Os três principais players do mercado de refrigerantes serão a PepsiCo, Incorporation., a Pepsi Company, bem como o Dr. Grupo Snapple de autodefesa (Change Lab Solutions, d. D.). Todos eles usam segmentação eficaz da indústria para mercados específicos. O foco efetivo no marketing exige que os profissionais de marketing da Internet segmentem o mercado, determinando e criando perfis para encontrar um grupo específico de compradores que flutuam em seus desejos e necessidades (Kotler & Keller, 2012). Eles direcionarão seu item específico para um ou mais segmentos de mercado que determinaram e, para cada parte-alvo, estabelecem e comunicam a vantagem distintiva dos itens da empresa para se posicionar no mercado.
A Coca-Cola e a Pepsi-Cola mantêm a primeira e a segunda posição no mercado de refrigerantes. Ao determinar as características do mercado-alvo da Pepsi e como elas segmentam, podemos reconhecer por que eles mantêm a segunda posição.
Segmentação de mercado e mercados-alvo
Segmentação geográfica
A segmentação geográfica pode separar o mercado em produtos maiores e menores.
Pode começar com nações de todo o mundo, estados, áreas, condados, centros urbanos e, finalmente, comunidades locais (Kotler & Keller, 2012). A Pepsi está operando em todos esses segmentos geográficos; no entanto, eles mudam os gostos e as embalagens em relação ao grupo étnico ou à terra a que se destinam. Na América do Sul, eles vendem biscoitos com a marca Gamesa, fichas de pôquer e outros salgadinhos por baixo da marca Sabritas (PepsiCo e. D.). As unidades globais da PepsiCo são divididas em quatro segmentos; A PepsiCo une Estados, Bebidas, PepsiCo Americas Foods, países europeus da PepsiCo e PepsiCo Ásia, seção Oriente Médio e África (PepsiCo, n. D.).
Segmentação de mercado
A segmentação demográfica divide o mercado por idade, tamanho dos parentes, rotina de vida dos membros da família, gênero, fluxo de caixa, ocupação, educação, religião, época, nacionalidade e categoria social (Kotler & Keller, 2012). A PepsiCo é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. Áreas de crescente interesse seriam os mercados afro-americanos e hispânicos, que foram identificados como um mercado consumidor e de expansão importante (Change Lab Alternatives, n. G.). A PepsiCo foi inteligente ao diversificar em muitos tipos diferentes de bebidas que visam diferentes partes da indústria, e seus itens incluem qualquer coisa para todos, entre lanches salgados, doces e à base de grãos (Change Lab Alternatives, n. M.).
Principalmente o mercado alvo para os produtos PepsiCo é definitivamente qualquer pessoa que eles possam alcançar disponível no mercado. No entanto, o mercado potencial para obter sucos, mares e refrigerantes é qualquer pessoa. É importante notar que, como parte do marketing responsável, a PepsiCo ajudou a localizar as conexões mundiais de alimentos e bebidas. Eles estão comprometidos em não promover para crianças menores de 12 anos que não atendem aos critérios nutricionais saudáveis (PepsiCo, n. D.). O mercado-alvo para bebidas preparadas para tomar café e bebidas fortes será trabalhador e universitário, e o público-alvo para bebidas esportivas é definitivamente o atleta.
Segmentação psicográfica
A segmentação psicográfica divide os compradores em diferentes grupos, com base em traços psicológicos / de personalidade, modo de vida ou princípios. Os vários grupos enquanto usam os métodos mais altos são pioneiros, pensadores, realizadores e experimentadores. Os quatro grupos que usam ativos mais baixos são crentes, debatedores, criadores e sobreviventes (Kotler & Keller, 2012). Inovadores e realizadores são os segmentos de mercado-alvo dos produtos Starbucks, e pensadores que buscam valor estariam tentando encontrar itens da Pepsi que estão à venda ou comprados na Costco ou em outro clube de obtenção de produtos para que eles possam obter o melhor preço. Os experientes que gastam muito salário e período em entretenimento e socialização seriam o mercado de bebidas energéticas e produtos Starbucks. Crentes e sobreviventes nas décadas anteriores seriam os mais difíceis de mudar para um item da Pepsi.
Esta geração é a área da razão pela qual a PepsiCo está com o local número dois. O marketing da Pepsi, no passado, penalizado pela nova geração, pode muito bem danificá-los nesse mercado-alvo. Os estressores e os fabricantes poderiam ser o mercado-alvo destinado a sucos, ambientes marinhos e refrigerantes. O lanche pode ser descrito como um hobby nacional; portanto, os salgadinhos: pretzels, batatas fritas, guloseimas com grãos múltiplos, bares de granola, alimentos para biscoitos, atributos de arroz, alimentos para comer e aquecer, atingiriam todos os segmentos de mercado.
