História da educação infantil - ensaio de Comenius, Froebel, Montessori

Publicado em 18.07.2024 por Juliana N. Tempo de leitura: 13 minutos

1. Ruben Amos Comenius John Amos Comenius (1592-1670) foi um teólogo, filósofo, professor e escritor tcheco que pensava que a educação poderia impulsionar a sociedade. Esse indivíduo defendia livros didáticos e idiomas disseminados e acreditava que as crianças iriam gostar de aprender ainda mais se fossem metodicamente treinadas nos primeiros anos. Comenius acreditava que a instrução deveria passar do geral para o específico, do fácil para o difícil, e acreditava-se que envolvia as crianças com a mãe natureza. Ele treinou que a educação começou nos primeiros dias da infância e continuou pela vida.

um Comenius específico apoiou quatro escolas para diferentes idades: -Escola de Enfermagem - nascimento aos 6 anos de idade, na qual a aprendizagem prática, experiências ativas e aprendizagem sensorial serão importantes.

2 -Elementário (Nacional) - faixas etárias de 6 a 12 anos -Latin School (Gymnasium) - 13 a 18 anos -Academia - faixa etária de 19 a 24 anos Sob seu ponto de vista, os professores certamente devem apresentar lições em um ritmo aceitável, usar a idade treinamento adequado, mantenha os elementos sempre à frente dos olhos de uma criança e use sempre um único método de instruções.

Comenius rejeitou a sabedoria padrão de que as crianças eram intrinsecamente horríveis e que os instrutores precisavam trabalhar com o abuso corporal para forçá-las.

3 Ele foi o primeiro a incentivar a educação continuada e o primeiro a advogar educação equivalente para todos, incluindo mulheres e pobres. Além disso, ele escreveu o Great Didactic (um livro didático para assuntos e educação) e foi o primeiro a usar fotografias em livros de conteúdo textual relativos ao ensino de crianças (Orbis Pictus). "Seu ponto de vista do pansofismo (que significa 'todo conhecimento') tentou incorporar a teologia, a filosofia e a educação como um só.

"Esse indivíduo acreditava que o aprendizado, o crescimento psíquico e o mental haviam sido combinados" - especialmente na instrução das crianças. "O que Comenius conhecido como Through Lucis, ou talvez 'caminho da luz', foi sua busca pelo ensino superior e pela iluminação espiritual certos juntos" .4 Em 1641/42, foi solicitado que você reestruturasse completamente o sistema de faculdades da Suécia. Como o bispo da Unitas Fratrum, a Igreja da Morávia, Comenius foi convidado para ser o primeiro presidente da Harvard School, mas recusou. Ele faleceu em Amsterdã em 1670. "A teoria de Comenius incorporou o amor psíquico dos seres humanos com ênfase na bondade natural.

"5 Tendo sido um educador naturalista que acreditava que as crianças eram naturalmente boas e aprendidas de maneira mais eficaz e eficiente, examinando itens em seu ambiente natural rápido". Comenius antecipou um grande número de práticas relacionadas à educação progressiva moderna centrada na criança. "6º Ele assumiu que o ensino deveria desenvolver as atividades das crianças e, definitivamente, envolver seus sentidos particulares. Durante sua vida, ele publicou 154 publicações, a maioria trabalhando com idéias e teologias educacionais. Conhecido hoje como o 'Pai da Educação Recente', ele começou a educação moderna. métodos.

algumas 1Comenius Foundation, 2013, em: http: // comeniusfoundation. org / páginas / por que-comenius / comenius-biografia. php 2Essa & Small (1994), l. 36 3www. nós edu / ~ girodm / fundações / pioneiros. pdf, g. 106 4Comenius Foundation, 2013, em: http: // comeniusfoundation. org / páginas / por que-comenius / comenius-biografia. php 5www. nós edu / ~ girodm / fundações / pioneiros. arquivo pdf, p. 106 6www. nós edu / ~ girodm / fundações / pioneiros. formato pdf, p. 107 2. Friedrich Wilhelm Aug Froebel O educador alemão Friedrich Wilhelm August Froebel nasceu em 1782.

De 1798 a 1800, tendo sido iniciante em um engenheiro florestal e agrimensor em Neuhaus, foi para a Universidade de Jena de 1850 a 1802. Em 1805, Froebel, em breves edifícios estudados em Frankfurt, foi apontado como educador e recebeu uma breve curso com Johann Heinrich Pestalozzi em Yverdon, onde se internou de 1808 a 1810. Embora esse indivíduo tenha aceitado aspectos selecionados do método de Pestalozzi - a ênfase na natureza, a atmosfera universitária permissiva e as lições objetivas - esse indivíduo acreditava que a teoria de Pestalozzi não possuía uma filosofia filosófica adequada. base.

