PhD: Tudo o que você precisa saber sobre o tema

Publicado em 27.03.2024 por Lucas Dadalt Morero. Tempo de leitura: 10 minutos

Você sabia que o título de doutor foi concedido para médicos e advogados em 1827? Fora essas duas classes apenas é concedido o título de doutor quem tem doutorado. Pode ser interpretado como a abreviação para “Philosophy Doctor”. A tradução, doutor de filosofia (doctor of philosophy), vai muito além das ciências humanas  e abrange outras ciências como exatas e biológicas. Agora, você já sabe o significado de PhD mas ainda pode conhecer muito mais como quem são as celebridades que tem PhD.

Tabela de Conteúdos

👨‍🎓

Você precisa de ajuda com sua tarefa?

Se você encontra-se nesta página, então provavelmente você

Verifique o preço

PhD: o que significa

É uma abreviação da expressão de origem latina "Philosophiae Doctor” que pode ser traduzido como doutor em filosofia. Porém, não é somente para a área de filosofia. Filosofia do latim significa amor pela sabedoria e, assim, o PhD abrange as áreas do conhecimento em geral. Portanto, PhD é um título para quem tem doutorado focado em pesquisa. Pode ser considerado um grau acadêmico altamente específico.

Então, qual a diferença entre PhD e doutorado? No Brasil, todo doutorado é um PhD. Já no exterior existem outros tipos:

Abreviação

Decodificação

Tradução

JD

Juris Doctor

Doutor em Direito/Leis

DBA

Doctorate in Business Administration

Doutor em Administração de Negócios

ThD

Theology and Religious Studies Doctoral

Doutor em Teologia e Estudos Religiosos

MD

Medical Doctor

 Doutor em Medicina

Ed.D

Doctor of Education

Doutorado em Educação

Qual a diferença de Mestrado, MBA, Doutorado e PhD

O icônico chapéu de formaturaO icônico chapéu de formatura, capela. É geralmente utilizado em cerimônias de colação de grau para receber o diploma da graduação. A graduação em ensino superior é um requisito para qualquer PhD. Fonte: pixabay.com

São muitos termos que às vezes causam confusão com outros como bacharelado, licenciatura, lato sensu, stricto sensu, entre outros. Pensando nisso, foi organizada de forma simples e rápida, uma breve descrição sobre cada um dos termos.

A graduação compreende três possíveis modalidades: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Confira cada uma das diferenças:

Bacharelados Podem ser considerados os mais abrangentes entre as três, pois tem o intuito de entregar um conhecimento mais amplo sobre uma área de estudo para os estudantes. Por tal motivo, abrange, no geral, cursos mais longos.
Licenciaturas São voltadas para ministrar aulas para o ensino fundamental, médio ou superior. Geralmente apresenta duração um pouco menor que os cursos de bacharelado.
Tecnólogos São os mais voltados para o mercado de trabalho, focados diretamente em uma área de atuação. Por isso, têm geralmente, a menor duração entre os três tipos de graduação.

Os termos lato sensu e stricto sensu são, conforme Ministério da Educação (MEC), programas de pós-graduação. O lato sensu abrange programas de especialização como MBA no qual se obtém um certificado no final do curso. Já o segundo, stricto sensu, inclui programas de doutorado e mestrado que exigem graduação em uma instituição de ensino superior. No final de um curso stricto sensu o aluno obtém um diploma.

Ministério da Educação, Brasília

Imagem: Ministério da Educação, órgão governamental responsável por cursos e instituições de educação superior, em Brasília.

O mestrado permite o aprofundamento em uma área do conhecimento específico e para obter o título de mestre é necessário a defesa de uma dissertação que consiste na análise sobre o tema escolhido. Já o exige uma pesquisa acadêmica, em área específica, e o desenvolvimento de uma descoberta inédita. Para obtenção do título de doutor é necessária a defesa de uma tese. O doutorado no Brasil tem equivalência a um título de PhD.

A diferença entre Doutorado e PhD em YouTube vídeo

Quem pode fazer

Para obter tal título existem dois possíveis caminhos e ambos existem uma graduação. Os requisitos para ter um PhD dependem da instituição de ensino. Qualquer programa de PhD no Brasil exige, ao menos, o título de graduação em ensino superior. Portanto, outras instituições requerem um título de mestre que exige, por sua vez, uma graduação. E então, pensa em fazer um PhD? Veja quanto tempo vai precisar!

