O que é exatamente o viés de confirmação? Ensaio

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 5 minutos

A tendência de confirmação é uma propensão das pessoas a preferir informações que reforçam um pensamento ou supor que possuem. As pessoas demonstram esse tipo de preconceito sempre que retêm os detalhes de maneira seletiva, ou talvez quando o interpretam de maneira tendenciosa. O efeito é definitivamente mais forte para obter problemas emocionais e uma moral profundamente enraizada. (Diário da ciência)

Exemplos de viés de afirmação

Existem muitos tipos comuns de pessoas que aplicam o comportamento de viés de confirmação. Os alunos que exploram apenas um lado para que um argumento obtenha um trabalho para verificar sua tese podem deixar de pesquisar completamente o tópico em busca de fatos que sejam inconsistentes com o que eles podem escrever.

Além disso, um repórter que pode estar escrevendo um artigo sobre uma preocupação importante pode entrevistar apenas especialistas que apóiam sua opinião sobre o assunto. O viés de confirmação também é bastante comum quando os compradores fazem uma compra. (Raymond, 1998)

Viés de confirmação no varejo

Pessoalmente, vi consumidores com uma opinião de confirmação em muitos casos. Desde que eu tinha dezesseis anos, eu já estava trabalhando no varejo.

Isso me deu muitas oportunidades para observar o viés de verificação nos padrões de um consumidor. Recentemente, eu me formei para lidar com uma cliente que tinha fortes crenças em relação ao seu conhecimento sobre a qualidade da roupa. Alguns meses atrás, no meu trabalho, The Kid's Place, no North Shore Mall, eu havia formado um cliente solicitando um fabricante específico para roupas de ginástica para crianças. Depois que eu a informei que não carregávamos o fabricante que ela queria, ela ficou muito chateada. Ela estava convencida de que a marca tinha uma qualidade que realmente valeu o dinheiro extra que ela depositou, o que foi muito. Ofereci a ela a opção de apenas passar pelas roupas que oferecemos, mas não era exatamente o que a dama foi usada para você conseguir.

No final, ela comprou as roupas do The Children's Place, principalmente porque precisava ansiosamente de roupas de academia para a filha no dia seguinte. Depois de concluir a transação, fiquei convencido de que finalizei a compra e mudei sua perspectiva tendenciosa de apenas comprar dessa marca cara. Nem mesmo uma semana depois, precisamente a mesma mulher entrou para devolver quase tudo o que experimentou comprado. Quando perguntei por que ela estava retornando, a menina simplesmente disse qualidade. Depois disso, apontou a costura para as calças de ioga e afirmou que a linha estava solta, quando na verdade estava perfeitamente bem; não temos queixas sobre como as calças de yoga são fabricadas. Sua garota adorava o ajuste, a cor e o estilo, mas eu poderia dizer que ela estava acima de examinar a mercadoria para racionalizar seu raciocínio para comprar essa marca cara.

Efeitos do viés de confirmação

Existem muitos efeitos do viés de confirmação. Principalmente com este exemplo, a mulher estava perdendo muito dinheiro. Sua mulher estava criando um conhecimento fictício em que as roupas não correspondiam à qualidade que a garota esperava. Um conjunto de jeans para ioga no The Children's Place custa geralmente US $ 12, enquanto a outra marca custa cerca de US $ 30. Toda vez que ela faz uma compra, a senhora gasta o dobro da quantia em dinheiro do que gastaria. Dentro de um ano, isso resulta em uma ampla gama de gastos extras. Pessoalmente, percebo que a confirmação prejudica mais uma pessoa que contém uma lealdade à marca. Mesmo que a alternativa seja exatamente semelhante e menos onerosa, os consumidores provavelmente pagarão para que a marca seja costurada em suas roupas devido aos benefícios percebidos.

Em outro aspecto, um efeito pode ser o contrário da dedicação à marca, onde os clientes compram a alternativa mais acessível do produto. Um problema com isso pode ser que o cliente pode não obter a qualidade que precisa, porque está sempre procurando o melhor pacote. Ao fazer uma seleção, existem certos itens que devem ser adquiridos com muito dinheiro, em vez de um desconto. Um exemplo desses itens seria um carro, uma casa, computadores ou qualquer dispositivo. O viés de verificação também afetou sua perspectiva do Lugar das Crianças. Ela era uma nova crença em falsas premissas, fazendo afirmações que não eram verdadeiras. A senhora criou uma hipótese vaga em seu cérebro e, por causa de suas atividades, havia evidências suficientes para provar que sua hipótese era verdadeira.

Reduzindo o preconceito de confirmação

Quando se trata de comprar, existem algumas abordagens para reduzir uma tendência de confirmação. Para iniciantes, um indivíduo pode se esforçar ao máximo para definir padrões semelhantes para muitas evidências, independentemente de ajudar ou não os problemas de sua visão atual. Uma pessoa deve estar aberta a mudar de idéia.No nível pessoal, uma pessoa pode reduzir um viés simplesmente desacelerando seu método de pensamento específico. Em vez de seguir com a sensação de estômago para adquirir um produto imediatamente, eles podem ter a chance de olhar em volta. Isso pode tornar uma pessoa mais moderada e você pode mantê-la começando a questionar suas crenças iniciais e a perceber a falta do debate. As pessoas farão um esforço para superar a tendência de confirmação, buscando intencionalmente dados que contradizem seus próprios pontos de vista.

Conclusão

Na maioria das vezes, acredito que todo indivíduo é um perpetrador em algum momento em termos de uso de um viés de confirmação. Muitos de nós pensam a si mesmos e tentam se convencer de que tomamos a melhor decisão possível em nossas ações. Esse pode ser um viés do qual todos somos culpados, mas é muito importante estar ciente dos vieses de uma pessoa em vez de nos tornarmos ignorantes.

Obras oferecidas

Nickerson, R. (1998). Viés de verificação: uma tendência onipresente sob muitos aspectos. Review of General Psychology, dois, 175-220. Recuperado em 6 de fevereiro de 2013 Technology Daily. Viés de afirmação. Pesquisa científica diária: Mídia e conteúdo em pesquisa, saúde,] meio ambiente e tecnologia. Recuperado em 8 de fevereiro de 2013, via http://www.sciencedaily.com/articles/c/confirmation_bias.htm1

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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