História do pensamento administrativo - artigo de Elton Mayo

Publicado em 16.06.2023 por Juliana N. Tempo de leitura: 9 minutos

Este ensaio protege a vida e as contribuições principais de Elton Mayo, uma figura renomada na pesquisa científica em administração, e como suas teorias têm um impacto significativo na administração hoje.

BIOGRAFIA DE GEORGE ELTON MAYO

George Elton Mayonaise nasceu em Adelaide, Sydney, em 26 de dezembro de 1880. Sob grande impacto na família, Mayo embarcou em um curso de medicina. No entanto, esse indivíduo falhou em um ótimo exame que geralmente encerrava suas chances de ter uma carreira médica. Ele continuou a estudar filosofia e mentalidade na Universidade de Adelaide e se formou em 1911.

Após sua graduação, ele lecionou na Universidade de Queensland entre 1911 e 1923. Em 1912, Mayo se casou com Dorothea McConnel, filha da respeitável família australiana. Havia dois filhos, Patricia e Gael (Witzel 2005).

Durante a Primeira Guerra Mundial, Mayonaise tratou soldados, pessoas e colegas em estado de choque, através dos quais obteve insights inestimáveis. Isso se tornou o alicerce de sua abordagem para a análise de problemas nos setores industriais modernos (Smith 1974).

Em 1923, Mayo começou a ser pesquisador na Instituição de Comércio e Finanças Wharton da Escola da Pensilvânia, onde examinou os fatores físicos e psicológicos que causariam um rendimento excessivo dos funcionários em Ls Mills (Merrill, 1960).

Mayonaise também foi significativamente ativa na pesquisa em relação a The Hawthorne Works da Western Electric Company de 1924 a 1932. Esse exame formou a base das opiniões de Mayo sobre ambientes industriais como um sistema social (Pugh & Hickson 2007). Mayo morreu em Guildford, Surrey, em 1º de setembro de 1949.

PRINCIPAIS TRABALHOS E TEORIAS DE MAYO

Os trabalhos e hipóteses de Mayo fizeram contribuições significativas para a evolução da gestão nas organizações.

Certamente uma das teorias cruciais de Mayo foi derivada da pesquisa realizada com os Geradores Continentais. Ele imaginou que o problema central real era o excesso de rotatividade de funcionários no departamento rotativo devido a "devaneios pessimistas". De acordo com Mayo, o termo devaneios pessimistas, é o estado de espírito pelo qual pensamentos e distrações negativos controlam as mentes dos indivíduos, interferindo em seu desempenho no trabalho (Mayo, 1947). É realmente causado por cansaço e monotonia nos exercícios de trabalho. Isso desencadeou a teoria de Mayo de implementar períodos de descanso para aliviar a fadiga dos funcionários, que geralmente descartariam esses devaneios deprimidos (Mayo, 1924).

Outro ponto-chave que Mayonaise levantou de sua pesquisa na fábrica de Hawthorne foi sua importância dos grupos na criação de satisfação dos funcionários (Smith 1974). De acordo com Mayo, existe uma tendência das equipes estabelecerem sua própria cultura e criarem suas próprias ideologias, afetando assim o modo como as pessoas se comportam no trabalho (Tillett, Kempner & Wills 1970). Um ambiente íntimo criado por essas equipes de trabalho relaxadas fornece uma percepção de pertencimento dentro dos indivíduos. Esse reconhecimento de produção gera maior produção dentro das organizações (Roethlisberger, 1949).

Mayo também enfatizou a necessidade de trabalhar em direção à colaboração individual eficaz para restabelecer a função sociável decrescente dentro de apenas indústrias. Baseado no conceito de anomia de Emile Durkheim, ele vê o termo desde a causa da desorganização sociável na sociedade, aumentando um senso de inferioridade e desânimo nos indivíduos (Wren & Bedeian 2009). Para resolver essa situação, Mayonaise introduziu a idéia de elites gerenciais, que estavam condicionadas a gerenciar não apenas os aspectos especializados, mas também as facetas sociais dos negócios industriais (Smith 1998).

