Uma das tarefas mais importantes que o engenheiro de petróleo deve realizar é identificar a quantidade de hidrocarbonetos contida em um tanque em potencial. As principais características físicas com as quais eles podem se preocupar incluem porosidade, permeabilidade, razão líquido-bruto e volume de rock and roll a granel.
Essas informações podem ser usadas para calcular o óleo original no local (OOIP) e o gás original na posição (OGIP). Portanto, para uma possibilidade de exploração apresentada, exploradores e analistas comerciais podem usar esses detalhes cruciais para determinar se um possível cliente pode ser financeiramente prático.
Este tipo de trabalho procura discutir o nível de volume de rochas maciças e sua importância na determinação da quantidade de hidrocarboneto em um tanque. Um instrumento chamado planímetro é empregado para determinar a parte dos contornos com um mapa isopach e usa a Regra dos Simpsons e a Diretriz Trapezoidal para calcular o volume ordinário bruto do reservatório.
ALVO / OBJETIVO
Analisar a divisão do tamanho das moléculas de um determinado sedimento usando uma peneiradora.
TEORIA
Reservatórios de petróleo conseguem conter hidrocarbonetos valiosos dentro dos poros microscópicos sob formações geológicas e transmitir os fluidos sob certas forças de deslocamento.
Um dos principais trabalhos e responsabilidades de um engenheiro de tanques é fazer uma boa estimativa com os hidrocarbonetos existentes no reservatório. Ou seja, ele ou ela deve ser capaz de decidir a posição do Azeite Inicialmente (OIIP) e do Gás Principalmente In-Place (GIIP). Muitos elementos precisam ser considerados com cautela e o revisado neste laboratório é o Large Rock Volume e como ele realmente é adquirido.
Grande quantidade de rochas é realmente o volume bruto de rochas da montanha acima de praticamente qualquer contato hidrocarboneto-água. Pode depender do mapeamento e correlação de mapas de formas com a região especificada. A relação líquido / bruto é então calculada para determinar a proporção da área que contém os escombros do reservatório. O volume de rock and roll a granel, aumentado pela relação líquido / bruto, fornece o volume ordinário líquido do reservatório.
Posteriormente, o volume líquido de rochas aumentado por porosidade fornece o volume total de ouvertura de hidrocarbonetos. A soma dos volumes fornece o OIIP e o GIIP para um determinado cliente em potencial de exploração e permitirá que exploradores e analistas comerciais determinem se a perspectiva é definitivamente viável financeiramente.
Os métodos mais usados são métodos volumétricos, estratégias de balanceamento de materiais e métodos de curva de declínio. Este laboratório discute a abordagem volumétrica usando um planímetro. Esta é uma ferramenta de desenho usada para medir a área de um local plano mostrado graficamente. A região que está sendo medida pode ter uma forma irregular, criando este instrumento funcional.
Um planímetro mede a localização de uma figura de avião como um ponteiro combinado mecanicamente que atravessa a borda do determinante. O matemático suíço Jakob Amsler-Laffon construiu o primeiro planímetro contemporâneo em 1854; no entanto, desde então, muitas versões foram fabricadas e, portanto, são usadas até hoje em telefones Android. Seu uso não se limita ao cálculo do volume de rock and roll de reservatórios; seus usos adicionais incorporam medições referentes a restaurações de estradas, coberturas e aplicações para localizadores.
Na engenharia de petróleo, os planímetros são geralmente usados com o objetivo de calcular o maior volume de rochas de um tanque de água em potencial para determinar se ele contém quantidades comercialmente viáveis de hidrocarbonetos.
As leituras do planímetro são escritas nas seguintes equações: - ¢ A Regra Trapeziodal, que por sua vez declara que
Quantidade de rocha de volume = h / 2 [A1 + 2A2 e 2A3 + 2A4 + 2A5] + [TMAX / 2] A5
E
¢ Regra dos Simpsons, que geralmente afirma que
Grande quantidade de rocha = h / 3 [A1 + 4A2 + 2A3 + 4A4 + A5] e [TMAX / 2] A5
Certificando-se de que o produto correto seja usado para cada variável, o sistema para quantidade de rochas em massa é aceito.
PROCEDIMENTO
Por favor, consulte o apêndice.
