Ndebele no Zimbábue

Publicado em 15.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 6 minutos

Ndebele no Zimbábue O povo Ndebele está amplamente disperso no Zimbábue e na região Transvaal da África do Sul e é descendente da mesma tribo que o povo Zulu e Xhosa. A história das pessoas de Ndebele remonta a Mafana, seu primeiro chefe. O sucessor de Manfana, Mhlanga, teve um filho chamado Musi que, no início dos anos 1600, decidiu se afastar de seus primos, depois se tornou o país zulu, e negociar perto das colinas de Gauteng, onde está localizada a capital de Pretória.

Após a fatalidade de Main Musi, seus dois filhos brigaram acima da posição de chefe e da tribo dividida em duas seções, os Manala e os Ndzundza. Em meados do século XIX, duas facções diferentes, lideradas por filhos diferentes, simplesmente se separaram da região principal de Ndebele. Esses grupos foram posteriormente progressivamente assimilados pelos grupos do Sotho, iniciando uma considerável mudança social e social. Mais tarde, os descendentes de Manala e Ndzundza mantiveram uma identificação cultural e uma linguagem armazenada mais próxima da língua Nguni.

Em 1883, durante o reinado do chefe de Ndebele, Mabhogo, houve uma guerra de dinheiro entre Ndzundza e a República do equipamento sul da Fotografia, conhecida como Boer. Ocasionalmente, os guerreiros de Mabhogo furtivamente passam pelas linhas inimigas sem serem detectados para conseguir comida e água. No entanto, depois que duas mulheres da tribo foram emboscadas e torturadas, uma delas revelou o paradeiro dos Mabhogo. Após a derrota das forças armadas de Mabhogo, a estrutura tribal foi destruída e as terras foram confiscadas desde que o povo se tornou trabalhador forçado.

Apesar do desgaste da tribo, os Ndebele mantiveram sua singular unidade cultural. Em 1923, eles estavam em condições de comprar um lote de terra e começaram a recombinar. Em meados da década de 1970, as autoridades africanas da região sul estabeleceram a “terra natal” de Kwa-Ndebele. Ambos os grânulos de moda do grupo igualmente do sul, nos quais os Ndebele são famosos, no entanto os Ndzundza são geralmente notados por causa de suas elaboradas pinturas de estrutura de parede. As artes de Ndebele já foram amplamente ilustradas, especialmente a partir de suas pinturas de parede. Por mais de centenas de anos, os Ndebele decoram o exterior de suas casas com modelos.

Os sofisticados adornos de propriedades rurais, que consistem geralmente em formas geométricas revestidas em uma variedade de cores, remontam a 1945. São utilizados tons de produtos industriais ou diferentes tons de terra na área. O valor das pinturas de membrana de parede para o Ndzundza provavelmente se relaciona com o registro aproximado, que tem um bom senso de privação e autocompreensão de seus descendentes. As meninas Ndebele tradicionalmente se apresentavam usando uma variedade de geralmente no, cada uma simbolizando seu status no mundo. Após o casamento, os vestidos se tornaram cada vez mais complexos e magníficos.

Nos tempos antigos, a esposa de Ndebele ostenta jóias de cobre e latão nos braços, coxas e pescoço e garganta, para expressar sua lealdade e fidelidade ao marido. Os parceiros costumavam oferecer às esposas ou namoradas anéis de casamento, quanto mais potente o marido, muito mais anéis a esposa usa. Ela só removeria os anéis após a perda de vidas do marido. Acredita-se que as bandas tenham fortes poderes de prática. Hoje, não é mais comum usar essas jóias permanentemente. Além dos anéis de casamento, as mulheres casadas também vestidas com redes de pescoço, enroladas em uma bobina e cobertas de miçangas, principalmente em situações cerimoniais.

Outra excelente característica do Ndebele é geralmente o trabalho com miçangas. À medida que a sociedade Ndebele se tornou mais ocidentalizada, o artista começou a expressar essas melhorias feitas na sociedade através de sua arte. Muitos artistas de Ndebele recentemente estenderam seu trabalho para o interior das casas. Os artistas de Ndebele também geram outros produtos, como colchonetes e redes para o pescoço. As argolas para o pescoço são feitas girando a grama em um círculo, amarrando-o firmemente ao algodão e decorando-o com feijão. Para ajudar a proteger o gramado e manter sua forma, o aro é geralmente fervido em água normal açucarada e deixada do lado de fora no calor por algumas vezes.

