com uma linguagem adequada, para melhor interpretação. Esse é um tipo de texto que, assim como outros, possui uma estrutura simples, sendo uma das características de um texto descritivo.
Dessa forma, fica fácil começar um texto descritivo, pois por definição, a produção segue uma estrutura já pronta na mente do estudante, basta adicionar frases descritivas ao longo do processo. Entenda melhor o curso lógico dos textos descritivos:
Introdução | A introdução de textos descritivos é similar a qualquer outro, apresentar a ideia e dar início à narrativa ou discussão. É onde você vai usar palavras descritivas para apresentar o objeto da descrição. |
Desenvolvimento | Durante essa fase da descrição de objetos ou coisas intangíveis, se busca evidenciar os aspectos relacionados a ele. Pode ser um texto descritivo subjetivo e objetivo, através de descrição sensorial (ou descrição subjetiva) bem como objetiva. |
Conclusão | Considera-se a conclusão quando a caracterização estiver completa. É onde se vai fazer o encerramento do discurso descritivo (objetivo e subjetivo), levando o leitor a ter a imagem acerca do tema. |
Tipos de textos descritivos
Existem dois tipos principais de redação descritiva, que vão ajudar o leitor a visualizar algo, alguém ou algum lugar, a objetiva e a subjetiva. Entenda cada uma:
Descrição objetiva | A descrição objetiva caracteriza coisas exatas e realistas, ressalta características físicas e concretas. Tem relação com imagem e pode mencionar qualidades e defeitos, através de uma sequência descritiva. |
Descrição subjetiva | Se trata de impressões pessoais do emissor do texto. Além de relatar o que vê, o autor da descrição relata no texto as suas impressões, usando tanto o adjetivo descritivo, quanto impressões, em sua descrição. |
Descrição sensorial | Também chamada de descrição sinestésica, é o tipo de descrição responsável por causar sensações profundas para o leitor por meio dos sentidos. |
Exemplo de texto descritivo:
Exemplo de descrição sensorial:
- Sensações visuais: mochila azul, homens pequenos, fazenda preta, tapetes persas, cabelos castanhos etc.
- Sensações auditivas: casa barulhenta, sala silenciosa, barulho incômodo etc.
- Sensações gustativas: voz doce, sopa saborosa, sabor agridoce etc.
- Sensações olfativas: cheiro ruim, aroma de lavanda, odor agradável, perfume floral etc.
- Sensações táteis: textura áspera, cabelo macio, água quente, lençol rasgado, seda macia etc.
Entenda melhor redação descritiva com a lista de o que fazer e o que evitar:
O que fazer | O que não fazer |
|
|
|
|
|
|
Outros elementos
O estudo do texto é amplo e um dos tipos textuais com mais opções de estrutura e adaptação. Porém, há dois elementos fundamentais, que estão presentes na maioria dos textos, para que tenham uma boa qualidade. São eles:
- Coesão: está relacionado com os elementos que asseguram a ligação entre as palavras e as frases, para interligar as diferentes partes do texto. Ou seja, tem a função de conectar ideias.
- Coerência: um texto coerente é aquele que faz sentido, que não se contradiz ao longo da explanação. Se em um modelo de texto descritivo você afirma que a pessoa era alta no início e no final que era baixa, isso é falta de coerência.
Vídeo sobre texto descritivo no vestibular
Algumas instituições de ensino ou até mesmo concurso, podem cobrar diversos gêneros e tipos de redação. Para isso, descreva tudo no papel (folha de rascunho) de acordo como se pede na redação, que assim fica mais claro e objetivo a mensagem que você quer passar para o examinador entender.
Antes de fazer qualquer redação ou interpretação que exija esse assunto, pratique bem, faça constantes redações e interpretações, para que fique acostumado a ter essa visão de diferenciação de textos. Veja mais dicas sobre texto ou resumo descritivo nesse vídeo:
Diferença entre os textos descritivos e narrativos
O texto narrativo mostra ao leitor ações de um personagem em um determinado tempo e lugar, é formado por eventos contínuos que ajudam o leitor a entender o decorrer da história. Como no próprio nome pode dizer, é necessário um narrador.
Assim como a descrição, o narrativo tem as suas divisões e característica como as divisões dos tipos de narradores, os elementos da narração e os discursos da narrativa. Entenda melhor qual é a diferença:
Texto descritivo | Descreve objetos, pessoas, animais, lugares, sentimentos e outros |
Texto narrativo | Conta histórias como crônicas, contos, romances, novelas, poemas e outros |
Exemplo de texto narrativo, para você comparar com o anterior:
Como já foi explicado nesse artigo, para começar um texto descritivo, é necessário descrever características de alguma pessoa, objeto, situação, sentimentos que faça que o receptor da mensagem monte com os detalhes o que o autor quer transmitir.
No exemplo a seguir, você vai ler um tipo textual descritivo que mostra um caso policial, destacando um retrato falado com as características do criminoso:
“Segundo as descrições das vítimas, o suspeito do furto nesse sábado tem 1,80 de altura, aproximadamente 79 quilos, pele clara, olhos escuros, camiseta branca e bermuda vermelha, está foragido, ele é acusado de furtar pessoas que estavam aguardado, com esses detalhes, a polícia espera o encontrar o mais rápido possível com a intenção de prendê-lo e recuperar os objetos das vítimas.”
Nós podemos te ajudar
Está tudo claro agora? Escrever bem exige treino, estudo e disciplina, você vai conseguir. Enquanto isso, se precisar de ajuda para escrever seu texto descritivo, objetivo ou subjetivo, temos um time de primeira, pronto para te atender.
São professores e escritores experientes, especialistas em suas áreas, que selecionamos para atender a todos que precisam de qualidade e prazo. Entre em contato pelo formulário e contrate um dos nossos especialistas.
Perguntas frequentes
Como se faz um texto descritivo?
É bem simples, basta escolher as palavras corretas para fazer o leitor compreender o que está sendo passado, utilizando adjetivos ou locuções adjetivas, além de outros aspectos que possam ajudar a mostrar o conteúdo. As figuras de linguagem e comparações são também ótimas opções.
Quais são os elementos do texto descritivo?
O conteúdo deve seguir uma forma estabelecida, mantendo a coesão dos elementos. Pode contar com uma linguagem objetiva ou metafórica, a depender do tipo do estilo. As descrições tendem a usar adjetivos, som e até verbos, a depender da necessidade de narração e observações pertinentes.
O que é "descrição e exemplos"?
Descrição é a narração das observações realizadas por alguém, no intuito de passar uma imagem para quem está lendo. Por exemplo, na música Rosa, Pixinguinha descreve a sua amada de forma lírica, através de metáforas, subjetivamente.
Checklist
Autora do Studybay
Redatora SEO, editora, proofreader e Copywriter sênior, amo explorar novos mundos, compartilhar ideias e saberes, através das palavras. Sou administradora habilitada e apaixonada por marketing, sempre em busca de novos desafios. Vamos crescer juntes? Fique à vontade para se conectar!