RESULTADOS
Área de perímetro (ins) (ins2)
13. 7214. 05
Contorno 212. 3111. 26
Contorno 310. 277. 77
Contorno 48. 335. 05
Contorno cinquenta e cinco. 402. 05
CÁLCULOS
Esses cálculos são mostrados na tabela listada abaixo:
Área de perímetro (ins)
(ins2) Área
(acres)
Contornos 1 (A1) 13. 7214. 052. 23 botão voltar 10-6
Contorno dois (A2) 12. 3111. 261. 79 x 10-6
Contornos 3 (A3) 10. 277. 771. 24 x x 10-6
Contorno 4 (A4) 8. 335. 058. 03 botão voltar 10-7
Contorne alguns (A5) 5. 402. 053.21 x 10-7
As informações a seguir também foram fornecidas:
T max = 7 pés
h = 10 pés
Para estimar a quantidade média de reservatórios a granel (BRV), as subseqüentes foram aplicadas: 1. Regra trapezoidal:
BRV = h / 2 [A1 + 2A2 + 2A3 + 2A4 + A5] e Tmax / 2] * A5
2. Regra dos Simpsons:
BRV = h / 3 [A1 + 4A2 + 2A3 + 4A4 + A5] e [Tmax / 2] * A5
Consequentemente, os seguintes valores foram calculados:
1) Usando a Regra Trapezoidal, a quantidade total de rochas foi calculada em cinco. 24 X 10-5 polegadas
e
2) Empregando Simpsons Secret, o volume total da montanha foi calculado para 5. 21 x 10-5 acft
DISCUSSÃO
Os dados foram inseridos nas duas fórmulas e o volume do volume de rock foi calculado usando as duas Regra Trapezoidal e Regra de Simpson. A quantidade da camada foi calculada calculando a parte média da camada do seu revestimento superior e inferior e multiplicando a localização média pela espessura da camada no mapa ispoach.
Como os mapas de isopach sempre têm áreas de forma menores porque a espessura aumenta, esse tipo de regra, apesar de preciso, geralmente superestima levemente o volume do tanque.
Nos dois resultados para obter as medidas de volume de montanha em massa, foram cerca de 0. 02 x10-5 acft. Embora esse tipo de diferença possa parecer menor, na verdade será bastante significativo para um profissional de reservatório e precisará ser levado em consideração em um ambiente prático, pois pode afetar consideravelmente a previsão de números.
Uma única razão para essa diferença é o fato de que o intervalo de intervalos utilizado nesse reservatório fraturado foi 3, o que é um número ímpar. Ao usar a regra de Simpson, um grande número de períodos deve ser utilizado para aumentar a precisão e a confiabilidade do cálculo.
Um suprimento de erro é definitivamente atribuído ao simples fato de que o planímetro deve ser deslocado à mão livre acima dos contornos e qualquer movimento repentino menor pode afetar a precisão da leitura.
Após a descoberta de quantidades comercialmente viáveis de hidrocarbonetos, muitas decisões precisam ser tomadas para garantir sua restauração segura e econômica. A vida de um poço pode ser dividida em cinco períodos: planejamento, continuidade, conclusão, desenvolvimento e deserção.
Durante a fase de organização, os engenheiros técnicos decidem em qual e como exercer buracos aplicando produtos complexos. A fase de perfuração abrange o uso de tubos, cimentos, revestimento e cálculos muito cuidadosos para garantir que todas as engrenagens e elementos sejam efetivamente colocados. Conclusão é o estágio em que o poço está autorizado a produzir o hidrocarboneto.
Depois disso, o estágio de produção é iniciado. Este nível se concentra na remoção dos hidrocarbonetos de forma controlada, sem danificar a formação. Os poços de água de produção são perfurados e concluídos em posições estratégicas. A sísmica 3D geralmente está disponível neste estágio para atingir poços de água precisamente destinados a uma recuperação ideal. Às vezes, métodos aprimorados de restauração de óleo, incluindo o uso de injeção de vapor e bombas, estão acostumados a extrair mais hidrocarbonetos ou a reconstruir os campos deixados para trás.
Finalmente, quando um poço é considerado não será mais viável financeiramente, ele é deixado para trás de uma maneira segura. Os bujões de cimento desencapado são colocados e testados em praticamente todas as formações abertas contendo hidrocarbonetos, sapatas de revestimento e suprimentos de água doce.
CONCLUSÃO
A localização de uma estrutura de tanque proveniente de um determinado mapa de contorno da estrutura foi decidida usando um planímetro.
O volume com este reservatório foi calculado para ser:
¢ 5. 24 X 10-5 polegadas (usando a regra trapezoidal)
E
¢ 5. 26 x 10-5 polegadas (usando a regra dos Simpsons)
1