Segmentação comportamental
A segmentação comportamental divide os clientes em agrupamentos com base em seu conhecimento, atitude em relação à utilização ou resposta a um produto (Kotler & Keller, 2012). Em termos de necessidades e benefícios, você encontrará principalmente indivíduos inconscientes da saúde ou pai e mãe comprando por causa de suas famílias; água, aveia saudável, sucos, poderiam ser refrigerantes diet, guloseimas com vários grãos e pubs de granola Quaker. No papel de decisão, certamente temos o auslöser, o influenciador, o decisor, o comprador e o usuário (Kotler & Keller, 2012). Geralmente, na maioria das famílias, todos têm um pensamento ou visão; no entanto, eventualmente, o comprador que faz compras na mercearia toma a decisão final. Todos os produtos da série PepsiCo de bebidas e alimentos são para todas as ocasiões, um usuário seria qualquer tipo de consumidor que desejasse fazer uma compra, e a taxa de uso mudaria tanto quanto o tipo de alimento ou bebida variaria.
O status do compromisso é realmente um lugar onde, com o marketing e a publicidade certos, a PepsiCo poderia se posicionar na posição número 1. Os bebedores fiéis de Coca-Cola são um mercado-alvo enorme, no entanto, fazer com que eles escolham um fabricante diferente daquele em que foram dedicados por toda a vida exige muito trabalho. Uma vez que a Coca-Cola cometeu o erro de alterar seu cardápio por um tempo limitado, isso proporcionou à Pepsi a oportunidade de roubar algumas das pessoas que estavam de lado. O desafio dos refrigerantes, que tem sido uma campanha de marketing muito eficaz, conseguiu conquistar alguns clientes da Coca-Cola. O grupo de leais e comutadores normalmente compra o que normalmente está à venda naquela semana porque o preço é essencial ao sabor.
Segmentação efetiva do mercado-alvo
Destinado à Pepsi para entender quais itens devem ser direcionados e para quais clientes, eles precisam cobrar cinco critérios. O tamanho, poder de compra e características dos segmentos devem ser mensuráveis. As dimensões das partes devem ser significativas o suficiente para obter lucro da empresa. O setor alvo deve estar em uma região geográfica que possa estar disponível. Se os setores forem diferenciáveis e puderem responder a diferentes campanhas de marketing, diferentes programas deverão ser levados em consideração. Os programas devem ser acionáveis para atrair e fornecer o mercado alvo (Kotler & Keller, 2012).
Cinco forças que determinam a atratividade intrínseca a longo prazo no mercado, ou talvez setores do mercado, são concorrentes do setor, participantes potenciais, alternativas, compradores e fornecedores (Kotler & Keller, 2012). Com relação aos concorrentes do setor, a PepsiCo aumentou contra a Coca-Cola número 1, e a posição número 3, o Dr. Pepper Snapple Group (Change LabSolutions, n. Deb.). A ameaça de novos participantes que podem tirar uma parcela substancial desses três principais jogadores no mínimo. A ameaça de bens substitutos, como marcas de lojas, é apenas uma força que deve ser identificada; no entanto, promoção apropriada, espaço no rack (posicionamento) e taxas de desconto para o proprietário da transação produzem uma recompensa para que eles pressionem um determinado produto.
Por exemplo, no caso de a Kroger's firmar um contrato com a PepsiCo e receber dinheiro por todas as promoções promocionais que certamente, em todas as circunstâncias, embalagens de 12, 6 e embalagens que vendem, é mais provável que pressionem a Pepsi itens sobre a própria marca da loja. O fabricante da loja, por ser barato, tem um público-alvo diversificado, comparado ao refrigerante mais caro. A PepsiCo pode selecionar compradores em potencial que tenham poder mínimo para negociar e reduzir o lucro ou que não possam trocar de fornecedor com base na posição. A PepsiCo possui a maior parte de sua vegetação de engarrafamento específica, portanto o risco de seu fornecedor ter poder de negociação é geralmente insignificante.
Declaração de posicionamento
Geração e avaliação de comunicação
Em relação ao site da PepsiCo (nd), sua declaração objetiva é definitivamente "sempre ser a principal organização de produtos para compradores do mundo, voltada para alimentos e bebidas de conforto. Todos nós procuramos criar recompensas financeiras saudáveis para os investidores, além de oferecer oportunidades de crescimento e enriquecimento. aos nossos funcionários, parceiros de negócios e às comunidades pelas quais atuamos. Em tudo o que executamos, lute pela confiabilidade, justiça e integridade.
