Sabe quando um texto faz referência a um grande clássico ou quando uma imagem parece repetir elementos de um quadro famoso? O nome desse tipo de relação é intertextualidade. Este artigo explica o que ela é e mostra exemplos para identificá-las.
Você vai encontrar aqui:
O que é intertextualidade
Textos criam conexões diretas e indiretas entre si, seja porque um autor responde ao outro, como numa troca de cartas, seja pela importância que certas obras adquirem numa cultura, influenciando livros, filmes ou manifestações culturais das mais diversas.
Não importa a matéria ou tema do texto, a intertextualidade é o conceito utilizado para definir esse diálogo que alguns elementos de um texto, filme ou quadro mais antigos criam com os mais recentes. Sendo comum, que os autores usem outros significados (Eufemismo) para se referir a obras ou autores anteriores, de forma a suavizar ou disfarçar a influência que essas obras tiveram sobre sua própria produção. Isso pode ser uma forma de prestar homenagem ou de evitar conflitos de autoria, dependendo do contexto.
Ela é um processo não apenas de referenciação, mas de estilização do texto, uma vez que o vincula a uma tradição ou cultura que lhe antecede.
Tipos de intertextualidade
Alusão
Recurso de intertextualidade indireta, quando um discurso faz referência a uma música, filme, anúncio publicitário de maneira apenas alusiva, isto é, insinuando a influência de outra obra.
Na alusão, pode-se usar a referência de forma informal, sem ter a obrigação de identificar as fontes exatas.
Na expressão popular “ele sabe como agradar a gregos e troianos”, o que se alude é o evento narrado na Ilíada de Homero, conhecido como Guerra de Tróia.
Paródia
É a intertextualidade presente quando se faz referência ou se modifica o texto fonte ligeiramente, cuja produção deve possuir efeito cômico. O humor é o gênero textual e das artes plásticas que mais se utiliza da paródia, encontrada em caricaturas, cartuns, quadrinhos e na propaganda. Exemplo:
No original, o sentido das palavras “Tudo que você precisa é de amor” é invertido ao adicionar “e Mojitos”, criando um efeito humorístico.
Epígrafe
A epígrafe é um trecho retirado de outro lugar, escolhido para “dar o tom” da obra, que é, normalmente, uma citação de uma obra parecida ou que tenha servido de inspiração na produção daquele texto.
Citação
Citação é meio mais direto de intertextualidade, modo pelo qual um texto faz recurso às palavras de outro autor. Ela pode ser direta ou indireta e é comum em textos acadêmicos ou ensaios literários. Pode-se indicar com maior ou menor detalhes o texto fonte da citação, dependendo do uso que fazemos dele.
Tradução
A tradução é um instrumento pelo qual se leva uma mensagem para outra língua. Para fazê-lo de forma correta, é preciso por vezes adaptá-la ao contexto e às particularidades da linguagem da terra estrangeira.
Crossover
O crossover é um tipo de intertextualidade (Hipérbole) do campo audiovisual, principalmente das séries televisivas e do cinema, sendo de bastante importância. Trata-se da junção de personagens ou situações pertencentes a mundos ficcionais diferentes num mesmo episódio, ou cena, e é uma característica única que proporciona entretenimento aos fãs.
Diferenças entre intertextualidade implícita e intertextualidade explícita
Tratando-se de forma, ela pode ser explícita ou implícita, a depender da maneira pela qual texto se refere a outro. Abaixo, o quadro pode descrever melhor essas diferenças:
Intertextualidade explícita | Intertextualidade implícita |
Indica com clareza a referência | A referência é direta (linguagem poética, paródia e alusão). |
Independe do conhecimento adquirido para a compreensão da referência | O leitor precisa ter conhecimento da obras de referência |
Não exige interpretação para descobrir a referência | Exige algum tipo de interpretação |
Fácil identificação | Difícil identificação |
Vídeo para ajuda
Abaixo, um vídeo que pode ajudar a compreender melhor o conceito de intertextualidade:
Exemplos de intertextualidade
Música
Na letra da banda Legião Urbana, encontra-se um exemplo de intertextualidade entre música e literatura. Os versos de uma de suas estrofes repete as palavras de um verso de Luís Vaz de Camões, poeta português do século XVI.
Ou na letra da canção de Chico Buarque, Construção, ecoa-se o mesmo “Não!” do poema Operário em Construção de Vinicius de Moraes.
No primeiro caso, trata-se do fenômeno intertextual direto e no segundo, indireto.
Por mais que os versos se repitam, não se trata de plágio, mas de um intertexto, trata-se de uma manifestação clara da influência da poesia de Camões nas letras da banda brasileira.
Literatura
Um conhecido exemplo é aquele entre um poema de Carlos Drummond de Andrade, que faz uma paráfrase com o conhecido poema de Gonçalves Dias:
Obra original | Paráfrase #1 | Paráfrase #2 |
Minha terra tem palmeiras, |
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos |
(...) |
Aqui, num dos exemplos de intertextualidade poética mais conhecidos da língua portuguesa, o autor do segundo poema não está copiando Gonçalves Dias, nem ironizando seu poema, mas recupera a força de suas palavras, dotando o texto original de um novo sentido através da paráfrase. No segundo, encontra-se uma intertextualidade indireta.
Textos visuais
O texto visual pode ser encontrado em obras artísticas como a colagem ou mesmo na poesia dadaísta. O que configura esse tipo de intertextualidade é a relação entre imagem e palavra, onde uma faz referência a outra. Esse tipo de texto é muito usado na publicidade, como vê-se no exemplo abaixo:
Não as encontramos apenas em textos escritos, mas também no cinema, na música e nas artes em geral:
Conclusão
A intertextualidade é um conceito que tenta definir um tipo de relação presente no conteúdo literário e artístico presente desde as suas origens, que é a autorreferência. Hoje, com o advento da internet, é possível dizer que todo texto com intertextualidade pode ser encontrado mediante os instrumentos de pesquisa. Seja no seu conteúdo ou na sua forma, a internet permite a identificação de uma constante relação intertextual e durante o curso da leitura, podemos perceber a presença de muitos outros textos.
No site da Studybay você contrata profissionais especializados nas mais diversas áreas prontos para te ajudar com seus projetos. Aqui você encontra escrita customizada, tutorias em diversos assuntos e revisões e formatações textuais. Venha conhecer nossos serviços!
Perguntas frequentes sobre o tema
Quais são os tipos mais comuns de intertextualidade?
Referências bibliográficas, ou seja, citação direta ou indireta; alusão; epígrafe, paráfrase, paródia; tradução; crossover. Ainda, é possível identificar intertextualidade em textos em redes sociais, blogs e comunidades virtuais que fazem uso de hiperlinks para conectar uma rede de referências.
O que significa intertextualidade?
É o conceito destinado a nomear as múltiplas relações estabelecidas entre textos, produções audiovisuais e artísticas entre si. Ele é definido como processo de superposição de um texto literário sobre um ou mais anteriores, mas também vale para elementos e conteúdo cinematográfico, televisivo e artístico.
Quais os objetivos da intertextualidade?
Seus objetivos são estabelecer uma conexão temática, estilística ou estrutural entre dois textos, ou entre produções de diferentes campos do universo artístico. É um processo natural na construção do conteúdo.
Checklist para produzir bons efeitos de intertextualidade no texto escrito
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.