Se você está terminando o seu bacharelado e já pensa em seguir na carreira acadêmica, já deve ter ouvido falar no grau acadêmico do doutorado. Mas o que é doutorado? Quais são os requisitos para que se possa obter o título de Doutor? Se você procura as respostas para essas perguntas, este artigo foi desenvolvido para você. Continue lendo.
Tabela de Conteúdos
O que significa doutorado
Se você participa do mundo acadêmico já deve ter visto algum alvoroço e certo tipo de pompa de pessoas que pretendem fazer o doutorado ou doutoramento, como também é chamado. Isso porque, ele é um grau de conhecimento acadêmico lato sensu ou stricto sensu que uma Universidade de ensino superior concede àquele aluno que está apto a receber o título, após ter sua tese aprovada pela banca examinadora.
Diferente das pós-graduações, e até mesmo do mestrado, o doutorado é mais indicado para aqueles acadêmicos que pretendem seguir realizando pesquisa em uma determinada área de conhecimento, haja vista que a base do doutorado exige que o aluno realize inúmeros pesquisas aprofundadas, para então desenvolver a sua tese, a qual deverá ser inovadora e apresentar um avanço e contribuir para a área destinada.
Somente após a aprovação da tese do estudante pela banca examinadora, é que este conseguirá o grau de doutorado e poderá se autointitular Doutor. Este tem por objetivo que os seus doutorandos contribuam para o conhecimento científico e avanço das pesquisas do país. Agora que você já sabe o que é doutorado, vamos saber outras curiosidades sobre ele.
CURIOSIDADE: A banca examinadora para obtenção do grau de doutor ao aluno tem como formação outros doutores também, que irão avaliar o pesquisador, bem como se sua pesquisa é relevante para o meio acadêmico, além de se sua tese é inovadora. Somente após esses requisitos é que a titulação acadêmica é concedida. |
Processo seletivo para ingresso
O processo seletivo para ingresso em um curso desse tipo costuma variar a depender da instituição de nível superior a que se esteja concorrendo, algumas universidades costumam ter um processo seletivo diferenciado, mas a maioria segue algumas etapas básicas. São elas:
PASSO 1 | Se candidatar a vaga preenchendo o currículo, podem solicitar alguns trabalhos até mesmo da graduação ou de alguma pós-graduação que você tenha realizado, além dos documentos comuns necessários. |
PASSO 2 | Haverá uma análise do currículo, junto com um projeto de pesquisa que poderá ser necessário para a inscrição, isso depende da faculdade e área de estudo. |
PASSO 3 | Talvez haja uma prova para medir seus conhecimentos e experiência, mas não se preocupe pois indicarão qual material de leitura estudar antes da realização da prova. |
PASSO 4 | Uma entrevista com alguém responsável pela especialização, o qual fará algumas perguntas ao candidato, geralmente pode ser voltada para a vida acadêmica dele, como foi o ensino médio, o ensino superior, e até abrindo espaço para que o aluno fale livremente sobre sua pesquisa, sua iniciação científica e carreira. |
Esses são apenas alguns passos, o pré-requisito para esses programas dependem das instituições buscadas, há algumas faculdades que solicitam o domínio de inglês ou de outras línguas estrangeiras para o candidato que pretende ingressar no curso e seguir caminho na área de pesquisa.
A duração do doutorado costuma variar entre quatro a cinco anos, com uma carga horária extensa, sendo necessário por vezes que os estudantes realizem pesquisas por fora, para obter os resultados desejados. Se o seu doutorado for em uma instituição do exterior, obrigatoriamente terá que ter domínio de outra língua, ou até mais idiomas.
Quem pode fazer doutorado
A resposta para essa pergunta é qualquer pessoa! Desde que tenha a graduação é possível se candidatar a uma vaga de seletiva de doutorado em uma universidade. Contudo, especialistas indicam adquirir certa maturidade acadêmica antes de tentar programas de doutorado, isso porque para passar por uma seletiva dessas é necessário ser um pesquisador experiente.
