Atire a primeira pedra o mortal que nunca se pegou pensando qual a grafia correta de uma palavra. Essa dúvida é normal e acontece com a maioria de nós. Pois, de fato algumas palavras causando dúvidas, seja por serem repetidas constantemente erradas, seja porque do regionalismo que acabamos aprendendo errado, mesmo sabendo qual o correto.
Tabela de Conteúdos
Seja o que for, algumas palavras da língua portuguesa causam essa sensação de serem estranhas, e as de hoje são: incomodar ou encomodar que você com certeza já deve ter ouvido pessoas falando ou escrevendo das duas formas, mas qual será a forma correta de escrever a palavra? Não sabe? Mas, a gente sabe e vai te ajudar, continue lendo o artigo.
Primeiro vamos entender o significado
Ao entender o significado ficará mais fácil de você desvendar a maneira correta de escrever a palavra. Assim, incomodar, sim isso mesmo com “i”, advém do ato de causar incômodo a alguém, vem do verbo incomodar, atrapalhar uma pessoa fazendo barulho ou causando alguma distração indesejada. Bem como, pode significar o ato de se preocupar com uma pessoa ou com algum fato.
Para fixar mais ainda o significado, trouxemos aqui uma conjugação do verbo estando no presente do indicativo, vejamos:
Eu | Incomodo |
Tu | Incomodas |
Ele | Incomoda |
Nós | Incomodamos |
Vós | Incomodais |
Eles | Incomodam |
Nesse passo, agora que viu a conjugação do verbo incomodar acreditamos que já tenham entendido que a forma correta de escrever a palavra é com o “i”. Então, de agora em diante, quando uma pessoa perguntar se o correto é incomodar ou encomodar, você já pode dizer com todas as letras que o certo é incomodar!
“Incomodar” ou “encomodar”: fixando o conteúdo
Bem, depois da nossa explicação já deve ter ficado claro que o certo na língua portuguesa é incomodar, escrito com “i”. Assim, se uma pessoa perguntar se o correto é “incomodar” ou “encomodar”, você já saberá a resposta. Dessa forma, esqueça qualquer grafia que não seja essa.
Contudo, para fixar ainda mais o conteúdo e acabar com qualquer dúvida que possa existir nada melhor do que trazer exemplos da palavra incomodar inserida nas frases, bem como suas variações, vejamos:
- Pedro estava batendo a bola no portão me causando incômodo;
- A viagem de amanhã está me incomodando;
- Me incomoda saber dessa informação;
- Eles estavam incomodados com o barulho da festa.
Vale lembrar como vocês podem ter notado na segunda frase que a palavra incomodar pode também ter o significado do ato de se preocupar com algo ou com uma pessoa. Nesse passo, para fixar o conteúdo vale dizer que incomodar significa tanto causar incômodo, quanto gerar uma preocupação.
Qual a diferença entre incomodar e encomodar? Assistir ao vídeo!
Bem, agora vocês já sabem o significado, como escrever e até mesmo a origem de incomodar, esperamos que tenham gostado do nosso artigo. Vale lembrar que podem sempre contar com a ajuda dos profissionais do TCC Pronto para tirar dúvidas e auxiliar nos trabalhos acadêmicos, ao acessar a plataforma você encontrará diversos artigos que poderão auxiliar nas suas dúvidas. Um abraço e até a próxima.
Perguntas frequentes sobre o tópico abordado
Qual a diferença entre incomodar e encomodar?
A diferença é que incomodar é a escrita correta e encomodar não existe, está com a grafia incorretamente escrita.
Qual o sinônimo de incomodar?
O verbo incomodar tem alguns sinônimos que são desassossego, azucrinar, aperrear uma pessoa, atazanar, há outras palavras da mesma família de sinônimos: amolar, chatear, atormentar e muitas outras.
O que quer dizer a palavra incômodo?
O verbo incomodar significa atrapalhar uma pessoa, azucrinar a mente da pessoa. A palavra tem origem do latim incommodare que significa causar incômodo, incomodar pessoas com o intuito de atrapalhar, fazer barulho ou perturbar de alguma forma.
O que é incomodar alguém?
Essa palavra da língua portuguesa significa o ato de atrapalhar uma pessoa de fazer algo, amolar, chatear fazendo barulho ou interrompendo alguma atividade que esteja em andamento.
Autora do Studybay
Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.