McDonaldization foi um termo originado pelo sociólogo George Ritzer no livro The McDonaldization of Society (1995). Nesta publicação, ele se referiu ao processo pelo qual uma sociedade condiciona as características de qualquer café de fast-food. Para Ritzer, o McDonaldization exibiu uma racionalização, ou passando dos modos clássicos para os racionais, e supervisão científica.
Em sua teoria, Max Weber viu o modelo da papelada para representar a direção desse mundo em mudança; através desse tipo de Ritzer, o restaurante de fast food se tornou um paradigma contemporâneo mais agente.
Segundo Ritzer, havia quatro componentes principais da McDonaldização. Este indivíduo descreveu ser eficiência, calculabilidade, previsibilidade e controle. Em eficiência, ele descreveu o método perfeito para realizar uma tarefa. Bem aqui, o Ritzer referiu-se ao melhor método que o ajudaria a alcançar a eficiência de alcançar o método mais rápido para ir do ponto A ao estágio B. Isso está sendo mostrado em seus clientes típicos do McDonald's, que é o caminho mais rápido morrer de fome para ficar cheio é geralmente comer no McDonald's. Em Calculability, Ritzer mostrou que o objetivo principal deve ser quantificável, o que pode ser exibido através de vendas, e não subjetivo, por exemplo, sabor. No surgimento da McDonaldização, desenvolveu-se a noção de que quantidade deveria ser igual a qualidade superior.
Isso saltou do objetivo padrão de qualquer empresa comercial de atender a um grande número de mercadorias para entregar ao cliente em um curto período de tempo. Foi interpretado que esse deveria ser o mesmo produto de alta qualidade. Isso geralmente dava a impressão de que eles estão tendo versículos quanto estão gastando na obtenção de mercadorias. Com isso, as agências querem que os consumidores acreditem que podem obter uma quantidade maior de mercadorias por uma quantidade menor de dinheiro. Como resultado, os trabalhadores dessas organizações também podem ser julgados pela rapidez com que podem produzir, em vez da qualidade do trabalho que realmente fazem. Previsibilidade, fornecedores padronizados e uniformes.
Ao transmitir previsibilidade, o Ritzer se referia à previsibilidade e uniformidade de receber o mesmo serviço e tornar-se os mesmos produtos sempre que uma pessoa compra o que quer que seja em qualquer "organização McDonaldized. Isso também se reflete no desempenho dos trabalhadores nessas organizações declaradas Todas as pessoas e empresas têm a tarefa de manter uma quantidade de tarefas extremamente repetitivas, rotineiras e previsíveis. No controle, Ritzer mostrou a exibição de funcionários padronizados e uniformes, que eram a substituição do homem por tecnologias não humanas. a organização está no controle sobre seus negócios com muito cuidado para realizar os objetivos previsíveis que coleta por conta própria.
Esses vários processos exibem uma estratégia que pode ser racional dentro de uma oportunidade estreita, mas também pode levar a resultados perigosos ou sem razão. No livro de Ritzer, o processo de McDonaldização pode ser resumido desde a maneira pela qual "os princípios do restaurante de fast-food estão dominando um número crescente de setores da sociedade americana, bem como do resto do mundo" (Ritzer 1996).
Através desse tipo, manifesta-se como a cultura está sendo moldada através das diretrizes que nos são iniciadas pelos padrões e valores da popular cadeia de fast food conhecida como McDonald's. Não foi apenas em todo o domínio da cadeia alimentar McDonalds que podemos atribuir a McDonaldização da sociedade, mas é como a tendência do fenômeno McDonalds de realização é onde podemos ver a reflexão sobre o motivo pelo qual essa cadeia alimentar fornece esses tipos de alimentos. um grande efeito para a sociedade contemporânea.
Na McDonaldização, a rotina de estabelecimento da popular cadeia de fast food McDonald's geralmente não se limita ao nome de domínio do mercado de fast-food. É ainda bastante evidente na sociedade modernizadora que a onda de McDonaldização aparece nas indicações da superlojas. Agora é óbvio que os supermercados chegaram agora substituem a loja da esquina e viram que ela própria foi recentemente substituída por todos os tipos de hipermercados.
No mundo do entretenimento, as cadeias de lojas de vídeo e a Disneylândia podem exibir McDonaldization. Enquanto no setor de saúde, também foi notável a forma como os médicos domiciliares foram irremediavelmente substituídos por um sistema muito mais eficiente, eficaz e abrangente, mas, infelizmente, também é um sistema de assistência médica muito mais impessoal. >
No maravilhoso mundo da imprensa, o jornal americano USA Today é às vezes chamado de McPaper (Ritzer, 1996, p. 7).Esse tipo de artigo mostra como a mídia pode ser dominada através da apresentação das situações atuais de maneira padronizada, dessa maneira é mais fácil digerir os leitores.