Froebel forneceu à lição de Pestalozzi um objeto muito mais simbólico, o que significa dizer que o objeto de piso de concreto estimularia a lembrança de uma ideia relacionada na mente da criança. Ele aprovou o método padrão de Pestalozzi, que via as universidades como locais emocionalmente seguros para as crianças, embora ele elevasse o conceito a um nível altamente psíquico. Assim como Pestalozzi, ele queria preparar professores hipersensíveis à prontidão e aos desejos dos pequenos.7 Além disso, Froebel examinou línguas e ciências na Universidade de Göttingen entre 1810 e 1812.

Ele queria reconhecer estruturas linguísticas que poderiam ser colocadas no ensino de línguas. De 1812 a 1816, Froebel estudou mineralogia na Universidade de Berlim. Ele acreditava que o processo de cristalização, passando de fácil para complexo, refletia regras cósmicas generalizadas que também governavam o crescimento e desenvolvimento do homem. Froebel foi motivado por duas tendências na primeira metade dos mil e duzentos anos: um ressurgimento do idealismo filosófico e o crescente nacionalismo nas épocas pós-napoleônicas.

O idealismo destaca uma realidade mental. Os idealistas notaram a nação enquanto incorporavam o espírito da terra no planeta. Durante a vida de Froebel, houve esforços para unir as muitas pequenas línguas A, como os reinos alemães, em uma grande terra. Ele presumiu que uma educação que enfatizasse as tradições e contos alemães avançaria nesse tipo de causa. O idealismo de Froebel foi obviamente uma reação contra o empirismo de Locke e Rosseau. No entanto, sua filosofia educacional destacou a dignidade da mãe natureza infantil, conforme recomendado por Rousseau e Pestalozzi.

Em 1816, Froebel estabeleceu o Instituto Educacional Alemão Comum por Griesheim. Ele mudou o instituto para Keilhau em 1817, no qual funcionou até 1829. Em 1818, Froebel contratou Henrietta Wilhelmine Hoffmeister (1780-1839), que o ajudou a cultivar sua fatalidade. Em 1831, Froebel fundou uma empresa em Wartensee, no lago Sempach, na Suíça, depois mudou a escola para Willisau. A seguir, Froebel operava um orfanato e uma universidade em Burgdorf. Ele presumiu que o interior de cada criança faça você mesmo uma essência espiritual que induzia o aprendizado auto-ativo.

Como resultado, ele projetou o sistema de jardim de infância para crianças com menos de meia dúzia (1837), que poderia ser um ambiente bem preparado para externalizar as técnicas espirituais interiores das crianças através da auto-atividade, usando diversão, canções, testemunhos e atividades. Ele produziu elementos especiais (como tijolos e bolas de madeira maciça moldados), várias ações recomendadas (ocupações) e ações de movimento (habilidades das unidades motoras finas). Esse tipo de currículo - agora parte regular da educação infantil - ativou a criação intelectual, social, psicológica, criativa e física das crianças.

A popularidade de Froebel como mentora inicial da infância aumentou e os jardins de infância foram estabelecidos nos estados alemães. Em 1852, Froebel faleceu. No final do século XIX, os jardins de infância foram estabelecidos na Europa e na América do Norte. 4 7http: // educação. Universidade Estadual. com / pages / 1999 / Froebel-Friedrich-1782-1852. html 3. Karen Montessori Em 31 de agosto de 1870, Nancy Montessori foi criada em Chiaravalle, Itália. Seu pai, Alessandro Montessori, se mostrou útil na assistência civil, e sua mãe, Renilde Stoppani, veio de uma família acadêmica e teve boa educação.

A família Montessori mudou-se para a capital italiana em 1875 e, no ano seguinte, Helen se matriculou na faculdade estadual local no Through di San Nicolo de uma Tolentino. Aos 12 anos, Montessori expressou sua intenção de frequentar o que foi chamado de escola técnica para o ensino médio, o que era incomum durante o tempo, pois a maioria das mulheres que cursavam o ensino médio estudava os clássicos. Entre 1886 e 1890, ela continuou seus estudos no Instituto Técnico Leonardo da Vinci, no qual a garota entrou com toda a intenção de se tornar engenheira.

Essa decisão não encontrou benefício com o pai, que acreditava que a educação das mulheres deveria se restringir a certos assuntos. Depois de se formar, Montessori estava determinada a entrar na universidade médica e se tornar médica. O pai dela se opôs a esse tipo de curso - a faculdade de medicina era simplesmente uma reserva exclusivamente masculina - e, a princípio, Maria foi impedida de ingressar no cérebro da faculdade. 8 Em 1890, com o apoio de sua mãe solteira, Montessori obteve a permissão hesitante de seu pai para ir à Universidade ou faculdade de Roma antiga para estudar física, matemática e recursos naturais, recebendo seu diploma alguns anos depois.

