Quando certamente devemos confiar em nossos sentidos para nos dar verdade

Publicado em 16.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

Nossas faculdades sensoriais ajudam todos nós a interagir com a terra. Cheiro, audição, visão, sabor, tato e incitamento externo desempenham um papel importante na formação de nossas percepções do ambiente e do mundo. Confiar em nossos sentidos garante que justificamos a crença no que percebemos ser "verdadeiro".

Até que magnitude os sentidos podem nos dar a verdade? A fim de obter uma melhor compreensão de quais circunstâncias podemos depender de nossas faculdades sensoriais, precisamos avaliar circunstâncias nas quais elas foram verdadeiras com situações em que a maioria não aconteceu.

Aparentemente, confiamos em nossos sentidos para perceber a realidade em termos do mundo e do ambiente natural. Os sentidos são definitivamente a representação da realidade, podemos perceber que existe uma maçã pressionando ou descobrindo-a através de neurônios motores e sensoriais e raios eletromagnéticos. Além disso, os sentidos desempenham uma função significativa ao fazê-lo. Um forte cheiro de cheiro permite que os animais fujam através de predadores e alocem refeições. Da mesma forma, uma boa visão nos permite ver os procedimentos ao nosso redor e nos ajuda a nos familiarizar com o ambiente para nos adaptarmos. >

Em 2004, vários animais, como elefantes e flamingos, evitaram o tsunami no Sri Lanka e na Índia, os animais de estimação da família "previram" o desastre que se aproxima, porque eles podem ter uma capacidade mais aguda de ouvir sons ou contatos, o que permite que eles sintam a vibração sólida da Terra. Por outro lado, nossas faculdades sensoriais podem ser facilmente roubadas. Os anúncios na TV SET e na net nos dizem que o produto é incrível e geralmente nos inspiram a obtê-lo; no entanto, a verdade pode ser que o produto real seja menos eficaz do que parece.

Comprei um xampu ou condicionador porque no anúncio dizia que poderia hidratar meu próprio cabelo e fazer com que meu cabelo parecesse brilhante, e os cabelos do modelo dentro do anúncio pareciam bonitos, o que, por sua vez, me fez querer parecer dela. No entanto, quando eu realmente o usei, ele não tinha a capacidade dos efeitos descritos e meus bloqueios ainda pareciam os mesmos. O desempenho mágico é bem-sucedido por causa das mentiras de nossas faculdades sensoriais. Uma vez dentro de um presente mágico, vi o artista abaixar uma dama ao meio, mas a mulher ainda estava com sua vida.

A verdade é que o artista não cortaria a garota, a dama parecia estar ao meio como resultado das informações que minha impressão de olhar enviou. Os sentidos podem ser enganosos porque podem mostrar apenas um aspecto da condição, a menos que outros sentidos funcionem mais juntos e raciocinemos os dados que obtemos dos seus sentidos, não podemos alcançar a verdade. No entanto, não podemos entender a realidade, mesmo que todos nós raciocinemos ou detectemos que trabalhem juntos. Pessoas diferentes percebem de outra maneira. As pessoas cegas não têm todo o seu senso de visão e, portanto, não conseguem perceber que uma maçã é definitivamente vermelha, no entanto, podem ter sentidos mais fortes de audição e sensação do que as pessoas comuns.

Além disso, entende-se que a emoção influencia nossa percepção da verdade. Eu gosto de junk food e, portanto, percebo junk food como comida deliciosa e também tenho carinho por isso, mas meu amigo odeia fast food e, portanto, sua mulher acha nojento. Apesar dos problemas que nossos sentidos podem causar, eles ainda desempenham um papel importante em nossas áreas de especialização. Evolutivamente, confiamos em cada um dos nossos sentidos. No que diz respeito à teoria da seleção orgânica de Charles Darwin, os melhores sobreviverão e os mais pobres passarão. Os homens acham que as mulheres e meninas mais bem-sucedidas selecionam o cavalheiro de aparência mais forte.

Embora esse padrão tenha mudado, os homens ainda são geralmente atraídos por mulheres e mulheres atraentes, que escolhem homens com quem realmente se sentem seguros. Medicamente, os cientistas precisam observar o acontecimento e executar experimentos através de suas faculdades sensoriais primeiro e depois fazer teorias pelo raciocínio. Cada um dos nossos sentidos será limitado. Vemos apenas uma pequena parte do fato, pois só podemos ver o espectro óbvio com todo o espectro eletromagnético e as coisas que encontramos são cada uma de nossa representação delas. Como argumenta Hermann von Helmholtz, convertemos a imagem que vemos através de nossa visão em algo que faz sentido com base em nosso conhecimento e experiência anteriores.

As ilusões ópticas produzidas por Hermann e Lingelbach apoiaram a idéia de Helmholtz, porque temos dificuldade em ver imagens compostas de linhas devido ao limite em nosso sentido óptico. Como o filósofo René Descarte diz que "os sentidos enganam de vez em quando, e é prudente nunca confiar totalmente naqueles que nos enganaram possivelmente uma vez", os sentidos sem dúvida podem ser falíveis e limitados, mas precisamos deles para se conectar a eles. o mundo.Então, vamos seguir nossos sentidos e viver na terra que nossos sentimentos nos proporcionam.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.