Quanto tempo dura

Cada um dos programas de doutorados de cada instituição acadêmica tem uma duração que pode variar. Apesar das várias diferenças entre os programas de PhD, geralmente têm uma duração que pode variar entre 3 e 8 anos. Portanto, as principais agências de fomento como CAPES, CNPQ e FAPESP oferecem bolsas por até 48 meses, equivalente a 4 anos. Em alguns casos, como a FAPESP, permite a prorrogação por até 12 meses e resulta, assim, em um total de 5 anos.

Como começar

O primeiro passo para começar um doutorado no Brasil é obter um título de graduação de ensino superior. Para conhecer as instituições como faculdades, centros universitários e universidades credenciadas ao MEC, consulte o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC.

Antes de começar é importante conhecer qual área do conhecimento tem mais afinidade. Se gostar mais de exatas pode pensar em cursos como física, química e engenharia. Se gostar mais de humanas pode ser algo como história, geografia e letras.

O que vem depois

Depois do doutorado é possível fazer um pós-doutorado. Além do pós-doutorado pode participar em concursos de livre docência. O pós-doutorado não confere títulos, porém, trata-se de uma forma de dedicar exclusivamente à pesquisa e, dessa forma, publicar mais artigos e conseguir uma maior independência acadêmica e científica.

Já a livre docência é um título que tem como um dos requisitos, um doutorado. Alguns concursos de livre docência apresentam outros requisitos como linha de pesquisa independente, publicações e fomentos para pesquisa.

Números de PhD no Brasil e no mundo

Em 2010, o Brasil tinha pouco mais de 100 mil pessoas com título de doutor, quase 0,1 % da população. Em 2017, um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), mostrou a porcentagem da população entre 25 e 64 anos que tem doutorado.

Os países com a maior relação, acima de 1,5 % são, em ordem decrescente, Eslovênia, Suíça, Luxemburgo, Estados Unidos e Suécia. O Brasil não está no ranking por apresentar menos que 0,3 % da população com o título acadêmico em questão.

Celebridades do mundo com PhD

Muitas celebridades ao redor do mundo tem PhD e não necessariamente atrelado às suas áreas de atuação. Existem atletas que têm PhD em educação, músicos que têm doutorado em astrofísica e muito mais. Confira a lista de algumas celebridades ao redor do mundo que têm doutorado com o tema de seus estudos.

Brian May

Brian May é praticamente mundialmente conhecido como um astro do Rock por ter sido um integrante da banda de renome internacional Queen. Atuou como guitarrista e compositor além de ter sido co-fundador da banda juntamente com Freddie Mercury e Roger Taylor.

O que poucos sabem é que Brian May tem doutorado em astrofísica na Imperial College, universidade pública de Londres. O título da dissertação foi: A survey of radial velocities in the zodiacal dust cloud e pode ser traduzido como uma análise das velocidades radiais na nuvem de poeira zodíaca.

Mayim Bialik

Muitos devem conhecer Mayim Bialik pelo seu nome da série The Big Band Theory, Amy Farrah Fowler. Apesar de ficar mundialmente conhecida como atriz por sua atuação na série The Big Band Theory, Mayim Bialik, tem doutorado em neurociência, assim como na série.

Ela obteve o título na Universidade da Califórnia em Los Angeles. O tema, em tradução livre é Regulação hipotalâmica em relação aos comportamentos desadaptativos, compulsivo-obsessivo, afillitavios e de saciedade na síndrome Prader-Willi.

Martin Luther King Jr

Martin Luther King Jr foi conhecido por ser pastor e ícone no ativismo político em prol dos direitos civis. Foi um líder pacifista e lutou defendendo a liberdade e igualdade dos civis. Por causa do seu combate pacífica contra a discriminação racial foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1964, quatro anos antes do seu assassinato em 1968.

Além do destaque como líder político e social Martin Luther King Jr obteve o título na Universidade de Boston. Apesar de ter obtido o título, foi estabelecido em 1991 um inquérito que identificou partes plagiadas em sua tese, sem as devidas citações.

Angela Merkel

Angela Merkel é a mulher mais influente do mundo pela Forbes pelo décimo ano consecutivo. Ela é a atual chanceler alemã e ocupa o cargo desde 2005. Foram seu grande impacto como líder política Angela Merkel tem também um interessante título acadêmico na área de Química Quântica.

