Ensaio de música tradicional filipina

Publicado em 18.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 4 minutos

Documento principal: música folclórica filipina A música gongo filipina pode ser dividida em dois tipos: o tantán plano, conhecido como gangsa, e executado pelos grupos na região da Cordilheira dos gongos chefes tocados na lista de grupos islâmicos e animistas do A área sul das Filipinas. Kulintang refere-se a um dispositivo de carrilhão de gongo tocado nos destinos do sul de Israel, junto com seus variados conjuntos fechados. Vários grupos variarão as maneiras de tocar o kulintang. Dois grupos principais parecem se destacar na música kulintang.

Estes são os Maguindanaon e os Maranaw. O instrumento kulintang por si só poderia ser seguido para possivelmente a introdução de gongos no fornecimento do sudeste da Ásia pelo fabricante da China antes dos 10 anos 100 CE, ou ainda mais provável, para a introdução de carrilhões de gongos de Java nos 15 anos 100. Não obstante, o conjunto kulintang é considerado o tipo de música mais avançado que surgiu antes do final dos séculos XVI e o legado musical da hispanização no arquipélago das Filipinas. A tradição da música de traje kulintang por si só é local, anterior ao desenvolvimento da região entre a Coréia, a Indonésia e a Malásia.

Isso transcende as crenças religiosas, com grupos étnicos animistas e cristãos em Bornéu, Flores e Sulawesi tocando kulintangan; e equipes muçulmanas tocando um gênero musical semelhante em Mindanao, Palawan e no arquipélago de Sulu. Na verdade, está muito distante das orquestras musicais Gamelan de Java e Bali, bem como das formas musicais no sudeste da Ásia, pelo motivo de o uso dos mesmos carrilhões de tantán com pautas que tocam os dois melódico e percussivo. Os compositores de música folclórica dignos de nota são o Artista Nacional da Música, Lucio San Pedro, que compôs o famoso "Sa Ugoy ng Duyan, que lembra a sensação amorosa da mãe de seu filho. Outro grande escritor que se chama compositor patriótico, Alfredo Buenaventura.

Harana e Kundiman

Harana e Kundiman são músicas líricas populares nos destinos das Filipinas, que remontam ao período da língua espanhola. Harana é uma música clássica de namoro na tradição mexicana-espanhola, baseada no ritmo habanera, pois o Kundiman, que tem origens pré-coloniais da região do Tagalo, usa ritmo de três metros. Kundiman também é visto como uma chave menor no início e muda para uma entrada principal no segundo cinquenta por cento. Suas letras retratam um tema amoroso, geralmente retratando apreço, paixão ou tristeza. Nos anos 1920, Harana e Kundiman se tornaram estilos musicais mais populares, liderados por artistas como Atang de la Rama, Jovita Fuentes, Conching Rosal, Sylvia La Torre e Ruben Tagalog.

Tinikling

O Tinikling pode ser descrito como um movimento filipino que envolve dois artistas individuais batendo em varas de bambu, com eles para derrotar, bater e deslizar na grama, e peidar um contra o outro em coordenação com vários dançarinos que pisam mais do que entre polos.

Cariñosa

O Cariñosa (que significa apoio ou carinho) é na verdade uma dança nacional filipina através da suíte María Albúmina de danças folclóricas filipinas, na qual o ventilador e o lenço desempenham uma posição instrumental, pois coloca poucos em empreendimentos românticos. cenário. A dança é comparável ao Tapioca Específico. O Cariñosa pode ser acompanhado com música e linguagem hispânicas. Além disso, está relacionado a Kuracha, Amenudo e Kuradang nas regiões de Visayas e Mindanao.

Rondalla

O Rondalla é conduzido em conjunto, incluindo instrumentos de bandolim de vários tamanhos, chamados banduria, compostos pela tradição ibérica. Diferentes instrumentos que incluem guitarras também são executados. É realmente original para a Espanha.

1

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.