Durante a Odisséia, o personagem principal, Odisseu, pode ser apresentado como o líder tradicional ideal. Ele demonstra isso cuidando de seus homens e como esse indivíduo lida com as condições que lhe são apresentadas. Como a Jornada foi primeiramente uma fábula falada, assumiu a forma da sociedade em que foi informada. Incluindo os valores éticos e morais da sociedade, bem como seus desejos nos traços de uma cabeça. Um líder deve primeiro ser definido, depois que separado de todos os outros comandantes em potencial, então o chefe deve ser analisado por meio de suas ações; nesse momento, um chefe definido pode ser descrito.
Primeiro, é preciso definir o líder grego certo. Um líder grego antigo ideal comanda a estima daqueles que permanecem liderados, mas também dá respeito. Ele ou ela deve ser inteligente e astuto, e capaz de pensar de forma realista com as intenções de manter o bem-estar daqueles que estão sob ele. A reverência aos deuses é obrigatória, pois eles são vistos como os supremos pioneiros.
Um líder perfeito deve ter a capacidade de liderar um exército vitoriosamente, mas também sabe o momento em que ações militares não são necessárias. Existem muitas características diferentes que o líder tradicional ideal deve possuir, mas nenhuma é tão importante quanto as pessoas descritas.
Outra forma de provar Odisseu como o líder perfeito é contrastando-o com outros pioneiros. Dois outros personagens disponíveis que poderiam ser considerados folhas de personagens são Antinoos e Alkinoos, dois líderes completamente diferentes. Alkinoos, rei dos feeacianos, geralmente é apresentado como líder aberto a forasteiros, outra característica adorada na cultura grega antiga. Se ele fornece a comida a Odisseu, ele revela sua maneira agradável, simplesmente não apenas permitindo que Odisseu permaneça como convidado, mas também o leva a Ítaca. "Quando você veio para minha casa pessoal forte, Odisseu, sob o meu teto mais alto, os ventos foram postos de lado. Vela cristalina, você deve ter agora, em casa agora ... (XIII, 4-7) Os alcinós podem ser considerados uma folha que mostra o que Homer via como um líder eficaz. Antinoos, no entanto, era quase o oposto.O pretendente colocou em seu período sem sucesso seduzir Penelope, entre a lista de coisas que Homer poderia ter considerado uma má característica, especialmente quando possuído por um líder, Antinoos pode ser considerado em seu relacionamento romântico com outros pretendentes.Também foi o pretendente que planejou matar Telêmaco.Além disso, Antinoos foi o primeiro na fila a morrer no momento em que Odisseu volta, poderia ser oferecido como punição de Homero ao pretendente iníquo da esposa do herói.Os dois personagens podem ser considerados os dois extremos, na visão de Homero de um líder.
As ações de Odisseu sobre o livro mostram os traços que o tornam um bom líder. Por meio de suas decisões nesses eventos, esse indivíduo prova que ele é um líder excelente, mas não ideal. Primeiro, sua decisão de enviar homens para explorar a casa de Kirke foi de satisfação, não de conquista. Odisseu não precisaria enviar seus homens sondando a ilha desconhecida, mas ainda acreditava que era importante. Essa decisão teve que ser construída, mas, dadas as experiências passadas, o leitor quer que Odisseu escolha o contrário, principalmente quando seus homens se sentem cautelosos. "Eles estavam todos em silêncio, mas suas mentes se contraíram, lembrando Antifhates, o Laistrygon e aquele prodigioso canibal, o Kyklopes ... Mas, encontrando nosso momento de ação perdido no choro, reuni aqueles akianos sob o bíceps e o tríceps, contando essas pessoas em dois pelotões, eu e meu Eurylokhos divino comandando. (X, 217-224)
Não foi até depois que o partido inicialmente foi vítima da pocima de Kirke que Odisseu mostrou seu verdadeiro comando. Com a ajuda dos deuses, eles podem libertar seus homens que vivem dos suínos. Embora ele permaneça por muito tempo depois de libertar seus homens, quase 12 meses, ele sentiu a obrigação em relação a seus homens ao desfazer os serviços de Kirke e libertá-los vindos de sua fortaleza. Outra ocasião em que Odisseu demonstra sua capacidade de liderança é se ele é confrontado com a libertação da caverna de Polifemo. Sua rápida consideração e abordagem adequada deram-lhe triunfo sobre as duas grandes características que Homero enfatiza em Odisseu. Odisseu tem a capacidade de levar seus homens a cegar os Kyklops, mas mostra como nenhum homem fatídico pode ser perfeito, independentemente de heróico, simplesmente gritando novamente com Polifemo e dizendo a ele quem realmente o cegou.
Finalmente, a semelhança de Odisseu com alguns conhecidos líderes de mercado da Grécia antiga pode ser usada para expressar exatamente como Odisseu foi apresentado enquanto líder tradicional ideal. O primeiro de quem sendo o líder democrático de Atenas, Péricles, e o segundo, tornando Alexandre o fantástico. Péricles era muito parecido com Odisseu, em sua capacidade de mudar e afetar os que estavam abaixo dele, uma habilidade crucial em uma cultura democrática. Ele foi capaz de influenciar os outros oficiais selecionados a acreditar no que desejava, e deu origem a sua conquista a partir dessa capacidade. Embora não seja uma característica particularmente admirável, a capacidade de influenciar os homens para o que é necessário ter aos olhos do líder é certamente necessária, especialmente quando isso envolve autoridade do exército.
A decisividade de Alexandre, o Grande, é paralela simplesmente a Odisseu, que é outra característica que todos os fortes pioneiros devem possuir. Outro fator para um líder que está frequentemente presente é o da arrogância, pois Alexandre, o verdadeiramente grande, se considerava cinquenta por cento imortal, e se manteve em comparação com Hércules. Alexander foi visto até dormindo com cópias da literatura de Homer debaixo do travesseiro, e teve grande influência dos tipos de personagens de Homer, incluindo Odisseu.
Odisseu é considerado um dos maiores líderes de mercado heróicos mitológicos. Ele não apenas pode ser oferecido como o modelo destinado ao líder tradicional ideal, mas também motivou muitos outros líderes de mercado em todo o mundo, incluindo Alexandre, o Grande. Odisseu era um estilo para os líderes da língua grega antiga e ainda influencia cada um de nossos pontos de vista sobre liderança hoje, embora possamos nem detectá-lo.
Você também pode estar interessado no seguinte: gerenciamento de odisseia
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.