Iago enquanto o vilão sorrateiro da peça Othello

Publicado em 19.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 8 minutos

Iago é uma das personas mais complexas e interessantes deste mundo. Ele está no serviço militar veneziano e é o assessor confiável do Standard Othello. Ele é casado com Emilia, que pode ser a tomadora de tratamento de Desdêmona (esposa de Othello).

Iago conhece muito bem Otelo, Rodrigo Cassio e Desdêmona, e, portanto, esses bonecos serão infectados simplesmente por suas más manipulações. Iago usa várias técnicas linguísticas e psicológicas para atingir seus objetivos. Discutirei a caracterização de Iago por Shakespeare, suas técnicas de exploração e como os espectadores respondem ao seu retrato.

Tempo suficiente em que esse tipo de peça é colocada, a sociedade veneziana é racista contra pessoas de cor. O papel das meninas com o status de Desdêmona não era igual ao dos homens. Eles eram as casas de seus pais, para serem comercializados na vida conjugal, e os relacionamentos inter-raciais eram considerados desrespeito aos membros da família. Eles deveriam ser inocentes intacto, almas santas. Muitos tópicos são introduzidos na peça Othello, que geralmente avalia os confrontos na vida. Pode haver trevas e realidade, presença e realidade, amor, ciúmes e ódio.

Iago apresenta cor branca da epiderme, no entanto, possui um coração preto escuro e impiedoso, onde o Othello fornece epiderme preta e inclui um sistema cardiovascular nobre e honrado, um coração branco. Iago é retratado como o simbolismo do mal, embora ainda seja apenas um humano. Iago está definitivamente com ciúmes de Cássio, no entanto, entende. Otelo ama Desdêmona, mas quando envenenado por Iago, ele começa a ficar com ciúmes algum tempo depois, porque a odeia, o que pode ser provado através dele fazer um esforço para matá-la. Iago é um bandido muito astuto da performance.

Ele não ataca os personagens literalmente, mas esse indivíduo parece ser dotado de um poder demoníaco, como o diabo, o que lhe permite julgar o personagem de uma pessoa rapidamente e, portanto, permite que ele seja manipulado em uma cena cada vez mais estreita. caminho, à sua morte. Ele usa chocarrero cuidadosamente pensado, impetuoso e palavras, que chocam seus ouvintes e o público ao se envolverem em seus pensamentos. Tudo isso faz de Iago provavelmente o personagem mais interessante da peça, que tipo de coisa seria improvável, visto que Othello é o herói e Iago é o vilão.

Iago é interpretado por William shakespeare como um personagem prejudicial, e como existe apenas um homem de cor, seu racismo é, portanto, focado com total pressão sobre Othello. Além disso, como ele é astuto e não recorre à violência física para destruir Otelo, ele usa o fato de que Otelo geralmente é negro para ajudar a alcançar seus objetivos, usando linguagem impetuosa, grosseira e grosseira no momento em que discute sobre a conquista íntima de Brabantio. filha branca do Otelo preto.

Por isso, Brabantio ficou horrorizado ao ouvir de Iago o que era um cavalo barbário '(Othello), fazendo a besta com duas costas' com Desdêmona. Aqui Iago está dizendo que Othello está fazendo sexo com Desdêmona, mas observe o dialeto que ele usa para impactar todas as pessoas ao seu redor, e como seu principal objetivo dentro da peça é destruir Othello, esses termos o ajudam, desrespeitando Otelo, e lembrando a todos que ele é um homem negro e, portanto, tem as formas bárbaras que eram consideradas típicas da sociedade naqueles dias.

A resposta do público a esse tipo de homem racista não teria parecido diferente porque, naqueles tempos, a escravidão e o racismo eram muito reais e havia sido anormal não ser prejudicial, pois um mouro teria sido associado à brutalidade, ignorância e maldade, e imortalidade de fazer amor. Iago odeia Otelo e está tentando se vingar, porque Otelo deu a Cassio o trabalho que esse indivíduo acha que ele merece. Esse indivíduo usa palavras racistas como a charneca "e o insulta pelas costas, provocando diversão nos seus lábios grossos". Shakespeare também fez Iago admitir, eu odeio os mouros muitas vezes ao longo da peça.

Embora Iago não ousasse falar essas descrições nauseantes perto de Othello, principalmente porque não se tornaria um jogo astuto para jogar, principalmente porque faria todos os discos de cristal girarem delicadamente sobre os dedos para vacilar e cair no chão. Ele usa insultos como, o velho carneiro das trevas 'no momento em que conversa com Brabantio contra Otelo para despertá-lo contra Otelo e, possivelmente, enforcá-lo, produzindo a besta com duas costas' com Desdêmona. Podemos ver com isso que Iago está definitivamente usando esses tipos de frases racistas para fazer com que outros personagens odeiem Otelo, o que pode ser muito astuto, porque reduz sua posição como um homem respeitável e respeitável.

Da mesma forma, o público provavelmente distribuiu esses pensamentos preconceituosos simplesmente por Iago, e por isso foi aprovado no vilão, o que pode ser raro para a série de histórias de Shakespeare, na qual ele geralmente é o herói de verdade aprovado pelo público. Iago é um juiz de caráter especializado, que lhe dá um benefício. Um exemplo em que ele utiliza esse tipo de exemplo é usar Roderigo, no qual ele sabe o quão loucamente apaixonado está por Desdêmona, e age como se estivesse ajudando-a a fazer de Desdêmona sua, quando ele está realmente enganando-o, dando-lhe dinheiro para o trabalho que ele não está realizando.

