Os processos endogenéticos são os processos que moldam a terra simplesmente pelas forças recebidas de dentro do planeta (forças endogenéticas). Existem três ou mais processos endogenéticos principais: inversão, falha e vulcanismo. Eles ocorrem principalmente ao longo dos limites do prato, as zonas que assentam nas bordas dos pratos. Esses tipos de zonas são fracos. Os processos endogenéticos acionam muitos recursos significativos de relevo.
MOVIMENTOS:
As forças originárias do globo causam dois estilos de ação no planeta.
(1) Movimentos horizontais
(2) movimentos verticais
Esses tipos de movimentos acionados pelas forças endogenéticas introduzem vários tipos de irregularidades verticais que dão origem a verdades variadas de características de relevo na superfície da Terra, Elizabeth.
montanhas, planaltos, planícies, lagos, falhas, dobras, etc. A origem das forças endogenéticas está relacionada às condições de clima frio do globo interior. As forças endogenéticas e os movimentos horizontais e para cima e para baixo relacionados são causados como resultado da contração e expansão das rochas devido às condições variáveis de calor e aos ajustes de temperatura no mundo. As forças e movimentos endogenéticos são divididos, com base na intensidade, em duas categorias principais:
(1) Repentino
(2) forças diastróficas
Os empurrões repentinos são a conseqüência de uma preparação de longo período profunda dentro da terra. Os resultados cumulativos na superfície do globo são rápidos e repentinos. Geologicamente, essas forças imediatas são denominadas "forças construtivas", porque elas produzem certas características de conforto para a área da superfície da Terra. As forças diastróficas incluem os dois movimentos verticais e horizontais provocados devido a causas profundas na terra. Esses tipos de impulsos diastróficos operam extremamente lentamente e seus efeitos se tornam discerníveis após milhares e milhões de anos. Esses poderes também denominados causas construtivas, afetam áreas muito maiores do mundo e desenvolvem bios de nível intermediário, por exemplo, montanhas, platô, planícies, lagos, grandes falhas etc. Essas forças diastróficas são subdivididas em dois grupos, particularmente (a) Movimentos eperiogênicos e (b) Movimentos orogenéticos.
SEGUE:
As dobras serão curvas em forma de onda, formadas como resultado de forças compressivas tangenciais causadas pelo movimento horizontal causado pela força endogenética originada profundamente na terra. As duas arestas de um flip são chamadas mãos ou pernas do flip. O braço ou perna à qual é distribuída a sinclina associada é chamado membro da seção mestra. Emite o plano que disseca a perspectiva entre os dois membros ou membro médio da sinclina é chamado de eixo da dobra ou talvez plano axial.
TERREMOTOS
Um grande terremoto é uma vibração ou talvez oscilação com a superfície da terra causada por uma interferência transitória do equilíbrio elástico ou gravitacional nas rochas dentro ou abaixo da superfície. Os movimentos horizontais e verticais causados por forças endogenéticas formam a formação de falhas e dobras, que muitas vezes causam desequilíbrio isostático no interior da sujeira da crosta terrestre, o que finalmente causa terremotos de magnitudes diferentes em relação à natureza e magnitude do deslocamento de blocos de rochas causados por falhas e dobras. De fato, o deslocamento imediato da rocha evita que os dois elementos elásticos e compressivos provoquem um rápido tremor de terra devido ao desajuste imediato das obstruções da rocha.
Essa teoria tenta explicar o modo e as causas dos terremotos geralmente causados por lesões ósseas e falhas na crosta terrestre e no manto superior. As rochas do metrô são elásticas como a borracha e expandem o momento esticado e puxado. O alongamento e a tração de escombros crustais devido a forças de tração geralmente são um método lento. As pedras continuam a ser trabalhadas desde que as causas de tração não superem a firmeza das rochas, mas como as forças de tração excedem a firmeza das rochas, elas são quebradas e as obstruções de rochas rachadas tentam imediatamente habitar suas posições anteriores, para que realmente possam modificar si mesmos. Cada um desses processos ocorre com tanta rapidez que a sensação de equilíbrio da área crustal em questão é instantaneamente perturbada e, portanto, tremores de terra são causados.
VULCÕES
Um vulcão é na verdade uma abertura ou talvez uma abertura geralmente de forma circular, pela qual componentes aquecidos constituídos por gás, água, lava líquida e fragmentos de rochas serão ejetados do seu interior altamente aquecido para a superfície da terra. Magma é uma rocha derretida dentro da crosta terrestre. Quando o magma irrompe por toda a superfície da Terra, ele é chamado de lava. A lava pode ser mais espessa e intransponível ou magra e em movimento rápido.A rocha também vem de vulcões de outras variedades, incluindo cinzas (rocha em pó fino que parece fumaça mais escura vinda do vulcão), cinzas (pedaços de lava fragmentada) e pedra-pomes (luz, libras de rochas cheias de bolhas ao redor e formado em erupções vulcânicas explosivas "este tipo de rock and roll pode flutuar na água).
As erupções vulcânicas estão fortemente associadas a várias operações interconectadas, como: ¢ A temperatura gradual do abraço com profundidade interessante crescente a uma taxa de 1c a cada 32m, como resultado do calor produzido pela deterioração dos elementos radioativos na terra. ¢ Origem da accozzaglia devido ao corte do ponto de derramamento devido à redução na pressão das rochas sobrepostas como resultado de fraturas devido à divisão de placas. ¢ Origem do gás e vapor de água devido ao aquecimento da água. ¢ Ascensão do magma devido à pressão de gás e vapor.
¢ Ocorrência de erupção vulcânica. Essas fugas são cuidadosamente associadas aos limites do menu.
1
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.