Notação científica: exemplos de operações e transformação em números decimais

Publicado em 19.07.2024 por Angela Oliveira. Tempo de leitura: 6 minutos

Por mais que tenha um nome pomposo, a notação científica é algo da matemática que você usa no dia a dia, as vezes sem perceber. Ela ajuda a fazer contas mais rapidamente e a representar aquelas numerações que ficariam difíceis de ler em números naturais. Entenda melhor o que é e como transformar corretamente.

O que é notação científica

Ela é um cálculo que ajuda a passar aqueles numerais extensos a uma potência muito mais simples. Sim, a potenciação e notação científica têm uma relação muito próxima, pois as regras de ambas estão relacionadas.

De forma mais simplória, a ideia é pegar um número terrível para se ler (aqueles com vários zeros) e transformar em algo mais enxuto. Isso não apenas para facilitar a leitura deste, mas principalmente o cálculo.

Ele pode ser tanto um número inteiro quanto um decimal, pois a ideia de transformar números em notação científica tem relação com a quantidade de zeros, tendo uma regra específica para cada caso. Inclusive, a relação mantissa/base/expoente se dá até no sistema internacional de unidades, reforçando sua importância.

Entenda como resolver notação científica, passando de números grandes ou muito pequenos para uma forma mais simples.

Como transformar um número em notação científica

Como transformar um número em notação científica

Apesar do nome, essa é uma técnica com pequenos e simples detalhes. Fonte: Freepik

Calcular notação científica é super simples e você vai ver aqui como fazer isso de forma prática e rápida. Sabe aquela regrinha de passar a vírgula entre as casas decimais, que você aprendeu há tempos na escola? Pois é exatamente isso o que vai fazer nas operações com notação científica, são regras bem simples e vão te ajudar na adição, subtração, divisão e multiplicação de grandes números.

Faça o seguinte:

  • Conte quantas casas você tem que pular (para direita ou esquerda) até conseguir um número menor que 10
  • Esse número que sobrou é o coeficiente ou mantissa, representado por N maiúsculo nas fórmulas
  • O número de casas puladas é chamado de ordem de grandeza e fica sempre como expoente do número 10 na fórmula. Ele é representado pelo n ou m minúsculo.
  • Para representar o número em forma de notação científica, é só colocar N multiplicado por 10 elevado ao número de casas puladas, ou seja, o n ou m

Entenda melhor e um dos exemplos de notação científica:

Exemplo de notação científica

Quando o número for menor do que zero, basta colocar a matissa como de costume, porém adicione o expoente ou ordem de grandeza negativa.

Viu como é simples? Para facilitar a memorização, pode contar com o apoio de fórmulas, que são ferramentas interessantes principalmente para quem tem uma boa memória visual. Você deve exercitar várias formas de aprendizagem para poder assimilar melhor os conteúdos, em qualquer área do conhecimento.

Fórmula para notações de números muito grandes ou muito pequenos:

Fórmula para notações de números muito grandes ou muito pequenos

Exemplo:

0,0000006 6·10-7
23000000000 2,3·1010
1 1·100

Operações com notação científica

Você pode facilitar muito suas contas utilizando essa técnica, seja convertendo números grandes ou passando a transformar notação científica em número decimal. Essa medida vai te poupar minutos preciosos, que podem ser mais bem aproveitados em outras questões, melhorando o seu desempenho.

Depois de transformar um número em notação científica ou caso já tenha o recebido em forma de notação científica, com ordem de grandeza, sendo menor que 10 e toda a forma de escrever, você pode fazer as operações, inclusive com expoente negativo.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os cálculos que podem ser feitos.

Multiplicação de notação científica

Pode ser que você precise multiplicar um número em forma de notação científica e se sinta perdido. Mas saiba que é bem simples também. Basta multiplicar os coeficientes e depois multiplicar novamente por 10, elevado à soma dos números de ambos os números da ordem de grandeza.

Se não ficou muito claro ainda tudo bem, basta ver a fórmula:

Multiplicação de notação científica

Exemplo:

(4·103)·(2.10²)= = (4·2)·10³+²
(5,5·10-2)·(3·10³) = = (5,5·3)·10-²+³
(9·109)·(1·105) = = (9·1)·109+5

Divisão de notação científica

A divisão ocorre da mesma forma que a multiplicação, trocando apenas os sinais. Então, em geral a estrutura e forma de resolução é a mesma. Divida a mantissa de cada um e multiplique por 10, onde subtrai-se o expoente ou ordem de grandeza. Entenda melhor na fórmula abaixo:

Divisão de notação científica

Exemplo:

(4·103):(2·10²)= = (4:2)·10³-²
(5,5·10-2):(3·10³) = = (5,5:3)·10-²-³
(9·109):(1·105) = = (9:1)·109-5

Soma de notação científica e Subtração

Somar notação científica e subtrair são dois exercícios que você vai ser solicitado a fazer com mais frequência. Isso porque, ao trabalhar com um número com muitos zeros, como acontece no caso das unidades de medida em mapas, por exemplo, você vai precisar dessa base para compreender e avançar nos estudos.

Para realizar a soma, o número apresentado em cada expoente deve ser o mesmo, mantendo tanto a base 10 quanto a potência para ambos os termos. Soma-se então a mantissa, multiplicando a seguir pelo formato já explicado. Veja a fórmula:

Soma de notação científica e Subtração

Exemplo:

(4·103)+(2·10³)= = (4+2)·10³
(5,5·102)+(3·10²) = = (5,5:3)·10²
(9·109)+(1·109) = = (9:1)·109

Vídeo explicativo sobre números em notação científica

Quer saber como dar uma aplicabilidade mais prática? Então dá uma olhada nesse exemplo do seu uso na química:

O que aprendemos aqui e como podemos ajudar

Agora que você já sabe como é simples transformar um número em mantissa ou coeficiente, multiplicado pela potência correspondente e fazer as operações básicas com eles, é hora de relembrar todas as fórmulas:

como é simples transformar um número em mantissa ou coeficiente

Mas se você ainda não entendeu e precisa de ajuda com o desenvolvimento de alguma pesquisa que use essa técnica, pode contar com a ajuda dos nossos profissionais. São escritores especialistas em suas áreas, que vão te entregar o que for necessário para um excelente resultado, no prazo proposto.

Entre em contato no formulário para poder solicitar um atendimento!

Precisa de ajuda urgente com seu projeto?
Qualidade garantida, correções gratuitas em até 20 dias, pague agora ou em parcelas até 12 meses

Perguntas frequentes sobre notação científica

Como escrever 100 em notação cientifica?

Basta colocar o número dessa forma: 1·10², simples assim. Afinal, 10x10=100, multiplicando por 1, dá o mesmo número.

Como passar 150 milhões em notação científica?

Colocando em número fica assim: 150000000 ou 1,5·107

Como escrever em notação científica 0,0000012?

O número 0,0000012 tem por base 1,2·10-6

Como transformar em notação científica na calculadora?

Na calculadora científica há uma configuração que te permite ter a resposta dessa forma. Para isso, siga os passos: clique em mode, depois em Sci, escolha a quantidade de dígitos depois da vírgula e pronto.

 

Checklist

Angela Oliveira

Autora do Studybay

Redatora SEO, editora, proofreader e Copywriter sênior, amo explorar novos mundos, compartilhar ideias e saberes, através das palavras. Sou administradora habilitada e apaixonada por marketing, sempre em busca de novos desafios. Vamos crescer juntes? Fique à vontade para se conectar!

Avaliações dos usuários:

4.9/5 (13 votos)