Anteriormente, foi declarado que a PepsiCo ajudou a encontrar o Código Mundial de Alimentos e Bebidas como uma determinação para não anunciar para crianças com menos de 12 anos de idade, bens que não atendessem aos requisitos nutricionais saudáveis e equilibrados (PepsiCo, n. d.). Além disso, vários engarrafadores pertencentes à Pepsi ajudaram a remover bebidas gasosas com calorias totais das escolas principais e secundárias e, portanto, estão trabalhando com as comunidades locais na promoção de uma melhor nutrição. Este programa envolve o foco nos benefícios da água, sucos, leite e bebidas com baixas calorias.A PepsiCo acredita que essa filosofia protege a imparcialidade de suas marcas, marcas registradas e boa vontade (PepsiCo, n. D.).
Desenvolvimento e Execução Criativa
Quase todas as manhãs, dirigimos na estrada 52 North e também vejo pelo menos três anúncios da Coca-Cola. Isso me faz pensar no lugar que as propagandas da Pepsi estão. O refrigerante é bem conhecido por seus anúncios na televisão com artistas como Beyonce, Britney Spears e até a falecida Eileen Jackson. Esses tipos de mensagens serão para a "próxima era que o mercado almeja. A Pepsi normalmente é destacada na publicidade impressa em sua parte do jornal de sexta-feira das propagandas de supermercados. A localização do produto é uma parte da qual os profissionais de marketing da Internet recentemente se preocuparam mais. A PepsiCo vende bebidas e lanches, e planeja promover esses itens em supermercados, lojas de conveniência e dispositivos de venda.Na maioria dos supermercados, você encontrará freezers com refrigerante gelado, esperando apenas que você pegue um enquanto espera promoções especiais de vendas, como Buy 2 Obtenha 3 promoções gratuitas, certamente são um grande sucesso para os consumidores; no entanto, esses tipos normalmente atraem apenas os fiéis e reformadores.
Preocupações legais e sociais
A questão social mais recente é a quantidade de açúcar e os artigos gordurosos em refrigerantes açucarados e salgadinhos. Depois de muita informação divulgada por jornais, revistas, livros e programas de televisão sobre obesidade em nossas crianças e adolescentes, as empresas de refrigerantes haviam sido alvo de campanhas negativas. Essa é a razão pela qual a PepsiCo apoia essa questão social e planeja lidar com as preocupações com o adoçante artificial aspartame em seus refrigerantes de plano de dieta. A PepsiCo está procurando um ótimo remédio para todos os tipos de açúcar que possa aumentar as vendas de refrigerantes (Forbes, 2014).
Conclusão
O caminho para a PepsiCo manter sua própria conversa atual no mercado e obter lucros para seus investidores é seguir seu programa de diversificação. Eles não apenas se diversificaram nos mercados de novos produtos, mas também estão se expandindo rapidamente para países subdesenvolvidos. Ao anunciar a si mesmos como uma empresa que se preocupa com nutrição e os apoiadores, preocupados com a saúde, obtiveram novos negócios. Ao diversificar, eles estão crescendo todos os dias. Eles podem ser inovadores e possuem parcerias fortes e complicadas com negócios como a IBM. Sua declaração de missão é definitivamente forte e eles estão por trás disso. Com todos os seus diferentes produtos, eles atingiram várias seções-alvo e segmentos de mercado diferentes. Pelo que observei, acho que eles poderiam fazer um trabalho melhor de publicidade, a menos que se sintam confortáveis em permanecer na posição número dois.
Recomendações
Altere as soluções de laboratório. (n. d.). Quebrando a cadeia: estratégias para a indústria de refrigerantes. Recuperado em http://changelabsolutions.org/sites/default/files/ChangeLab-Beverage_Industry_Report-FINAL_(CLS-20120530)_201109.pdf Forbes. (2014). Pré-visualização da renda da PepsiCo: os refrigerantes devem ter um desempenho inferior uma vez mais. Recuperado de http://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2014/04/15/pepsico-earnings-preview-soft-drinks-to-underperform-once-again/2/ Kotler, S., & Keller, KD (2012). Gerenciamento de publicidade (14ª ed.). Rio Saddle superior, NJ: Pearson Prentice Hall. PepsiCo. (n. g.). Publicidade. Recuperado de http://www.pepsico.com/Purpose/Human-Sustainability/Responsible-Marketing PepsiCo. (N. m.). Unidades de negócios globais. Reunidos em http://www.pepsico.com/Company/Global-Business-Units
um em particular
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.