O trabalho com miçangas é na verdade uma arte de cento e cinquenta anos entre a lista de Ndebele, e desempenha um papel crucial na personalização tribal. O trabalho com miçangas é um pouco mais do que apenas uma forma de arte criativa para o povo Ndebele, é definitivamente um componente essencial à sua tradição e identidade étnica. O feijão é usado para embelezar o corpo, objetos cerimoniais e peças de vestuário. Entre os Ndebele, o bordado de miçangas é feito exclusivamente por mulheres, destinadas a quem os vários bordados ou peças de vestuário fornecem um id de posição. É uma parte significativa de seus próprios rituais e cerimônias, que marcarão eventos essenciais em sua vida familiar, desde o nascimento de um filho, até o casamento e o enterro.

Como o trabalho de contas que consome muito tempo pode ser para as pessoas de Ndebele, uma noiva pode trabalhar por dois a três anos para apresentar à sua família de longo prazo. O avanço do trabalho com miçangas ao longo dos muitos anos conta uma história, em fotografias e ícones, de uma tribo que se recusou a morrer. A fertilidade é uma grande importância para o povo Ndebele. Um brinquedo de fertilidade é feito para a noiva pela avó materna e é apresentado a ela ritualmente quando sua mulher entra em sua casa após a cerimônia de casamento. Personalizado diz que, após o aniversário do terceiro filho, a boneca de fertilidade deve ser doada, ou talvez destruída, uma vez que é considerado infeliz manter isso por mais tempo.

Cada brinquedo é único porque os padrões de um brinquedo para o outro são muito diferentes em padrão, estilo e cor. Além de fortalecer a identificação da cultura Ndebele, os bonecos artesanais são uma importante fonte de renda para a maioria dos Ndebele, pois ainda é um item de comércio exterior. A arte Ndebele é definitivamente uma característica importante da Ndebele e tem um significado social que serve para fortalecer o distintivo Ndebele id. O especialista em Ndebele demonstrou um fascínio pela qualidade linear dos componentes em seu ambiente.

A pintura é realizada no lado livre, embora os modelos tenham sido preparados antes da mão. A simetria, quantidade e bordas diretamente dos adornos de Ndebele foram feitas à mão, sem a ajuda de governantes. As fêmeas Ndebele estavam encarregadas de pintar os hábitos coloridos e intrincados no espaço da parede de suas residências. Após a organização de Kwa-Ndebele, houve uma queda pontiaguda no número de propriedades ornamentadas. Dentro do deserto, os abrigos superlotados de animais são construídos com peças de metal e papelão, o que torna difícil fornecer uma superfície de obra de arte.

No entanto, essa forma de arte de Ndebele começou a chamar atenção internacional nos anos 80 e no início dos anos 90, com revistas de livros ilustrados sobre o assunto. Promoções de designers individuais, como Esther Mahlangu, produziram sua versão de pintura de membrana de parede em tela e são vistas em inúmeras exposições internacionais. Bibliografia No. Schneider: Pintura, Orgulho e Política: Visual e o que significa em Transvaal Ndebele Wall Art (diss., Joanesburgo, U. Witwatersrand, 1986) http: // www. sokwanele. com / pdfs / BTS. df "Rompendo o Silêncio, Construindo a Verdadeira Serenidade. Um relatório sobre os distúrbios em Matabeleland e também em Midlands 1980" 1989 "M. Courtney-Clarke: Ndebele: A capacidade de uma tribo africana (Nova York, 1986) [excelentes pls] R. Rasmussen: Guerras e Migrações de Ndebele, c. 1821 "1839 (diss., Los Angeles, UCLA, 1975) R. Rasmussen e H. Rubert: Dicionário Tradicional do Zimbábue (diss., Lan Hamm, MD, 2001, 3ed. ) 10 palavras-chave Beadwork Obras de arte Variedade de cores Tom da terra Kwa- Ndebele Bonecas geométricas de Ndebele Proporção Rituais / cerimônias ao longo

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.