Esse tipo de intercessão e o papa a permitiram à Faculdade de Medicina, e sua mulher se tornou a primeira mulher a ingressar na escola de medicina na Itália. Montessori se destacou não apenas por causa de seu sexo, mas desde que ela realmente pretendia dominar o assunto. Sua mulher premiada em seu nome trabalha com patologia ganhando uma série de bolsas de estudos na faculdade de medicina que, juntamente com o dinheiro que ganhou com aulas exclusivas, a capacitaram a financiar a maior parte de sua educação médica. Em 1895, ela ganhou uma posição como assistente no hospital da Universidade.

O tempo de Montessori para a universidade de medicina foi um obstáculo, porque seus conhecidos do sexo masculino mostraram sua própria desaprovação à sua existência e a menina teve que trabalhar sozinha em dissecções, uma vez que eram proibidas de serem exigidas para aulas mistas. Mas ela era uma aluna comprometida e se formou em junho de 1896 no topo de sua classe como especialista em cirurgia e nas doenças de mulheres e crianças. Sua mulher se tornou a primeira mulher a definir como médica na Itália e, com essa distinção, também começou a ser conhecida em todo o país. Ela foi imediatamente empregada no centro médico de San Giovanni, anexo à Universidade.

Depois dessa temporada, ela foi convidada a representar a Itália no Congresso Internacional dos Direitos Can certamente em Berlim, exatamente onde mencionou a melhoria da educação das mulheres na Itália. Em novembro de 1896, Montessori adicionou a nomeação agendada como assistente operativa no Hospital Santo Fantasma, em Roma, ao seu portfólio de tarefas. Em 1897, sua mulher se ofereceu para inscrever-se em um programa de pesquisa na clínica psiquiátrica da Universidade de Roma, e foi abaixo que ela trabalhou ao lado de Giusseppe Montesano, com quem ela teria um filho muitos anos depois.

Em seu trabalho no centro médico, ela visitava asilos de Roma para pessoas loucas, procurando pacientes para serem tratados na clínica médica. Montessori aprendeu que muitas crianças com deficiências mentais, físicas ou talvez emocionais, que não podiam ficar em casa ou ir à universidade ou trabalhar, estavam sendo mantidas em asilos ao lado de adultos com distúrbios psiquiátricos significativos. Ela descobriu que, em um ambiente tão vazio e sem mobília, as crianças estavam ansiosas por excitação sensorial e ações por suas mãos, e que esse tipo de privação estava contribuindo para sua condição.

A garota começou a examinar o que outros imprimiram sobre trabalhar em conjunto com crianças com várias deficiências, especificamente, estudou o trabalho inovador de dois franceses do início do século XIX a 100 anos, Jean-Marc Itard e Edouard Seguin, seu estudioso. 5 8A Biografia da Dra. Karen Montessori, em: http: // montessori. org. au / montessori / biografia. htm Itard experimentou desenvolveu uma técnica de educação através das faculdades sensoriais, que Seguin mais tarde tentou adaptar à educação popular. Seguin enfatizou a admiração e o entendimento de cada criança.

Ele criou um aparato e equipamento útil para ajudar a desenvolver as percepções físicas e habilidades motoras da criança, que Montessori posteriormente usaria de maneiras inovadoras. De 1897 a 1998, frequentou cursos de pedagogia, aprendendo as performances de Rousseau, Pestalozzi e Froebel. Em 1898, Montessori estava se tornando conhecida por seu trabalho e idéias sobre educação para jovens com problemas. Em 1899, ela começou a lecionar para uma faculdade para obter a formação de professoras e, nesse momento, ainda mais explorou e discutiu idéias sobre educação.

Então, em 1900, por causa de seu trabalho em conjunto com crianças em hospitais e asilos, Montessori foi convidada a se tornar a co-diretora do Orthophrenic College para crianças com várias deficiências que as impediam de se sair bem em escolas comuns. Montessori passou alguns anos trabalhando na Escola de Ortofrenia, experimentando e refinando os materiais criados por Itard e Seguin e obtendo uma mentalidade médica e analítica para o trabalho; ensinando e observando as crianças trabalhando dia e produzindo suas anotações simplesmente à noite.

Em 1898, Karen deu à luz uma criança, um menino chamado Mario, que foi entregue aos cuidados de uma família que ocupava o campo perto de Roma. Em 1901, Montessori deixou a Orthophrenic Institution e se envolveu em seus estudos individuais de filosofia educacional e antropologia. Em 1904, começou a trabalhar como professora na Escola Pedagógica da Universidade de Roma, que permanecerá até 1908. 9 Durante esse período, Roma estava passando por uma rápida expansão e industrialização da população. Na febre do desenvolvimento especulativo, algumas empresas de construção estavam indo à falência, deixando projetos de construção inacabados que, por sua vez, cativaram rapidamente os ocupantes.

