Problemas sociais da revolução industrial

Publicado em 27.03.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

As sociais causadas pela Revolução Industrial foram bastante significativas, e este importante evento histórico também trouxe certos problemas sociais. Em geral, está associado ao aumento das taxas de urbanização e população, incluindo a formação de novas classes sociais. As más condições de vida das pessoas nas cidades são fáceis de rastrear devido à falta de códigos de construção, maquinário, saneamento público, etc. Muitos proprietários de fábricas têm a tendência de considerar seus trabalhadores como algumas mercadorias, não seres humanos com suas necessidades específicas.A Revolução Industrial é notável por criar uma classe trabalhadora completamente nova de trabalhadores industriais, e incluía homens, mulheres e até crianças que trabalhavam em minas, olarias, fábricas têxteis e outros lugares. No entanto, os seus salários eram bastante baixos, as condições de trabalho eram muito perigosas e desagradáveis, as horas operacionais eram longas. Quando se trata de crianças e mulheres, elas têm as taxas de pagamento mais baixas e as condições de trabalho mais abusivas, independentemente de seus locais de trabalho.

As crianças costumavam trabalhar em minas perigosas porque eram pequenas o suficiente para caber em todos os tipos de lugares estreitos. Eles tinham que trabalhar em condições e lugares muito desagradáveis e insalubres. As condições na vida da cidade causadas pela Revolução Industrial também devem ser revistas para que se possa traçar um quadro mais claro dos problemas sociais. Muitas pessoas invadiram cidades diferentes dos subúrbios porque queriam encontrar novos empregos e ganhar a vida. Bairros exclusivos e específicos foram construídos apenas para ricos proprietários de fábricas, enquanto a classe trabalhadora teve que viver em guetos.

Os trabalhadores pobres também foram forçados a tolerar certas intrusões, mesmo em seus momentos mais íntimos. Eles costumavam trabalhar no mesmo lugar com seus filhos, e era uma prática comum. Os seus dias normais de trabalho variavam até 16 horas e 8-10 pessoas tinham de viver no mesmo quarto minúsculo, independentemente do sexo ou idade. Suas casas foram construídas em praças ou fileiras com um pátio compartilhado, banheiro e torneira de água.

Os trabalhadores tinham pouco acesso a provisão e ar fresco, água limpa e remoção eficiente de seus resíduos humanos. Quando a produção estava em alta demanda, eles tinham que trabalhar muito por longas horas, e quando o mercado estava baixo, os trabalhadores podiam trabalhar com mais calma. Eles tiveram que lidar com multas e multas por diferentes razões também.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

 

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.