Assim, é mais indicado fazer outro tipo de especialização antes de tentar o doutorado. Muitas pessoas acreditam que se trata de um caminho a percorrer sendo o doutorado o último grau, se perguntando até mesmo o que vem primeiro mestrado ou doutorado, mas não é bem assim.
Você pode até mesmo fazer o doutorado antes do mestrado! Sim, isso mesmo. Isso porque ambas se tratam de especializações independentes que possuem diferenças entre si, mais abaixo vamos estabelecer algumas diferenças para que o cenário se torne mais claro para você.
O que é mestrado e doutorado
Muito se fala sobre esses dois cursos, mas poucos sabem seu significado, há pessoas que costumam confundi-los, mas não deve ser assim, pois tipos de estudos diferentes, para começar quem realiza o mestrado deve apresentar uma dissertação na conclusão do curso, essa dissertação não precisa trazer uma inovação para a área científica, o trabalho não precisa ser inovador.
Após ter a dissertação aprovada pela banca examinadora, o estudante obtém o título de mestre em sua área de conhecimento, outra diferença entre ambos é o tempo de estudo e consequentemente a carga horária. Para o mestrado é necessário dedicar algo em torno de dois anos de estudos para obter o título. Agora que você já entendeu a diferença entre mestrado e doutorado, vamos explicar sobre o PhD.
O que caracteriza o PhD
Muitos estudantes costumam confundir PhD com outras especializações, principalmente o doutorado, mas não é bem assim. Há sim semelhanças, uma vez que ambos são considerados o grau mais alto de conhecimentos em um currículo, mas praticamente a semelhança para por aí.
DOUTORADO | PhD |
Quatro a cinco anos de estudo | Quatro a oito anos de estudos |
Pode ser obrigatório | Obrigatório ter domínio de outros idiomas |
Tese apresentada a banca | Trabalho acadêmico enviado a especialistas |
Universidades brasileiras | Universidades do exterior |
Bem, agora que você já entendeu um pouco melhor sobre o PhD saiba que você pode se candidatar para uma vaga em alguma faculdade do exterior, obviamente há um processo de seleção, um pouco semelhante às do Brasil, podendo diferenciar a depender da instituição.
Questionamentos sobre o assunto
Quanto tempo dura um doutorado?
Se você quer saber quantos anos o doutorado dura, saiba que pode variar, podendo ser de quatro a cinco anos, um pouco de tempo a mais que o mestrado, o que é normal dada a sua complexidade.
O que é o doutorado sanduíche?
Se você nunca teve a oportunidade de ouvir essa expressão antes pode estar nesse exato momento se perguntando se se trata de algum doutorado em comidas, mas não é isso. O doutorado sanduíche consiste em um programa de especialização em que o aluno devidamente matriculado no doutorado em uma universidade brasileira tenha a chance de passar parte da duração do curso no exterior. Dessa forma, para com isso desenvolver melhor a sua pesquisa, melhorando seu trabalho e consequentemente sua tese. Vale lembrar que o programa de doutorado deve estar regulamentado e filiado a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Assim, os profissionais que buscam um aperfeiçoamento ainda maior podem tentar esse tipo de doutorado.
O que é o doutorado e o pós-doutorado?
Bem, com a nossa explicação acima você já deve ter entendido o que é o doutorado, que nada mais é do que uma especialização para o acadêmico que deseja seguir carreira como pesquisador e obter o título de doutor. O pós-doutorado é um programa que acontece como o nome já diz após a conclusão do doutorado, ele se trata também de uma pesquisa em determinada área de atuação, mas ao final não é necessário apresentar uma tese, somente os resultados obtidos.
Doutorado a distância no Brasil?
Sim, isso é possível você pode encontrar cursos a distância aqui, para isso realize uma busca no site da Capes para ver as melhores instituições e realize uma pesquisa mais aprofundada sobre elas para ver qual mais lhe interessa.
Para que serve o doutorado?
Para obtenção do título de doutor, bem como aperfeiçoamento na área de pesquisa selecionada sendo uma opção bastante seguida por quem pretende continuar a carreira na área acadêmica.
Checklist do doutorando
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.