Ensaio eclético de paradigma de Dunning

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 5 minutos

John Dunning, professor de paradigma variado de Dunning, propôs o paradigma eclético como uma estrutura para determinar o grau e o design das operações da cadeia de valor que as empresas possuem no exterior. Dunning se baseia em várias perspectivas teóricas, como benefícios comparativos e proporções de elementos, vantagem monopolística e teorias de benefícios de internalização. Alguns usam uma empresa real para ilustrar o paradigma eclético. A Corporação leve de alumínio da América (Alcoa) tem mais de 130.500 funcionários em aproximadamente 43 países. Você pode enviar procedimentos integrados que incluem mineração de bauxita e refino de alumínio.

Seus produtos consistem em alumínio leve primário (refinado por bauxita), componentes para automóveis e alumínio para latas de bebidas e Reynolds Wrap®. O paradigma eclético identifica três circunstâncias que determinam se uma empresa se internacionalizará via IDE: vantagens específicas de propriedade, vantagens específicas de local e vantagens de internalização.

Para entrar e executar negócios com sucesso em um mercado externo, a MNE deve possuir aspectos positivos específicos da propriedade (exclusivos da empresa), de acordo com outras empresas que já realizam negócios no mercado. Esses tipos consistem no conhecimento, habilidades, recursos, processos, relacionamentos humanos ou recursos físicos mantidos pela empresa que permitem competir efetivamente dentro do mercado global.

Que eles representam as vantagens competitivas da empresa. Para garantir a realização internacional, as vantagens devem ser substanciais o suficiente para compensar os custos incorridos pela empresa no estabelecimento e operação de funções estrangeiras. Eles também precisam ser específicos para a EMN que possui todos eles e não podem ser transferidos rapidamente para outras empresas.

Exemplos de vantagens específicas de propriedade incluem tecnologia proprietária, experiência gerencial, marcas comerciais ou nomes de marcas, economias de nível e uso de recursos financeiros substanciais. Quanto mais importantes os aspectos positivos específicos da propriedade da empresa, maior a probabilidade de você internacionalizar via IDE. Uma das vantagens mais importantes de propriedade da Alcoa, específicas da propriedade, é a tecnologia proprietária adquirida pelas atividades de P&D. Com o tempo, a Alcoa também adquiriu habilidades gerenciais e de marketing exclusivas na produção e publicidade de alumínio aprimorado. A empresa possui uma marca bem conhecida na indústria do alumínio, que por sua vez ajuda a aumentar a receita. Por ser uma empresa enorme, a Alcoa também obtém receita com economias de escala e capacidade de financiar projetos caros. Esse tipo de vantagem permitiu à Alcoa maximizar o desempenho de suas operações intercontinentais. As vantagens específicas do local consideram os aspectos positivos comparativos existentes em países estrangeiros individuais.

Todo país possui um grupo único de vantagens das quais as empresas podem obter benefícios específicos. Exemplos incluem recursos naturais, mão-de-obra qualificada, mão-de-obra barata e capital barato. Gerentes sofisticados reconhecem e procuram aproveitar as vantagens da nação anfitriã. A vantagem específica da alocação deve estar presente para que o IDE seja bem-sucedido. Deveria ser lucrativo para a empresa descobrir no exterior, ou seja, utilizar os aspectos positivos específicos da propriedade em conjunto com pelo menos muitos aspectos positivos específicos da localização no país de destino. Em qualquer outro caso, a organização usaria a exportação para segmentos do mercado externo. 17 Em relação aos aspectos positivos específicos da localização, a Alcoa localizou refinarias no Brasil devido aos grandes depósitos de bauxita no país, um mineral encontrado em praticamente nenhuma outra localidade no mundo. A Amazônia e outros rios principais do Brasil criam enormes quantidades de energia hidrelétrica, um ingrediente crítico no refino de alumínio que consome muita energia.

A Alcoa também recompensa no Brasil os trabalhadores de baixo custo e relativamente instruídos, que trabalham nas refinarias da empresa. As vantagens da internalização são os aspectos positivos que a organização obtém ao internalizar a fabricação, distribuição ou outras etapas baseadas no exterior no ciclo de valor. Quando lucrativa, a empresa copiará suas vantagens específicas de propriedade através das fronteiras nacionais dentro de sua própria organização, em vez de dissipá-las para entidades estrangeiras independentes. A decisão do IDE depende de qual é a melhor opção - internalização versus uso de parceiros externos - sejam eles licenciados, distribuidores ou fornecedores.As vantagens da internalização consistem em: a capacidade de controlar como os produtos comerciais são produzidos ou comercializados, a capacidade de controlar a disseminação do conhecimento proprietário da empresa e a capacidade de reduzir a incerteza do cliente em relação ao valor dos bens que a empresa oferece.

18 A Alcoa fornece a maior parte de suas operações internalizadas, em vez de tratá-las por fornecedores imparciais e externos, destinados a cinco razões. Primeiro, a gerência da Alcoa realmente quer minimizar a disseminação de conhecimento sobre suas operações de refino de alumínio - conhecimento que a empresa alcançou a um custo maravilhoso. Segundo, comparada à contratação de fornecedores externos, a internalização fornece o melhor retorno líquido para a Alcoa, permitindo reduzir os custos operacionais. Terceiro, a Alcoa precisa controlar a receita dos produtos de alumínio para evitar a depreciação dos preços mundiais do alumínio, fornecendo muito alumínio leve nos mercados comunitários. Em seguida, a Alcoa gostaria de poder aplicar uma técnica de precificação de caixa diferencial, cobrando preços diversos para diferentes clientes. A empresa não conseguiu diferenciar seus preços de maneira incrivelmente eficaz, sem o controle sobre a distribuição de seus últimos produtos que a internalização fornece. Por fim, o refino de alumínio pode ser descrito como uma organização complexa e a Alcoa deseja controlá-lo para cuidar da qualidade dos produtos usana.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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