Dessa forma, um layout muito certo e facilmente conhecido, e peças mais curtas sem a continuação de estudos nas páginas posteriores, além de várias medidas adicionais, podem garantir previsibilidade completa e, portanto, eficiência. Por mais que o PC Big Mac de amanhã em LA seja idêntico ao de ontem em Nova York, o USA Today cumprirá suas metas. "O USA Today dá a seus leitores simplesmente o que eles querem. Simplesmente sem espinafre, simplesmente sem farelo, simplesmente sem fígado" (Ritzer, mil novecentos e noventa e seis, p. 76)
Provavelmente, uma das organizações notáveis e importantes McDonalized deveria ser o domínio de melhor educação. Inicialmente, poderíamos simplesmente começar a pensar em como as implicações surpreendentes da McDonaldização podem representar para nós e nossos filhos. Apesar disso, é exatamente isso que a McDonaldização postula para nossos estudantes universitários que possuem médias de pontos de nível e a classificação das empresas, dando-nos tendências da educação modernizada. A previsibilidade é uma manifestação óbvia de que mesmo o sistema educacional foi McDonalized ao longo do tempo na modernização.
Através dessa eficácia, cada vez mais é conseguido pelo método de testes de múltipla escolha e ainda mais, por livros simplesmente padronizados e testes pré-especificados que os fornecem. A modernização da arena da educação pode estar claramente fazendo com que nossos alunos percam um toque pessoal e social nas esferas da aprendizagem, especialmente quando se trata de conversas sobre história, cultura e tradições. Especificamente dentro do contexto na criação e distribuição de informações científicas, o espectro sempre presente de "publicar ou perecer" deve ser mencionado. Dificilmente se pode enfatizar demais os efeitos negativos que esses planos, fundamentados em um paradigma de quantificação, estão desgastando a qualidade dos dados divulgados em revistas científicas.
Embora a eficácia na faceta das diferentes esferas da sociedade contemporânea imposta pela McDonaldização possa ser vantajosa para o homem, acho que o McWorld está sendo levado a muitos níveis por muitas instituições que estamos revolvendo hoje. Embora possa ser verdade que uma refeição feliz do McDonald's pode ser uma maneira eficiente de satisfazer sua fome, na minha opinião, estamos perdendo lenta mas seguramente a sensação do valor nutricional inicial que pode se manifestar na degradação cultural que é perceptível em todo o mundo dentro da manifestação com o novo influxo da globalização.
Hoje em dia, essa exibição étnica entre jovens de diferentes competições e religiões mal pode ser vista, já que a juventude agora é fabricada em uma era tecnológica, na qual a cultura pode ser simplesmente exibida por apenas uma geração padronizada da McMTV onde o gênero foi definido por líderes da indústria do entretenimento.
Manifestações negativas podem ser vistas através disso, pois os jovens agora estabelecem uma tendência de desapego em relação ao mundo ao seu redor. A ampla exibição de violência e sexo na mídia não ajudará em nada, pois níveis crescentes de delinquência juvenil se tornaram mais evidentes no estilo de vida da juventude de hoje. Agora, o estilo de vida do consumidor é amplamente disseminado, como o fogo indomado pegando fogo tudo o que está à vista em uma rodada rápida.
É verdade que a McDonaldização é geralmente evidente na sociedade atual. Seu rápido domínio do mundo não é apenas divertido, mas é mais alarmante no caso de você me perguntar pessoalmente. Agora, diferentes empresas em todo o mundo estão em um nível de competitividade totalmente diferente, que começam a perder o contato com os objetivos e a missão desejados, enquanto se concentram em como lidar com a onda de lidar com o melhor jogador de todos os Mcfield modernizados e em mudança do mundo. que agora atravessa barreiras da fé cultural e qualquer tipo de diferença que costumava dividir o mundo por razões negativas e positivas.
Embora seja um bom princípio que o mundo possa se unir como um, lamentavelmente agora a Mcdonaldização está separando-o ainda mais de maneiras que podem ser irreparáveis, agora que deixamos de lado sua identidade pessoal na escala maciça de Mcpattenting cada indivíduo para ser um grande mercado global em particular.
Ritzer estava certo de que o mundo estava sendo desdobrado, o que podemos esperar agora é que essa mania não se torne grande o suficiente para que nossas vidas se transformem em pratos felizes agrupados, porque, por causa disso, deixamos de lado tantos significantes níveis de nossa individualidade que as pessoas devem amar e se apossar em nossas vidas diárias.
Fontes:
Ritzer, G. (1996). A McDonaldização da Sociedade. Modificado ed. 1000 Oaks, Califórnia: Pine Move. 265p.
Alfino, M., Caputo J. e Wynyard R. (1996). McDonaldization Revisited: Ensaios Críticos sobre o Estilo de Vida do Consumidor, Westport: Praege
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.