Astuciosamente, Iago diz também que, portanto, a qualquer momento eu faço do meu tolo pessoal minha bolsa pessoal ', onde Roderigo é o tolo, e manipulando esse tolo, ele está ganhando dinheiro para adicionar à sua bolsa. Iago é retratado simplesmente por Shakespeare enquanto oportunista. Um exemplo seria quando Cassio estava buscando a ajuda de Desdêmona para reuni-lo com Othello; depois, quando Iago e Othello chegam, ele se afasta para evitar confrontos. Iago, consciente da melhor fraqueza de Otelo para se tornar Desdêmona. Ele mina a fé de Otelo nela dizendo simplesmente: Ha! Eu não gosto disso.

Isso é realmente astuto e covarde de Iago, para aproveitar essa oportunidade do que parece Cassio se esgueirando depois de ter uma conversa íntima com Desdêmona, para prejudicar Othello, fazendo com que ele duvidasse de sua confiança, apreciando. Mas o que faz Otelo confiar muito em Iago, em primeiro lugar, o público pode se perguntar. Pela razão de que Iago pode ser retratado por Shakespeare, porque, genuíno, Iago 'e Iago costumam dizer esses tipos de palavras de maneira humilde, para agir enquanto propaganda, para que as pessoas o considerem um cavalheiro honesto e fiel.

Embora isso possa não ser verdade de forma alguma, essa é mais uma das esperturas de Iago associadas à manipulação de pessoas, ele manipula a visão delas sobre seu personagem. Iago é o enganador final, ao longo da peça, sem incluir o final, quase nunca alguém questiona os motivos autênticos de Iago. O motivo é que, através de suas técnicas astutas, de adicionar metodologias falsas, mas críveis, ele também não as permitirá. Ele usa Roderigo, simplesmente enganando-o e está situado em como Desdêmona está perto de ser dele, engana-o e mantém seus recursos de mineração.

No entanto, Roderigo mais tarde começa a incomodar Iago. Eu acho que está ficando um pouco escandaloso e começa a se ver envolvido nele ', e esse indivíduo também diz que Iago está começando a ser pego em sua elaborada rede. Iago, percebendo o perigo, com sua mente veloz e um submundo como o intelecto, tenta rapidamente provar que se dedica a Roderigo fazendo marketing e contando com Cassio para ajudar Roderigo a conseguir Desdêmona, já que Cassio é seu concorrente em Desdêmona. . Roderigo concorda imediatamente e ele mesmo fica preso na internet de Iago. Esse caso nos mostra como Iago é astuto geralmente e como ele é um bom improvisador em tais atos perversos. Iago usa os pontos fracos dos personagens para destruir todos eles.

O ponto fraco de Othello é Desdêmona, e sua fé no amor dela, quando ele diz, minha vida sobre sua fé 'Portanto, Iago mira nisso. Ele mina a fé de Othello nela, alimentando-o, porque ela faz sexo com Cássio e como ele sonha com essas coisas mais tarde. Isso leva Otelo a uma tendência tão ciumenta que ele deveria enlouquecer e, depois disso, quando ele pratica Desdêmona, ele não acredita nela, porque ele está envolvido nas imagens dadas por Iago na cama com Cássio. A energia elétrica linguística de Iago é uma maravilha, e isso mostra que ele é a pessoa mais astuta e malvada da peça.

Iago não tem culpa, nem um pouco. Ele destrói associações, lidera pessoas por caminhos terríveis com um fim terrível e rouba seus próprios amigos. Ele pode ser como um satanás, e esse indivíduo tem inúmeras razões superficiais, é muito claro, ele realmente não é e, e é apenas um demônio sádico, que sente prazer em criar anarquia. O principal objetivo de Iago na performance é arruinar Othello e seus relacionamentos. Conseqüentemente, ele precisa destruir outras pessoas também, para atingir o objetivo final. Um dos heróis que ele explora, além de Roderigo, é definitivamente o ingênuo Cassio.

Ele sabia que Cássio não aguentava bem a bebida e se tornava agressivo no momento em que estava bêbado. Portanto, ele o convenceu a beber e a fazê-lo entrar em uma briga, o que o levou a ser retirado de sua posição simplesmente por Otelo. Iago não só envergonha Cássio, ele também explica a Cássio que vai a Desdêmona para resolver seu problema, e que ela pode ajudar, já que ela tem um bom coração: ela mantém o vício em seus benefícios por não ser mais do que um pedido ' Iago depois muda o encontro para o que parece ser um caso extremamente secreto entre Desdêmona e Cássio, o que geralmente não é necessário para Otelo.

Em conclusão, Iago é descrito por Shakespeare como um ser humano muito astuto, invejoso, sutil, sádico, racista, desmotivado e sem sentido. Quem aproveita a possibilidade de usar qualquer coisa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos, o que elimina Otelo, seus relacionamentos e os amigos que o cercam. Iago representa o mal em todos os aspectos, embora não seja o mal normal da força anárquica bruta, mas o mal diplomático que é muito mais produtivo com seu método, de arruinar psicologicamente uma pessoa através da exploração de suas fraquezas.

A resposta da platéia a esse retrato decorre de curiosidade, temor, vergonha e nojo. Iago acompanha o público junto com seus planos e como ele os acessórios, impressiona o público com a magia como energia elétrica que ele tem para manipular os personagens para suas destruições individuais, e Iago repugna o público simplesmente como se deleita com as idéias destrutivas, e a anarquia que ele utiliza.

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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