Por que Xenia é um tema tão crucial na Odisséia?

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 6 minutos

Por que Xenia é um tema tão importante dentro da Odisséia? Explique suas paisagens e apoie-as com informações do poema. (45 pontos) O conceito de hospitalidade dos hóspedes era extremamente importante na Grécia antiga. Evidências de que Xenia era parte integrante da sociedade grega contemporânea podem ser encontradas no simples fato de que Zeus, o governante dos deuses, também foi retratado desde a bondade de Xenia.

Xenia criou uma obrigação referente ao patrocinador de ser favorável a seus convidados e, por outro lado, os convidados também tiveram suas próprias obrigações. Se talvez o anfitrião e também o hóspede infringissem uma regra de Xenia, haveria severas penalidades tratadas por Zeus e também pela sociedade.

Algumas regras básicas do Xenia foram o fato de o hóspede não poder insultar o host, gerar demandas ou talvez recusar o xenia. Além disso, o host não foi capaz de insultar o hóspede, deixar de protegê-lo ou talvez não seja o mais favorável possível. Também era normal que presentes fossem entregues aos convidados ou que uma troca de presentes fosse realizada entre amigos-convidados. A relação anfitrião-hóspede era muito complicada e localizava uma carga igual para os dois. Esse costume de xenia também carregava um fardo de confiança, no qual o cliente e o número precisavam confiar no costume em relação à segurança pessoal.

Essa confiança foi reforçada pelo medo de sair do termo, que o anfitrião havia fornecido xenia incorreto e medo de vingança pelos deuses, pois nunca reconheci quando um viajante poderia realmente ser um deus disfarçado (por exemplo, em livro 1, quando Athene se disfarça de Mentes e recebe hospitalidade de Telêmaco), venha testar a quantidade de sua xenia. Todos os turistas foram vistos desde que Zeus foi enviado e sob sua proteção, portanto, dar xenia apropriada também era um método de demonstrar estima pelos deuses, especificamente Zeus na forma de Xenios. Xenia oferece uma superfície moral na Odisséia.

As crenças religiosas gregas não possuíam regulamentos éticos rígidos, assim como o catolicismo moderno etc., além dos deuses terem um nível de humanidade e humildade (por exemplo, eles apresentavam falhas, assim como o calcanhar de Aquiles). Xenia impôs políticas morais na Grécia histórica. Além disso, permite a Homer transmitir se os caracteres são 'bons' ou 'ruins', tipos de caracteres que apresentam Xenia ruim são quase retratados porque amorais. Entre os pobres Xenia na Odisséia estão os Penélope's Suitors. Os pretendentes roubam e saqueiam o salão de Odisseu, deleitam-se com sua comida, fazem com que seu pessoal de serviço subestrutura e o tempo todo, cada um tentando considerar a vez de Penélope no casamento.

Sempre que Odisseu retorna, ele está ciente de tudo sobre os pretendentes e mata esquematicamente todos eles sem nenhuma piedade. Enquanto os pretendentes mostraram Xenia negativa, Odisseu é considerado heróico por eliminá-los. Este também é um exemplo de retribuição por Xenia ruim. Homer também usa Xenia como uma unidade literária na Odisséia. Sem Xenia, grande parte da história seria invalidada, os costumes de Xenia explicam muitos eventos dentro da Odisséia. Por exemplo, Xenia esclarece por que Penélope e Telêmaco não apenas pediram aos pretendentes que fossem embora, em vez de aturar eles.

Xenia também esclarece por que, através da batalha de Tróia, Glauco e Diomedes se recusam a lidar: eles descobrem que seus ancestrais tinham um vínculo com Xenia. Viajar no tempo de Homero era muito mais extenso e mais longo em comparação com os tempos modernos. Os métodos de transporte menos avançados usados nos tempos homéricos, inclusive de barco de pesca ou a pé, eram muito mais lentos que as variedades modernas de transporte. Por esse motivo, muitas outras noites foram realizadas fora de casa, em muitos locais diferentes. Além disso, não há acomodações ou pousadas em que os viajantes possam passar a noite.

