O filme Os tempos atuais feitos por Chaplin podem ser descritos como uma sátira da era das máquinas e contêm um tema de desumanização associado a diferentes aspectos, como modernidade, industrialização, urbanização e, em muitos casos, aplicação da lei. Os dias modernos foram filmados nos anos trinta durante os anos 1930.
As principais preocupações do filme foram direcionadas ao desemprego, baixa renda e desejos de comida, no entanto, Chaplin conseguiu filmar isso de maneiras em que todos ainda pudessem apreciar o filme.
Charlie Chaplin foi capaz de mostrar os ideais americanos em comparação com a realidade na década de 1930 neste filme mudo. Idealmente, todos os Estados Unidos desejavam viver uma vida próspera, ganhando muito dinheiro. A Depressão verdadeiramente surpreendente não permitiu que a população ganhasse uma quantia adequada para elogiá-los ou a suas famílias. Pessoas que tinham empregos tiveram sorte. Embora os Estados Unidos estivessem em um estado de baixa renda, eles agora desejavam viver seu próprio desejo americano. Toda pessoa nos EUA quer viver o estereotipado "sonho americano".
A American Fantasy pode ser definida em inúmeras técnicas, mas essencialmente é um pensamento que sugere que as pessoas podem ter sucesso facilmente através de trabalho duro, que todas as pessoas têm para viver conteúdo, vidas bem-sucedidas. Durante a década de 1930, muitas pessoas ansiavam por esse sonho americano, mas com nossa economia deprimente, essa realidade não permitia que os americanos vivessem seu sonho. Nos tempos modernos, o pequeno vagabundo e o descendente acabam de escapar das autoridades e estão sentados no gramado da frente, onde vêem um casal de subúrbios se separando, esse tipo de poucos suburbanos representa seu desejo americano. O vagabundo entra diretamente em um padrão de sonho, onde tanto ele quanto o gamin residem na vida desse casal, sua vida perfeita e particular. Ele imagina a vida feliz deles juntos em sua casa alegre e animada, onde ele pega uma cor laranja de uma árvore próxima, as uvas ficam do lado de fora da porta da cozinha e uma vaca está sempre disponível para eles obterem laticínios frescos. O vagabundo volta à realidade e é inspirado por esse sonho dele encontrar um lar, mesmo que ele precise melhorá-lo. No entanto, a difícil realidade é que, nos anos trinta, não havia muitos empregos oferecidos a ninguém durante o tempo.
A verdadeiramente grande Depressão conseguiu dificultar para qualquer homem ou mulher conseguir um emprego decente que pagasse, o que poderia ajudá-los a alcançar seu sonho americano. O vagabundo é definitivamente jogado na cadeia depois que um acidente aconteceu no primeiro dia de seu novo emprego. Cinco dias depois, ele é revelado onde a descendente exclama que ela os localizou em um lar. O vagabundo parece feliz por ouvir essas notícias, no entanto, a realidade é que seu novo lar pode ser descrito como barraco degradado que esse indivíduo chama de "Paraíso. Esse barraco é completamente contrário ao que ele estava imaginando em seu sonho americano. Quase tudo no chalé está se desintegrando, as mesas estão quebrando, as cadeiras ergonômicas são uma tragédia para as tábuas estragadas e assim por diante Embora a cabana fosse conhecida como degradada e antiga, para entender a figura de Charlie, essa cabana era seu desejo americano.
Os ideais americanos e as realidades da década de 1930 trabalharam um contra o outro naquele tempo absolutamente nada poderia ser feito sobre isso. Várias pessoas não foram capazes de viver sua própria vida perfeita e feliz. No início do filme, Charles Chaplin estava trabalhando no que parece ser uma fábrica. O trabalho de Chaplin é apertar os parafusos de montagem em uma série ilimitada de chapas de aço. Um vendedor está disponível e apresenta uma nova máquina que alimenta mecânica e silenciosamente os trabalhadores da fábrica. Na verdade, deveria ser uma máquina que reduzisse a hora do almoço e aumentasse a eficiência do trabalhador. No entanto, a máquina pára e começa a dar errado, o milho em torno da espiga está definitivamente girando incontrolável, a sopa pode ser derramada em torno de Charlie e um bolo de chocolate pode ser jogado na cara dele.