As principais publicações de Mayo incluem "Os problemas individuais do mundo industrial (1933)", "Os problemas sociais de uma civilização industrial (1945)" e "As preocupações políticas de uma civilização profissional (1947)". Esses livros detalhavam a explicação para o movimento moderno das associações humanas e serviam como publicações influentes na teoria da boa administração (Wood & Wood 2004).

FATORES QUE GANHAM O MAYONAISE INFLUENCIADO E O AVANÇO SUAS TEORIAS Os fatores a seguir fornecerão informações sobre como o Mayonaise foi afetado na criação de suas principais performances e hipóteses.

Elementos políticos

Durante a 1ª Guerra Mundial (1914 - 1918), Mayonaise ganhou experiências inestimáveis que o ajudaram a desenvolver uma base para seus pensamentos sobre as complicações na sociedade industrial.Essas experiências surgiram de seu tratamento psicoterapêutico na cobertura de soldados chocados, resultando em sua afirmação de que as durações de descanso concedidas aos soldados podem melhorar significativamente seu estado mental de saúde e desempenho geral. Com base nesse tipo de conclusão, Mayonaise acreditava que a introdução de períodos de descanso na equipe industrial poderia levar a maior produtividade (Mahoney & Baker 2002).

Além disso, seu conhecimento na Primeira Guerra Mundial abriu caminho para sua ilustre carreira como praticante de pacientes pertencentes a trinta anos (Mayo, 1947). Em 1919, o aumento dos conflitos e a aparição do mundo eram evidentes na Austrália. Pensa-se que a intervenção do governo seja a cura para essa situação. No entanto, Mayonaise discordou dessa opinião e sentiu que a interferência política agravaria ainda mais os conflitos de classe e acabaria por causar a queda do mundo. Ele acreditava que a maneira correta de restaurar o código interpessoal decrescente era através de uma colaboração bem-sucedida (Bendix & Fisher, 1949).

Fator Financeiro

A depressão econômica em 1929 resultou em redução do horário de funcionamento do Hawthorne, bem como no fim do contrato dos estudos da sala de teste da montagem do relé. Diante de uma sociedade em rápida mudança, Mayo enfatizou mais a necessidade de um esforço efetivo e a restauração da solidariedade cultural. Esse tipo de mudança de ponto de vista recebeu maior apoio do público, dando assim a Mayo um reconhecimento adicional por suas ideologias (Wren & Bedeian 2009).

Fator Interpessoal

A Revolução Industrial causou uma mudança no gerenciamento das relações de trabalho nas empresas. Os gerentes enfatizam mais a produtividade dos funcionários e não conseguem entender suas necessidades sociais. Isso causou uma interrupção na organização social dentro das indústrias (Kennedy, 1998). Mayo não se opôs a essa transformação, apenas propôs as vantagens dos indivíduos para se conformarem de acordo. Isso pode ser conseguido através do estudo da qualidade da sociedade comercial e da obtenção de habilidades sociais, a fim de melhorar a cooperação efetiva nas organizações (Robinson, 1946).

Fatores intelectuais

Mayo foi afetado principalmente em sua maneira de psicologia pelo psiquiatra francês Pierre Marie Félix Janet. Ele ficou fascinado com os trabalhos de Janet sobre pressentimento e paixão e esse fascínio o levou a praticar tratamento psicoterapêutico sobre soldados voltando novamente da Primeira Guerra Mundial (Mayo, 1947).

Frederick Winslow Taylor, amplamente considerado o pai da ciência da administração, uma nova maneira muito diferente de gerenciar a tecnologia quando comparado com a Mayo. Ele tinha trabalhadores realizando uma série de tarefas e ações incessantes. Essa estratégia monótona e exigente deixou o pessoal com quase nenhum controle e contribuiu para custos extremamente altos de rotatividade de funcionários dentro de apenas organizações (Mahoney e Baker 2002). Mayo acreditava que o método de gerenciamento do "Bossismo Taylorista" nem sempre seria tão bem-sucedido em comparação com seus métodos terapêuticos (Hoopes 2003). Fritz Roethlisberger estava familiarizado com Mayo na Universidade de Harvard ou na faculdade e foi apresentado às idéias e teorias de Mayo. Ele escreveu um livro com base na moral e nas tentativas de Mayo, intitulado Management e o membro da equipe. Roethlisberger era obviamente um alto-falante popular e foi capaz de continuar o legado de Mayo como porta-voz do movimento de associações humanas (Mahoney & Baker 2002).