Independentemente de haver, os turistas provavelmente não tinham condições de comprar todas as noites que eles se foram. Por causa disso, os viajantes eram obrigados a confiar na hospitalidade de outras pessoas em busca de refúgio, comida e proteção. Sem Xenia, Odisseu não teria sido capaz de voltar para casa em Penélope. Xenia também era um método universal para Homer afirmar a posição e as riquezas do personagem na Odisséia. Como era desaprovado os nobres se envolverem em comércio, Xenia era um dos únicos métodos para os heróis homéricos comprarem riqueza. Todos os anfitriões são obrigados a fornecer a seus amigos a melhor comida, hospedagem, facilidade e conforto que puderem.

Por exemplo, aos convidados de Menelau é oferecida água normal de um jarro de ouro para uma bacia de prata e vinho oferecido em copos de ouro. Os itens xenia que os personagens dão também são um press release de prosperidade, bem como uma técnica de aquisição de riquezas, por exemplo, uma vez que Telêmaco adquire um krater de prata esterlina, um vestido de noiva, um copo de ouro e outros presentes elaborados em Esparta.Na Odisséia, Xenia também provou ser um dos contornos de uma sociedade civilizada, permitindo-nos guiar as comunidades visitadas por Odisseu por suas atitudes em relação à xenia.

Por exemplo, os ciclopes são bem educados sobre Xenia, mas ignoram isso principalmente porque têm medo zero da retribuição de Deus. Isso nos permite saber que os ciclopes vivem em um mundo formidável e amoral. Até os deuses demonstram respeitar as regras de Xenia, como exemplo no livro 5, no momento em que Calypso oferece hospitalidade a Hermes. É definitivamente demonstrado que boa xenia possui boas conseqüências tanto para o visitante quanto para o número: por exemplo, Odisseu fica nesta ilha depois de Calypso, onde é recebido com extraordinária hospitalidade. Odisseu recebeu essa hospitalidade bem e continuamente para agradar a Calypso.

Somente no final da apresentação ele tenta recusar a hospitalidade dela e ir embora, e mesmo esse tipo de coisa não causa complicações sérias. Aqui temos um exemplo do relacionamento romântico convidado-anfitrião funcionando bem. Calypso recebe um amigo, mesmo que não seja a longo prazo, e Odisseu recebe abrigo, condições e segurança para seus homens. No final, prova ser uma situação útil para essas duas pessoas. Xenia também fornece um sistema de retribuição na Jornada. Aqueles que comprovadamente desconsideram as diretrizes da Xenia geralmente satisfazem fins violentos e, por sua vez, demonstram que a boa Xenia colhe os benefícios disso.

Um exemplo de vingança por Xenia negativa pode ser quando o Ciclope decide ter, em vez de conhecer a maravilhosa equipe de Odisseu, e os homens reagem expondo sua visão. Isso não leva tempo para os deuses. O pai do ciclope, Poseidon, só está chateado com o evento, pois foi seu filho que foi ferido. Zeus até elogia Odisseu após o evento simplesmente afirmando que: "Não há mortal tão sábio (Homero, l. 3). Essa afirmação demonstra que a violência era uma resposta satisfatória se um anfitrião não era gracioso. Também mostra o caminho. os deuses justificaram a violência devido à má Xenia.

No geral, Xenia é um tópico extremamente importante na Odisséia. Não é apenas utilizado como um dispositivo literário por Homer, pois fornece uma razão para muitos aspectos da história e fornece ao poema continuidade e uma maneira de Homer retratar personagens desde heróis e vilões. Xenia também nos permite saber muito sobre a cultura grega antiga, pois forneceu uma base moral e permitiu que os turistas fossem de um lugar para outro. Exemplos de Xenia na Odisséia permitem que todos nós julguemos quais personagens serão ricos, conhecidos, bons, ruins, monstruosos e maus.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.9/5 (13 votos)