A tese foi defendida em 1986 e como foi escrita em alemão, dificulta sua leitura. O tema, em tradução livre, é: Investigação dos mecanismos de reações de decaimento com apenas uma quebra de ligação e cálculos dos constantes de velocidade com bases no modelo quântico e métodos estatísticos.

Joaquim Barbosa

Não poderia faltar um brasileiro na lista. Joaquim Barbosa ficou conhecido por ser presidente do Supremo Tribunal Federal de 2012 a 2014. Um dos fatores para atingir o impacto e a relevância que obteve foi sua titulação.

Obteve tanto o título de mestre como doutor pela Universidade de Paris-II. O tema do trabalho, escrito e defendido em francês não foi encontrado na versão Web.

Conclusão

Como discorrido, o título acadêmico de doutor no Brasil é equivalente ao PhD. Além disso, é voltado para todos que gostam de pesquisa e têm interesse em áreas da ciência como humanas, biológicas e exatas.

Sobretudo, para começar um doutorado é necessário um curso de graduação que tem duração mínima, no geral, de 3 anos. Além do mais, alguns programas de doutorados que exigem o mestrado o qual são necessários outros 2 anos para conclusão.

Se pensar em fazer um PhD e quiser conhecer um pouco mais sobre trajetória acadêmica e doutorado, existe um vídeo completo sobre o assunto com a física teórica de partículas Gabriela Bailas.

Trabalhos acadêmicos como dissertações e teses apresentam regras específicas que devem ser seguidas para aprovação. Algumas normas comuns são ISO, ABNT, Vancouver, entre muitas outras. Pensando nisso, oferecemos uma gama completa de serviços para trabalhos acadêmicos. Têm interesse? Entre em contato!

Adicionar que somos especialistas em trabalhos acadêmicos e podemos ajudar em todas as etapas da tese de doutorado, solicitando que entre em contato através do e-mail ou formulário.

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

 

Perguntas Frequentes

Qual o significado de PhD?

O significado de PhD é "Philosophiae Doctor”. PhD, doutorado são nomenclaturas diferentes para a mesma definição.

É uma sigla?

Não é uma sigla. PhD é uma abreviação. E DSc? Significado dessa nomenclatura é Doctor of Science (Doutor de Ciências). DSc, doutorado, PhD é tudo o mesmo!

É uma pós-graduação?

Sim. Assim como o mestrado. Doutorado, PhD e mestrado são todas pós-graduações stricto sensu.

O que significa doutorado?

A resposta é a mesma para o que significa PhD. Significado é quem conseguiu um título de doutor defendendo uma tese escrita em texto. Geralmente faz doutorado quem gosta de trabalhar com pesquisas. Existem várias universidades no Brasil e no exterior que permitem explorar as  áreas do conhecimento através de doutorados.

Quem quer fazer doutorado tem que gostar de estudos?

Sim. É uma área que exige muitos estudos em pesquisa. Portanto, existe a possibilidade de conhecer outros países através de doutorados e pesquisa no exterior. Já pensou em estudar fora? Se tem essa vontade, vale a pena focar nos estudos e tentar doutorados fora do Brasil.

Existe mercado de trabalho para quem tem PhD?

Existe mercado para todos que tem pós-graduação, inclusive para quem tem doutorado. Pode ser doutorado em leis, doutorado em filosofia, PhD em medicina, PhD em psicologia e quaisquer outros tipos de doutorado.

Quem tem doutorado só pode trabalhar com pesquisas?

Não necessariamente. Pode ser, por exemplo, professor universitário, estudar no exterior, trabalhar com artes liberais, trabalhar em universidades, ter atuação médica, entre outras.

Qualquer estudante pode fazer?

Pode fazer um PhD todo estudante com título de graduação em ensino superior. Existe a possibilidade de fazer doutorados até no exterior! Que tal expandir sua área do conhecimento e fazer um em química quântica?

Checklist

Lucas Dadalt Morero

Autor do Studybay

Físico Médico com formação pela USP e atualmente cursando mestrado em Física Aplicada a Medicina. No momento trabalho em tempo parcial com programação e produção de conteúdos nos mais variados temas como games, finanças, saúde e marketing.