O tema da inveja em Othello por William Shakespeare

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

A história de Otelo é trágica não apenas por causa de seu fim trágico, mas também por causa de sua irreversibilidade. Todos, mesmo aqueles que nunca leram essa peça de Shakespeare, sabem que Otelo estrangulou e matou sua esposa Desdêmona por ciúme. Esta imagem de um mouro ciumento e de temperamento rápido é tão brilhante, tão memorável! No entanto, esta é apenas uma imagem de superfície. O personagem de Otelo é muito mais complexo. E Shakespeare abre sua peça brilhantemente. Existem seis personagens em uma peça, exceto Otelo e Desdêmona:

  • Roderigo - ele está apaixonado por Desdêmona. Roderigo é um cidadão veneziano dissoluto.
  • Cassio - capitão do Otelo. Ele é verdadeiramente leal e amado por Otelo
  • Iago - ele é o alferes de Otelo. Otelo confia nele, mas ele é ciumento e traidor
  • Bianca - Ela é amante de Cássio
  • Emilia - esposa de Iago. Ela trabalha para Desdemona como uma serva
  • Brabantio - ele é o pai de Desdêmona (em diferentes traduções ele também pode ser chamado de Brabanzio). Brabantio trabalha para o estado como senador

Otelo é mouro, mas ele é um comandante brilhante, então no início da peça ele usa toda a sua glória para chamar a atenção de Desdêmona, uma jovem filha do senador veneziano. Afinal, ela se apaixona por Otelo. Seu pai não pode aceitá-lo e acredita que Otelo usou a Bruxaria para fazer com que Desdêmona o amasse. Brabantio usa todo o seu poder e conexões para impedir o casamento, mas isso não ajuda. Finalmente, Otelo assume a posição de comandante em uma guarnição distante. Roderigo, um cara que é apaixonado por Desdemona, leva essa notícia muito difícil e até tenta suicídio. Ele quer matar Otelo, enquanto Iago quer ter uma posição de Otelo, então eles decidem conspirar juntos. Com uma ajuda de mentiras e muitas situações de preparação, os conspiradores convencem Otelo na traição de Desdêmona com Cássio. Otelo ordena que Iago mate Cássio, mas ele usa essa situação para matar Roderigo, e o guarda pega Roderigo morto e ferido Cássio. Quando Otelo vê Desdêmona na cama, ele começa a falar sobre sua traição. Mas Desdêmona nega tudo. Isso, ainda mais, enfurece Otelo e ele mata Desdêmona. No final, Emilia diz a verdade a Otelo. Otelo não pode viver com uma verdade tão dura e se mata. Iago mata Emilia e os guardas o levam para fora. Pobre Otelo é mais vítima de sua ingenuidade do que sua inveja.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

Avaliações dos usuários:

4.6/5 (19 votos)