Um empreendimento em particular, localizado no distrito de San Lorenzo, foi resgatado com um grupo de banqueiros ricos que realizaram uma restauração básica, dividindo apartamentos maiores em pequenas unidades pertencentes a famílias trabalhadoras pobres. Várias crianças que não tinham idade suficiente para ir à escola ou talvez trabalhar estavam sendo deixadas exclusivamente enquanto seus pais começavam a cada dia. Essas crianças não supervisionadas estavam vandalizando os complexos recentemente renovados e enfrentando outros tipos de dificuldade. Isso levou os desenvolvedores a orientar o Dr. Montessori para fornecer maneiras de ocupar as crianças durante o dia para impedir mais danos à propriedade.

Montessori aproveitou a oportunidade e estabeleceu sua primeira Odaie dei Bambini ou 'Casa das Crianças'.O que Montessori percebeu é que as crianças que foram colocadas em um local onde foram criadas ações para apoiar seu próprio desenvolvimento natural tinham força para se educar (autoeducação). No outono de 1908, havia cinco Case dei Bambini em operação, vários em Roma e um em Milão. As crianças em um Incapere dei Bambini fizeram um progresso notável, e logo as crianças de 5 anos estavam publicando e navegando.

No verão de 1909, Montessori deu o primeiro programa de treinamento em sua abordagem para cerca de 100 alunos. Ele publicou seu primeiro livro nos mesmos 12 meses na Itália, que apareceu em tradução nos Estados Unidos em 1912 desde The Montessori Method, alcançando o segundo lugar na lista de best-sellers de não-ficção dos EUA. Logo depois, foi convertido em vinte 'línguas' diferentes e se tornou um grande efeito no campo da educação. Um período de grande expansão na abordagem Montessori agora implementada nos países europeus e na América.

Em 1933, todas as escolas Montessori na Alemanha foram fechadas. No mesmo ano, depois que Montessori se recusou a cooperar com os programas de Mussolini para incorporar instituições educacionais italianas Montessori na atividade juvenil fascista, ele fechou todas elas. 9 Um recurso da Dra. Maria Montessori, em: http: // montessori. org. au / montessori / biografia. htm 6º O início da guerra civil na Espanha forçou a família a abandonar sua casa em Barcelona e navegou para a Inglaterra no verão de 1936. Na Inglaterra, os refugiados viajaram para a Holanda.

Em 1939, Montessori e seu filho Mario viajaram para a Índia para dar um programa de treinamento de três meses em Madras, seguido de uma palestra para; eles nunca deveriam voltar por quase 7 anos. Juntamente com a eclosão da guerra, porque os cidadãos italianos, Mario foi internado e Montessori foi preso sob propriedade. A senhora era bem cuidada na Índia, onde cumpriu Gandhi, Nehru e Tagore. Seu pedido de aniversário de 70 anos ao governo da Índia, de que Mario deve ser liberado e restaurado com ela, foi concedido. Juntos, eles treinaram mais de mil professores indianos. Em 1946, eles retornaram para a Holanda.

Um ano depois, Montessori tratou a UNESCO com o tema 'Educação e Paz'. Em 1949, ela recebeu três indicações para o Prêmio Nobel da Paz. Seu último compromisso público foi em Londres, em 1951, no momento em que participou do nono Congresso Internacional Montessori. Em 6 de maio de 1952, nos investimentos anteriores da família Pierson na Holanda, sua mulher faleceu na companhia de seu filho, Mario, que deixou a herança de seu trabalho. 15 10A Recurso da doutora Maria Montessori, em: http: // montessori. org. au / montessori / biografia. htm 7 Referências: Uma biografia da Dra. Karen Montessori, em: http: // montessori.

org. au / montessori / biografia. htm Comenius Foundation, 2013, em: http: // comeniusfoundation. org / páginas / por que-comenius / comeniusbiography. php E. M. Position, Maria Montessori: Sua Existência e Função (New York 1984), p. 38. Essa, E. & Young, R. (2003). Introdução à educação infantil (3ª Can. Ed.). Nelson: Canadá Friedrich Froebel (1782–1852) - Recurso, Filosofia pré-escolar de Froebel, Currículo do jardim de infância, Difusão do jardim de infância, em: http: // education. Universidade Estadual. com / pages / 1999 / Froebel-Friedrich-1782-1852. código Julia Nancy, "'O feminismo italiano: entrevista com Mlle. Montessori".

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Juliana N

Autora do Studybay

Meu nome é Juliana, sou Bacharel em Filosofia pela IFCH e pós-graduada em Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Tenho experiência grande com artigos, trabalhos acadêmicos, resumos e redações com garantia antiplágio.

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