Acho que Chaplin está tentando retratar a mensagem de que as máquinas estão superestimadas. Ele está ridicularizando o uso da máquina e a era da máquina. Chaplin estava tentando dizer a luta irritante de um homem contra os efeitos desumanizadores do aparelho na Era Industrial. É possível que as máquinas introduzidas na Era Industrial possam melhorar os empregos para os homens. Um trabalho de fábrica como o de Steve Chaplin poderia ser facilmente substituído por um equipamento. Se os dispositivos assumissem todos os trabalhos destinados a homens e mulheres, isso traria menos carreiras disponíveis para cada uma de nossa população. Charlie Chaplin percebe isso e zomba dos dispositivos, introduzindo esta excelente máquina de alimentação que pode melhorar a produção do trabalhador, mas, como sai pela culatra, diminui a produtividade.
Charlie Chaplin foi preso várias vezes ao longo do filme. A primeira vez que ele foi pego pela polícia, porque eles o levaram por engano desde o líder de qualquer grupo comunista. Ele parece estar vivendo uma vida feliz e confortável em sua cela quando recebe sua própria cela particular. O xerife lhe concede sua liberdade, no entanto, por incrível que pareça, o Vagabundo exige permanecer na prisão por um longo período de tempo, uma vez que ele estava tão contente na prisão. O vagabundo sai da prisão e logo depois encontra trabalho em um estaleiro. No entanto, ele é incapaz de manter o emprego e está determinado a voltar para a prisão, principalmente porque fora da prisão ele está com apenas fome e, pelo menos dentro da prisão, ele é alimentado de graça. Isso mostra como a vida foi difícil durante a Grande Depressão, foi difícil encontrar alimentos e empregos.
Chaplin mostra à platéia que a prisão foi mais eficaz que o fato dos anos trinta. Naqueles dias, os americanos tinham que lutar pelo tamanho que tinham e esse filme confirmou o quanto a renda e a fome afetavam a população. Infelizmente, parece que, na década de 1930, era melhor ficar preso na prisão do que viver sua vida no mundo real, onde havia desemprego, renda mais baixa e fome entre muitas pessoas nos Estados Unidos. É estranho, já que, de fato, seria o contrário. Embora nossa economia geral esteja em recessão no momento, ninguém pode querer ficar na prisão, em vez de viver seu estilo de vida em liberdade. A cadeia é conhecida como um lugar pertencente a criminosos e não é um lugar em que alguém possa gostar de ficar. Isso apenas prova o quão ruim as realidades da década de 1930 foram comparadas aos fatos atuais de 2010.
Modern Times é na verdade um filme que usa uma mistura de comédia e os dramas interpessoais que ocorrem nos anos trinta. Este filme forneceu um olhar mais atento do mundo através dos olhos das pessoas que estavam vivendo a verdadeiramente grande depressão. Vários elementos do filme foram capazes de retratar as diferentes dificuldades da vida na América durante essa época. Existem muitos temas descritos ao longo deste filme e há um choque entre os ideais americanos e as realidades da década de 1930 em que Charlie Chaplin faz sua presença sentir seu filme. Alguns dos temas mostrados neste filme foram pobreza e desemprego, basicamente as dificuldades da vida nesses anos. Era difícil encontrar comida e empregos e Chaplin nos revela que a prisão era preferível ao estilo de vida agitado que todos viviam. Outro tópico em todo o filme foi o tema do sonho americano.
Charlie Chaplin traz consistentemente a idéia do sonho americano ao longo de todo o filme. Ele nos apresenta o sonho americano quando ele próprio sonha em morar naquela casa enquanto usa gamin, com frutas crescendo do lado de fora de sua casa, veados prontamente disponíveis para refrescar o leite e bifes cozinhando comida para o jantar. Charlie Chaplin simplesmente traz à tona a realidade de seu sonho americano quando o descendente acha essas pessoas um barraco para morar. Esse barraco é o "Paraíso de Charlie" e, embora seja um barraco decadente, o desejo americano é o que é revelado tornar-se, e para Steve, era o seu desejo americano.Embora os ideais americanos e as realidades da década de 1930 colidissem, Steve Chaplin poderia produzir um filme que até agora proporcionava esperanças aos colegas dos EUA.Na cena final, igualmente Charlie também como o gamin é visto de maneira otimista andando de braços dados no horizonte.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.