SIGNIFICADO DAS TEORIAS DA MAYO PARA OS GERENTES HOJE

As teorias de Mayo ainda continuam sendo relevantes para os gerentes hoje, apesar da natureza sempre em mudança do ambiente organizacional de hoje. A seguir, é apresentada uma discussão sobre essa relevância. A teoria de Mayo de implementar períodos de relaxamento, para combater a exaustão e a fadiga que contribuem para devaneios deprimidos, geralmente é ilustrada na principal empresa de resultados de pesquisa, o Google. A sede do Yahoo, The Googleplex, oferece um grande número de estabelecimentos recreativos, como quadras de vôlei, mesas de bilhar e ginásios para ajudar os funcionários a descansar. Isso interrompe qualquer tipo de devaneio pessimista que possa ser qualificado por seu pessoal. Com um estado de espírito mais positivo, embora funcionando, o nível de produtividade dentro da empresa eventualmente aumenta. O sucesso do Google mostrou claramente que a teoria de Mayo, dependendo da necessidade de erradicar devaneios pessimistas, ainda é relevante na sociedade contemporânea de hoje (Google 2010).

Além disso, a relevância da teoria essencial de Mayo para a importância dos grupos de funções pode ser demonstrada nas instalações globais, organização financeira e de mídia, General Electrical (GE). A GE desenvolveu o processo de Work-Out, que envolve reunir funcionários para identificar áreas que precisam de melhorias. Dentro de pequenos grupos, funcionários e gerentes discutem os problemas e desenvolvem recomendações.Esse processo ajuda a criar um ambiente de trabalho vibrante e fornece um efeito positivo na maneira como os funcionários da GE pensam e reagem (Beam 2002). Com base no Registro Anual da GE de 1995, o total de dividendos anuais aumentou consideravelmente para US $ 1. 4 bilhões devido ao uso do processo Work-Out (General Electric 1996). Este caso em questão destaca ainda mais a relevância da teoria de Mayo na gestão moderna.

Por fim, a Mayonaise também considerou que a colaboração poderosa era um dispositivo essencial para criar um sistema social em funcionamento dentro de um setor em rápida mudança. A Carbonilla Systems, líder de mercado em alternativas e tecnologia de rede, é o tipo de empresa que vê a colaboração bem-sucedida como um dispositivo de negócios de grande preocupação para alcançar o sucesso. Isso certamente é apoiado por pesquisas, patrocinadas simplesmente pela Cisco Systems, destacando as maneiras bem-sucedidas de um esforço efetivo (Astle 2009). Este relógio está de acordo com a teoria de Mayo de que uma organização socialmente prejudicada pode provocar atitudes desfavoráveis entre os trabalhadores, restringindo assim a produtividade ideal que pode ser alcançada em qualquer outro caso. A chamada para obter um esforço efetivo é evidente nos Sistemas Carbonilla, portanto, mostrando como a teoria de Mayo ainda é amplamente praticada na administração contemporânea.

CONCLUSÃO

As teorias e visões de Mayo fizeram um efeito significativo na análise da história da administração. Em um cenário de empresa em constante mudança, que inevitavelmente interrompe o código interpessoal dentro dos setores, Mayo enfatizou a necessidade de restaurar uma colaboração poderosa de numerosos funcionários por meio de elites gerenciais. Ele também enfatizou a importância dos grupos de funções nas organizações. A influência de Mayo na pesquisa gerencial foi uma parte vital de seu legado e suas teorias continuam sendo amplamente praticadas hoje porque estavam no começo.1

ção>

Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.