O Projeto Genoma Humano era um projeto de pesquisa internacional cujo principal objetivo era determinar a sequência de nucleotídeos que compõem o DNA e identificar 20-25 mil genes no genoma humano.
O projeto começou em 1990, sob a direção de James Watson e sob os auspícios da Organização Nacional de Saúde dos EUA. Em 2000, um esboço preliminar do genoma foi lançado, o genoma completo foi lançado em 2003, mas até hoje, uma análise adicional de algumas áreas ainda não acabou. A maior parte do sequenciamento foi realizada em universidades e centros de pesquisa nos EUA, Canadá e Reino Unido. Além da óbvia importância fundamental, determinar a estrutura dos genes humanos é um passo importante para o desenvolvimento de novos medicamentos e outros aspectos da saúde.
Embora o objetivo do projeto de decifrar o genoma humano seja entender a estrutura do genoma da espécie humana, o projeto também enfocou vários outros organismos, como bactérias, em particular, Escherichia coli, insetos como o mosca Drosophila e mamíferos, como um rato.
Originalmente planejou-se definir o seqüenciamento de mais de três bilhões de nucleotídeos, contidos no genoma humano haplóide. Então, vários grupos anunciaram um esforço para estender o programa ao seqüenciamento do genoma humano diplóide.
O genoma de um único organismo (exceto gêmeos idênticos e animais clonados) é único, portanto a definição da sequência do genoma humano deve incluir o sequenciamento e numerosas variações de cada gene.
Outra meta do projeto é o estudo das implicações éticas, legais e sociais da decodificação do genoma. É importante examinar essas questões e encontrar as soluções mais adequadas antes que elas se tornem um terreno fértil para disputas e problemas políticos.
Todas as pessoas têm, até certo ponto, seqüências genômicas únicas. Portanto, os dados publicados pelo projeto não contêm a seqüência exata de genomas de cada indivíduo. Este é um genoma combinado de um pequeno número de doadores anônimos. A sequência genômica resultante é a base para futuros trabalhos sobre a identificação de diferenças entre indivíduos.
Quase todas as metas estabelecidas pelo projeto foram alcançadas mais rapidamente do que o previsto. O projeto estabeleceu uma meta alcançável de sequenciamento de 95% do DNA. Os pesquisadores não só alcançaram, mas também superaram suas próprias previsões, sequenciando 99,99% do DNA humano. O projeto não só superou todos os objetivos e padrões, mas também continua melhorando os resultados que já foram alcançados.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.